Elétricos Europa Hatches Honda Lançamentos

Honda E surge como realidade elétrica urbana para Europa

Honda E surge como realidade elétrica urbana para Europa

O Honda E foi lançado na Europa. O pequeno hatch urbano e elétrico, é praticamente igual ao protótipo apresentado há algum tempo. Com proposta realista para mercados consolidados, como o velho continente e o Japão, o modelo deve passar bem longe de regiões como Brasil, Índia ou Sudeste Asiático. Até mesmo os EUA não estão na mira.


Na Europa, o Honda E é tão exclusivo que inicialmente apenas França, Alemanha, Reino Unido e Noruega. Ainda sem preço, o elétrico chega com duas opções de motor elétrico, sendo uma com 136 cavalos e outra com 154 cavalos. Este último tem torque de 32,1 kgfm. O motor é instalado no eixo traseiro.

Honda E surge como realidade elétrica urbana para Europa

Com isso, o Honda E vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Apesar disso, o foco do hatch elétrico é o meio urbano, onde a autonomia é de apenas 220 km, mas suficiente para os deslocamentos diários. Suas baterias de 35,5 kWh são recarregadas em apenas 30 minutos num carregador rápido, repondo assim 80% do total.


Licenciado por órgãos regulatórios dos países mencionados, o Honda E substitui os retrovisores por câmeras digitais, ampliando a visibilidade através de telas individuais no painel. As portas possuem maçanetas embutidas. Por dentro, a sensação do compacto é o conjunto frontal.

Honda E surge como realidade elétrica urbana para Europa

Além das duas telas que reproduzem as imagens das câmeras externas, o Honda E tem ainda cluster digital e mais duas telas de 12,3 polegadas para informações do sistema elétrico, navegação, entretenimento, entre outros. O acabamento do painel é revestido em madeira e tem difusores de ar contínuos.

Honda E surge como realidade elétrica urbana para Europa

Com visual retrô, inspirado no N One japonês, o Honda E tem ainda o assistente de voz Honda Personal Assistant, onde o motorista diz “Ok, Honda” e tem acesso a diversas funcionalidades do veículo. O recurso de inteligência artificial vem acrescido do aplicativo de smartphone My Honda +, que permite o monitoramento do carro à distância.

Honda E surge como realidade elétrica urbana para Europa
Nota média 3 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • leitor

    Enfim um carro elétrico bonito. Lindão por fora, estilo muito legal. Mas aquele tabelier, parece que querem estragar o barato mesmo. Quem faz isso deveria ser preso.

    • Edinaldo_Tapica

      E detalhe que é em madeira. Sustentável, elétrico, limpo, mas o painel é da marca Jacarandá… Vai entender

      • th!nk.t4nk

        Madeira de plantio comercial. Captura CO2 do ar e tem água de sobra nas regioes onde essas árvores são cultivadas. Melhor do que um monte de plástico feito de suco de dinossauro, que só traz mais carbono pro meio-ambiente.

  • Eric Locatelli Martini

    Eu vi esse carro no salão, em SP.
    É o FIAT 147 da Honda.

    • El Gato!

      É o primeiro carro que vem na cabeça, sem dúvida! Mas eu gosto desse estilo retrô… teria um para ser o city car da família, seguramente!

    • Ubiratã Muniz Silva

      na verdade a inspiração é nos primeiros Civic (dos anos 70).

    • Edinaldo_Tapica

      E é bonito por ter justamente esse design limpo do antigo Fiat

    • Pedro Henrique

      um renegade 147

  • leitor

    Quem sonhar com um desse no Brasil, vai esperar muito. Por enquanto é só pra Europa e Japão. Nada de América, África, e Ásia só no sol nascente e outro que puder encomendar.

  • 4lex5andro

    Lembrou vagamente o Yugo na primeira foto.

    O painel é bonito, mas essa disposição central poderia ser reavaliada para ficar atrás do volante.

  • RKK

    Imagine um carrinho deste tamanho com propulsor de 32,1 kgfm de torque….

    Em tempo, essa roda não ficou legal.

  • Draga

    Simples e bonito

  • Piston head

    O painel parece a cabine do VAR.

  • Ele se parece muito na proposta de estilo com o elétrico chinês Ora R1.

    • Marcos

      Os chineses não perdem tempo mesmo, esse honda já tem uns 2 anos que foi anunciado ao público, e a china já vai lá e copia na cara dura.

      • Sino Weibo

        ORA R1 é o carro elétrico mais barato do mundo, custa apenas 7.500 euros.

  • klaus

    parece que o carro tá olhando pro infinito, pensando na vida

  • Mr Tony

    Quem acessa o painel do lado direito, o Homem-Borracha?

    • Julio Alvarez

      Passageiro?

  • Guilherme

    Carro interessante, hipoteticamente com todas as infraestruturas necessárias somente esse carrinho supriria a necessidade de uma gigante parcela de quem precisa de carro, ou seja, o futuro chegou :)

  • Bacaninha em tudo. Produto muito distante de nossa realidade tupiniquim.

  • Pedro Santos

    Bacaninha demais!! E tração traseira ainda por cima haha

  • Rodrigo Cherigatto

    Que design lindooo!amo carros com inspiracao em outras decadas,ficou top!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email