Honda Civic e:HEV é flagrado no Japão com carroceria hatchback

Honda Civic e:HEV é flagrado no Japão com carroceria hatchback

O Honda Civic da geração 11 abraçará a hibridização e seguramente porá um fim ao Insight, um Civic 10 híbrido com exterior interessante e interior muito melhor. Visto no Japão devidamente camuflado, o modelo apareceu na versão e:HEV com carroceria hatchback, num indício claro de que será produzido nos EUA.

Isso porque a carroceria hatchback será exclusiva da fábrica de Greensburg, no Estado de Indiana. Contudo, a planta japonesa de Yorii, em Saitama, também poderá fazer o Civic hatchback, se necessário. Nas duas localidades, a Honda produz atualmente o Insight.

Honda Civic e:HEV é flagrado no Japão com carroceria hatchback

Com a chegada da nova geração do Civic reassumindo a hibridização, não existe razão para a Honda manter o Insight, por mais legal que ele pareça, dado que deriva do Civic 10. Como nunca tivemos esse modelo por aqui (só em testes e marketing da Honda), a chegada da geração 11 importada pode trazer o e:HEV.

Como já se sabe, é claro, a Honda prometeu três modelos híbridos para o Brasil e todos serão importados, o que também joga um balde de água fria em quem espera um City e:HEV nacional. Obviamente, todos os planos podem mudar adiante mas, por ora, é o que se fala na japonesa.

Honda Civic e:HEV é flagrado no Japão com carroceria hatchback

Tendo o trio iniciado com o Accord e:HEV, outro a chegar certamente será o CR-V e:HEV, ainda não lançado, o que deve ocorrer em 2023. Assim, se até dezembro a Honda mostrar esse carro visto no Japão, então o receberemos no segundo semestre de 2022 após o fim da produção do Civic 10 em Sumaré.

Honda Civic e:HEV é flagrado no Japão com carroceria hatchback

Com um trio composto pelas versões Touring, Si e e:HEV, o Civic 11 chegaria ao Brasil dos EUA com 181 cavalos no primeiro, possíveis 220 cavalos no segundo e até 151 cavalos combinados no terceiro, embora alguns falem em 131 cavalos.

Equipado com motor 1.5 i-VTEC Atkinson e motor elétrico de 109 cavalos, o Civic e:HEV usará a mesma propulsão dos novos City e HR-V, reduzindo assim o custo de desenvolvimento e produção.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.