Honda Civic: fim da produção no Brasil em 2022?

Honda Civic: fim da produção no Brasil em 2022?

Em produção há 23 anos no Brasil, o Honda Civic está chamando atenção da imprensa nacional nestes dias, com a possibilidade de fim de sua fabricação no país em 2022.


A informação vem do site Autoo, que fala do encerramento da produção da atual geração 10 do modelo, que é atualmente o maior carro feito pela Honda no país.

O Honda Civic é um carro que vem sendo produzido no Brasil desde 1997 e foi o único modelo feito no país até 2003, quando surgiu o Fit, seguido dos modelos City, HR-V e WR-V.

Atualmente feito em Sumaré, interior de São Paulo, o Civic é um carro que ajudou a construir a boa imagem da Honda no mercado nacional e agrega as principais tecnologias do fabricante por aqui.

A saída do Civic só teria relação com os custos de produção e vendas, cujo segmento sofre pressão de crossovers e SUVs, restando assim apenas a linha de compactos com base na plataforma do Fit.

Nesse caso, o Novo City será o principal sedã, assim acompanhado da versão hatch e com companhia do novo Fit, WR-V e o próximo HR-V. Existe a possibilidade ainda do ZR-V.

Honda Civic: fim da produção no Brasil em 2022?

No mercado internacional, a Honda encerrará a produção do Civic na Turquia (sedã), enquanto o Reino Unido perderá a fábrica de Swindon em 2022 (hatch).

Concentrando a produção nos EUA e Canadá, visto que o Japão deixou de fabricá-lo há algum tempo, o Honda Civic em sua nova geração adotou um perfil mais conservador e unificou a carroceria com o hatch.

Isso reduzirá ainda mais os custos de produção, porém, no Brasil o segmento de hatches médios está quase em extinção, o que não compensaria adicionar um segundo modelo derivado do sedã.

Sem o Civic, a Honda terá pela primeira vez um portfólio inteiramente de carros compactos feitos no Brasil, algo só visto em mercados do Sudeste Asiático.

[Fonte: Autoo]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.