Finanças Governamental/Legal Honda Japão Nissan Tecnologia

Honda e Nissan querem tornar a fibra de carbono popular

fibra-de-carbono Honda e Nissan querem tornar a fibra de carbono popular







Uma maneira ótima de fazer com que qualquer tipo de carro fique mais leve e mais reciclável é usar fibra de carbono nele. Só que o preço deste material tem aumentado estrondosamente nos últimos anos, e rumores mencionam que mais um aumento está por vir.

A Honda e a Nissan querem tornar seus carros ainda melhores e querem colocar a fibra de carbono nessa iniciativa. Elas fizeram uma parceria com a empresa japonesa Toray, que faz fibra de carbono, para pesquisa e desenvolvimento, criando fibra e carbono mais barata para uso em carros.

E a melhor parte é que elas terão a ajuda do governo japonês. Ele vai injetar cerca de dois bilhões de ienes no projeto, em um período de cinco anos. Então, se tudo der certo, deveremos ter fibra de carbono bem mais barata no meio da próxima década.

O peso dos carros, se a fibra de carbono for empregada massivamente, poderia ser reduzido em até 40%. Os custos de produção também diminuiriam.

[Fonte: Reuters]



  • lamb0

    Bom, bom… Tinham que ser os japoneses..
    Nao consigo ver uma iniciativa como essa partindo dos americanos, só quando a coisa aperta..

  • Guidson

    [Comentario #93213 sera citado aqui]

    [2]

  • Luis.J.R.

    Aqui acho que sai mais barato com fibra de vidro
    mesmo?Até hoje eu me-lembro dos pumas e miuras, a e
    também os carros da gurgel que usava esse material que era mais barato do que usar metal.Apesar que alguém sabe se ainda o novo dono da gurgel ainda vai relançar o jipe tocantins. :??:

  • Gustavo Souza

    Não pode parar na fibra de carbono não!

    O monopolio dos metais tem que acabar na industria automobilistica!

    Acho que madeira, bambu, fibras vegetais, plasticos, fibra de vidro, o proprio vidro, e todos materiais devem ser utilizados na produçao de carros!

    Com o aumento gradual do preço do aço e outros metais, materiais alternativos serão mais estudados e colocados nos veiculos.

  • Raphael

    [Comentario #93222 sera citado aqui]

    Mas a fibra de carbono,além de leve,é extremamente resistente,portanto se a Honda e a Nissan realmente baixarem o preço da fibra de carbono,com certeza será mais vantajoso usá-la do que usar a fibra de vidro.

  • Giovanni

    Fibra de carbono é resistente, porém frágil. Tenho minhas dúvidas se realmente seria um bom material para carros. É provável que a notícia esteja errada e

  • Giovanni

    …e estejam falando de fibra de grafite, esta sim bem mais interessante para substituir chapas metálicas. A fibra de grafite não é tão dura quanto a de carbono, mas ela absorve melhor os impactos, não é tão frágil. Além disso, é bem mais barata para fabricar. Infelizmente generalizaram o termo “fibra de carbono” para indicar grafite também. São dois materiais distintos, apesar da generalização.

  • PedraumF

    Únicos defeitos da fibra de carbono:

    Baixa resistencia a calor excessivo
    Cara e difícil de trabalhar (tudo tem que ser feito à mão)

    Quanto a resistencia, peso, absorção de impacto… essa fibra supera, e muito, o ferro, aço, alumínio ou fibra de vidro.

    No fim das contas, só usam em super-carros e em partes de esportivos, aviões de caça e coisas do tipo…


Send this to a friend