Honda e Sony criam joint venture para carros elétricos

sony vision s 02 6

Enquanto se une à GM nos EUA para fazer seus carros elétricos, a Honda agora firma parceria com a conterrânea Sony, que quer entrar no mundo do automóvel.


As duas japonesas criaram uma empresa, a “Sony Honda Mobility Inc.”, que cuidará do desenvolvimento e produção de carros elétricos em conjunto.

Uma nota de imprensa foi divulgada pela Honda of America: “A nova empresa terá como objetivo reunir as tecnologias ambientais e de segurança de ponta da Honda, capacidades de desenvolvimento de mobilidade, tecnologia de fabricação de carrocerias de veículos e experiência em gerenciamento de serviços pós-venda…”.

sony vision s 02 7

A empresa continua: “… com a experiência da Sony no desenvolvimento e aplicação de imagens, sensores, telecomunicações, redes e tecnologias de entretenimento, para realizar uma nova geração de mobilidade e serviços para mobilidade que estejam intimamente alinhados com os usuários e o ambiente e continuem a evoluir no futuro”.

Com sede em Tóquio, a Sony Honda Mobility terá capital de 10 bilhões de ienes ou R$ 381,4 milhões.

A partir dessa empresa, Sony e Honda deverão iniciar os trabalhos para colocar nas ruas os carros elétricos da primeira com base industrial da segunda.

sony vision s 02 8

Também criarão uma sinergia entre as duas empresas para prover mais produtos da gigante eletrônica e mais tecnologia de entretenimento e serviços na marca que também faz motos.

Como se sabe, a Sony já tem dois produtos desenvolvidos com base industrial de fornecedores globais, muitos deles também da Honda.

Entre as empresas que colaboraram, estão Magna, Benteler, Bosch, NVIDIA, Continental, Qualcomm, ZF, Elektrobit, Blackberry, Gentex e HERE.

sony vision s 02 4

Os conceitos Vision-S 01 (sedã) e 02 (SUV) foram mostrados ao público e estão sendo testados.

Já na Honda, enquanto a estratégia na América do Norte é usar a plataforma Ultium da GM, na China a empresa estabeleceu-se com as sócias Dongfeng e Guangzhou Auto (GAC) para eletrificação da gama atual.

No entanto, a Honda também trabalha por conta própria no desenvolvimento de carros elétricos, ainda que o primeiro tenha sido para cumprir tabela na Europa, o Honda e.

Sony Vision-S 01 e 02 – Galeria de fotos

 

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.