Honda Matérias NA Sedãs

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

O Honda Civic 2019 chegou com modificações importantes para manter o sedã médio japonês em evidência diante da nova geração do Toyota Corolla 2020.


O modelo recebeu mudanças sutis no visual externo e também no acabamento interno, ampliando as opções e melhorando a impressão visual do ambiente.

As mudanças também vieram na forma de mais equipamentos para o Civic 2019, bem como uma reprogramação do câmbio CVT, que ficou mais ágil nas saídas.

Produzido no Brasil desde 1997, o Honda Civic já está em sua décima geração, sendo fabricado em Sumaré, interior de São Paulo, mas vem de 1972 conquistando milhões de consumidores em todo o mundo.

Aqui, o atual Civic trouxe uma renovação de estilo realmente muito boa, trazendo de volta o espírito disruptivo do famoso New Civic, que mudou completamente a imagem do produto da Honda.

Com formas que exploram a semelhança com um cupê, o sedã médio agrada por sua ousadia. Além disso, oferece excelente dirigibilidade, conforto e espaço interno, bem como segurança e desempenho.

A chamada geração 10 trouxe ainda a introdução do motor 1.5 VTC Turbo, que adiciona um desempenho que antes o sedã não tinha, entregando 173 cavalos e 22,4 kgfm a apenas 1.700 rpm.

Mesmo com câmbio CVT, tem uma excelente resposta ao acelerador. Contudo, a Honda ainda mantém o aspirado 2.0 i-VTEC FlexOne de até 155 cavalos para os clientes tradicionais do Civic.

Espera-se que pelo menos na geração 11, esse motor já não esteja disponível, oferecendo assim apenas motor turbinado. Também se aguarda pelo 1.5 VTC Turbo Flex, que poderia elevar a potência para 178 ou 180 cavalos.

Numa disputa desigual com o Toyota Corolla (em vendas, é claro), o Honda Civic 2019 equipara-se ao rival em faixa de preço, embora ainda consiga dispor de uma versão de acesso abaixo de R$ 100 mil.

No entanto, o modelo nipônico não anda tendo o mesmo apelo que seu conterrâneo de Indaiatuba, que agora aposta na hibridização. A Honda desistiu de um Civic Hybrid na geração 10, o que impede sua expansão, mesmo com o Insight.

De qualquer forma, ainda explora algumas opções, como a “acessível” LX, a personalizada Sport e as tradicionais EX e EXL, sem contar com a potente Touring, a mais completa e cara.

Nelas, a Honda divide um conteúdo muito próximo entre os pacotes e mais de R$ 30.000 de diferença entre os preços. Muito apreciável ainda, o Civic vem sofrendo junto com outros produtos da marca, que perdendo apelo do mercado.

Até mesmo o bem-sucedido HR-V já não é o mesmo, alcançando preço de SUV médio e cada vez mais distante da faixa que realmente move o segmento, no caso, os utilitários esportivos compactos.

Referência de imagem e tecnologia da Honda no Brasil, o Civic 2019 ousou pouco e agora espera pela próxima geração para voltar a fazer diferença no mercado. Em meses recentes, chegou a ser passado pelo Chevrolet Cruze.

Honda Civic 2019 – detalhes

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

O Honda Civic 2019 chama atenção por suas linhas marcantes. O sedã médio de origem japonesa tem frente bem expressiva com faróis duplos e luzes diurnas em LED, mas na versão Touring, são full LED.

A grade com barra cromada com extensão sobre os faróis marca o modelo, assim como um acabamento preto na parte inferior. Apenas na versão Sport, o acabamento dessa barra é preto brilhante.

O para-choque foi reestilizado na linha 2019 e ganhou molduras inferior preto com frisos cromados, que naturalmente são pretos no Civic Sport. Na LX, não existem faróis de neblina circulares, presentes nas demais.

O Civic vem ainda com rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/50 R17, sendo que todas as versões apresentam o mesmo design, com acabamento em cinza escuro brilhante, exceto a Sport, que possui desenho mais esportivo.

Nesta última versão, os retrovisores são pretos em qualquer cor da carroceria, enquanto nas demais vem na pintura do carro. As janelas possuem um friso cromado no arco do teto. Luzes de posição “americanas” existem nos para-lamas.

Já na traseira, o Honda Civic 2019 traz lanternas em formato de bumerangue com iluminação em LED de série, realmente as linhas ousadas do sedã. Com pequena tampa do bagageiro, o modelo tem um conjunto bem fluido.

O para-choque ainda mantém as molduras laterais pretas e um friso cromado na base. Mesmo com duas saídas de escape, o Civic Touring não tem acabamento cromado nas ponteiras. Esta versão vem ainda com teto solar elétrico.

Por dentro, o Civic tem um painel bastante moderno, tendo cluster análogo-digital com velocímetro, conta-giros e computador de bordo num mesmo display, enquanto nível de combustível e temperatura da água com luzes.

O painel tem acabamento soft na parte superior, tendo ainda guarnição com texturas diferenciadas de acordo com a versão. Tem ainda um bom porta-luvas e ar condicionado automático, sendo dual zone a partir da versão EXL.

O volante multifuncional em couro com comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático, assim como ajustes de posição, paddle shifts (exceto LX) e comandos sensíveis ao toque.

Com console do câmbio alto, traz ainda entradas USB (2), HDMI (a partir do EXL) e freio de estacionamento eletrônico, bem como Brake Hold, que mantém o carro parado e engatado. Os porta-copos são modulares.

De volta ao painel, a LX tem multimídia antiga, com tela de 5 polegadas, mais câmera de ré e Bluetooth. Na Sport e EX, traz tela de 7 polegadas com Android Auto e CarPlay. Já nas EXL e Touring, a tela é slim e sensível ao toque.

Essa tela traz ainda navegador GPS, câmera de ré com linhas de orientação e o sistema LaneWatch com botão na haste da direção, bem como câmera sob o retrovisor direito, sendo oferecido apenas na versão topo de linha.

Aliás, os retrovisores possuem rebatimento elétrico em todas as versões, assim como repetidores de direção, exceto LX. O Honda Civic 2019 nas opções LX e Sport, vem com sistema de som com 4 alto-falantes e 160 watts.

Na EX e EXL, acrescentam 4 tweeters e mais 20 watts, chegando a 180 watts. Por fim, na Touring, essa potência vai para 452 watts com 10 alto-falantes e subwoofer.

Com bancos confortáveis e envolventes, o sedã tem couro nas EXL e Touring, sendo que este último vem ainda com ajustes elétricos no banco do motorista, que ainda tem ajuste lombar no encosto.

Todos os assentos vêm com cintos de 3 pontos, mais apoios de cabeça. Atrás, há apoio de braço central com porta-copos no banco bipartido. O teto tem para-sóis com espelhos iluminados e luzes de leitura, além de teto solar na Touring.

Atrás, muito espaço para as pernas e difusores de ar para maior conforto. As portas possuem acabamento em couro e comandos ergonômicos para vidros e retrovisores.

O porta-malas tem três volumes variados: 525 litros para LX e Sport, 519 litros nos EX e EXL, além de 517 litros no Touring, sendo este último por causa do sistema de som.

Honda Civic 2019 – versões

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

O Honda Civic 2019 é bem distribuído em termos de versões, com uma opção de acesso abaixo de R$ 100 mil, uma opção esportiva e personalizada, assim como as duas versões tradicionais.

Também apresenta uma versão mais completa com desempenho superior, que custa bem mais do que as demais versões. A gama, no entanto, poderia dispor de uma versão entre EXL e Touring, mas com motor 1.5 Turbo e menos equipada.

  • Honda Civic LX 2.0 CVT
  • Honda Civic Sport 2.0 CVT
  • Honda Civic EX 2.0 CVT
  • Honda Civic EXL 2.0 CVT
  • Honda Civic Touring 1.5 Turbo CVT

Equipamentos

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

Honda Civic LX 2.0 CVT – Motor 2.0 e câmbio CVT com simulação de sete marchas, mais ar condicionado automático, direção elétrica, coluna de direção regulável em altura e profundidade, assistente de partida em rampa, controle de tração, controle de estabilidade, VSA (ESC+direção elétrica), rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 215/50 R17, vidros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores elétricos, abertura elétrica do porta-malas, freios a disco nas quatro rodas, chave canivete, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de som com 160 watts, multimídia com tela de 5 polegadas, Bluetooth, USB, seis airbags, retrovisores com repetidores de direção e basculamento elétrico, câmera de ré, Isofix, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico, Brake Hold, luzes de leitura, faróis com luzes diurnas em LED, lanternas em LED, volante multifuncional, entre outros.

Honda Civic Sport 2.0 CVT – Itens acima, mais câmbio CVT com simulação de 7 marchas, volante com paddle shifts, detalhes externos em preto brilhante, rodas de liga leve aro 17 polegadas exclusivas, interior com acabamento todo preto, multimídia com tela de 7 polegadas, Google Android Auto e Apple CarPlay.

Honda Civic EX 2.0 CVT – Itens acima, exceto detalhes internos e externos pretos, mais sensor crepuscular, sistema de som de 180 watts com 4 alto-falantes e 4 tweeters e bancos em couro.

Honda Civic EXL 2.0 CVT – Itens acima, mais sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré com sinais de alinhamento, entrada e partida sem chave com botão, conexão HDMI, navegador GPS, tela slim de 7 polegadas sensível ao toque e ar condicionado dual zone.

Honda Civic Touring 1.5 Turbo CVT – Motor 1.5 turbo com câmbio CVT de sete marchas, mais os itens acima e sistema LaneWatch, suspensão traseira com coxins hidráulicos, faróis full LED, teto solar elétrico, sistema de som de 452 watts com 10 alto-falantes e subwoofer, bancos do motorista com ajuste elétrico e lombar e carregador wireless para smartphone.

Preços

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

Os preços do Honda Civic 2019 estão em uma faixa ampla de valores, entre R$ 98 mil e R$ 135 mil. mesmo com opção abaixo de R$ 100 mil, ele fica bem acima em sua média de atuação.

Esses preços competem diretamente com os do Toyota Corolla 2020, que é seu principal rival, disputando assim a faixa do segmento médio que é mais atraente.

  • Honda Civic LX 2.0 CVT – R$ 97.900
  • Honda Civic Sport 2.0 CVT – R$ 104.100
  • Honda Civic EX 2.0 CVT – R$ 107.600
  • Honda Civic EXL 2.0 CVT – R$ 112.600
  • Honda Civic Touring 1.5 Turbo CVT – R$ 134.900

Honda Civic 2019 – motor

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

O Honda Civic 2019 vem com dois motores de famílias distintas do portfólio de propulsores do fabricante japonês. O primeiro deles é o 2.0 i-VTEC FlexOne, enquanto o mais recente é o 1.5 VTC Turbo, uma geração bem moderna.

Com quatro cilindros, o 2.0 tem bloco e cabeçote em alumínio, tendo este último um comando único VTEC, que permite abrir e fechar as válvulas de admissão e escape no melhor momento de funcionamento do motor.

Assim, em rotações baixas, o sistema i-VTEC garante que apenas oito delas estejam em operação, garantindo maior torque em baixo giro, liberando as demais gradualmente, conforme o ponteiro do tacômetro aumenta na escala.

Tendo 1.997 cm3 e taxa de compressão de 11:1, o motor 2.0 i-VTEC FlexOne tem sistema de injeção eletrônica multiponto com pré-aquecimento do combustível para partidas a frio, sendo mais usado com etanol no tanque em dias frios.

Este motor entrega 150 cavalos na gasolina e 155 cavalos com etanol, além de 19,3 kgfm no primeiro e 19,5 kgfm no segundo, obtidos respectivamente a 6.300 rpm e 4.800 rpm.

O 2.0 i-VTEC do Honda Civic 2019 trabalha agora apenas com transmissão automática do tipo CVT, que recebeu calibração para saídas mais espertas com simulação de sete marchas (exceto na versão LX) e paddle shifts no volante.

Na versão Touring, o motor é outro. Trata-se do 1.5 VTC Turbo. Este propulsor de 1.498 cm3 e taxa de compressão de 10,6:1, também é construído totalmente em alumínio.

Contudo, seu cabeçote possui dois comandos de válvulas com tecnologia semelhante ao VTEC, mas parâmetros de funcionamento diferentes, sendo que seu maior diferencial, no entanto, é o uso de turbocompressor.

Este vem ainda com intercooler, acompanhado ainda por um sistema de injeção direta de alta pressão. Ainda sem versão flexível, este trabalha apenas com gasolina, daí o motivo da Honda não ter ampliado seu uso além de Civic e HR-V.

Compacto, o propulsor menor é bem mais forte que o 2.0 por conta dessas tecnologias, atingindo assim 173 cavalos a 5.500 rpm e 22,4 kgfm a 1.700 rpm, indo este até 5.500 rpm, sendo extremamente elástico.

Dessa forma, consegue ao mesmo tempo entrega potência máxima e torque máximo na mesma faixa de rotação, embora não no mesmo tempo, já que aos 5.500 rpm de força, a cavalaria já terá decrescido em direção ao limite de 6.500 rpm.

Ainda assim, trata-se de um motor realmente muito forte, que só reclama mesmo é da agilidade do câmbio CVT de sete marchas “virtuais”, que poderia ter pelo menos oito ou nove velocidades para aproveitar o potencial do VTC Turbo.

Desempenho

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

O Honda Civic 2019 tem um bom desempenho com seus dois motores, sendo que o 2.0 ainda tem uma resposta mediana, enquanto o 1.5 Turbo tem uma resposta muito rápida.

Com isso, o 2.0 foca mais no conforto, com aceleração mais linear que o 1.5 Turbo, que tem arrancada mais forte, apesar do câmbio CVT. Abaixo, aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade final:

  • Honda Civic 2.0 CVT – 10,9 segundos e 195 km/h
  • Honda Civic 1.5 Turbo CVT – 8,6 segundos e 221 km/h

Consumo

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

O Honda Civic 2019 tem uma boa média de consumo com gasolina, sendo que o 2.0 faz entre 10 e 13 km/l, mas o 1.5 Turbo é mais econômico.

O motivo é a presença do conjunto turbo e injeção direta, que garante não só mais economia, mas também desempenho, tornando o eficiente o suficiente para superar um equivalente aspirado, mesmo sem turbo ou injeção.

Abaixo, o consumo médio com gasolina e etanol na cidade/estrada:

  • Honda Civic 2.0 CVT – 7,2/8,9 kml e 10,5/13,0 km/l
  • Honda Civic 1.5 Turbo CVT – 11,8 km/l e 14,4 km/l

Honda Civic 2019 – manutenção e revisão

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

O pós-venda do Honda Civic 2019 é feito com preços não tabelados, obrigando o proprietário a buscar um orçamento que achar mais adequado. Essa prática foi abolida na maioria das marcas, mas a japonesa insiste em manter-se no passado.

Assim, mesmo com descrição de mão de obra, peças e outros serviços, os preços se diferenciam mesmo dentro de uma única cidade, tendo uma variação pequena, mas ainda existente.

Os preços abaixo foram cotados em uma revenda da zona sul de São Paulo e revelam um custo alto de manutenção para 60.000 km rodados. As revisões são feitas a cada 10.000 km.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
2.0R$ 313,78R$ 516,56R$ 537,78R$ 1.563,10R$ 537,78R$ 1.536,52R$ 5.005,52
1.5 TurboR$ 313,78R$ 516,56R$ 537,78R$ 1.563,10R$ 537,78R$ 1.536,52R$ 5.005,52

Honda Civic 2019 – ficha técnica

Honda Civic 2019: versões, preços, equipamentos, desempenho, etc

O Honda Civic 2019 é um sedã médio com bom porte, medindo 4,64 m de comprimento e tendo bons 2,70 m de entre eixos. O que chama atenção no modelo é a variação de espaço no porta-malas.

Nas versões mais baratas, o volume é de 525 litros, mas se reduz para 519 nas intermediárias e 517 na topo de linha. Parte disso é devido ao sistema de som de 452 watts na última opção.

Com 56 litros, o Honda Civic pode ter autonomia superior a 800 km na versão Touring, rodando na rodovia. Tendo suspensão McPherson na frente e multilink atrás, o modelo oferece estabilidade e conforto.

Motor2.01.5 Turbo
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha, turbo
Cilindrada em cm319971498
Válvulas1616
Taxa de compressão11:110,6:1
Injeção eletrônicaIndireta FlexDireta
Potência máxima150/150 cv a 6.300 rpm (gasolina/etanol)173 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque máximo19,3/19,5 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)22,4 kgfm a 1.700 rpm (gasolina)
Transmissão
TipoCVT com 7 marchasCVT com 7 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseirosDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraMultilinkMultilink
Rodas e Pneus
RodasLiga leve, aro 17 polegadasLiga leve, aro 17 polegadas
Pneus215/50 R17215/50 R17
Dimensões
Comprimento (mm)4.6414.641
Largura (mm)1.7991.799
Altura (mm)1.4331.433
Entre eixos (mm)2.7002.700
Capacidades
Porta-malas (L)519517
Tanque de combustível (L)5656
Carga (Kg)409406
Peso em ordem de marcha (Kg)1.2911.329
Coeficiente aerodinâmico (cx)NDND

Honda Civic 2019 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email