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Honda Civic Si Coupe é prazer ao dirigir em tempo integral

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Importado do Canadá, o Honda Civic Si Coupe é uma interessante opção para quem busca um cupê esportivo que ainda preserva o câmbio manual, amado pelos mais puristas. No mercado nacional, o japonês não é o mais rápido e nem o mais veloz em sua faixa de preço, mas tem seus atrativos.



Agora ele custa R$ 124.000, seguindo a tática amplamente usada por todas as marcas hoje em dia de lançar um modelo e logo depois aumentar o preço. No lançamento no final de 2014, ele custava R$ 119.900. Equipado com um potente e eficiente 2.4 i-VTEC de 206 cv, o Civic Si Coupe veio para ocupar o lugar que um dia havia sido do New Civic Si, que entregava 192 cv e era feito localmente.

Com muitos fãs, o esportivo da Honda não veio para atender a todos, já que apenas um lote pequeno será vendido anualmente. Ao contrário do Civic Hatch europeu, o Civic Coupe para a América do Norte atende ao padrão que o americano gosta e isso significa ter um carro mais simples, porém, funcional. A performance também exigiu um motor maior, ao gosto local.

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Por fora…

Não poderia deixar de ser agressivo e muito esportivo. O Civic Si em sua versão Coupe tem aspecto visual atraente e ainda mais com cores chamativas. Ele chega a ser confundido com certo cupê americano… Mas a maioria das pessoas reconhecem nele um legítimo japonês da Honda.

A frente tem grade em preto brilhante, muito destacada, bem como faróis de perfil aerodinâmico (com o laranja característico e obrigatório nos EUA) e para-choque com spoiler central proeminente e grandes aberturas laterais com faróis de neblina ovais, bem como frisos cromados. O logotipo “Si” concentra a atenção dos curiosos.

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A carroceria é muito aerodinâmica e fluída, tendo desenho na medida certa e até espaço no teto para um teto solar elétrico. A vigia traseira é grande, porém, fixa. A tampa do porta-malas não é pequena e sustenta uma grade aerofólio na cor do carro.

As rodas de liga leve aro 18 apresentam lâminas que reforçam a esportividade do carro, bem como para-choque traseiro com difusor de ar e escape cromado. As lanternas compactas fecham o belo conjunto.

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Por dentro…

Reprodução do Civic atual, o interior do cupê da Honda apresenta tonalidade preta, inclusive em teto e colunas, bem como inserção de detalhes imitando fibra de carbono. O vermelho é a cor contrastante no ambiente e decora os assentos, que possuem costuras na mesma tonalidade. Além disso, cluster, alavanca de câmbio, volante em couro e multimídia a utilizam para destacar a esportividade do Si.

O quadro de instrumentos análogo-digital é, porém, diferente na parte superior em relação aquele visto no Civic comum. Do lado esquerdo do velocímetro há um indicador luminoso de atuação do comando i-VTEC. No direito fica o medidor de combustível normal, mas entre eles, as barras vermelhas não se alteram, ao contrário da função Econ do Civic.

A multimídia é simples e possui tela touchscreen, não tendo navegador GPS (o que deveria ser de série em um carro desse preço), mas pelo menos há imagem da câmera de ré com três visualizações. O ar condicionado automático é intuitivo e o console possui apliques prateados, tendo alavanca com pomo metálico. O Civic Si Coupe vem com entrada HDMI, USB, auxiliar, além de Bluetooth.

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O volante em couro com costura vermelha e logotipo Si é atraente, mas é exatamente igual ao encontrado nos demais modelos da marca. Os pedais de aço inox se destacam. As portas possuem acabamento em tecido com apliques prateados.

Já os bancos apresentam desenho esportivo. Possuem espuma firme e abas largas nos encostos, segurando mais o corpo. No entanto, não gostamos do ajuste do encosto, que chegou a mover-se durante a condução. O efeito memória com pedal no banco do passageiro é elogiável.

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Mas o mesmo não pode ser dito do espaço no banco traseiro, que feito para duas pessoas (apesar de um terceiro cinto no meio), permite acomodação apenas para crianças ou adultos de baixa estatura.

É um legítimo cupê e sendo assim, este local é reservado apenas para caronas eventuais. Por fim, o porta-malas é generoso e mais do que suficiente para um solteiro ou casal sem filhos. São bons 330 litros, mas o estepe é fino e limitado.

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Por ruas e estradas…

O Honda Civic Si Coupe, como já dito no começo da matéria, é um cupê feito e pensado para o mercado norte-americano. Por isso ele mantém um tamanho “adequado” para aquele perfil de consumidor, bem como motor grande, que no caso é o 2.4 i-VTEC Earth Dream, que dispõe de injeção direta de combustível e felizmente é abastecido apenas com gasolina, ainda que seja nossa péssima E27.

O propulsor é silencioso e suave em funcionamento, tendo disponibilidade a qualquer momento. Ele sempre está atuando em rotação mais alta que o comum, sendo que a entrada do VTEC ocorre acima dos 6.000 rpm e tem seu ápice em torno dos 7.000 rpm. É aí que todas as luzes do indicador no painel estão acesas e o alerta é dado, já que a faixa vermelha no conta-giros vermelho foi atingida.

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Nessa situação, o Civic Coupe está entregando tudo o que tem e o condutor só irá reclamar quando tiver de aliviar. O câmbio manual de seis marchas é curto e ajuda a explorar tudo que o propulsor tem a oferecer. É justo e preciso, como tem de ser. Além do indicador do VTEC, o modelo tem no i-MID (display multifuncional ao lado do cluster) um monitor de potência do motor, que indica o percentual de força que está sendo usado.

A direção elétrica é bem direta e confortável em manobras, sendo também integrada ao VSA, que ajuda o condutor a corrigir as saídas em curvas rápidas, tornando as coisas mais fáceis quando o limite começa a aparecer. O diferencial de deslizamento limitado também torna a condução em curvas de alta excelente.

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Mas até lá, dá para brincar com segurança, dado o bom ajuste da suspensão, que apesar de ser focada na esportividade, filtra razoavelmente bem algumas imperfeições do asfalto. Dá até para rodar em bloquetes e paralelepípedos com algum conforto. Os freios são bons e ajudam a manter o controle em muitas situações.

A pegada do Civic Si é muito boa e as retomadas são pontuais. Ganham-se os metros muito rapidamente e é fácil se empolgar. Mas ainda assim, dá para rodar tranquilamente com este cupê da Honda. Em sexta e na estrada, ele roda a 110 km/h em 2.700 rpm e o nível de ruído a bordo é bom.

Nesse ambiente, o 2.4 i-VTEC dá alguns “coices” se for provocado, mostrando a disposição de grande parte dos 23,9 kgfm de torque. O consumo rodoviário foi bom, marcando 12,6 km/litro. Na cidade, ele fez 8,5 km/litro. A eficiência do Earth Dream conta muito nessa hora. Oficialmente, o Honda Civic Si Coupe vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e tem máxima de 231 km/h.

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Por você…

Prazer ao dirigir em tempo integral. Isso é o que se pode resumir do sucessor do antigo Civic Si no Brasil. O cupê canadense tem performance de sobra e apresenta dirigibilidade excelente. Sendo um dos poucos esportivos com câmbio manual ainda presentes no país, ele se converte uma opção atrativa para os mais puristas, que querem manter o controle sobre a máquina.

Apesar de custar R$ 124.000 (fruto da importação sem acordo comercial), este Civic vem com pacote de equipamentos condizente com a proposta, destacando-se ar condicionado automático, piloto automático, controles de tração e estabilidade, multimídia, diferencial de deslizamento limitado, câmera de ré, teto solar elétrico, rodas aro 18, seis airbags, entre outros. Vale a pena? Para o consumidor específico deste tipo de modelo, sim.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Honda Civic Si Coupe

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha
Cilindrada – 2354 cm³
Potência – 206 cv a 7.000 rpm (gasolina)
Torque – 23,9 kgfm a 4.400 rpm
Transmissão – Manual de seis marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 7,9 segundos
Velocidade máxima – 231 km/h
Rotação a 110 km/h – 2.700 rpm
Consumo urbano – 8,5 km/litro
Consumo rodoviário – 12,6 km/litro

Suspensão/Direção
Dianteira – Independente McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos nas quatro rodas com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 18 com pneus 225/40 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.550 mm
Largura – 1.755 mm
Altura – 1.415 mm
Entre-eixos – 2.620 mm
Peso em ordem de marcha – 1.359 kg
Tanque – 50 litros
Porta-malas – 330 litros
Preço: R$ 124.000

Galeria de fotos do Honda Civic Si Coupe:

5.0

  • Matheus Lelis

    Pouco torque pelo motor

    • Pedro Henrique

      típico de carros japoneses, não entrega tanta potencia ou torque, mas é muito divertido de guiar e coisas assim… focam bastante em dirigibilidade
      são carros que focam no “conforto” do motorista, não carros pra números

      mas há algumas exceções hahahha

      • Gustavo73

        Carros esportivos da Honda sempre foram giradores. Não é o caso desse, e decepciona sim pelo desempenho tamtanque os motores turbinados estão chegando.

        • Martini Stripes

          Pois é, acho que tem coisa melhor pra comprar…
          POR FAVOR TOYOTA TRAGA O GT86!!!!!

        • Pablo Henrique

          Esse carro não é girador? Como assim?!

          • Gustavo73

            Menos que o outro SI

      • Saudades do Kia Koup

      • Matheus Lelis

        Entendi, mas esse é um SI, creio que quem compra ele não quer muito conforto, mas sim esportividade, e um torque melhor ia ajudar bastante, não estou dizendo que este é fraco, não conheço muito de motor muito menos o dirigi, só acho que pelo preço poderia ser melhor

        • Pedro Henrique

          sim o motor é bem fraco até, o subaru BRZ tem essa potencia e esse torque em um 2.0 e já dizem que é fraquinho…

          ah e quando eu disse “conforto” não é bem conforto, é tipo, o gosto que o motorista tem em dirigir aquele carro mesmo que ele não tenha tanta potencia.. algo assim

          • Lu RS

            Calma lá pessoal, o torque esta o esperado para um motor 2.4.

            A potência é boa para a cilindrada, algo que pode ser explorado com alterações no motor…é só lembrar do S2000 com potencia altíssima de 240 cv para um motor 2.0…

            O grande calcanhar de aquiles da versão anterior era a falta de torque e foi este o foco do projeto.

            Tornar o carro com mais dirigibilidade no dia a dia além de uma suspensão mais “civil”, e hoje um apelo mais de “nicho” de mercado, no qual o Si anterior não possuía.

    • Thales Sobral

      10 kgmf/L, número muito bom para motor aspirado.

      • Gustavo73

        É um carro 2.4, o 2,0 da Pug tem 21 kgfm.

        • Thales Sobral

          Notou que eu falei torque/L (independente do tamanho do motor)?

          O peugeot tem 10,5 kgfm/L, 5% a mais. Ainda melhor, mas nada absurdamente a mais.

          • Matheus Lelis

            O motor etorq também tem 10,5 kgfm/l, porque falam que ele é fraco?

            • Thales Sobral

              Porque isso é torque máximo… O Etorq tem essa força lá pros 3000 rpm pra cima. Como no dia a dia ninguém anda acelerando esse tanto, aí ele aparenta ser fraco. O Sigma da Ford, com seus 130 cv (bom pra um 1.6), até os 3000 rpm não é lá muito disposto também não.

              • Matheus Lelis

                E esse da honda é lá nos 6, 7 mil rpm

              • Andre Studart

                Não é mesmo, digo isso por que tenho um fiesta 1.6, com ar desligado, o torque aparece cedo e bem, mas ele ligado, só a partir dos 3000, mas tem uma coisa, a partir daí, sai de perto, é um verdadeiro capetinha, acelera mais que alguns médios que dirigi

                • RyanSX

                  É por isso que algumas marcas insistem tanto em motores 8v, nesses o torque aparece bem cedo e só vão cair drasticamente em alta. Quem ja dirigiu um Astra, Kadett, Vectra sabe bem do que eu falo. Motores 2.0 8v MPFI, principalmente no Astra basta beliscar um pouco o acelerador que o carro não nega força mesmo com o ar condicionado, porém em alta, isto é, depois dos 5000RPM os motores perdem muito o “folego”. Porém a faixa que usamos na cidade é mesmo a de baixo giro, raramente vamos elevar para mais que 5000, fora que o 2.0 FM2 corta em 6200rpm.

              • Gabriel Torque

                assim como todos os aspirados…

                é birra com a fiat mesmo

              • Myph13 .

                Torque máximo do E-TorQ é aos 4500RPM pra ser mais exato…

          • Gustavo73

            A diferença é que o 2.0 da Pug é para um carro civil. No Civic o 2.4 é para um esportivo jusjustame por isso acho pouco. O 2.0 girador do SI qquetivemos aqui era melhor se olharmos a idade do projeto. Em um esportivo tem que se fugir do básico.

            • Thales Sobral

              O 2.0 girador tinha menos de 10 kgfm/L… E era tido como “manco” em baixa. Concordo que esportivo pode usar outras “armas”. Normalmente se busca maior potência máxima pra esse tipo de motor, o que as vezes penaliza o valor máximo de torque.

            • Lucas de Lucca

              Fora que o antigo SI 2.0 gira até 8400 rpm se não me engano. Que delícia é ouvir a sinfonia dele nessa faixa próxima ao corte.

            • Lu RS

              Os tempos de volta em várias pistas do novo Si 2.4 são melhores que os do Si antigo.

              O foco do projeto é outro, simplesmente isto.

              • Gustavo73

                Ser melhor não é grande mérito. Afinal um é b mais novo qie o outro. A questão pelomenos na minha opinião é qie a evolução foi pequena frente ao SI antigo. E não faz frente aos concorrentes atuais.

                • Lu RS

                  Claro que é mérito, superou o anterior tendo uma proposta mais amigável, com mais conforto.

                  Qto a ser ou não uma grande evolução, vc queria que viesse com 400 cv?

                  A evolução parte de melhorar o existente, entregando mais por menos, por exemplo mais estabilidade sem uma suspensão tão dura..

                  Concorrência em que? Venda? Desempenho?

                  Mesmo na época do Si antigo vs Jetta Tsi o mesmo não consegui concorrer em acelerações……

                  Em termos de design, entregava um produto comum, sem diferenciação..o novo já entrou em outra área…

                  Então existem muitos fatores a serem considerados..

                  E a principal reclamação dos donos era a falta de força do motor e este item em especifico o carro teve boas melhoras…

                  Mais pra frente os turbo da Honda entrarão na brincadeira para melhorar o desempenho…

                  Questão de tempo….só isso..

          • Lucas de Lucca

            O 2.0 do Focus tem torque específico de 11,26 kgfm/L e é apenas um carro civil. Sem nenhum proposta esportiva.
            A verdade é que esses motores Honda são divertidos pois são giradores, mas em torque decepcionam.
            Apenas com o giro lá em cima que o VTEC abre e faz a diferença. Eu gosto muito dessa característica, mas claro que tem suas desvantagens. Para uso urbano mesmo, a falta de torque em baixa incomoda. Quem teve oportunidade de andar no antigo Civic VTI de 160cv sabe bem o que é isso.

            • Thales Sobral

              Pois é, projeto mais novo e muito bem sintonizado. Mas não desmerece o motor da Honda e nem por isso o Honda é fraco.

            • RyanSX

              Kkkkkkk é engraçado lembrar o 2.0 do civic Si anterior vamos aos efeitos sonoros

              vruuuuuuuuuuuuuuuuuUUUUUUUUMMMMMMMMMM

              kkkkkk ronco mais bonito só mesmo os MAZDA que giram bem mais.

      • Matheus Lelis

        É pouco torque por ser um 2.4

        • Thales Sobral

          Se fosse 2.0 ia ter na faixa de 20 (assim como a maioria dos 2.0 do mercado), e se fosse 3.0 ia ter na faixa de 30 (assim como a maioria do mercado também).
          Veja que os motores de F1 da época dos V8 tinham cerca de 30 kgmf num motor 2.4, e isso usando tecnologia de ponta.

          É que hoje em dia tá cheio de carro turbo gerando 25 kgmf em motorzinho 1.qualquer coisa que torque de aspirado não chama tanta atenção…

          • Lu RS

            No fim o mais importante é quando e como este torque acontece….

            Como muito bem citado por vc, os valores estão dentro do limites para a cilindrada.

    • Charlis

      Cara, nem é tão pouco assim por ser um 2.4. O Ford Fusion flex tem o motor 2.5, e tem o mesmo torque, entre outros exemplos.

      Mas, não associe torque apenas à cilindrada, o torque tem a ver também com a arquitetura dos cilindros, subquadrado, superquadrado, com a alimentação de ar, exaustão, comando de válvulas, entre várias outras coisas.
      E também não associe diversão, esportividade, apenas com números.
      O Civic SI anterior a este, tinha menos torque e menos cavalos, porém era bem mais divertido de dirigir.
      Em linha reta, numa arrancada, me arrisco dizer que ele era (é) até mais rápido, já num circuito.
      Já dirigi ambos, e afirmo que o SI antigo, é supreendente, fui um dos carros mais legais que já dirigi (e a minha lista é bem grande).
      No SI antigo, o iVtec abria apos os 7000 RPM (muitos carros nem chegam nisso), e só cortava o giro lá nos 8400 RPM, era nítido quando esses sistema funcionava, o ronco, a força era absurdamente maior…
      A direção direta, alias, mais curta que de algumas Ferraris, e sua suspensão dura e seca, faziam a diferença.
      Esse atual, é legal, mas custa muito dinheiro pelo que vale…
      Dado o cenario atual, o famoso GTI é superior no Custo x Beneficio, alias, ganha com folga.

      • Daniel Snitzes

        So para complementar a verdade que o torque vem da fisica Hp=(t x rpm)/703
        Hp=potência em hp. t=torque em kfm

        • Lu RS

          A potência é calculada em cima do torque gerado….

      • Lu RS

        Dirigi ambos, o antigo Si fascina pela capacidade de girar…povo acha a coisa mais linda do mundo….

        Esta versão de agora, está mais civil e menos racing, focou em outros atributos que eram esquecidos no anterior, como a suspensão quebra espinha heheh.

        Agora focaram em diferenciação, carro de nicho para pessoal que querem algo diferente, e não se importam muito com o racing feeling do carro.

        Eu achava massa o Vtecão entrando, mas achava um saco o cambio 6 marchas para o dia a dia, e a suspensão…que merda…..pra fazer curva um luxo, mas no dia a dia…..dava raiva…

    • Marcelo Henrique

      Tá na medida certa.
      O que teve pouco torque era o antigo 2.0 do SI mas que compensava no ronco e na potência.

    • Lu RS

      Não mesmo..para uma aspirado esta ok.

  • Diego Mello

    Muito top pra quem gosta de civic, esse é o sonho.
    Do lado esquerdo, abaixo do botão do controle de tração tem 3 lugares para botões, sera que essa versão vendida no brasil, tiraram algum item de série?

    • Gustavo73

      Provavelmente.

    • Louis

      Eu gosto do Civic “normal”, mas o desenho desse SI não me agradou muito…Acho o RCZ muuuito mais bonito, apesar de um pouco mais caro…

    • Marcelo Barganha

      Pelo que vi na internet.. Os modelos gringos tem no lugar do botão
      redondo do ESP um botão de modo economico de dirigir chamado ECON.

      E embaixo, 1 dos 3 espaços é o do ESP.. os outros ficam vazios…

      Olha a imagem:

      http://i.imgur.com/jb3gYOQ.png

      • Diego Mello

        Então o nacional não tem a opção ECON..

      • Duda Haddad

        mas esse painel q vc postou parece ser do civic comum.. o comum nacional possui o econ. pelo q entendi o si nao tem econ, msm la nas gringa!

        • Marcelo Barganha

          Tem, sim, Duda.
          Accord, Civic, Civic SI e CRV tem ECON no exterior!

          Errata: Desculpe.. a informação diz que civic coupe e sedan tem o ECON…

          É que por um lapso associei todo Coupe ao SI

          • Duda Haddad

            entao, todos outros eu sei q tem, e tb eles possuem econ no brasil. e como do Don Ramon postou a foto embaixo, o si no exterior tb nao tem o econ, como eu disse

    • Don Ramón

      Acho que não. Dá uma olhadinha no painel do Civic Si Coupe norte-americano (foto da galeria de imagens do site da Honda USA):

  • Lukoh

    Esse motor poderia vir no Civic EXR… com câmbio AT.

    • Gustavo73

      Prefiro aguardar o 1.5 turbo.

    • Marcelo Henrique

      Aí a Honda iria trocar o símbolo EXR e o chamaria de Civic SI Sedan.

  • iCardeX

    Esse Civic até que é muito bonito. Mas eu não gostei desse câmbio. Além de ser “feio”, particularmente não consegui perceber esse “justo e preciso” que foi comentado texto a respeito dele. Não consegui me imaginar alavancando as 6 marchas rapidamente. Ele não demonstrou-me essa “pegada” esportiva. É apenas um câmbio normal.

    • Marcelo Henrique

      No SI antigo as marchas entram perfeitamente e era de engate curto o que facilitava demais para trocar de marcha em alta rotação.
      Nesse novo não dirigi, mas não imagino que foi piorado os engates.

      • iCardeX

        Não sei se é costume com os Magneti Marelli (G5 e Golf), mas eu não consegui simular uma troca rápido com esse câmbio Civic. A impressão que eu tive é que ele é mais propenso a erros. Mas pode ser apenas impressão mesmo, eu não pude testar o veículo naquele dia.

  • b.c

    Aumentaram quase 5 mil o preço dele hoje, as outras versões do Civic aumentaram mil reais e podem esperar mais aumentos até ficar o mesmo valor do “Carolla”

  • Rzonta

    124 mil? Mini e golf gti agradecem a preferência!

    • zeuslinux

      Não precisa nem isso. O Jetta TSI bate esse carro em desempenho e é mais barato e mais funcional, já que serve para carregar a família e bagagens com conforto.

      • Daniel Marques

        Fusion também. E se quiser algum carro menor e divertido tem a bmw série 1.

      • Thiago

        mas nao eh esportivo
        nao tem suspensao durinha para fazer curva
        nao tem o barulho do motor invadindo a cabine
        nao tem o acabamento esportivo e cores fortes que um esportivo remete
        tu faz 220km/h no jetta e tem a sensacao que esta a 60km/h

        • zeuslinux

          E isso é ruim ?! Outro dia eu vi um cara passar de 260 km/h na autobahn com uma perua Audi de mais de 400 cv e a malvada nem faz força.

          Como eu já sou coroa, não quero mesmo carro chamativo e que faça muito barulho como esses esportivos. Já andei até numa Ferrari Modena de mais de 400 cv e, sinceramente, aquele carro não é nada prático para o dia a dia.

          • Thiago

            cara, se vc quer um carro esportivo isso nao eh ruim nao, eh pessimo, motivo de raiva, pra devolver o carro no outro dia

        • Hen_Par

          Se o problema for esse, pegue um Mille Fire. A 60km/h, a sensação é de estar a 220km/h. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • RGB

            Mitou.

      • ESouza

        É como dizem por aí, quem olha Jetta TSI nao olha Civic Si, e vice versa.. Um é manual e coupe, outro sedan e automático, um com design sóbrio e outro mais chamativo…

        Mas eu ia de Mini, cada um com suas preferências.. O importante é ter opção!!!

        • zeuslinux

          O mini e o DS3 seriam opções mais interessantes para quem quer um esportivo do que esse Civic na minha opinião.

  • Andre Studart

    Com essa altura, ta mais pra HR-V SI, brincadeiras a parte, prefiro o modelo antigo, não perde muita potência/torque relacionado ao novo e gira até 8500, não deve ter nada como levar um motor a 8500 em um câmbio manual

    • Pablo Henrique

      Ele tem 1.415 de altura, pra efeito de comparação um Mini Cooper S tem 1.425, são 10mm a mais, não sei como enxergam o Si um carro “alto”, juro que tentei mas não sei de onde tiraram isso

  • Bruno Wendel Marcolino

    muito bacana o carro, porém alguns dirão: “mas eu compraria um ******* com esse valor”

    ok, vai lá e compra, eu como só posso admirar, acho esse carro muito fod*.

    Papo de que é fraco pra mim não serve.

    “mas o golf GTI anda mais rapido, chega em menos tempo a 100km/h”, eu pergunto, “E DAI? Estamos jogando super trunfo por acaso?”

    Não mudaria nada nesse Civic. Achei show.

    • Andre Studart

      O golf seria um carro para todos irem rápido, o SI é tudo para o prazer da condução, mas continuo achando 124 absurdamente caro para esse carro, além do mais quando o antigo é mais recomendado para o ”prazer” do que o novo, segundo jornalistas.. Nunca tive a oportunidade de dirigir nenhum dos dois, mas o antigo é meu sonho

    • Gustavo73

      Achei que a base d ser esportivo seria o desempenho.

      • Bruno Wendel Marcolino

        Claro que é, mas medida de 0 a 100 não faz diferença no uso do dia a dia, na verdade foi isso que quis dizer.

        • Gustavo73

          Isso é verdade.

    • Manoel Nunes

      Darei a minha experiência pessoal.

      De 2009 a 2011, fui um feliz proprietário de um Honda Civic SI (este que está no meu ícone).

      E, hoje, sou um igualmente feliz proprietário de um Novo Golf GTI.

      Em 2007, estes dois carros (o MK 4,5 no caso do GTI) tornaram-se rivais aqui no Brasil diante da escassez de concorrentes com essa proposta esportiva e, mesmo atualmente, havendo muito mais opções, essa rivalidade permanece.

      O que digo em resumo é: O SI foi o carro mais divertido de guiar que já tive. Pelo câmbio manual e por ver os 192 cv do antigo SI acordarem de vez quando quase todos os outros carros estão chegando ao seu limite de giros. E não se enganem com o baixo torque. Por isso, entendo que esse novo SI deve ter continuado muito divertido para dirigir.

      Porém, e deixando claro que aqui é a minha experiência pessoal, o GTI fica muito pouco atrás; bastaria para mim um câmbio manual e as coisas no mínimo se igualariam.

      Isso, aliado à superioridade do Golf em tantos outros aspectos (desempenho, acabamento, praticidade…), me afastou desta nova geração do SI. E às vezes tenho a impressão de que nesta geração a Honda parou no tempo, a evolução a meu ver foi muito tímida.

      Isso tudo sem contar o preço. Se você quer esportividade e não faz muita questão de determinados acessórios, o GTI está aí por R$ 13.000,00 a menos, salvo engano. Com controle de tração, de estabilidade, start-stop, 7 air bags, ar digital de duas zonas, não devendo nada em equipamentos para o Honda… Eu acho uma diferença muito grande de preço.

      O assunto é polêmico, mas fica aqui o meu relato.

    • Na Dúvida, Acelera!

      As vantagens do Golf vão além do desempenho, o Golf consome menos combustível, é mais equipado, é mais seguro, tem um comportamento dinâmico melhor, é mais espaçoso e ainda tem um acabamento melhor. Também acho o Civic Si um ótimo carro, mas por esse preço o Golf GTI é uma opção muito superior.
      Mas caso o comprador não queira um Golf, nessa faixa de preço existe o Mini Cooper S e a 120i Sport também.

      • Bruno Wendel Marcolino

        Como eu não sou usuário de esportivos desse “nipe” não posso afirmar muita coisa, mas eu ACHO, e apenas ACHO que o cara que compra um esportivo desses não está muito ligado a combustível e segurança por exemplo, acho que querem mais é um design que remete a “exclusividade” e motor de alta cilindrada, coisa que por exemplo o Civic tem muita mais personalidade de design do que o Golf nesse sentido de exclusividade, até hoje admiro os Eclipse por exemplo.

        Posso estar errado, mas acho isso.

        • Na Dúvida, Acelera!

          Respeito sua opinião mas quem compra um carro esportivo prioriza o desempenho e o comportamento dinâmico em primeiro lugar porque se priorizassem o design por exemplo o famoso Hyundai Veloster teria sido um sucesso em vendas. Quanto ao consumo de combustível, é sempre bom unir o útil (desempenho forte e bom comportamento dinâmico) ao agradável (consumo baixo). Em relação a segurança, em um carro esportivo segurança é essencial, não adianta ter motor e não ter estrutura, suspensão, direção, freio etc.

          • Lucas de Lucca

            Cara, pra mim o Veloster parece uma barata… Não sei porque babam tanto no desenho dele rsrsrsrs.

            • iCardeX

              Eu curto o design dele. Mas aqui pelo DF, esse carro micou.

          • Thiago

            mas o veloster foi sucesso de venda, problema que depois de um tempo o pessoal descobriu que nao corre e virou piada na roda de amigos, micou

        • MMM

          Isso é muito relativo. Tive um sedan com 280cv e além de divertido era o meu carro do dia a dia e que tbm usava pra sair com minha esposa (ainda nao tinha filho). Nunca considerei como um verdadeiro esportivo, mas um sedan com bom desempenho e a questao de seguranca sempre foi importante para mim.

      • Diego

        Cara, pelo que é oferecido, até mesmo a versão 1.4 TSI DSG tem um desempenho muito similar a esse CIVIC SI.

        O GTI humilha esse SI em todos os níveis, velocidade final então o VW some na frente do Honda.

        • Pablo Henrique

          Claro, a VW diz que o carro tem 220cv mas em todos os dinos dá pouco mais de 260, óbvio que vai andar mais, sem falar que é turbo

      • Luis

        MAs é apenas um GOLF com um VW enorme no capo. kkkk

        • Marcio Andriani

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, um VW enorme de 112.000 e banco xadrês….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Myph13 .

            Pelo preço do Civic SI ai pega um Golf GTI com pack Exclusive que tem bancos de couro pra tirar o Xadrez se te incomoda tanto…

            • Marcio Andriani

              133.000 para você….nesse preço prefiro o V40 T5 por 140.000

              • Myph13 .

                Isso é preço de tabela, acha fácil a pronta entrega por 125k… Agora o V40 é lindo demais, eu prefiro ele, mesmo que não tenha o mesmo desempenho do Golf… Mas não sei se acha muito desconto em Volvo… desconheço a pratica deles, muita areia pro meu caminhão pra sair xeretando a css deles… kkkk

  • EJ

    Ainda não vi nenhum na rua. Uma pena, que se vendesse seria como o sedã Si uma excelente opção no mercado de usados. Bem, pensando melhor, que comprem várias unidades de Mini JCW, mudei de idéia.

    • Gustavo73

      Aqui no Rio só vi um até hoje, exatamente igual ao modmodedas fotos.

    • beto

      Em BH vi somente um, chama atenção mais pela cor.

      • Filipe

        em BH tem um laranja no bairro santa inÊs/boa vista, e um no jaraguá/dona clara.

  • Fanjos

    Não compraria não
    Se custasse até uns 10 mil acima da versão top de linha do Civic…..até daria para pensar, mais que isso ….é fofo, mas não rola.

    • Lucas de Lucca

      “é fofo, mas não rola.”
      hauhuahauha (!!)

  • AzuleVeio

    Manco demais…

  • FPC

    110 KM/H E 2700 rpm, tá certo isso? um Fox 1.6 8V está a 2800 nessa velocidade.

    • Rafael Alves

      Relações curtas do cambio, prioriza o desempenho.

  • Guilherme Rezende

    O Golf GTi é mais carro,mas acho que eu ficaria com esse dai,acho mais puro,o motorista tem mais contato com o carro.

  • trombadinha

    materia paga?

    • Gustavo73

      Se fosse paga teria um aviso dizendo Publiesitorial

  • Ricardo

    Coupé >>>>>>>>>>>> Hatch > Perua >>>>>>> Sedã >>>>>>> outros

    • Bruno Wendel Marcolino

      minha opinião:

      Perua>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>abismo>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coupé >>>>>>>>>>>> Hatch >>>>>>>> Picape Grande>>>>>Sedã >>>>>>>>> outros

  • romulo

    Valor absurdo.. eu acho que deveria vir por uns 110 forçando a amizade já..

  • Zazula

    Na minha opnião…muito caro para um carro que não possui Led diurno, não possui Xenon, freio de mão eletrônico, Câmbio Automático….Não gostei!
    Existe opções mais em conta e mais equipada no mercado.

  • Luiz Fernando

    124mil, da para pagar manutenção de um marea turbo até morrer. hahahaha

  • Waldemir Muniz

    Por um breve momento achei que fosse artigo patrocinado.

    • Pablo Henrique

      Por qual motivo? Só as outras montadoras fazem carros bons?

      • Waldemir Muniz

        Não, pelo posicionamento do veiculo no mercado nacional. Com esses valores tem coisa mais interessante por aqui no quesito esportividade.

  • BRM

    Se um desse fosse meu (Vermelho ou preto. Branco/laranja estão descartados), imediatamente ao sair da CSS:
    1. Rodas: 17″, alguma marca tipo Enkei, TSW, etc. desenho agradável, normal
    2. Pneus: perfil 45, não sei se iria para 235 ou manteria 225 mesmo. Yokohama, Toyo ou Dunlop
    3. Molas: Eibach, H&R ou outra marca do mesmo calibre
    4. Amortecedores: Bilstein, Koni, etc.
    5. Bancos: Recaro, Sparco ou Bride, pretos (essa aberração vermelha matou os bancos)

    Um carro com essa proposta não merece rodar nessa altura que vem de fábrica.

  • Guilherme Brenner

    124k em um carro com 206cv. Tão de sacanagem.
    Carro para puristas … Vai cata coquinho com esse papinho brabo.
    Colocam esses carros aqui no mercado como grandes carros, lá fora nao passa de um carrinho de entrada com preço honestos.

  • Na Dúvida, Acelera!

    Fico de Golf GTI sem pensar duas vezes.

  • Luciano J

    Segundo alguns testes que li, esse novo perde em performance pro “antigo” Si.

    • GPE

      Perde mesmo

  • O_Domador_d_Xana

    Pelo visto tá sendo um mico total esse SI. Pudera, poucos atrativos. Só vi 01 até hj.

    • Pablo Henrique

      Venderam todas as 200 unidades que trouxeram no primeiro ano, não é que seja mico, é porque não é carro de showroom, são lotes específicos, na matéria inclusive isso é citado

  • GPE

    Carro lindo, porém, já que o foco é ser esportivo, ele perde em desempenho pra Fusca, Mini Cooper S e Golf GTI, todos mais baratos e mais equipados.

  • Filipe

    Digo mais, vai passar sufoco pro sandero GT.

    • leomix leo

      Ai já foi longe d+ :)

      • Filipe

        pq ? se os números do SI são esses ai, o do GT são, 0-100 em 8s , e 210 de max.

        • Felipe Meyer

          Eu truco fortemente esses 8s… Esse SI anda bem, mas esse torque ficou ridículo…

          • Filipe

            mas falei dos 8s que o Sandero deve ter, e mexendo pouquissimo no Sandero, vai andar na frente do civic custando a METADE do valor.

  • Christian Balzano

    Eu ainda não vi esse carro na rua. Pela quantidade limitada da importação deve ser como achar agulha no palheiro. É um carro lindo, mas o custo-beneficio não compensa.

  • BAYMAXX

    Esse preço é muito arbitrário, esse carro é muito bom, mas não te cacife para empurrar acima do 100k.
    Sejamos razoáveis.

  • Arthur Lima

    124 mil reais! Parece montagem do kibeloco.
    E ainda somente manual. Se for para comprar esportivo manual eu pego um Cooper S por 100k, que ainda será mais rápido, mais econômico, com mais status e mais prazeroso ao dirigir.

  • Rodrigo

    Ótimo carro, mas a Honda demorou demais para trazê-lo ao Brasil e, por consequencia, perdeu o bonde dos esportivos “acessíveis”, liderados por Jetta TSI e Golf GTI. Se fosse em 2013, talvez tivesse alguma chance, hoje em dia não mais.
    Aliás, até hoje só vi duas unidades ao vivo: uma na Concessionária onde compre meu Civic e outra no lobby do aeroporto de Congonhas, em exposição.

  • Isaac Ferreira Santo

    Eu tive um HONDA Si 2007. Fiquei com ele 7 anos. Acho que posso fazer algumas considerações pertinentes. Eu o vendi e comprei um AUDI S3 SEDAN. Fiquei anos esperando para que a HONDA fabricasse ou importasse a nova geração do Si. Finalmente quando isso aconteceu não tive duvidas. NÃO IRIA COMPRA-LO.
    Nem vou falar da relação custo beneficio pois quem compra um carro esportvo não leva muito isso em consideração.
    Mas na minha opinião algumas coisas pesaram contra esse novo Si.
    1) Preço elevado faz o GOLF GTI uma opção melhor (minha opinião)
    2) Não tem mais os repetirdores da seta no retrovisor
    3) Para sol perdeu luz de cortesia
    4) Cheguei num ponto em que bancos elétricos são essenciais
    5) O mesmo vale para farois XENON.
    Pra finalizar considero um ERRO não trazer tambem a versão SEDAN. Coupê tem linhas mais bonitas mas é menos prático. Na hora da revenda é um problema.
    Enfim. Eu poderia falar muito mais coisas. Mas o texto ficaria longo.
    Pra não dizer que não falei nada positivo
    O Si é um carro bonito, confiável, ecônomico e de baixa manutenção.
    Quanto ao desempenho? Mais que adequado para os dias atuais. RUAS ESBURADAS E RODOVIAS CHEIAS DE RADAR.

  • Isaac Ferreira Santo

    Ah. Faltou dizer algo MUITO IMPORTANTE. O Si que eu tinha era GIRADOR o que era muito legal. Agora o novo pode até ter mais torque e mais cavalos mas perdeu uma das suas caracteristicas mais interessantes

  • DTF

    Com a nova geraçao chegando ai, mesmo que bela, não valeria o investimento…

  • Raone

    E somente 23,4 kgf… Vamos lá, um motor THP flex no etanol tem 173cv e
    24,5kgf entregues a partir de 1.400rpm. Isso sem contar o TSI do jetta!
    Esquece Honda, por esse preço, nem precisava importar esse carro.

    • Pablo Henrique

      Você acha mesmo que se esse motor da Honda fosse turbinado igual os que vc citou, não ultrapassaria esses números?

      • Raone

        Se, Se, fosse turbinado!!! E SE, SE o 2.0 da citroen fosse turbinado??? Me poupe né? Tá vivendo de SE???

  • Marcelo Kayro Quintão

    Esse carro virou um mico.
    Primeiro o preço, visto os concorrentes.
    Segundo não eh um motor girador como o antigo, aliás eh mais lento em muitos teste. Perde inclusive para o golf tsi.
    Terceiro, o interior ficou muito pior… Pelas fotos não mostram o tecido ruim empregados no banco, sem falar na cor duvidosa.

  • Agnaldo

    Gosto é fo.@…..com esse dinheiro para comprar um carro eu pegaria um GTI.

  • Wagner Lopes

    Estou procurando, ja faz um bom tempo, os motivos para se colocar 124K neste carro….mas, até agora, não encontrei nenhum……kkkkkkkkkkk.

  • Camilo Varotto

    Se eu tivesse 124 mil, e procurasse um esportivo, compraria um DS3, bem mais equipado e bonito. Mas essa é minha opinião, tem quem prefira um cupê, um motor maior e mais girador, ou simplesmente se encantou com o carro e pronto! Enfim, compra boa é a que te deixa feliz.

  • Marcio Andriani

    Garanto que com esse dinheiro o comprador típico vai comprar uma HRV topo de linha e mandar blindar…..depois reclama que não tem esportivo sendo vendido….

    • MMM

      O problema é querer vender “esportivo” 20 mil mais caro q um Jetta e com desempenho inferior. Ai fica dificil…

      • Marcio Andriani

        gostaria de ver o Jetta em um circuito de verdade contra o Si….os dois stock….

  • KawasakiNinja

    Pela primeira vez na vida vi esse carro tem 1 semana… Também pelo preço q a Honda colocou, só maluco mesmo paga… Se fosse vendido por até no máximo uns $100k, provavelmente eu compraria… Tive um coupe exs 1994 canadense por uns 10 anos, comprado em 2002… De longe o melhor carro q tive na vida, 10 anos sem dar um problema, andou até sem água no radiador e não deu nada!!! Até hj me arrependo de ter vendido….

  • Martins Junior

    Tem gente pagando mais de 100 mil em Corolla, porque não pagariam 120 mil num carro exclusivo?
    Tem gente que compra mesmo tendo outras opções.

  • Willian C.

    Mais feio que um Ruimdai, mas valeu pela iniciativa Honda, ninguém aguentava mais ver Si 4 portas!

  • Daniel

    Só pra jogar lenha na fogueira: o 2.5 SIDI da S10 tem 206cv e 27,3Kgfm !
    Imagina esse motor num Cruze Sport6 que bacana que ia ficar…

  • Tiago Mascarenhas

    Pode ter a esportividade que for.
    Não deixará de ser um Honda e jamais valerá 125 mil reais.

  • Renan Mendes

    Tive esse carro, comprei em janeiro de 2014, considero uma ótima aquisição pra quem gosta de acelerar e não tem grana pra comprar um esportivo!

  • Julio

    Conseguiram piorar um ótimo carro…

  • GABRIELCSFLORIPA

    O preço do Civic Si é praticamente o mesmo de um Golf Highline 1.4 TSi com kit confortiline.

  • Carlos Amorim

    Sou proprietário de um Si 2009 e não consigo me desfazer do carro, é extremamente divertido de guiar e subir o giro. Já entrei nesse novo coupé e ele é bem melhor acabado, só achei que fica deixando a desejar por conta desses bancos esteticamente bem piores e que parecem abraçar menos o motorista do que o antigo e o preço, que é pra lá de salgado.

    E uma grande diferença entre eles: o motor 2.0 do Si 2007/2011 é lendário, já esse do novo Si coupé é pra lá de sem sal e não vai ficar na memória de muitas pessoas. Não tem aquele coice do VTEC por ser mais linear e tira muito menos potência por litro.

    Mas hey, mesmo sendo caro e meio sem graça em alguns aspectos, esse Si tem um grande acerto na minha opinião na categoria: o câmbio certo. Golf GTI pode ser sensacional em milhares de aspectos, mas por ser só DSG eu jamais vou ter um. Sei o quanto é bom porque já fiquei com o Golf TSI de um amigo por 1 semana e tenho parente com Jetta TSI e também já dirigi, excelente nesses dois carros por suas propostas, mas pro meu gosto (MEU, deixando claro) não casa com proposta esportiva de carro tração dianteira, tira muito a graça não ter o terceiro pedal. É um carro que vai deixar inúmeros carros, inclusive mais caros, comendo poeira por aí, mas ele faz isso com você ou com sua mãe ou com sua vó ao volante, porque é praticamente só pisar… Uma pena que a VW optou por não trazer a versão manual pra cá…

    • Hugo Borges

      Falou tudo. “é praticamente só pisar…” Já dirigi também um Jetta TSI por um tempo, é um foguete mas o câmbio acaba com a experiência. O carro rola um pouco também, não tem acerto esportivo.

      Esportivo tem que ter câmbio manual. GT86 e BRZ estão aí para mostrar que diversão não se faz só com números.

  • Marcelo Ceno Dutra

    Carreta, porém prefiro o Golf GTi, não por ser fã do modelo, mas pelo fato de preferir modelos europeus mais sofisticados

  • Luiz K. Jr

    Posso estar errado, mas o que salva esse Civic ainda é só aquela sigla Si em cima da marca “Honda”.
    Se fosse qualquer outro carro, seria muito criticado pelo conjunto mecânico/preço. É um carro respeitado pelo passado de glórias, mas apesar de ser um “esportivo” coupe que mantém o câmbio manual, vai parando por aí…
    Mas é uma boa opção pra quem ter grana… e quer resistir à moda dos caracóis :D

  • Marcelo Henrique

    As vezes fico pensando como seria o 2.5 do S10 no Cruze.
    Acho que dava para encarar a versão atual do SI

  • dudupruvinelli

    Mais um pra lista das “novas gerações que pioraram”…

  • Lucas Leao

    8 segundos no 0 a 100 pra um “esportivo” de 124 mil reais é um tempo obsceno. Sinceramente, toda essa carapaça esportiva e chamativa é só balela. Anda junto de um focus 2.0 que custa 37 mil reais a menos. É osso… Pelo menos deve ser bom pra chamar a atenção das vadias por aí.

  • Hen_Par

    Não, obrigado. Muita opção por esse preço, mais equipado e/ou com melhor desempenho.

  • Marcelo Henrique

    Só agora reparei nos bancos e gostaria de compartilhar minha opinião que achei mais bonito os do modelo anterior:
    http://l.yimg.com/dv/izp/honda_civic_si_coupe_6_spd_mt_w_nav_2009_interior_frontseat.jpg

    Para comparação, modelo atual:
    http://s2.glbimg.com/PbGbmlxcXKTVrXo3bZPU9q7YQqY=/300×225/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/10/16/ck-6529.jpg

  • Peter Bishop

    Anda menos que Golf 1.4

  • Luiz

    Gente demais que nunca dirigiu nem tem dinheiro pra comprar, falando mal do carro. Não sou fanboy, mas pera aí né.. Tem gente que acha demais, e pior, que tem certeza demais, só com base em números. Números são importantes sim, mas existem outros muitos parâmetros de avaliação de um carro, e principalmente, é preciso levar em consideração o publico alvo do carro.

  • Daniel Mazarin

    Só 24 de torque? Menos q os 25 do Golf 1.4 muito pouco pra ser chamado de esportivo…

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