Honda Civic e:HEV com motor 2.0 é flagrado no Japão

civic hybrid 20 1

O Honda Civic Hybrid surgirá em breve no mercado nacional, mas no exterior, ele pode ir além do que esperávamos. Um exemplar flagrado no Japão indicaria o uso de um motor maior.


Como se sabe, a geração 11 do Civic terá uma versão híbrida e:HEV com motor L15 e conjunto elétrico. Na Honda, ele é descrito como LEC-H5 e LEC6, contendo o L15B de 106 cavalos e 12,9 kgfm.

Os números assustam quando se pensa em um Civic Hybrid, mas seu motor elétrico tem 131 cavalos e 25,7 kgfm. As duas versões equipam o Novo HR-V feito no Japão e Tailândia.

civic hybrid 20 2

Já o Novo City Hybrid, que não teremos, usa uma versão anterior, com motor elétrico de 151 cavalos e 27 kgfm, batizada de LEB-MMD. 

Agora o Novo Civic é tido para usar o sistema do HR-V/Vezel, porém, surge a informação de que o Civic hatch do flagrante poderia estar com um motor R20, o conhecido 2.0 litros que equipou o Civic nacional.

Na série R da Honda, o 2.0 tem pelo menos cinco variantes híbridas usando ciclo Atkinson, tal como o L15B nos sistemas acima descritos.

Geralmente o motor R20 híbrido é usado em carros maiores que o Civic, como CR-V, Accord e até mesmo a minivan Odyssey.

civic hybrid 20 3

Conhecido como LF, o conjunto híbrido baseado no R20 tem as mesmas descrições nas cinco versões, todas com motor 2.0 de 145 cavalos e 17,7 kgfm, usando Atkinson.

Já o propulsor elétrico tem sempre 184 cavalos e 32 kgfm, com a força combinada sendo de 215 cavalos.

Então, o que isso faria no Novo Civic? Um dos motivos para seu uso seria a baixa potência do Si, que tem somente 203 cavalos e já anda sendo criticado por isso (observe o vídeo de Doug DeMuro).

Assim, um Civic mais potente poderia acalmar os ânimos, com um Civic Hybrid Si de bons 215 cavalos, superando os 208 cavalos anteriores e anemizando as críticas. O que você acha?

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.