Europa Honda Mercado Montadoras/Fábricas

Honda deve fechar fábrica no Reino Unido em 2022

Honda deve fechar fábrica no Reino Unido em 2022

Um relatório vazou no Reino Unido e dá conta de que a Honda tomou uma decisão que é reflexo direto da atual crise que vive o país, o Brexit. O documento diz que a montadora japonesa tomou a decisão de encerrar as atividades na planta de Swindon, que atualmente produz o Civic hatch.


A medida será efetivada em 2022, segundo a informação. O local emprega hoje 3.500 pessoas e é a única fábrica da Honda no mundo que faz a atual geração do Civic hatchback, vendido na Europa, Japão, EUA e outros mercados. A capacidade instalada atual é de 100.000 carros por ano e o local é também o único complexo fabril da marca no velho continente.

A informação também revela que a Honda pretende manter sua sede europeia em Bracknell, assim como a base da equipe de Fórmula 1 no país. A montadora nipônica não comentou o relatório, mas um parlamentar britânico afirmou que a decisão da empresa não se deve ao Brexit, mas à consolidação da produção europeia da marca no Japão, o que deve acontecer em 2021.

Honda deve fechar fábrica no Reino Unido em 2022


Sendo esta ou não a causa, o vazamento do fechamento de portas em Swindon não poderia vir em pior hora, já que o relógio está correndo contra os britânicos, que precisam aprovar um acordo comercial com a União Europeia até o fim de março, sob risco do país entrar em colapso com escassez de alimentos, produtos gerais e até de medicamentos, já que as aduanas de fronteira serão paralisadas.

A Ford já desenha sua retirada britânica devido aos elevados custos e a Jaguar Land Rover continua sua política de cortar custos (e produtos), direcionando o grosso da produção para o continente. A Nissan não deve ficar sozinha no barco, muito menos a Vauxhall, que pode ser suprida pela Opel na Alemanha e demais fábricas da PSA na França e Espanha.

[Fonte: Auto Express]

Honda deve fechar fábrica no Reino Unido em 2022
Nota média 4.8 de 5 votos

  • R. Rover

    Direita xucra e incompetente.
    Está arrasando o País. Começou com Tatcher e vai acabar de destruir com May.
    E os próximos na fila são os EUA e o Brasil.

    • Jamilton Junior

      Na verdade é o populismo que esta acabando com a Inglaterra, visto que a oposição ao governo capenga dos Conservadores tem como líder também um populista que tem visão ultrapassada no campo econômico que mais parece um Hugo Chávez inglês

    • Ernesto

      Esquerda bondosa e competente! Paz, amor e tolerante!
      Vamos todos adotar a política esquerdista de Cuba e Venezuela!!!
      Parabéns R. Rover por ter essa excepcional visão! Aplausos para você!!!

      • R. Rover

        O êxodo de empresas da Venezuela será um pick nick com relação ao do Reino Unido.
        Estou até pensando em mudar meu avatar e meu nick.
        Vergonha!

        • th!nk.t4nk

          Acredito que a Land Rover vá ficar bem. Eles acabaram de inaugurar fábrica na Eslováquia e já têm planos de ampliarem a produção lá. Além disso eles têm bons produtos. Quem sai perdendo infelizmente é o Reino Unido. Mas vamos ver, acredito que ainda possa ter reviravolta aí. Se conseguirem convocar um novo plebiscito, o negócio reverte. O duro é conseguir fazer os Tories largarem o osso. O ego dos caras é grande demais.

          • R. Rover

            E não é só montadora de automóveis.
            São bancos e empresas diversas, como a Unilever que saiu fora de lá.
            A Inglaterra já vem em um longo processo de decadência econômica e, agora, certamente vai se agravar muito mais.
            Já li, inclusive, que empresas vão sair de lá, com o Brexit negociado ou não.

        • Ernesto

          Realmente esse seu avatar não tem nada a ver com o seu pensamento.

          • R. Rover

            É simplesmente o orgulho de ter sangue inglês.
            Pelo menos era.

            • Ernesto

              E para o UK deve ser uma decepção ter um “filho” esquerdista.

              • Evandro

                Boa

          • Evandro

            Ernesto, as vezes acho vc um chato, mas vc tem razão…

            • Ernesto

              KKKKK!!! Sei que sou chato, mas agradeço por concordar comigo na questão desses alienados.

              • Evandro

                Kkkk, abs

        • Não adianta conversar com esse povo alienado que acredita na Ursal

          • Antonio

            Esse Ernesto é velho conhecido de blogs.
            É o ‘Ernestim’ do MBL.

            • Ernesto

              Fala Toninho, querendo passar vergonha mais uma vez? KKKKKKKK

      • Mundo é muito maior que Cuba ou Venezuela. Citar esses exemplos é puro desconhecimento de causa. Pensamento de esquerda clássico morreu assim que o muro de Berlim caiu em 1988. Seria gratificante ler comentários sobre a esquerda pautados em argumentos intelectuais e não em mensagens de whatsapp. Uma leitura obrigatória seria: “Fim da história” de Francis Fukuyama. Difícil mesmo é fazer brasileiro ler além dos 180 caracteres do twitter.

        • 4lex5andro

          Devem ser argumentos tão concisos quanto ”direita xucra e incompetente”, ou seja, 2 errados não fazem 1 certo.

        • Ernesto

          Alex Souza, na teoria a esquerda é linda e maravilhosa, mas na prática sabemos muito bem como ela é.
          Não adianta nada você ficar escrevendo bonito, falando sobre tais livros se a realidade é bem diferente. Veja só como é a esquerda na AL: é sempre de ódio, de perseguição, de decadência.

    • leitor

      Estados Unidos estão crescendo e muito bem. Brasil está retomando. Nenhum dos dois estão perdendo fábricas. Xucra e incompetente é a esquerda.
      O Brexit não é nada de governo. Foi um plebiscito.

      • Ananias Anacleto

        Ah, não está perdendo é? Carrier (depois de receber dinheiro do contribuinte americano fechou e foi pro México), GM (só poucas 14.000 vagas serão fechadas, anos depois de receber uma bolada de dinheiro do contribuinte)… só para citar como exemplo, tem mais na lista…. agricultura, indústria de carvão. etc etc. Esquerda, direita…. isso não existe, o que existe é lobby e mais nada. Se apegar nessas baboseiras de ideologias é ser fraco demais, é quase igual a fanatismo relogioso, não pense, só repita o que te mandaram dizer e rejeite tudo o que o “inimigo” diz……. ou seja, os fanáticos de esquerda ou de direita só são marionetes usadas no jogo de quem quer poder e lucro a qualquer custo.

        • leitor

          De certa forma os acionistas que são americanos receberão os lucros. Direita sim tem feito os EUA mesmo com essas perdas ainda ter mais geração de empregos e ficar no positivo. Esquerda tem perdido bastante. Sim existem lobbys, mas os ligados às esquerdas são bem mais nocivos. E de todo jeito estamos no meio do jogo, não adianta muito pensar diferente se essa regra está valendo e não se está no camarote pra ficar só de ver.

  • Airplane

    Até para fechar uma fábrica são lentos !

  • th!nk.t4nk

    O Brexit tá fazendo um estrago irreparável ao Reino Unido. Vem uma década difícil aí pela frente.

    • 4lex5andro

      O Reino Unido com o Brexit está tentando reparar o erro de ter se submetido a UE durante tanto tempo. Melhor tivesse seguido os exemplos de Noruega e Suíça que nunca aderiram ao bloco.

      • Miguel

        Garanto que o RU teve bastante benefício com a entrada na UE, assim como outros países membros. A população da UE pôde viver e trabalhar, mudar de vida se quisesse. Temos que ver o quadro geral, não essa bobagem de “agora a UE é má”.
        Essa saída da UE foi uma atitude burra de um político idiota, que achava que o povo tem que decidir tudo. Não tem, não..

      • th!nk.t4nk

        Noruega e Suíça são países de conjuntura totalmente diferente (além de serem minúsculos). O Reino Unido sempre foi super dependente de importaçoes, logo é um dos que mais se beneficiavam do bloco comercial. Agora o bicho vai pegar.

        • 4lex5andro

          Os três importam muito do que consomem, especialmente alimentos e nada indica que Noruega e Suiça estariam melhores com a UE, ou o Reino Unido mais pobre sem a UE também.

  • Zé Mundico

    Outra que está pensando em cair fora da Inglaterra é a BMW.

  • Quanta tolice em relação ao Brexit. A União Europeia toda está começando a se esfacelar. Itália será a próxima a pular fora. Logo não restará nada desse bloco proto-socialista.

    • Diego Lip

      Tolice? Olha aí, quase todas as montadoras estão saindo do Reino Unido e indo pra União Europeia (bloco proto-socialista?).

    • th!nk.t4nk

      A Itália não irá pular fora. A ideia deles é justamente mudar a UE de dentro pra fora, ao invés de saírem (por isso se associaram à Polônia, um país que por sinal se beneficia pra caramba com a existência do bloco e jamais o abandonaria). Quanto a UE estar se destruindo, como gostam de dizer nos EUA, esse papo já vai pra mais de 20 anos. Uma vida inteira repetindo isso, e a UE continua firme e forte. Virou piada já. Ah e acabaram de assinar acordo de livre comércio com o Japão, criando a maior área livre de impostos de circulação de mercadorias do mundo. Se isso for fracasso, imagina o que seria sucesso então.

      • Miguel

        Tolices como chamar a UE de socialista, globalista, etc., são a linguagem do momento de seguidores do “grande” mago Olavo de Carvalho.
        Sinceramente não acho essa guinada da Itália interessante, brigando com França, se unindo à ultra direita e nacionalistas de Áustria e Alemanha. Tenho medo.

        • Fanjos

          Faça uma viagem para a França e veja como Paris esta “maravilhosa”, só tome cuidado para não ter o seu iPhone enriquecido culturalmente por algum assaltante refugiado

          • th!nk.t4nk

            Sim, mas Paris já essa m* há décadas. Isso vem lá do período colonial. Fizeram falantes do francês no mundo todo, agora aguenta. Nao tem nada a ver com a Uniao Européia, pois já tinha muuuito imigrante antes de criaçao da UE. O Reino Unido é um caso mais crítico ainda, pois nem sequer faziam parte da zona de Schengen e têm mais imigrantes do que a tão criticada Alemanha. O existência da UE na verdade ajudou muito mais (e positivamente) na imigraçao local, de gente da própria Europa que se deslocou pra trabalhar no país vizinho. Se nao fosse isso, os mais ricos do bloco jamais teriam mantido o nível de crescimento dos últimos 20 anos.

          • Miguel

            A culpa é da França porque ela recebeu refugiados fugindo de caos, fome e guerra! Ótima justificativa.
            A questão dos refugiados é muito mais complexa do que um mercado comum feito pra fortalecer a região economicamente, embora englobe outros benefícios, claro.

            O mundo sempre foi xenófobo, os guetos foram se criando, mas isso não é privilégio de nenhum governo, seja ele de esquerda ou direita.

      • Cosi fan Tutti

        Prevejo dominação japonesa na Europa, é que o Japão esta meio que em baixa, agora estão subindo sao as empresas coreanas e chinesas, bem mais inovadoras.

      • 4lex5andro

        No caso de países pobres da UE {como Espanha, Grécia e Portugal}, foi de grande valia, mas ainda assim tem um preço, a austeridade econômica e endividamento com credores {especialmente bancos alemães, como na Grécia e Turquia por ex.}. Um preço justo até, na verdade.

        Mas o que o Brexit mostrou foi o quanto isso é/seria também interessante{?} pra os países mais desenvolvidos do bloco europeu.

        • Miguel

          Acho que todos ganham na grande maioria das vezes.
          Imagina o efeito dos choques econômicos nesses países se eles não tivessem aderido ao euro?
          A crise de 2008 jogou alguns países no buraco porque sua situação fiscal estava péssima, não porque eles faziam parte do euro.
          Engraçado esse povo que se diz progressista e apoiador da abertura econômica, querer fechar seu país e sair de um bloco econômico, por questões estruturais do seu próprio país, achando que tudo vai se resolver!

          Paulo Guedes, coitado, diz acabar com a taxação sobre o leite importado, veio bolsonaro e acabou com a festa. Ué, meio contraditório isso.
          Como é que os subsídios vão cair se na primeira reclamação o Bolsonaro já muda de idéia? (o que vem acontecendo bastante ultimamente).

  • Não ha como fugir da economia globalizada quando se quer ter conforto e benesses que ela traz. Toda é qualquer política, econômica ou ideológica, que vá contra tende a fracassar. Fato é que todo e qualquer parceiro comercial, por menor que ele seja, tem seu valor potencial, pois se por um lado não atende as demandas das grandes corporações, atende os dos pequenos produtores. Pena que o brasil esta indo para o mesmo caminho tratando-se de Mercosul.

    • leitor

      O Mercosul nunca foi muita coisa. E ultimamente tinha sido menos ainda. Os membros têm que mudar bastante para melhorar. Aí sim, seria uma boa.

  • Mario

    Agora tudo é culpa do Brexit. A pergunta que fica é, por que vão transferir a produção para o Japão? O UK estava ficando nas mãos da Alemanha. Italia e França estão indo para o mesmo buraco. A Alemanha está acabando com a produção nestes países.

    • leitor

      Falta de direção da França e da Itália. Ambas têm condições de dar um bom salto. Mas somente a Alemanha tem investido.

  • mmcinza

    Aqui em UK esta discussão de empresas pulando fora, já deu o que falar e do lado das nipônicas, a Nissan UK já cancelou a ampliação da fábrica p produzir a X-trail aqui é agora a Honda pulando fora.
    Um ponto que a reportagem não comenta, mas que tbm ajudou a fomentar a decisão é que a UE fechou um acordo com o Japão aonde os carros poderão entrar sem imposto de importação, ou seja pra que a Honda, que não vende tanto assim na Europa vai manter uma fábrica em UK, que corre um baita risco de ainda ter que pagar I.I. para o carro entrar em país do bloco europeu? Apenas 10% do que a fábrica produz, fica em UK, o resto vai para a UE.

  • Cosi fan Tutti

    A Ford também acabou de anunciar fechamento de uma fabrica em SP.

  • Cosi fan Tutti

    Se o Reuno Unido negociar diretamente com a China, poderá se beneficiar. Os chineses gostam muito da tradição inglesa, tem Hong Kong, ligações comerciais seculares etc.. Tem sim vida fora da UE, e eu acredito no UK. O mundo esta mudando, e as empresas também.

  • sepchampions

    Tá faltando país de 3° mundo pra sustentar o luxo do 1° (o animal chinês virou o monstro que devorará seus donos) e pra completar ainda tem a bagunça e os gastos na guerra ao terror. Só quero ver como o mundo vai ficar nos próximos 50 anos.

  • Evandro

    Jah jah vai ter sindicalista safado dizendo: Culpa do Bolsonaro…..

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email