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Honda CRF1000L Africa Twin chega ao Brasil com preço inicial de R$ 64.900

honda-africa-twin-brasil-18 Honda CRF1000L Africa Twin chega ao Brasil com preço inicial de R$ 64.900

Os clientes do segmento de big trails acabam de ganhar uma nova opção de compra no mercado brasileiro. A Honda anunciou nesta semana a chegada da inédita CRF1000L Africa Twin, que foi mostrada pela primeira vez como protótipo durante o Salão de Milão, em 2014 na Itália, e chegou ao mercado europeu um ano depois (segundo a montadora, a motocicleta já se posiciona como um sucesso de vendas e público).



No Brasil, a nova Honda CRF1000L Africa Twin estará disponível em duas versões diferentes, com preços que partem de R$ 64.900, e chega às concessionárias em dezembro para ocupar o posto de trail topo de linha da montadora japonesa em nosso mercado.

De acordo com a empresa, a nova moto “traz novos conceitos de design, ciclística e mecânica totalmente distintos e resgata todo o DNA, know-how e tradição Honda em competições off-road para uma motocicleta de produção”. Ela tem como antecessora a XRV650V, oferecida na década de 1980.

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Honda CRF1000L Africa Twin – visual

A respeito da estética, a nova Honda CRF1000L Africa Twin não se assemelha com nenhum outro modelo disponível na atual linha brasileira da fabricante. O design da motocicleta tem como base o conceito “Go Anywhere”. Ainda de acordo com a montadora, a big trail é “prática, ágil, moderna e confortável, com alta tecnologia, que aliada às avançadas características ciclísticas e mecânicas, possibilitam ao piloto encarar qualquer desafio, seja qual for o tipo de terreno ou situação”.

Na dianteira, se sobressai uma carenagem frontal esguia, com direito a um conjunto óptico duplo e luzes de direção com lâmpadas de LED. A peça integra ainda o para-brisa, com regulagem de altura e duas pequenas entradas de ar que têm como função canalizar melhor o fluxo em velocidades mais altas. Ainda na parte da frente, há carenagens de bengala, que remetem aos modelos da década de 1980.

Quanto às laterais, o destaque fica por conta do motor com pintura escurecida e parte da estrutura à mostra, além do escapamento com dupla saída em posição mais elevada. A traseira, por sua vez, exibe um formato mais afilado, com rabeta que integra a lanterna e luzes de direção com tecnologia full LED e suporte de placa, além das alças do garupa e, como opcional, suporte para bagageiro.

A Honda CRF1000L Africa Twin oferece também um painel de instrumentos com tela LCD, totalmente digital, com dois mostradores amplos. As informações estão dispostas verticalmente, seguindo a linha dos modelos de rali, sendo que a parte de cima exibe a velocidade, rotação do motor e dados referentes ao combustível, enquanto a parte de baixo conta com o hodômetro, relógio, computador de bordo e indicadores de marcha, temperatura e combustível, cujas informações podem ser alteradas por meio do cursor.

Nos demais destaques, há a baixa altura do assento em relação ao solo. Em seu nível mais alto, o assento apresenta altura de 870 mm, sendo que motociclistas de menor estatura poderão diminuir essa altura em 20mm, fixando-a em 850 mm em seu ponto mais. A altura livre do solo é de 250 mm. Há como destaque o posicionamento (mais alto) dos braços do piloto em relação ao guidão e o ajuste das pernas mais próximas às laterais do tanque de combustível, que tem capacidade de 18,8 litros (3,6 litros de reserva).

Entre os acessórios, há kit de proteção (na cor prateada, que protege a carenagem da motocicleta e funciona como suporte para os faróis de neblina em LED, por R$ 3.350), top-box, bagageiro e encosto dorsal (com encosto dorsal, baú traseiro e componentes necessários para a instalação em alumínio e plástico com capacidade de 35 litros e dimensões 395 x 450 x 340 mm, sistema de travamento “1 Key” que utiliza a chave de ignição da motocicleta, por R$ 2.990), malas laterais (conjunto de malas laterais com sistema de travamento “1 Key”, com capacidade de 40 litros e medidas 470 x 270 x 420 mm no lado esquerdo e 30 litros e 470 x 300 x 420 mm no direito, sendo que o esquerdo comporta um capacete fechado, por R$ 4.800), para-brisa alto (em policarbonato, que é 85 mm mais alto e 30 mm mais largo que o para-brisa regular, por R$ 990) e cavalete central (R$ 1.430).

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Honda CRF1000L Africa Twin – mecânica

O motor que equipa o novo modelo da Honda é um bicilíndrico, com pistões em paralelo e movido a gasolina, com deslocamento de 999,1 cm³, comando Unicam, quatro válvulas por cilindro nos cabeçotes e virabrequim a 270º, que consegue entregar 90,2 cavalos de potência, a 7.500 rpm, e 9,3 kgfm de torque, a 6.000 rpm. Este bloco é dotado ainda de injeção programada de combustível PGM-FI, duas velas por cilindro e a ignição de comando duplo e sequencia.

A unidade tem ainda como vantagem sua concepção, que permitiu uma melhor centralização de massas e, consequentemente, centro de gravidade mais baixo. Tudo isso foi desenvolvido em parceria com os programas de competição da HRC (Honda Racing Corporation) com os modelos das linhas CRF 250 e CRF 450.

Junto a este propulsor está um câmbio de seis velocidades, com relação mais curta. A transmissão final é feita por corrente.

Ainda na parte mecânica, a Honda CRF1000L Africa Twin usa um chassi de aço com berço semiduplo (semelhante ao usado na CRF450R Rally) e subframe traseiro também em aço. Segundo a fabricante, “todo o projeto foi desenvolvido de forma a concentrar o peso dos componentes da motocicleta o mais centralizado possível, privilegiando seu equilíbrio dinâmico e agilidade durante as manobras e na pilotagem”.

As rodas são de alumínio, com estrutura raiada e pneus 90/90-21 (na frente) e 150/70-18 (atrás). Já a suspensão utiliza garfo invertido com curso de 230 mm na frente e sistema monoamortecido Pro-Link da Showa atrás, com curso de 220 mm e opções de ajustes na pré-carga da mola.

Os freios, por sua vez, ostentam disco duplo de 310 mm e pinças radiais de quatro pistões na dianteira e disco simples de 256 mm, derivado da CRF 450 Rally, com nova função, na traseira. Há também cubos fundidos em alumínio, contribuindo para a redução de peso, e sistema de freios ABS (anti-travamento) que pode ser ligado/desligado na roda traseira.

O conjunto oferece ainda o controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), com quatro níveis de controle: 1, 2, 3 e Off (desligado), sendo que intensidade diminui à medida que os níveis aumentam, permitindo quantidades crescentes de derrapagens da roda traseira.

Quanto ao escape, há um sistema de exaustão com acabamento especial, com a tecnologia CAE (Computer Aided Engineering), que visa melhorar a sonoridade e a sensação oferecida pelo funcionamento do motor. O aparato inclui duas câmaras internas, uma que consegue criar um som mais leve gerado pela alta rotação do motor, e a outra que é capaz de oferecer a tonalidade exata do solo. O escape inclui ainda uma proteção diferenciada que protege o garupa do calor. A motocicleta está em conformidade com a segunda fase do PROMOT 4 (Programa de Controle da Poluição de Motociclos e Veículos Similares).

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Honda CRF1000L Africa Twin – preços

A nova Honda CRF1000L Africa Twin começa a ser vendida em toda a rede de concessionárias Honda no território brasileiro em dezembro. Todavia, a montadora japonesa já oferece a motocicleta em período de pré-venda em seu site.

O modelo estará disponível com produção em Manaus (AM) e em duas versões: ABS e ABS Travel Edition, esta última tendo como diferenciais os bauletos para acomodação de bagagens e pertences em viagens. Ambas as variantes serão oferecidas nas cores vermelha (inspirada nas CRF) e branca (tricolor inspirada nas cores da HRC).

Confira abaixo os preços da Honda CRF1000L Africa Twin:

Honda CRF1000L Africa Twin: R$ 64.900
Honda CRF1000L Africa Twin ABS: R$ 74.900

A nova CRF 1000L Africa Twin oferecerá ainda 3 anos de garantia e o “Honda Assistance 24h”, que garante assistência durante todo o período de vigência da garantia em território brasileiro, assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Há também plano de seguro em parceria com a empresa Allianz, com valor de R$ 2.275 no primeiro ano.

No mercado brasileiro, o novo modelo da Honda vai concorrer diretamente com BMW R 1200 GS, KTM 1190 Adventure e Triumph Tiger Explorer 1200. A motocicleta da BMW tem preços entre R$ 63.900 e R$ 84.900, com um motor boxer de dois cilindros que entrega até 125 cavalos de potência e 12,74 kgfm de torque. Já o modelo da KTM custa R$ 79.000 e usa um motor V2 de 1.195 cm³, que desenvolve 150 cv e 12,75 kgfm. Por fim, a moto da Triumph parte de R$ 58.500, podendo alcançar os R$ 70.500, com um motor tricilíndrico de 139 cv e 12,55 kgfm.

Honda CRF1000L Africa Twin – ficha técnica

Honda CRF1000L Africa Twin
Motor
TipoOHC, 2 cilindros, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada999,1 cc
Potência máxima90,2 cv a 7.500 rpm
Torque máximo9,3 kgf.m a 6.000 rpm
Transmissão6 velocidades
Sistema de partidaElétrico
Diâmetro x curso92,0 x 75,1 mm
Relação de compressão10,0:1
AlimentaçãoInjeção eletrônica PGM-FI
CombustívelGasolina
Sistema elétrico
IgniçãoEletrônica
Bateria12V – 11,2 Ah
FarolLED
Capacidades
Tanque de combustível18,8 litros
Óleo do motor4,9 litros
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura2.334 x 932 x 1.478 mm
Distância entre-eixos1.574 mm
Distância mínima do solo250 mm
Altura do assento870 / 850 mm (STD / LOW)
Peso seco212 Kg (versão sem assessórios)
Chassi
TipoBerço Semiduplo
Suspensão dianteira/CursoGarfo telescópico/230 mm
Suspensão traseira/CursoPro-link/220 mm
Freio dianteiro/DiâmetroA disco/310 mm (ABS)
Freio traseiro/DiâmetroA disco/256 mm (ABS)
Pneu dianteiro90/90 – 21M/C
Pneu traseiro150/70 – 18M/C

Galeria de fotos da Honda CRF1000L Africa Twin

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