A Honda pretende dar uma guiada em seu portfólio de produto no Brasil e começará com a demissão de dois modelos que compõem a história da marca no Brasil. Civic e Fit sairão de linha no próximo ano, segundo o jornalista Fernando Calmon.
Se fosse nas motos da Honda, seria como deixar de fazer a CG, visto que a produção nacional de automóveis da marca começou com o Civic em 1997 e ampliou-se com a presença do Fit a partir de abril de 2003.
Dois modelos emblemáticos da Honda, Civic e Fit deixarão o mercado para dar lugar ao City, que será vendido aqui em carrocerias hatch e sedã. A primeira delas é um velho “sonho” da marca por aqui.
A segunda carroceria é a manutenção do produto que já vem sendo vendido aqui desde 2009, mas que agora terá um papel mais importante.
Diferente de informação recente, Calmon diz que será o City Sedan – que deve ser identificado assim devido ao hatch – a chegar primeiro e já no segundo semestre deste ano.
O motivo é atrair os fãs de Civic para sua causa, visto que será o sedã mais acessível da marca, pois o Accord e:HEV é de fato muito caro.
Ainda não se sabe como ele será oferecido, mas o motor L15B 1.5 com 122 cavalos parece uma escolha viável em custo para a Honda, mas o desejável é de fato o P10, que é o 1.0 Turbo de três cilindros com 121 cavalos.
Com ele, o City – tanto hatch quanto sedã – seriam mais competitivos, dado que a Honda não irá hibridizar os modelos no Brasil, exceto se mudar sua estratégia. Até agora, a japonesa reforça que serão três híbridos, mas todos importados.
Civic e Fit importados?
Sem o Civic nacional, a Honda deverá importá-lo dos EUA e Canadá, sendo o primeiro relacionado com o Novo Civic Si hatch e o segundo com a versão sedã, que deve chegar na versão Touring, com motor 1.5 Turbo de 183 cavalos.
Já o Fit não há muito esperança, exceto se ele fizer companhia aos Accord e:HEV e CR-V e:HEV, sendo este o provável segundo modelo híbrido da Honda por aqui.
Assim, o Fit e:HEV poderia fechar a trinca e não deixar o mercado nacional completamente. Contudo, o preço deverá assustar nesse caso.
Outro possível híbrido é o Insight, mas ele ainda está preso ao Civic 10 e deve mudar até 2023, quando está previsto a chegada do terceiro modelo eletrificado no Brasil.
[Fonte: Fernando Calmon/UOL]