Honda Fit DX: detalhes, equipamentos, motor e desempenho

Honda Fit DX: detalhes, equipamentos, motor e desempenho

O Honda Fit DX é a versão de entrada da família Fit. Consequentemente, ela também é a configuração mais em conta e mais simples.


A DX surgiu após a necessidade de atender um público que procurava por um modelo Fit mais em conta e acessível. Além dessa inicial, há outras quatro versões à venda. São elas: a Personal, a LX, EX e a topo de linha EXL.

Honda Fit DX: detalhes, equipamentos, motor e desempenho

Mesmo pecando em alguns pontos que iremos mostrar logo abaixo, o Honda Fit DX ainda é referência no segmento e está consolidado no Brasil há um bom tempo. No ano passado (2020), foram mais de 12,8 mil unidades comercializadas.

Confira a seguir todos os detalhes, os prós e os contras da versão de entrada do Honda Fit DX.

Honda Fit DX – detalhes

O Honda Fit DX é a única versão a trazer câmbio manual (cinco marchas). Se quiser o automático, terá que optar pela configuração Personal, que oferece de série transmissão automática do tipo CVT. O motor é 1.5 16V SOHC i-VTEC FlexOne.

Espaço e versatilidade continuam sendo o forte do Fit. Para quem vai atrás, o duto central (nos assentos traseiros) é quase plano e isso ajuda na hora de se movimentar por ali. Um diferencial na família Fit é o sistema chamado Magic Seat.

Honda Fit DX: detalhes, equipamentos, motor e desempenho

Com o Magic Seat, você pode levar itens mais altos como uma bicicleta, por exemplo, pois o motorista pode levantar os assentos traseiros. No entanto, esse diferencial só está disponível a partir da versão Personal. Um carro que passa dos R$ 74 mil poderia trazer o Magic Seat mesmo na versão de entrada.

Com relação ao espaço traseiro, o porta-malas do Honda Fit DX possui 363 litros e passa de 1 mil, quando os bancos são rebatidos.

O modelo possui acabamento bem simples, porém o material é de qualidade. Não espere muita tecnologia do Fit DX. O veículo entrega ar-condicionado analógico, computador de bordo básico, não há controle de multimídia no volante, tampouco piloto automático, que só aparece a partir da Personal.

Honda Fit DX: detalhes, equipamentos, motor e desempenho

O rádio é convencional com uma tela LCD de 5 polegadas com Bluetooth e entrada para pendrive. Itens mais completos de conectividade estão disponíveis a partir do Honda Fit LX, que possui Android Auto e Apple Carplay.

De série, o Honda Fit DX entrega ar-condicionado manual, retrovisores elétricos, vidros elétricos e acionamento dos vidros elétricos com função AUTO para motorista, trava de segurança central dos vidros dos passageiros, sistema de alerta de frenagem emergencial ESS (Emergency Stop Signal) e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil.

Apenas para efeito de comparação, o Chevrolet Onix 2022 mais barato (versão MT) que custa R$ 64.990 vem equipado com seis airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina), alerta do cinto de segurança para todos os passageiros e controles do rádio e telefone no volante. Ainda fazendo uma comparação com o Honda Fit DX, há outras configurações mais em conta do Onix como a LT, Turbo AT, LT Turbo e LTZ Turbo.

Para quem gosta de porta-treco, o Fit DX traz vários. Também há porta-garrafa na frente da saída do ar-condicionado. Claramente que a estratégia não irá deixar sua bebida gelada, mas pode ser útil em dias quentes como no verão.

Honda Fit DX – equipamentos

Honda Fit DX: detalhes, equipamentos, motor e desempenho

Confira abaixo todos os itens de segurança, conforto, visual e acabamento, e tecnologia que estão presentes no Honda Fit DX:

Segurança: dois airbags (frontais), sistema VSA (Vehicle Stability Assist/) – Assistente de tração e estabilidade, sistema HSA (Hill Start Assist/) – Assistente de partidas em aclives, chave tipo canivete com controle de abertura e fechamento das portas, sistema ABS e EBD, sistema Immobilizer, trava de segurança central dos vidros dos passageiros, trava de segurança na portas traseiras, travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, estrutura de deformação progressiva ACE com Barras de proteção lateral, pino de segurança para tapete do motorista, aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro e sistema de alerta de frenagem emergencial ESS (Emergency Stop Signal) e cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes.

Conforto: ar-condicionado manual, acendimento automático dos faróis, apoio para o pé, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, console central com porta-copos, desembaçador do vidro traseiro, encosto de cabeça para todos os ocupantes, para-sóis com espelho para motorista e passageiro, porta-objetos nas portas dianteiras, porta copos na saída de ar-condicionado, porta-revistas atrás do banco dianteiro do passageiro, revestimento dos bancos em tecido, vidros elétricos e acionamento dos vidros elétricos com função AUTO para motorista.

Visual e acabamento: para-brisa degradê, limpador de para-brisa do tipo flat blade, limpador do vidro traseiro, antena na parte traseira do teto, lanterna traseira em LED, brake light, retrovisores elétricos na cor do veículo, DRL (Daytime Running lights) em LED, grade frontal com acabamento black piano e detalhes cromados, maçanetas externas na cor do veículo, abertura do bocal de abastecimento com alavanca interna e vidros verdes com filtro UV.

Tecnologia: áudio 2DIN (AM-FM, USB, bluetooth), dois alto-falantes (dianteiros), painel de instrumentos com iluminação azul e branca, e tomada 12 Volts.

Honda Fit DX – preço

O Honda Fit DX 2022 é a versão de entrada da família Fit e está à venda no Brasil por R$ 74.200.

Além da DX, o Fit está disponível em mais quatro versões: Honda Fit Personal (por R$ 79.100), Honda Fit LX (por R$ 89.000), Honda Fit EX (por R$ 94.000) e a topo de linha EXL (à venda por R$ 99.500).

Honda Fit DX – cores

O Honda Fit DX está disponível em cinco cores diferentes.

  • Branco Tafetá Sólido
  • Branco Estelar Perolizado
  • Prata Platinum Metálico
  • Cinza Barium Metálico
  • Preto Cristal Perolizado

Honda Fit DX – motor

Como mencionamos anteriormente, o Honda Fit DX é o único da linha a trazer transmissão manual (de cinco velocidades). O carro tem motorização em alumínio 1.5 16V SOHC i-VTEC FlexOne, é o mesmo motor presente nas outras quatro versões.

A embreagem do Fit é curta e leve, logo, o motorista pode estranhar no início. Com relação ao desempenho, o modelo está de acordo com a proposta. No entanto, a motorização pareceu fraca em testes realizados em subida com muitas pessoas e objetos pesados.

Honda Fit DX: detalhes, equipamentos, motor e desempenho

Honda Fit DX – consumo

Conforme os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Honda Fit DX com motor 1.5 16V SOHC i-VTEC FlexOne são os seguintes:

  • Consumo de 8,3 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,6 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral do Inmetro.

Honda Fit DX – desempenho

Em desempenho, o Honda Fit DX apresenta os seguintes números:

  • Aceleração de zero a 100 km/h em 11 segundos;
  • Velocidade máxima de 175 km/h.

Honda Fit DX – revisão e garantia

Confira abaixo os valores e serviços de revisão do Honda Fit DX. A Honda não faz a cobrança da mão de obra, com exceção de 30 mil km / 3 anos a 80 mil km / 8 anos. Vale destacar que os preços apresentados são referentes a São Paulo.

A consulta foi realizada em junho de 2021.

Revisão Valores    Serviço Honda Fit DX
10 mil km ou 1 ano R$ 349,43 Itens substituídos: óleo do motor, filtro de óleo, arruela de dreno (cárter) e filtro de combustível

Serviços executados: rodízio de pneus, inspeção dos freios dianteiros e traseiros, inspeção da caixa/terminais de direção, inspeção das coifas e inspeção dos componentes da suspensão

20 mil km ou 2 anos R$ 530,13 Itens substituídos: óleo do motor, filtro de óleo, arruela de dreno (cárter), filtro de ar do motor, filtro do ar condicionado e filtro de combustível

Serviços executados: rodízio de pneus, inspeção dos freios dianteiros e traseiros, inspeção da caixa/terminais de direção, inspeção das coifas, inspeção dos componentes da suspensão, inspeção de mangueiras e tubulações, inspeção dos fluidos e inspeção do sistema de escapamento

30 mil km ou 3 anos R$ 580,43 Itens substituídos: óleo do motor, filtro de óleo, arruela de dreno (cárter) e filtro de combustível

Serviços executados: rodízio de pneus, inspeção dos freios dianteiros e traseiros, inspeção da caixa/terminais de direção, inspeção das coifas e inspeção dos componentes da suspensão

40 mil km ou 4 anos R$ 2.013,93 Itens substituídos: óleo do motor, filtro de óleo, arruela de dreno (cárter), filtro de ar do motor, filtro do ar condicionado, filtro de combustível, junta da tampa de válvulas, junta do coletor de admissão, arruela de dreno (transmissão), fluido de transmissão CVT e junta do corpo do acelerador

Serviços executados: rodízio de pneus, inspeção dos freios dianteiros e traseiros, inspeção da caixa/terminais de direção, inspeção das coifas e inspeção dos componentes da suspensão, inspeção de mangueiras e tubulações, inspeção dos fluidos, inspeção do sistema de escapamento e ajuste da folga de válvulas

50 mil km ou 5 anos R$ 580,43 Itens substituídos: óleo do motor, filtro de óleo filtro de combustível e arruela de dreno (cárter)

Serviços executados: rodízio de pneus, inspeção dos freios dianteiros e traseiros, inspeção da caixa/terminais de direção, inspeção das coifas e inspeção dos componentes da suspensão

60 mil km ou 6 anos R$ 1.561,09 Itens substituídos: óleo do motor, filtro de óleo, arruela de dreno (cárter), filtro de ar do motor, filtro do ar condicionado, filtro de combustível e velas de ignição

Serviços executados: rodízio de pneus, inspeção dos freios dianteiros e traseiros, inspeção da caixa/terminais de direção, inspeção das coifas, inspeção dos componentes da suspensão, inspeção de mangueiras e tubulações, inspeção dos fluidos e inspeção do sistema de escapamento

70 mil km ou 7 anos R$ 580,43 Itens substituídos: óleo do motor, filtro de óleo, arruela de dreno (cárter) e filtro de combustível

Serviços executados: rodízio de pneus, inspeção dos freios dianteiros e traseiros, inspeção da caixa/terminais de direção, inspeção das coifas, inspeção dos componentes da suspensão

80 mil km ou 8 anos R$ 2.013,93 Itens substituídos: todos os serviços de 40 mil km ou 4 anos

Serviços executados: todos os serviços de 40 mil km ou 4 anos

Honda Fit DX – ficha técnica

Motor

1.5 16V SOHC i-VTEC FlexOne
Tipo Injeção multiponto
Número de cilindros 4 (quatro) em linha
Cilindrada em cm3 1.497
Válvulas 4 (quatro) válvulas
Taxa de compressão 11,4:1
Injeção eletrônica de combustível Injeção multiponto
Potência Máxima 116 cavalos a 6000 rpm
Torque Máximo 15,3 kgfm a 4.800 rpm

Transmissão 

Tipo Manual de 5 marchas
Tração Dianteira

Freios Honda Fit DX

Tipo Discos (dianteiro) e tambor (traseiro)

Direção

Tipo Elétrica

Suspensão

Dianteira Independente, McPherson
Traseira Eixo de torção

Rodas e Pneus Honda Fit DX

Rodas Liga Leve de 15 polegadas
Pneus 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm) 4096
Largura (mm) 1694
Altura (mm) 1536
Distância entre os eixos (mm) 2530

Capacidades

Peso bruto total /(Kg/) (kg) 1520
Tanque (litros) 45,7 litros
Porta-malas (litros) 363
Peso vazio em ordem de marcha (kg) 1052

 

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011