EUA Honda Sedãs Segurança

Honda confirma nova morte envolvendo airbag da Takata nos EUA

honda_accord_sedan_2001 Honda confirma nova morte envolvendo airbag da Takata nos EUA

A Honda confirmou mais uma morte envolvendo o airbag defeituoso da Takata nos EUA. O caso aconteceu no ano passado e não foi ocasionado por um acidente que inflou o dispositivo, mas numa oficina de reparação, quando o empregado estava realizando serviço num Honda Accord 2001.



Com o contato ligado, o veículo estava parado e o mecânico estava desmontando o console central, quando o dispositivo do airbag foi acionado. A bolsa inflável se rompeu e projetou estilhaços que aparentemente foram fatais para o profissional. No entanto, incidente não teria sido provocado diretamente pelo airbag, pois a vítima estava portando um martelo no momento da inflação e, de acordo com a Honda, este teria rompido a bolsa.

Mas, na investigação, não ficou determinado se a causa da morte realmente teria sido por causa dos estilhaços metálicos, provocados pela explosão da bolsa, ou se ocasionada pela interação entre martelo e a bolsa de ar. De qualquer forma, o caso só coloca mais lenha na fogueira envolvendo a Takata, cujos airbags defeituosos já teriam levado à óbito outras 17 pessoas em todo o mundo, sendo 11 nos EUA.

Até agora, 29 milhões de airbags foram desativados e substituídos nos EUA, mas o montante ainda está longe do fim, pois pelo menos 100 milhões em todo o mundo estão envolvidos no maior recall da história, sendo a grande maioria no país. Diante do gigantesco prejuízo em reparações, indenizações e substituições, a Takata abriu falência em junho e uma empresa chinesa pretende assumir os ativos nos EUA, mas a conta não deve fechar.

O maior temor é que, com a falência, a japonesa Takata não cumpra com as entregas de dispositivos corrigidos para os milhões de carros que ainda esperam. Boa parte destes está rodando com os dispositivos desligados por falta de peças, o que agrava a situação, pois os carros deixam de oferecer a proteção esperada em caso de acidentes. Ainda não se registrou um número de acidentes em carros com o airbag desligado.

[Fonte: The Detroit News]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend