A Honda confirmou a redução na gama de automóveis produzidos no país, assim como sua renovação. Atsushi Fujimoto, novo presidente da marca para a América do Sul, revelou as mudanças na operação brasileira.
Segundo Fujimoto, os novos produtos atenderão o padrão global da Honda em meio ambiente, conectividade e segurança. Assim, podemos imaginar que o primeiro dos pilares enaltecidos pelo executivo seja o uso de motores mais eficientes.
Como a própria Honda já disse, os três modelos híbridos que serão vendidos no Brasil, deverão ser todos importados, então, partindo disso, podemos excluir carros como o City Hybrid ou HR-V e:HEV, o que é uma pena.
Com etanol num sistema flex do motor L15, sedã e crossover seriam mais eficientes, mas o problema de tudo isso é um só: preço. Se os valores atuais já estão na estratosfera, como híbridos, tais modelos cruzarão o Lagrange…
Então, motor P10 de três cilindros 1.0 Turbo Flex com CVT surge como a melhor opção nesse caso. Mas, vamos esperar para ver…
Em conectividade, projeção sem fio para Android Auto e CarPlay, assim como conexão 4G com Wi-Fi são desejáveis. Na segurança, o Honda Sensing com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa e saída de pista com correção, detector de pedestres com frenagem automática, entre outros, são esperados.
Já em relação à redução no portfólio, a Honda não confirma o que sairá, mas o mercado fala no fim de Fit e Civic, a dupla que iniciou a motorização sobre quatro rodas da marca japonesa no Brasil.
No lugar, chega o Novo City nas carrocerias sedã e hatch, mantendo-se o WR-V por mais algum tempo e o Novo HR-V. Para o segundo, espera-se que o ZR-V adicione um SUV compacto de verdade no lugar do crossover baseado no Fit.
Apesar da queda de 35% nas vendas em 2020, Fujimoto diz que a Honda voltará a crescer no mercado nacional. O executivo afirmou que a filial brasileira seguirá a estratégia global de vender carros elétricos e híbridos até 2040, bem como de zerar mortes em seus carros até 2050, usando a tecnologia ADAS para isso.
[Fonte: Automotive Business]