Carros Conceito Conversíveis Cupês Hatches Honda Japão Minivans Salões do Automóvel

Honda Civic Versatilist é exatamente aquilo que você temia

Honda Civic Versatilist é exatamente aquilo que você temia

Para quem não aguenta mais ouvir, ou melhor, ler sobre crossovers e SUVs, aqui vai mais uma má notícia. Tem mais coisas do tipo chegando por aí e dessa vez mexendo com quem estava quieto. Esse será o caso do Civic no próximo Salão de Tóquio, que acontece em janeiro. Na mostra japonesa, a Honda vai revelar um Civic hatch aventureiro.


Sim, é isso mesmo que você leu. O médio da marca nipônica simplesmente foi “abduzido” e convertido (não em monstro espacial) num pseudo-crossover que, inclusive, ganhou até teaser com sketch revelando a proposta. Chamado de Civic Versatilist, o aventureiro do sol nascente adota um para-choque dianteiro estranhamente recortado.

Honda Civic Versatilist é exatamente aquilo que você temia

Além disso, vem com as devidas proteções nas saias de rodas e base das portas, bem como um aplique nas portas dianteiras, evidentemente para protege-las de golpes leves nos estacionamentos. Não parece, mas o Civic Versatilist deve aparecer com suspensão levemente elevada. Mas então, seria legal um hatch médio da Honda com proposta aventureira?


Honda Civic Versatilist é exatamente aquilo que você temia

Embora pareça bem estranho no portfólio do Civic, a proposta não é estranha num cenário europeu, onde o rival Focus Active se mostra da mesma forma. Bom, pelo menos a ideia é referente ao hatch, pois já existe uma tendência de sedãs com foco alusivo ao fora de estrada.

Honda Civic Versatilist é exatamente aquilo que você temia

Se só o Civic Versatilist fosse a única coisa estranha no estande da Honda, já estaria de bom tamanho, mas o Jazz (Fit) Elegant Colour Collection reforça as propostas para o mercado nipônico, que está além da nossa compreensão. Neste, o foco foi o público feminino e, de acordo com a Honda Access, o conceito garante uma “sensação limpa” e “fofura de adulto”.

Mais “normal”, o Honda S660 Neo Classic Racer se inspira num conceito de 2016 e traz uma proposta de performance para o roadster kei car, que parece garantir a diversão.

Honda Civic Versatilist é exatamente aquilo que você temia
Nota média 3.5 de 11 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • rkimwb

    Quanto mau gosto… E esse Fit? Tudo menos elegante.

    • Good Doctor

      Se é fuleiro garanto que vem pro Brasil, aqui é lugar de desova automotiva

      • Osni Duarte

        Não precisa vir. O xunning copia isso em pouquíssimo tempo. Nossos Xunners são o que há de melhor no planeta!

        • Fabão Rocky

          Caldeirão do Huck q o diga!

      • Oliveira

        WR-V que o diga.. haha

    • Ronaldo Santos

      Acho q vale uns 300 mil! KKKKKKKKKK! Em breve teremos fila de espera!

  • Pedrov154

    Sinceramente, eu não temo isso, pelo contrário. Acredito que um bom caminho para ressuscitar os hatches médios seja justamente esse, lançar versões aventureiras. Se existem as esportivas, não vejo problema em lançar versões com um pouco de capacidade offroad, com uma suspensão mais elevada.

    • Oliveira

      no nosso mercado, hatches médios, peruas e crossovers foram atropelados pelos SUV’s.. não vendem mais como vendiam, e as poucas marcas que ainda insistem neles, estão com eles nos pátios.. só olhar os 5 mais vendidos no acumulado do ano até novembro:
      GM Cruze 5.057, Ford Focus 2.812, VW Golf 2.689, Peugeot 308 429 e Volvo V40 419..

      enquanto os top 5 SUV’s:
      Jeep Compass 55.522, Honda HR-V 44.240, Hyundai Creta 44057, Nissan Kicks 42.486 e Jeep Renegade 40.847..

      foram os aventureiros dos asfalto, pouco a pouco, estarem saindo de cena..

      • Mambo Ted

        Não só aqui. Na Europa há uns 5 anos tinha muitas peruas ( golf variant , Audi , bmw, mb … ) hoje já há um equilíbrio entre peruas e suv.
        Eu mesmo sempre olhei com desprezo aos suv, porém há 2 meses adquiri 1 e te digo que para nossa buraqueira é bem superior. Entre um cruze, Jetta , cornorolla, civic eu iria de Tiguan ou compass ( apesar do motor do compass não ser adequado para ele) .

        • Vitor

          O mercado automotivo brasileiro está ficando polarizado.
          Não tiro os méritos dos SUVs, mas acho que o mercado está se desenhando de forma “esquisita” para o consumidor.

          • Mambo Ted

            Valores absurdos. Carros de entrada quase 50 mil. Puro plástico . Sempre gostei de sedan, porém sempre me incomodou o baixo vão livre do solo. Para eu entrar na rua em que moro preciso de um vão livre de no mínimo 16 cm. O brasileiro acredita que o suv tem mais segurança e é mais “ luxo” , geralmente nao compra pela necessidade. Na Europa eu não entendo o pq da preferência.

            • Vitor

              Quem quiser um carro com motorização um pouco mais potente ou um carro maior ou mais completo tem que desembolsar algo entorno de 60K pra cima.
              SUVs são bons carros, mas pra tê-los é necessário pagar mais que num carro médio, acho que foi um bom negócio para as montadoras, pro consumidor nem tanto.
              A maioria dos SUVs pequenos e médios aproveitam mesmo conjunto de motor e câmbio dos carros menores e mais outras peças também são compartilhadas, no fim das contas são geralmente carros de passeio um pouco mais altos, nem sempre oferecem bom espaço interno, mas geralmente custam mais que um carro de passeio que serviu de base para criação do modelo.

              Enfim, não sou contra SUV´s, acho o estilo interessante, mas ainda está fora do alcance da maioria dos consumidores. E há um certo vácuo entre veículos de “entrada” e SUVs e sedãs médios.
              Só Polo/Virtus e Argo/Cronos estão se estabelecendo nesse vácuo. Yaris ainda não pegou.
              Ou são esses dois ou pagar a partir de 90K num sedã médio. Basicamente é isso.

              • Mambo Ted

                Exatamente! Economia de projeto e tecnologia. E dificilmente mudará isso.

          • Pedrov154

            Vitor, concordo contigo. Não demonizo os SUVs compactos, até teria alguns. O que tá chamando a atenção é esse funilamento nítido no mercado brasileiro, onde basicamente só se vende hatch compacto, SUV compacto e Corolla. Sinto falta daquele mercado vasto, onde existiam opções para todos os gostos.

        • Oliveira

          mas ainda assim, tem peruas lá.. a nova SW do Focus está linda.. pena que não vem..

          e eu também, sempre torci o nariz pra SUV, até dirigir um.. haha.. mas ainda amo as peruas.. #SaveTheWagons

          • Mambo Ted

            Há peruas, mas hoje já vende bem menos que os suv.

            • Oliveira

              sim, de longe vendem menos.. porém, só na europa, elas continuam acessíveis.. aqui já viraram nicho.. =/

            • th!nk.t4nk

              Os SUV ainda vendem menos que carros baixos em geral, na Europa. Continua tendo muito mais peruas e hatches que SUVs nas ruas, nem se compara.

              • Mambo Ted

                Comparação foi de suv e peruas

  • Guilherme Martins

    Tipo… e só mais um no portfólio…
    Ou seja compra quem quiser/gostar
    Quem repudia vai no sedã uai… e sinceramente aqui em casa tem 2 civic 9, quem sabe num alia a confiabilidade dele, com ser menos “frágil” ? ( frágil digo… é visto como sla a “Mercedes” de pobre, então rola aquele medinho de “isso não é pra ele… ou “não vou meter meu Honda aí “)

    • Matthew

      Em relação a o que voce diz, do uso carro? Pois a CR-V e o Accord já são tratados como carros da Rolls Royce. Quem conseguiu comprar o SUV na época do preço aceitável preserva como se fosse uma raridade de coleção. As atuais gerações do sedã grande e do CR-V na faixa dos 200 mil cruzeiros a galera com certeza vai tratar como se fosse um Mercedes Classe E. Uma versão emperequetada do Civic pra “off-road” não vai resolver isso, até porquê não duvido nada que a Honda cobre ainda mais caro do que as versões convencionais do sedã.

      • Guilherme Martins

        Por isso vai ser como wrv e fit. Quem acha um absurdo o preço do primeiro, compra o segundo. Quem não acha, compra o primeiro. Se vai fazer dele mais capaz , não sei…. mas vai separar muito bem quem compra qual, vai!

  • Pedro Cunha

    Ah, mas é um honda…!!!
    Bota o preço na faixa dos 150 mil e terá mais um campeão de vendas na banania.

    • Ronaldo Santos

      O toyota corolla hatch aventureiro, vem quando?kkkkkkk, será líder da “catiguria ” fácil ,fácil !

  • Marcelo Henrique

    O pessoal reclamou tanto que o Civic é baixo que transformaram em crossover.
    Coisa de Honda é Honda.

  • Vinicius Soares Rocha

    Essa projeção parece mais um FIT e a Honda ja tem um suv na plataforma do Civic que é o CRV

  • Eskarmory .

    Um artigo de machucar os olhos.

  • Luis Burro

    Nossa qnto alarde,ainda se fosse o futuro do modelo mas é só mais uma variante!

  • Ufólogo Ricardo

    De que adianta lançamentos novos se a FERRUGEM CRÔNICA dos automóveis honda continua. Deveriam aprimorar a lataria e a pintura, isto sim, esperam a garantia do veículos findar para negar tudo quando se trata de FERRUGEM, honda kaizen de porto alegre só fez MATAÇÃO, honda lava as mãos. Pesquise no google: HONDA FERRUGENS e vai se apavorar

  • Mayck Colares

    A lateral do civic lembra bastante o ds4 da Citroen que tive. Eita carro bom.

  • No_Name

    É, turma… Muito em breve hatch médio será carroceria de nicho e para poucos $$$.
    Ficará restrito a carros populares dos segmentos A e B.

  • globonaotemjapa

    a moda é SUV e picape

  • Zé Mundico

    Para piorar, só falta dizer que será vendido exclusivamente nas Casas Bahia…..

  • Claudio Fiorini

    Isso não é Civic. É fit que tomou bomba.

  • Hodney Fortuna

    É uma tendencia que eu acho nasceu na Russia. Basta ver a quantidade de modelos sedan com estilo “aventureiro” por lá, como o Lada Vesta sedan adventure e até mesmo o Logan Stepway!

  • Luiz Guimarães

    Tirando o Golf e agora o Cruze, que são turbo, não temos mais nenhum carro hatch, no Brasil, com um apelo esportivo e que agrade a um público mais jovem. Por isso o sucesso do Golf, que quase esta sozinho. A industria automobilística, perde uma grande fatia do mercado. Lembrem o quanto a FORD , Ecosport, nadou de braçada, pois era a única do mercado até que SUV, virou febre, no Brasil.

  • Mauro Banqueiro

    Por se tratar de uma marca japonesa, vão reclamar, mas depois farão fila para comprar

  • FrankTesl

    Aquele carro com o número 89 parece uma versão sadomasô:
    Na frente com máscara preta, a traseira com cuecão de couro

  • Louis

    Ridículo. Honda fazendo força pra queimar o nome do Civic.

  • Abdallah

    Tem tanto SUV andando nas ruas que as prefeituras nem querem mais tapar os buracos…kkkkk

  • Filipe Augustus

    Parece que tem uma antena no meio das portas desse Civic, rsrs

  • Incitatus

    A moral da história é a seguinte “ninguém quer ficar por baixo”. Daí, levantam os carros. Eu continuarei com meu civic baixinho e por baixo. Feliz Natal galera.

  • Diana

    Este novo Civic virá com uma pochete com o logotipo da Honda, para o dono usar junto.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email