Honda e: prototype é o Novo HR-V em formato elétrico na China

Honda e: prototype é o Novo HR-V em formato elétrico na China

O Honda e: prototype surgiu no Salão de Xangai 2021 como o primeiro modelo elétrico desenvolvido pela própria marca japonesa para atuar no mercado chinês. A empresa pretende lançar 10 produtos com bateria nos próximos anos no país asiático.


O conceito mostrado no salão chinês deve surgir como uma versão de produção no próximo ano, mas ele tem potencial de se tornar a versão ou equivalente eletrificado do Novo HR-V. A ideia pode ser a mesma do Civic em relação ao Insight.

Honda e: prototype é o Novo HR-V em formato elétrico na China

Tendo que cumprir com exigências ambientais, a Honda terá que ampliar a gama de modelos elétricos, mesmo que a marca não veja vantagem em ter uma gama elétrica.

Na empresa, a prioridade são os carros híbridos, embora a marca só esteja de fato ampliando isso agora, bem diferente do que a Toyota vem fazendo há anos.

De qualquer forma, a eletrificação forçada vai exigir que o Honda e: prototype alcance o mercado europeu pelo menos, de modo à empresa não ser penalizada.

Honda e: prototype é o Novo HR-V em formato elétrico na China

Ainda longe de qualquer mercado, o Novo Honda HR-V será fabricado no Brasil, mas este modelo elétrico ficará bem distante daqui, onde provavelmente os motores 2.0 i-VTEC de 155 cavalos e 1.5 Turbo de 173 cavalos façam mais sentido.

A Honda não divulgou detalhes do e: prototype e muito menos mostrou o interior, algo normal nesse caso, como aconteceu com o próprio HR-V vendido no Brasil, quando foi exposto no Salão do Automóvel de 2014.

Honda e: prototype é o Novo HR-V em formato elétrico na China

Com porte ainda incógnito, apostamos que ele terá entre 4,40 m de e 4,45 m, com entre-eixos de 2,62 m, o mesmo do Novo City, agregando mais espaço no porta-malas e habitáculo, por meio de uma carroceria mais larga.

Na propulsão elétrica, o único exemplo da Honda é o modelo E, vendido na Europa. Ele tem 134 cavalos e 32 kgfm, mas num arranjo para o e: prototype, sua potência precisaria estar na casa dos 200 cavalos no mercado europeu, fora uma potencial versão AWD, indo de 250 e 300 cavalos. Já as baterias devem ir de 60 até 90 kWh.

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Deixe um comentário