Honda Sedãs

Honda dá esclarecimento oficial sobre problema de roubos de estepe do New Civic

honda-apresenta-civic-lxs-c-para-concorrer-com-corolla-gli Honda dá esclarecimento oficial sobre problema de roubos de estepe do New Civic

Recebemos um contato de engenheiros da Honda, a respeito da matéria do site De 0 a 100 que comentamos aqui no NA, falando sobre os roubos de estepe do New Civic. O problema existia mesmo até as unidades 2010, mas por causa da função conforto do alarme.



O porta-malas podia ser aberto usando a chave sem que o alarme disparasse, mas isso infelizmente fez com que aqueles que estouravam a fechadura também não tinham problemas com o alarme.

Segundo a Honda, o sistema antifurto foi concebido para minimizar a possibilidade de furto do automóvel, através do acionamento da buzina. Porém, ações de vandalismo, ou seja, quebra do cilindro da porta malas com consequente roubo do estepe, fogem do controle do fabricante. Pode ocorrer de o alarme disparar e o proprietário não notar, por não estar próximo ao veículo no momento do disparo. Após o furto, como o porta-malas é fechado novamente, o alarme pára e volta a monitorar. Caso haja nova violação, o alarme volta a disparar a buzina. Desta forma, é possível o proprietário retornar ao veículo e não perceber que o alarme disparou, tendo objetos furtados no interior do porta-malas.

Mudança do sistema a partir de 2011, segundo a Honda: Nos modelos 2011 o sistema de “conforto” foi desativado e o alarme só pode ser desligado pelo controle remoto. Assim como qualquer item do veículo, o sistema de alarme recebeu atualizações e melhorias, o que não significa que as alterações são decorrentes das ocorrências relatadas. Lembramos que nenhum sistema antifurto tem 100% de eficácia diante da variedade e novos meios de vandalismo aplicados.

Trava da Access: Quanto à trava antifurto, o equipamento é um acessório (portanto item opcional) comercializado pela Honda Access, que pode reforçar a segurança em situações em que o motorista deixa seu veículo com a chave principal com um terceiro.

  • MarcosMV

    Pô Honda, miguelando uma trava?!

    • Leandro1978

      É uma trava que custou bilhões para seu desenvolvimento e não é possível que seja um item de série, dado os custos de desenvolvimento e produção. Tanto que é um item que encarece em mais de 100% o valor do veículo, sendo tão caro quanto uma blindagem nível proteção do presidente dos EUA.

      ps: Estou sendo sarcástico…

    • Movido à Capim

      Vamos aguardar mais um recall!

    • piracaia1999

      Tem que miguelar mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Afinal de contas são míseros 75.000,00 por um carro que custa 40.000,00 em qualquer outra parte do planeta terra!!!!!!!!!!!!! Marcos os caras tão na pindura brother!!!!!!!!!!!!!!!

  • Renanzito

    O que seria uma simples trava para Honda…. vacilação isso ai.

    • FSaccon

      Orra, uma trava com a marca Honda estampada custa uns… 3 mil reais. :)

      O necessário é somente um botão do tipo aqueles que tem na porta do carro, porta luvas, que acendem a luz quando a abrimos. Se abre a tampa do porta malas aciona o alarme. Traz aqui que eu faço na hora, hehehe.

      • Renanzito

        Olha o Merchan aee!! UEHAHEUAHE daqui a pouco vou fazer propaganda dos Leds que eu vendo tmbm… =X rsrsrsrrs

        • FSaccon

          Eu tô de sacanagem. Nem sei como funciona a trava do porta malas e nem mexo com isso. Mas me parece uma coisa tão simples que a Honda não dá atenção, que já fiquei nervoso :). Minha opinião, já expressa em outros posts, é que o estepe deveria ser fino, para rodagem de pequenos percursos, igual aos da Kia. Nenhum ladrão iria abrir um carro só para roubá-lo.

          • luizhmanfro

            Concordo. A função do estepe é tão somente permitir que o motorista chegue até uma borracharia ou posto de serviço para que o reparo ao pneu seja feito. Infelizmente alguns motoristas o usam como uma quinta roda substituindo o conjunto mais desgastado.

            É literalmente uma furada!

          • Cil

            Ehehehehehe… pois é! Se bem que como o uso de bicicletas está aumentando em muitas cidades, nesse caso, quadrilhas se especializariam em roubar os pneus de bicicleta dos carros… KKKKK!!!!

            Confesso que se tem uma coisa que eu não gosto nos carros da KIA é o estepe. Eu sei que nos EUA e Europa, eles são assim fininhos ou até não existem, sendo substituídos por kits de reparo, mas eu não gosto.

          • Scyc27

            a legislação não permite carro nacional ter estepe fino…

  • marcio233

    Em outras marcas também acontece esta economia porca. Dor de cabeça desnecessária para quem paga tão caro nos nossos automóveis.

  • andre_0102

    Essa "economia" da trava até se entenderia em um carro popular, mas em um civic é dar tiro no pé, um itém barato que encarece a imagem do carro. Gastam mais em marketing p/ explicar tal problema do que se viesse de série.

  • Na linha Fiat o Punto/Linea sofrem desse mal. O meu já foi arrombado e foi levado o estepe 16" original, igual a roda. Depois disso, mandei arrumar o miolo da porta do passageiro ( Linea não tem fechadura no porta malas) num chaveiro (assim mantive a chave original) e coloquei uma roda de ferro aro 15" com pneu meia boca. Meses depois arrombaram de novo mas nem levaram nada, já que não deixo objetos de valor dentro do carro e o estepe é de carro velho…
    Infelizmente no Brasil, as empresas são obrigadas a desenvolver novos recursos ou se ver no meio de processos, devido a falta de educação e políticas brasileiras, o que gera esse monte de meliantes que trocam estepes de mais de mil reais (meu caso) por 02 pedras de crack. Isso não vale só pra carros. Bancos tem que isolar caixas com parede, mercadinhos não podem mais ter caixas eletrônicos, esses tem que manchar ou queimar notas pq a moda é explodir… Viva o Brasil…

    • Gustavo

      Verdade, Punto, Linea e Stilo tb tem o mesmo problema.

    • Luciotz

      Alexandro, este comentário é inteligente e completo. Muito melhor do que ficar colocando a culpa no fabricante pelo vandalismo brasileiro. Já que as pessoas não conseguem cobrar dos nossos governantes e muitas não tomam medidas mais honestas (quanta pessoas compram pneus e rodas originais por uma bagatela e nem questionam a origem) com esse tipo de situação teremos que conviver.

      • Edson Roberto

        Na verdade Lucio, tudo é contra nós. ISso é uma falha do governo, mas quem paga somos nós por soluções que cabem a sempre nos onerar.

        Pode ter certeza que amanha é capaz de colocar um alarme obrigatorio mas que se adicione valor ao custo final do veiculo.

    • Movido à Capim

      Caro Alexandro,
      Esse pais nosso esta necessitando de novas campanhas contra o governo (que apenas funciona sobre pressão, onde estão os "jovens das diretas"?), vamos torcer para as futuras gerações não precisem passar por isso!

    • CWBdriver

      Se serve de consolo, o meu tb foi roubado aqui em Curitiba. Absurdo o Linea sair de fabrica sem alarme no Brasil…

  • jersaosp

    Isso aumentaria os custos em R$ 0,001 oq tornaria a produção inviável ou eles teriam que aumentar o preço final repassando ao consumidor com um pequeno acréscimo de 10mil no valor final do carro!

  • thiagolamim

    Com certeza a honda ta pensando pequeno, uma trava que ajudaria a melhorar a imagem do carro.
    Um carro que nada se fala mal dele, é um carro que vende.
    eu acho que ela esqueceu o segredo de seu numero de vendas a fama de mecanica robusta "inquebravel"

  • KamatsuKyoto

    Só eu que não engoli essa desculpa?

  • andrevidigal

    Dona Honda tem umas economias porcas, que são totalmente fora do mercado, como se faltasse aquela velha oficina com fanáticos e críticos antes do lançamento dos carros. Tá bom que é um carro mundial, mas não é necessário uma REGIONALIZAÇÂO dele de acordo a cada mercado??? Toooooooma Honda!!! Aprende!!! Até a Toyota aprender recheando o Corolla de mimos, que tanto se exigia!!!! (mas elevou o preço na estratosfera)!!!!

    • Julio_F

      Mimos no Corolla? MIMOS?
      Por isso o mercado brasileiro está do jeito que está. Qualquer coisa que não seja volante+motor+4rodas é mimo.
      Mentalidade porca.

  • 430scuderia

    Legal os novos vem atualizados, e os modelos "antigos" ficam desatualizados… ISSO AE !

    • Julio_F

      Via de regra é assim que funciona, com tudo, não só com carros.

  • Matheus_P

    incrivel a falta de comprometimento nesse caso.

  • aprs

    Ao menos a empresa se pronunciou e alterou o funcionamento do alarme com custo zero. A bandidagem vai no carro que está mais fácil.

    Vejo duas opções: ou se coloca trava de fábrica em todos os carros (uma lei deixando clara a incompetência do Estado) ou se troca o tamanho do estepe. Ambos os casos não impedem o roubo.

    O que não pode acontecer é cada um arcar com seu dispositivo de segurança e mesmo assim ter o carro arrombado porque o bandido não sabe se o carro tem trava. Botar um adesivo indicando que o estepe tem trava é terrível. No caso de deixar a chave no estacionamento pode resolver, porém você terá que levar o destravador com você. Tudo muito complicado.

  • Diego Casagrande

    Deveriam melhorar o sistema de alarme em todos os carros de série não só no caso do Civic. Se no caso de disparar o alarme tem muita gente que está longe mesmo e o alarme fica soando até que ele desligue automaticamente. Deveria ter um sistema de alarme que ao ser disparado no veículo deveria ter um comando na chave que dispararia também, como um vibrador e um bip, alertando o proprietário isto minimizaria ainda mais os roubos.

  • Mak73

    Comparando o Japão com o Brasil em termos de roubos de carros,para os olhos dos Brasileiros é pouquissímo ou quase nada em indices de roubo de carro no Japão.
    Por isso os engenheiros Japas não tem idéia do que Brasileiro é capaz de roubar,para eles são coisas tão pifias e inimaginável que um ser humano roube isso para ganhar dinheiro e se drogar.
    Vou contar um causo….A mãe de um colega acordou de manhã cedo para varrer a calçada em frente de casa,e um vagabundo passou e tomou a vassoura e saiu correndo,isso mesmo roubou uma vassoura.
    Então roubar um estepe é uma mina de ouro.

  • ccoala

    Pessoal metendo o pau na honda, agora pergunto, qual montadora coloca trava de estepe?
    Já vi carro que roubaram as 4 rodas, deixaram o carro no chão!
    Tive um Corsa que cortaram o cabo da bateria (muuuito fácil acesso, só cortar a gradinha de plástico na base do parabrisa) e desligaram o alarme para roubar o som. Também tive que comprar uma peça tosca de plastico na concessionária, para que o cabo da bateria não fosse mais cortado. Ou seja, de que adianta o Corsa ter alarme, se qualquer criança consegue desarmar?
    Atenção donos de Corsa (mod."novo" de 2002), dêem uma reparada na bateria, é muito fácil cortar o cabo.

    • JHerzévRN

      Nenhuma montadora tem essa trava de estepe, nem as coranas que tanto endeusam por aqui. Isso pra não dizer dos que vem com estepe na parte de baixo da carroceria e nem um cadeado possuem, obrigando seus donos a instalar correntes ridículas.
      Mas é Honda e agora é a odiada da vez.

      • Mystvan

        Sim, mas isso não desmerece a crítica, pois o problema existe e persiste. É o mesmo caso do Fiesta, pois você poderá abrir o porta-malas via controle remoto sem acionar o alarme mesmo com o alarme ainda ativo. Eu nunca tentei abrir o porta-malas com a chave e alarme ativo. Mancada da Ford. =/

  • Não digo que a Honda está certa, o problema é que para cada engenheiro responsável em desenvolver algum equipamento de segurança, existem no mínimo 10 pessoas tentando descobrir como burlar.
    Conconrdo com o comentário que diz que o pessoal rouba estepe e troca por crack e tals, o problema é de segurança pública também, se for assim, logo os donos dos carros vão reclamar de sequestro relâmpago e assaltos.

  • Cil

    Eitá essa Honda! Vou te contar viu! Nonô Correa é pouco!

    A Nissan bem que pudia criar uma propaganda criativa com mais essa…. eehhehehehehehe

  • AmmmmmP

    A única coisa que eu olho em portamalas de carro sedan é se tem abertura da tampa por dentro no caso de sequestros. Estepe eu ando sem… ou coloco um velho lá.

  • Robertinho1988

    Meu pai teve o estepe dele roubado a 3 meses. é uma falha ridicula da honda, eles nem se preocupam com o consumidor, uma coisa simples de se fazer. cheguei na css para comprar o pneu e avisei do roubo, eles apenas falaram que ja sabem do problema e sabe o que fizeram? falaram apenas isso, " é realmente, eles descobriraram a falha do civic" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ai ele foi e simplesmente tirou uma xicote do porta malas ao abrir sem a chave original o alarme dispara, se o xicote estiver encaixado o alarme nao dispara!!
    isso é apenas aqui no brasil mesmo, nao tenho nem duvida.

  • Julio_F

    Olhe 50 carros que andam em Nova Iorque.
    Veja quantos são Honda, quantos são Hyundai, e quantos são BMW.
    Case closed.

    • Mystvan

      Ora, poder haver predominância de determinada marca em New York enquanto que nos EUA como um todo, pode não haver a mesma proporcionalidade. Você deve considerar as posições das marcas no mercado dos EUA e não apenas numa cidade, pois correrá o risco de obter dados estatísticos com viés.

    • Julio_F

      Eu não falei dos EUA como um todo (se bem que a penetração da Hyundai lá é bem menor do que o que eles querem fazer parecer).
      Falei de Nova Iorque, uma cidade entre as dez mais ricas do mundo, como São Paulo. Só que em Nova Iorque o povo compra carros, já em São Paulo (como no resto do país)… paga-se valores ridículos por carros ridículos.
      E o pior: tem gente que acha que é chique andar de Honda ou de Hyundai. Haja paciência.
      Chique é não ser burro. Não ser burro é comprar um carro que satisfaça suas espectativas sem comprometer sua renda. Só que infelizmente no Brasil isso é privilégio de poucos.

  • BolGola

    HAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHA….

    Me divirto com essas explicações absurdas hahaahahahahahhaa…

    MODO "CONFORTO"…

    Essa é nova…

    O que os peões da Honda fizeram foi uma reconfiguração da central eletrônica do carro hehee… coisa que qualquer programinha de computador á venda no Ebay, permite que o dono faça no carro. A Honda não fez NADA DE NOVO no projeto do carro…

  • ACR

    "…roubo do estepe, fogem do controle do fabricante."

    Até entendo, mas não daria pra alguém prever essa prática de delito? Faz muito tempo que isso ocorre em outros modelos.

    • Edson Roberto

      Foi como um comentario mais acima…

      Adicionou o preço de R$0,001, já muda o preço final do carro. Sai caro demais botar mais um sensor….

      Alias que idiotice essa de tocar o alarme e ao fehcar a porta parar de tocar…. se o alarme é para identificar algo acessado indevidamente, porque para de tocar???

      ACR, vc é o mesmo que posta em site de android de SO customizado?

      Abraços

      • ACR

        Sou sim, qual fórum q vc acessa?

  • gustavodornas

    A Fiat também poderia fazer alguma coisa a respeito disso, já que o novo uno é o carro mais fácil de abrir que existe. Basta puxar a fechadura com uma chave de fenda.

  • 3dimensional

    Essa Honda marota já pegou o jeitinho brazuca mesmo né?

    • Mystvan

      Eu não sei se este problema é apenas aos veículos fabricados aqui ou também estende-se ao exterior. Quem sabe?

      Bem, pelo menos a Honda reconheceu a existência do problema e corrigiu-o. Antes tarde do que nunca. Bem que a Honda poderia convocar os antigos proprietários para a troca/modificação do sistema de forma gratuita. Dessa forma, minimizaria as críticas e reclamações.

  • cmoret

    Não é só nisso que a Honda miguela….
    Aquela dobradiça de alça da tampa do portamalas é algo nojento. Num carro de 75 mil reais, você ter as malas amassadas e perder um espaço precioso do mais minúsculo portamalas do segmento é realmente um disparate.
    Quanto custa uma dobradiça pantográfica?????? Duas economias porcas. Lamentável.
    Sem falar da ferrugem dos bancos ….

  • drhn

    O grande erro não é esse pessoal. O projeto deste carro vem dos EUA ou Canada. Lá não temos esses vandâlos roubando som de carro e estepe. Aqui neste país medíocre temos isto. O que a Honda precisa é adequar o projeto para o uso no Brasil. Eles sabem disto então a maneira de fazer é mudar o projeto. Tira-se o miolo do carro e deixa sem o miolo, assim não tem problema de arrombar. Elabora-se uma abertura igual do Fit, apertando uma maçaneta que fica por cima placa de indentificação do carro. Dai a abertura fica somente internamente pelo botão que fica no assoalho ou pelo controle na chave, que ao desarmar o alarme, destrava-se automaticamente a tampa e abre-se pela maçaneta, tornado-se o miolo desnecessário. Simples e fácil.

  • drhn

    Parte 2

    Tudo bem que tem um custo, mas é uma medida simples que evita o furto de step. Agora para evitar o roubo do step em serviços com manobristas ou em estacionamentos utiliza-se então a chave do manobrista e a trava de step que é vendida no mercado paralelo. O miolo do porta malas do Civic é muito fraca, qualquer chave de fenda abre. Outro problema da Honda é o alarme original que não tem sensor de ultrassom. Se alguém quebrar o vidro o alarme não toca. Seria dificil a Honda equipar um carro de mais de 60 mil com um ultrassom? Tem coisas que não dá para entender e nem precisa ser Engenheiro para resolver simples problemas, deixando clientes insatisfeitos e até mudando de marca. Fica aqui minha indignação, já que fui vitima do furto do step do meu carro.

  • Nome

    Boa tarde, se desconectar o terminal da fechadura do porta-mala o alarme vai disparar. É um absurdo, aconteceu comigo o furto do estepe, mochila com Notebok, caixa selada e outros pertences.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend