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Honda CR-V 2012: impressões ao dirigir o novo SUV japonês (90 fotos)

honda-crv-2012-teste-NA-34 Honda CR-V 2012: impressões ao dirigir o novo SUV japonês (90 fotos)

Hoje estivemos na apresentação técnica e experimentação do Honda CR-V 2012, nova geração do SUV japonês que acaba de chegar ao mercado brasileiro.



O Honda CR-V 2012 chegou com proposta ousada em relação ao anterior, não só em termos de estilo, como também em funcionalidade e inovação.

O estilo mais moderno e elegante é marcado por uma frente mais expressiva e dinâmica, contando com belos faróis e interessante desenho do pára-choque, que se afila no centro do conjunto, criando uma identidade própria.

Na traseira, as lanternas contornam a coluna C, reforçando a nova identidade do Honda CR-V 2012, e assim tornando-o mais atraente. A vigia lateral cortando a coluna C é um dos pontos altos do estilo. No geral, o ganho estético foi muito bem vindo, rejuvenescendo o principal utilitário esportivo da Honda. As rodas de liga aro 17 possuem belo desenho e estão disponíveis nas duas versões.

Por dentro, o painel também apresenta uma aparência melhor em relação ao anterior, destacando-se console central, painel e volante. O volante multifuncional é o mesmo do Novo Civic 2012, mas não possui paddle shift.

honda-crv-2012-teste-NA-10 Honda CR-V 2012: impressões ao dirigir o novo SUV japonês (90 fotos)

Por dentro do Honda CR-V 2012

O painel é totalmente exclusivo, destacando-se pelo grande velocímetro central e os arcos de luz do sistema Econ, que variam as cores de acordo com o tipo de condução. O Econ altera os parâmetros de funcionamento do motor, transmissão e ar condicionado para reduzir ao máximo o consumo de combustível.

No console central, um novo sistema de áudio integrado na versão LX e display multimídia com navegador na EXL. Além disso, há sistema de ar condicionado manual e automático dual zone, bem como o display multifuncional I-Mid no topo do conjunto.

Do modelo anterior, resta apenas a boa ergonomia e a posição elevada da alavanca de transmissão, proporcionando maior conforto ao motorista. O acabamento interno tem boa qualidade dos materiais e conta com detalhes exclusivos na versão EXL, bem como bancos em couro ou tecido com veludo.

O espaço interno aparentemente é semelhante ao do modelo anterior, mas ganhou novos itens que o tornam mais versátil e, portanto, melhor aproveitado. O porta-malas tem capacidade para 589 litros até a altura dos vidros, 1.050 até o teto, 1.146 com os bancos rebatidos até a altura dos vidros e 2.007 no volume total.

Falando em transportar bagagem, o Honda CR-V 2012 possui um interessante sistema de acionamento do rebatimento dos bancos através de duas travas nas laterais do bagageiro. Ao acioná-las, o banco correspondente (60/40) se rebate automaticamente, incluindo assento e apoio de cabeça.

Dessa forma, o proprietário não precisa ter que abrir as portas laterais para poder rebater os bancos, tornando a tarefa de colocar grandes objetos no interior facilitada. Há também vários porta-objetos/copos em todo o veículo, proporcionando maior comodidade aos ocupantes.

Na versão EXL, topo de linha, há detalhes personalizados no painel e prateados no console e portas, além do acabamento em couro. Na parte externa, frisos e maçanetas cromadas, bem como rack integrado ao teto.

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Tecnologia

Como já foi anunciado, o Honda CR-V 2012 agora tem motor 2.0 16V i-VTEC com 155 cv e 19,4 kgfm. Esse torque agora tem 80% de sua força a partir de 2.000 rpm. Além disso, o modelo conta com transmissão automática de cinco marchas e tração integral em tempo real, que traciona as rodas traseiras apenas quando é necessário (EXL).

O Honda CR-V 2012 LX tem tração dianteira e além da transmissão automática, conta agora com transmissão manual de seis marchas. Um item novo na linha do utilitário da Honda no Brasil. A sexta marcha funciona como overdrive, mantendo baixa a rotação durante cruzeiro.

Há ainda o controle de estabilidade VSA, ABS, EDB, airbags (dois no LX e seis no EXL) e direção MA EPS, que auxilia o motorista quando o veículo está perdendo o tangenciamento nas curvas, trabalhando em conjunto com o VSA. O Honda CR-V 2012 também oferece o HSA, que mantém os freios acionados por três segundos em declives para que o condutor possa sair com maior segurança.

O Honda CR-V 2012 está disponível nas versões LX MT, LX AT e EXL AT. Os preços sugeridos são respectivamente R$84.700, R$87.900 e R$103.200. O modelo está disponível nas cores Preto Cristal, Cinza Titanium, Cinza Paladium, Prata Metálico e Branco Tafetá.

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Impressões ao dirigir

Andamos nas três versões do Honda CR-V 2012. A primeira é a LX MT. A posição de dirigir é muito semelhante à do modelo anterior, proporcionando sempre o melhor ajuste para o condutor e comandos sempre à mão.

O volante multifuncional é igual ao do Civic, tem comandos circulares e de fácil manuseio, mas os comandos de telefonia na parte inferior exigem atenção do motorista durante a condução. A alavanca da transmissão manual está muito bem posicionada e tem engates macios e precisos.

Nesta versão, é possível explorar ao máximo o potencial do motor 2.0 de 155 cv, obtendo boa retomada e aceleração. Não há como medir a economia, mas contando ainda com Econ, deve oferecer uma boa média na estrada. Só mesmo uma avaliação de uma semana para provar isso.

O ruído interno está melhor que no Honda CR-V anterior, podendo ainda o condutor manter uma rotação mais baixa quando em sexta marcha, proporcionando ainda mais conforto e também economia.

A estabilidade melhor, apesar do anterior também ter o VSA. No entanto, a direção MA EPS garante mais segurança em manobras mais exigentes ou curvas muito fechadas. A suspensão se mostrou bem acertada para o asfalto e também filtraram de forma razoável as oscilações das zebras da pista.

A aceleração é linear e rapidamente se consegue chegar aos 6.000 rpm. A embreagem é macia e os freios correspondem bem, sem instabilidade da carroceria ou mergulho excessivo da frente. No entanto, como se trata de um utilitário esportivo, não convém abusar no dia a dia, mesmo com todos os sistemas de segurança ativa.

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Já a versão LX AT foi uma grata surpresa em relação ao topo de linha EXL. Como possui tração apenas na dianteira, o Honda CR-V 2012 LX AT obteve desempenho pouco melhor que o topo de linha, que possui tração integral.

As saídas foram mais rápidas, bem como as retomadas de velocidade. A transmissão automática executou bem as trocas, garantindo maior prazer ao dirigir. Com a posição D3 acionada na própria alavanca, o Honda CR-V 2012 obtém mais torque do motor 2.0.

Por fim, o Honda CR-V 2012 EXL garante mais segurança em situações que exigem tração nas quatro rodas. Qualquer perda de tração na dianteira, o sistema ‘real time’ transfere rapidamente a tração até chegar a 50/50 se necessário.

O desempenho foi o esperado, embora não nos surpreendendo como o Honda CR-V 2012 LX AT. Apesar disso, a mudança de tração é quase imperceptível. Enfim, foi uma boa experiência rodar com as três opções do novo SUV da Honda.

Agora caberá ao consumidor escolher (e testar) a versão que melhor atender às necessidades ou desejos. Com proposta familiar, o Honda CR-V 2012 garante conforto, segurança e comodidade para os ocupantes, além de ótimo espaço para as bagagens. Se todos estão bem acomodados, então é só acelerar e curtir a viagem.

Galeria de fotos do Honda CR-V 2012 apresentação técnica e experimentação:

Evento a convite da Honda.

5.0

  • EuSouSeuPai

    Também quero registrar minhas primeiras impressões sobre o novo CR-V: Tão caro que nunca vou conseguir comprar.

    • Diante da concorrencia, esse Honda vai vender muito. Preço parecido seria a Mitsubish ASX, mas é menor que o CRV. Já a GM Captiva na pratica tem preço igual e com mais equipamento, mas tem problemas nos barulhos internos, e a famosa suspenção defeituosa. Embora andaram arrumando, mas a imagem já queimou ha tempos.

      Já a Hyundai, Kia, Toyota, todos com preço do IPI, e nem dá.

      • radiobrasilcombr

        Tenho um Captiva 2010 e NUNCA tive os citados problemas…

        • BlueGopher

          Pois é…
          Como é fácil ver por aí motoristas absolutamente incompetentes e despreparados judiando do carro que dirige e depois reclamando que o carro não vale nada, vive quebrando.

  • AndersonDak

    ótimo carro!

    • pedro_bh

      lindo carro…

      assim como o civic melhorou em tudo…. e ainda adicionou Bluetooth e acabamento na tampa do porta-malas em todas as versoes…

      o que so vem no civic exs de 86.000,

      pena os carros custarem tao caro.

  • Sias

    Parece ser um carrão, mas acho um tanto baixo o torque do motor. Está certo que não é só ele que dita o desempenho de um carro, mas em um carro tão grande e com possibilidade de levar muita bagagem era bom ter um motor mais forte.

    • DaniloSouza

      Honda. no torque!

  • lbonventi

    Achei a diferença de preço entre a versão LX e EXL muito grande, e outra coisa, R$84.700 por um carro com A/C e câmbio manual? Acredito que deveria ser pelo menos 80 mil para a LX AT e 75 mil para a LX MT. Mas sobre o carro, de primeira vista não havia gostado muito do visual, porém agora estou me acostumando e até achando bonito, assim como o interior que parece ter sido melhorado e mais bonito, principalmente na versão EXL com sua central multimedia.

    • Detalhe, pra um carro que vem do México, onde o custo de fabricação é bem mais baixo que aqui, e por enquanto não ttem custo extra de importação.

    • zemarreta

      Bom, a Sportage é ainda mais cara, e se bobear ainda mais pelada… E vende muito bem, mesmo assim…

      • CarlosPrado

        Sportage vende bem? Onde?!

  • Cezarskinner

    É um ótimo carro, e o nome já esta consolidado.Vai ser difícil alguém tirar ele da liderança.

  • Alan_Brito

    Honda, cade o seu custo-benefício? Ao menos os benefícios então, vai…

    • WorthWRT

      Realmente, pai estava vendo um carro nessa categoria e até agora só a Captiva venceu no custo X benefício. Ainda vamos ver a CR-V por curiosidade antes de poder decidir bater o martelo.

  • Vinicastro

    A LX ta pobre demais, só 2 AB, a/c manual… ta brabo.

    E aonde esconderam o pisca lateral? NÃO TEM?

    • Sias

      Pior é que parece que não tem…ítem muito caro, se colocassem teriam que elevar mais ainda o preço. Se não me engano a Renault fez a mesma coisa no Clio recentemente.

    • pedro_bh

      e acho tb 1q bancos em couroo deveriam ser de serie….

      um carro desse com bco de veludo é atestad de pobreza….

      • Louis

        Banco de couro? Sou mais um bom veludo !

  • blackSagaris

    nesse carro a cor branca nao ficou boa

  • Felix_S

    O CR-V não surpreende mas é quase todo honesto: acabamento simples, mas honesto; desempenho honesto e suficiente ; conforto ok ; preço hones.. errr, aí fica difícil. Vai vender bem, mas pelo preço podia ser mais equipado com pelo menos 6 air-bags desde a LX, couro no volante e uma ou outra coisa. Bom, quem compra Honda já sabe que vai perder no custo-benefício mesmo.

    • UaDaFak

      eu já acho ele muito é desonesto… se o preço não condiz com a qualidade do carro, isso é desonestidade…

      • Leandro1978

        Então não há um carro com preço "honesto" neste país…

  • Antonio_Brust

    Não consigo gostar desse carro… prefiro muito mais uma Captiva…

    • CarlosPrado

      A frente da Captiva é feia prá cacete, beberrona, balhurenta e apertada. Já ficou conhecida pelo velho ditado das 2 alegrias: uma quando compra e a outra quando consegue vender…

      • Edson Roberto

        Meu cunhado qdo teve uma nunca reclamou. Alias, hoje o tem uma BMW 320i e já tem alguns problemas.

        Primeiro: Coluna de direção
        Segundo: Motor falhando
        Terceiro: barulhos de suspensão
        Quarto: Cambio tem travado marchas
        Quinto: O carro em uma chuva morreu. Só que não foi em enchente apenas inicio de chuva. O carro nao ligou mais e já começaram a ameaçar meu cunhado de culpa por dirigir em um tempo ruim. Ou seja, se eu compro um BMW não posso dirigir na chuva????

        enfim… são carros…. mas onde tem gente insatisfeita, tem gente satisfeita também.

        • CarlosPrado

          Pois é, é aí que entra a confiabilidade dos carrois japoneses. Podem até ser feios, mas não te deixa na mão.

          • MM_

            Não foi o que eu percebi quando tive um Nissan. Carro ruim com pós vendas péssimo.

  • Sr_Andante

    A versão de entrada com um bom desconto, caso fique abaixo dos 80 mil no choro e venha com bancos revestidos em couro, se configuraria num bom negócio. Gosto mais do CR-V que do ASX ou os coreanos e o Grand C4 ainda está muito caro. Com os 100 mil da versão topo um Kyron seria melhor opção. Apesar das mudanças, ainda continua ultra-conservador inclusive na gama de cores disponíveis. Esses plásticos no painel em nada me agradam, poderiam ter melhorado. O material presente no painel da Captiva me pareceu muito melhor. O pós-venda japonês tende também a ser um fator importante na decisão. Saudações e obrigado pela avaliação.

  • acuralexus

    no JP os dekaseguis = brasileiros funcionarios da toyota e honda sofreram com terremoto,tsunami e acidente nuclear,pensava q toda minha familia e parentes no JP tavam mortos,25 mil mortos e desaparecidos,vai ter q reconstruir tudo,na tailandia funcionarios da toyota e honda sofreram com inundaçoes ,por isso faltou peças pras montadoras japas no mundo todo,força JP continuamos rezando pelo JP,obrigado Deus,Jesus por ter protegido os dekaseguis,etc……

  • Jorge_Armado

    A Honda e suas versões ridículas: ou é pelado e menos caro, ou então é completo e muito caro.

  • EL_Loco13

    Não, obrigado. Vou ficar com o 3008

  • Skiegaard

    Ctrl C + Ctrl V do XC60 essa traseira. MAs pelo preco bom carro, assim como foi a antiga geracao.

  • mandabala

    Menos pior do que eu pensava, gostei do interior dele, a traseira mal revolvida (chupada do XC60) até que não atrapalha tanto, nas fotos do concept ela destoava muito.

  • Robertosss

    Não repararão que caparão o frio de mão nos pés? oque tinha de legal nesse carro era o console do meio dos bancos com freio ficou feio demais

  • Marciomaster

    O modelo anterior era sem graça, para não dizer feio, esse novo deu uma melhorada, mas não me agrada ainda. Agora o motor é fraco, pouco torque e poucos Cvs para empurar um carros desses, principalmente automatica e lotada, deve ser um desastre.

  • kikofar

    Faltou o motor 2.4… mas… aí o precinho camarada iria lá pra casa dos 115, 120 mil! Como disse um colega acima, 84 mil num carro manual… tem que gostar muuuuuuuuuuito de passar marcha viu! Pior que é cheio de tiozão e tiazona (eu mesmo tenho colegas que nem velhos são!) que dizem não gostar de carro automático, que não dão certo, que não conseguem dirigir…

    Pra esse tipo de público, a Honda agora os recebe rindo… pois 84 conto era o preço da EX anterior com câmbio automático.

  • Mjscaruaru

    Seria minha primeira opção para um SUV, o custo-benefício pra mim é o melhor.

    • dsjailson

      Lembre-se também do Grand Vitara como opção… O 4×4 Top Limited Edition custa quase o preço do CR-V básico…

    • kikofar

      O que eu gosto no caso da CR-V é que por ser vendida (e muito) nos EUA, há uma gama de peças muito grande. Além de acessórios que podem ser adquiridos via E-bay. Se eu ganhasse o dobro do que ganho hoje, certamente eu iria de Discovery 3, masssssss…. como estou na vida real, o CR-V também é, por hora, o meu preferido também! rsrsrs

  • CelKitem

    E quem pensa serio neste carro tem que comprar esse ano porque ano que vem, a unica certeza e que carros feitos aqui vao continuar defazados e cada vez mais caros, ja os que vem do Mexico ou outros paises nao se sabe com "certeza" como ficarao os impostos, ja que tudo pode acontecer da noite pro dia.

  • Louis

    Belo carro, preço razoável comparando com outros carros.
    Eu iria de preto ou cinza, branco já enjoou!!!

  • leonardoforbrig

    traseira parecida com daquele SUV da volvo…

  • HenriqueHJ

    Vai faltar carros na css de tanto que a honda vai vender

  • freemontomaisvendido

    Muito bonito e boa, realmente a Honda é uma marca com excelente pós-venda e concerteza venderá muito bem, acho que consiguirá empatar e disputar com o Freemont pela liderança. Só achei meio feinho o painel de instrumentos.

    • Louis

      Verdade, o velocimetro lembra o antigo Fux, e conta-giros parece um marcador de combustivel….

  • D7V5

    Continua faltando motor.

  • zemarreta

    Eber, vc que dirigiu a ELX anterior por bastante tempo, poderia dizer se os 5CV a mais, e os não sei quantos kg a menos do modelo 2012, são CLARAMENTE perceptíveis nas acelerações e retomadas da atual em relação à 2011?

  • caiobrandao

    Muito mais bonito e elegante que o antigo, o antigo tem linhas quadradonas, ja esse não muito mas estiloso.
    Mas também não da para não notar a semelhança com o Volvo XC60 .

  • shdn2010

    Prefiro pagar um pouco mais caro e ir de tiguan, 155cv num carro deste tamanho, deve d ser muito lento.

  • YoOdEx

    NA, quanto ao desempenho então, pode-se dizer que é bom nas versões LX? Tem como comparar em relação ao Civic? Acho que o sedan tem boa potência, porém falta um pouco de torque principalmente na estrada, em subidas.

  • Binho_DF

    Sou mais VW Tiguan ou Ssangyong Korando, automáticos é claro.

  • Puxa, curti por dentro. Parece ser um carro com muito bom acabamento mas enfim, se é Honda, já sabemos como são as políticas de preço e atendimento na rede Honda.

  • renanrv

    "o modelo conta com transmissão automática de cinco marchas e tração integral em tempo real, que traciona as rodas traseiras apenas quando é necessário"

    Ou seja, nunca será utilizado. Com esse motorzão aí, nem forçando na chuva.

  • Edson Roberto

    Eber, em relação ao desempenho do modleo automatico anterior, como compara a versão LX em desempenho?

    Sobre o CR-V me parece ser um carro feito para apenas ser mais um no mercado. O que vai ajudar nas vendas é o fato de ser um "Honda, atendimento e revisões.

    Achei o interior bacana, só destaco como ponto negativo o velocimetro. O interior está legal, o painel ficou bacana, mas esse velocimetro me remete a carro do passado. Mas estamos em 2012 e esse deveria ter sido pensado para atualmente. E não falo de esportividade ou desenho futurista não, falo de um desenho atual.

  • sandrieco

    Tenho conhecidos que tem CR-V e reclamam apenas do consumo.

  • libenter_crv

    Tenho um CR-V EXL da versão anterior e deixo algumas impressões:
    – Faltou
    a) paddle shift – com o câmbio longo ajudaria bastante.
    b) motor 2.4 – bem mais adequado ao porte e peso
    c) banco elétrico pelo menos pro motorista
    – Alguns retrocessos:
    a) eliminaram o bom espaço que havia abaixo da alavanca de câmbio e o 'porta-trem' entre os bancos do motorista – a patroa usa pra colocar a bolsa.
    b) eliminaram os apoios de braços individuais nos bancos dianteiros
    c) o freio de mão no console central tomou muito espaço do porta treco entre os bancos dianteiros
    d) a divisória que existia no porta-malas, e já me quebrou vários galhos, desapareceu.
    – Melhorou
    a) design
    b) equipamentos
    – Ficou na mesma
    a) motor
    b) espaço pra bagagem
    – Outros
    80% torque a 2000 rpm = a 105km/h em 5 marcha. 80% de 19,4 dá 15,5kgfm. Num carro com mais de 1600 kg a relação peso torque (só do carro, sem motorista/passageiro/bagagem) de 103,22 kg/kgfm (o DOBRO da relação da Tiguan no mesmo giro) e pior do que a maioria dos 1.0!! Ponha 4 pessoas + bagagem e tente ultrapassar um caminhão que anda a 80km/h em qualquer subida que vai perceber que precisará da 2a marcha (num carro de 100k) pra ter um pouco de segurança!
    Ademais em D3 o carro não gera mais torque, salvo alguma alteração eletrônica, o câmbio é que fica limitado até a terceira marcha.
    85k num carro manual? Aprenderam com a Kia/Hyundai ou com o Mit ASX?
    – Geral:
    Ficou mais bonito por fora, mais feio por dentro e ficará mais manco com o tal Econ!
    Em compensação a probabilidade de tomar multa por excesso de velocidade é inversamente proporcional a de ser ultrapassado por veículos 1.6 reclamando que você está atrapalhando o trânsito!

  • gusctba

    Por um valor menor que o desse Top, a Captiva vem com um moderno 3.0 V6 de 268hp.

    Pagar mais de 100K num carro quatro cilindros é de lascar hein…

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