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Honda HRV 2018: detalhes, preço, fotos, versões, consumo e desempenho

honda-hr-v-touring-NA-5-1024x682 Honda HRV 2018: detalhes, preço, fotos, versões, consumo e desempenho

O HRV 2018 é o queridinho do segmento dos SUVs compactos no Brasil. Ele vende mais do que ninguém, e na sua linha 2018 tem algumas novidades bem como preços mais altos do que a linha 2017.



O Honda HRV 2018 tem uma nova versão chamada Touring. Ficamos sabendo no Salão do Automóvel de 2016 que o Honda HRV teria essa nova versão. E como o HRV Touring 2018 é a versão mais equipada, é claro que também é a mais cara: custa R$ 107.900.

O Honda HRV surgiu originalmente em 1999 como um crossover compacto que media 4,00 m na versão de duas portas e 4,11 m com quatro portas. Tinham formas bem quadradas e a plataforma encurtada do Civic, sendo derivado do sedã City, ainda não associado com o Fit, que surgiria dois anos depois no Japão. Esse crossover foi feito até 2006 e nunca foi oferecido no Brasil.

Após muitos anos, a Honda relançou o HRV, mas agora sob um visual mais agressivo e atual, sendo oferecido como um crossover. Nascido como Vezel no Japão, o modelo aproveitou a plataforma do Fit da terceira geração para ganhar forma, tendo o entre eixos sido ampliado para 2,61 m.

No comprimento, manteve 4,29 m. Na altura, ele tem 1,58 m e outros 1,77 m de largura. O grande espaço interno herdado geneticamente do Fit garante ao Honda HRV um bom espaço interno, com 437 litros no porta-malas e sistema ULTra com posicionamento de cargas no interior. O tanque centralizado sob os bancos dianteiros ajuda a criar mais espaço atrás.

O Honda HRV apareceu como Vezel no Japão com motorização 1.5 de 130 cv com CVT e uma versão híbrida com motor elétrico e transmissão de dupla embreagem com sete marchas. Depois, foi a vez da China receber o modelo, mas lá a Honda criou uma variante para uma de suas sócias locais, chamado XRV. O visual é bem diferente na parte frontal e traseira, mas em essência é o mesmo crossover original.

No Brasil, o Honda HRV chegou com produção em Sumaré-SP, embora a montadora tenha outra fábrica pronta em Itirapina-SP, que permanece fechada até que o mercado reaqueça. Aqui, o crossover chegou com motor 1.8 i-VTEC FlexOne com característica única entre os carros bicombustíveis no país. Ele entrega 140 cv com gasolina, mas com etanol, a potência é menor: 139 cv. Ambos são obtidos a 6.300 rpm. Já os torques são de 17,3 kgfm com gasolina e 17,4 kgfm com etanol, conseguidos em 5.000 rpm.

Embora com opção manual de cinco marchas, rara nas lojas e no mercado, o Honda HRV 2018 é geralmente adquirido com câmbio CVT com simulação de sete marchas. Essa caixa garante economia e uma condução mais confortável no dia a dia. Não há mais opções em motor ou câmbio. Espera-se que na próxima geração, o crossover venha com motor 1.5 Turbo de 150 cv pelo menos, que garantirá uma performance animadora.

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Honda HRV 2018 – detalhes

O Honda HRV 2018 tem frente bem avançada e dotada de faróis com desenho fluído, assim como a grade com barra cromada na parte superior e abertura em “V” na parte inferior. Os faróis são duplos, mas na versão Touring vem com projetores em LED com LEDs diurnos, enquanto as lanternas também possuem iluminação por LED. Nas demais versões, há somente luzes normais.

A frente é alta e arredondada, tendo ainda faróis de neblina circulares a partir da versão EX-L. O Honda HRV tem carroceria volumosa para seu tamanho (4,29 m de comprimento, 1,77 m largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de entre eixos), sendo que o teto é ligeiramente curvado para melhorar a aerodinâmica, que ainda conta com spoiler integrado sobre a tampa do bagageiro e defletor de ar sob o assoalho. As lanternas traseiras são grandes e divididas pelo porta-malas.

Por dentro, o Honda HRV 2018 chama atenção pelo painel moderno, que tem cluster dotado de mostradores analógicos e um display digital do computador de bordo. O modelo ainda vem com volante multifuncional com diversos ajustes, difusores de ar segmentados do lado direito e console elevado, batizado de Floating Deck, que da sensação de cockpit ao modelo, tendo acabamento acolchoado ou em couro, além de freio de estacionamento eletrônico e Brake Hold, que mantém os freios acionados com o carro parado e engatado.

Esse console central elevado tem ainda um elemento vazado que permite acomodar um smartphone, podendo ter entrada HDMI, duas entradas USB, tomada 12V e entrada auxiliar. A posição elevada favorece um porta-copos amplo e com apoio de braço central ajustável em distância. Os bancos são largos e confortáveis, tendo posição de dirigir elevada. Vidros, travas e retrovisores possuem comandos bem ergonômicos e o teto é alto.

Na traseira, o banco bipartido tem sistema ULTra que permite ao assento elevar-se verticalmente para a colocação de um objeto alto ou ser rebatido até o assoalho com o encosto junto, a fim de permitir um objeto maior longitudinalmente. O banco do passageiro dianteiro também pode ter o encosto rebatido para trás, a fim de criar uma plataforma longa e plana para objetos ainda mais longos, tais como bicicletas ou pranchas, por exemplo.  O porta-malas tem generosos 437 litros, que podem ser muito ampliados com o ULTra.

Já na plataforma, o Honda HRV 2018 possui suspensão dianteira McPherson montada em um subframe com barra estabilizadora reforçada atrás do eixo. Molas helicoidais e amortecedores telescópicos estão presentes. Na traseira, há um eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores separados. O tanque de combustível de 51 litros fica sob o assoalho central, logo abaixo dos bancos dianteiros e com proteção adicional contra impactos.

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Honda HRV 2018 – novidades

O Honda HRV 2018 é vendido em diversas versões, mas a novidade é a Touring, que tem itens a mais que a versão EXL, que antes era a topo de linha. Faróis de LED com LEDs diurnos, lanternas traseiras também de LEDs, a parte externa exibe alguns detalhes cromados a mais e o interior adiciona sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de estacionamento e airbags do tipo cortina, totalizando seis bolsas.

A versão EXL também é bem equipada, mas no exterior já fica devendo algumas coisas para a versão Touring, apresentando um farol simples que não tem projetor muito menos xenon.

Honda HRV 2018 – versões

A versão mais barata do Honda HRV é a LX com câmbio manual, mas nem perca seu tempo pois essa versão com calotas de plástico ao invés de rodas de liga leve nem mesmo existe nas concessionárias. Depois dela temos a LX com câmbio CVT, EX CVT e também EXL CVT. Por fim vem a versão Touring que é a mais completa.

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Honda HRV 2018 – equipamentos

Honda HRV LX MT – De série com motor 1.8 i-VTEC FlexOne de até 140 cv (gasolina), transmissão manual de cinco velocidades, embreagem com acionamento hidráulico, airbag duplo, freios com ABS e EBD, discos nas quatro rodas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas nas quatro portas, retrovisores externos com ajustes elétricos, freio de estacionamento eletrônico e sistema ULT (permite colocar objetos altos ou longos com o banco traseiro previamente ajustado).

Há também sistema VSA (Vehicle Stability Assist – Controle de tração e estabilidade), função Brake Hold (mantém os freios acionados com o carro parado e engatado), função Econ (prioriza o consumo baixo), porta-copos e objetos, Isofix e Latch, cintos de segurança com pré-tensionadores e ajustes de altura, cintos traseiros de três pontos (3), apoios de cabeça para todos os assentos, tomada de 12V, sistema de áudio com rádio AM/FM e conexões USB/auxiliar, conexão Bluetooth, coluna de direção regulável em altura e profundidade, volante com comandos de áudio e telefonia, sistema HSA (assistente de partida em rampa) e rodas de aço com calotas aro 16 polegadas.

Honda HRV LX CVT – Itens acima, mais transmissão continuamente variável CVT com sete posições virtuais de marcha, mais marcha L para aclives ou declives acentuados e S para condução esportiva.

Honda HRV EX CVT – Itens acima, mais paddle shifts no volante para trocas manuais, ar-condicionado automático, rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/55 R17,  computador de bordo, volante com comandos do computador de bordo e piloto automático, volante e alavanca de câmbio em couro e sistema de áudio com tela de 5 polegadas.

Honda HRV EX-L CVT – Itens acima, mais faróis de neblina, airbags laterais, entrada HDMI e 2 conexões USB, multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, CD Player, Google Android Auto (com Google Maps e Waze) e Apple Car Play, câmera de ré, bancos revestidos em couro, navegador GPS nativo, reprodução de músicas com ajustes no volante e couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas. 

Honda HRV Touring CVT – Itens acima, mais faróis de LED com LEDs diurnos, lanternas em LED, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, airbags de cortina, internet browser via smartphone, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e detalhes cromados e metalizados.

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Honda HRV 2018 – preços

Honda HRV LX MT: R$ 80.900
Honda HRV LX CVT: R$ 87.900
Honda HRV EX CVT: R$ 94.600
Honda HRV EXL CVT: R$ 102.900
Honda HRV Touring CVT: R$ 107.900

Honda HRV 2018 – motor

O Honda HRV 2018 é equipado com o propulsor 1.8 i-VTEC FlexOne com 140 cv com gasolina e 139 cv com etanol, ambos a 6.300 rpm. Os torques são de 17,3 kgfm com gasolina e 17,4 kgfm com etanol, em 5.000 rpm. O motor tem comando de válvulas centralizados com a tecnologia VTEC, que permite abertura e fechamento de válvulas de forma eletrônica através de solenoides que controlam válvulas hidráulicas, abrindo e fechando as válvulas do cabeçote.

Em rotações baixas, o VTEC mantém apenas duas válvulas em cada cilindro funcionamento, sendo elas de admissão e escape. Assim, aumenta-se a compressão da mistura ar-combustível, permitindo mais força em regimes mais baixos, economizando também em combustível. Mas, quando a rotação sobe, o VTEC abre as outras oito válvulas, mas de forma gradual, a fim de obter mais rendimento e melhor performance. Assim, o motor trabalha como se fosse dois (8V e 16V) em um.

Com esse motor, o Honda HRV 2018 possui uma condução bem interessante, embora o foco seja a economia e o conforto ao dirigir. Ele permite ao crossover fazer 7,1 km/l no álcool e 10,5 km/l na gasolina, dentro do ciclo urbano de rodagem. Já no ciclo rodoviário, o modelo faz 8,5 km/l quando alimentado apenas com álcool e 12,1 km/l quando abastecido unicamente com gasolina. Além disso, o utilitário esportivo nipônico vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e tem velocidade máxima de 175 km/h.

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Honda HRV 2018 – consumo

Cidade – 7,1 km/l álcool / 10,5 km/l gasolina
Estrada – 8,5 km/l álcool / 12,1 km/l gasolina

Honda HRV 2018 – desempenho

Tendo um motor de até 140 cavalos de potência e 17,4 kgfm de torque, o Honda HRV tem um desempenho adequado, melhor que seu principal concorrente, o Jeep Renegade. O crossover da marca japonesa tem boa disposição nas saídas e retomadas, mas o foco é mesmo a economia e o conforto, não tendo nenhuma aptidão para uma condução esportiva, embora o motor ainda tem algum “gás” para faze-lo andar rápido.

Focado nas famílias, o Honda HRV 2018 tem funcionamento do motor suave e o isolamento acústico é muito bom. Com o câmbio CVT, o modelo tem aceleração linear e suave, sem grandes oscilações de rotação. No ambiente urbano, o crossover se comporta muito bem, com a rotação variando apenas entre 1.500 e 2.000 rpm, graças ao bom torque em rotação e ao CVT, que permite manter um bom nível de funcionamento sem exigir demais do motor.

Com rodar suave e suspensão bem ajustada para o meio urbano, o Honda HRV 2018 é bem agradável e confortável, fato que o faz ser o preferido entre os utilitários esportivos do país. Nas curvas mais fechadas, ele se mantém bem neutro e a direção elétrica garante facilidade nas manobras, assim como resposta rápida nas mudanças de direção. O conjunto não reproduz imperfeições do solo às mãos do condutor. Em buracos e depressões, o ajuste de molas e amortecedores privilegia o conforto, garantindo ainda mais comodidade.

Na estrada, o Honda HRV 2018 é ainda mais confortável. O crossover apresenta boa potência e torque para uma viagem tranquila, inclusive com subidas de serras ou grandes aclives. O conjunto é bem equilibrado e permite ao condutor ter o veículo nas mãos sem sustos, mesmo em circuitos sinuosos. Os freios são bem eficientes. Há pouca oscilação da carroceria em ventos laterais e nas curvas, o conjunto não inclina demais, dando mais sensação de segurança. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 1.800 rpm, uma rotação muito boa para uma viagem.

Com cinco pessoas e mais bagagem, o Honda HRV 2018 cumpre bem seu papel, garantindo boa autonomia com gasolina, mas necessitando de reabastecimento constante com o etanol. A força maior está na gasolina, sendo esse um incentivo da Honda para atrair os consumidores, que usam o carro não só no dia a dia, mas também em viagens de fim de semana e principalmente em férias.

Quanto maior a autonomia, mais segurança nas viagens, ainda mais quando não se sabe onde estão os pontos (navegador GPS faz buscas de postos na rota) e nem a qualidade do combustível, fundamental para o bom funcionamento do crossover e o custo da viagem. Nas ultrapassagens, se desejar, pode-se utilizar o modo Sport, que permite melhor performance, mas com algum custo na economia de combustível. O CVT garante também reduções bem adequada e a melhor relação para cada momento da condução, permitindo ao Honda HRV 2018 ter sempre a melhor condição em cada situação.

Honda HRV 2018 – manutenção e revisão

O Honda HRV 2018 não possui uma tabela de preços de revisão divulgados pelo fabricante. A manutenção é feita a cada 10.000 km, sendo que o proprietário precisa cumprir rigorosamente esses intervalos, onde várias peças e fluídos previstos nos serviços são especificados no manual do proprietário.

As revisões podem incluem óleo lubrificante, ruela do dreno do cárter, fluído de freio, filtro de combustível, filtro de ar, velas, correias em “V” e ocasionalmente fluído de refrigeração, lembrando que os carros da Honda não possuem sistema de lubrificação aberta, que requer complementação de água após o nível abaixar. O fluído da caixa de transmissão CVT também precisa ser completado em determinados períodos, mas nunca totalmente substituído.

As concessionárias Honda possuem um registro detalhado dos serviços e dos veículos, cujos donos podem consultar serviços realizados anteriormente. Geralmente os serviços de troca de óleo e filtro de óleo são mais baratos na rede do que nas oficinas terceirizadas, tendo ainda garantia. O óleo lubrificante usado por todos os carros da Honda é o sintético 0W20, que substituiu o antigo mineral 10W30.

Honda HRV 2018 – ficha técnica

Motor

Motor 1.8 i-VTEC FlexOne

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1799

Valvulas

16

Taxa de compressão

10,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 140 cv @ 6300 rpm / Etanol: 139 cv @ 6300 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 17,3 kgfm @ 5000 rpm / Etanol: 17,4 kgfm @ 5000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / CVT 7 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

215/55 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4294

Largura sem retrovisores (mm)

1772

Altura (mm)

1586

Distância entre os eixos (mm)

2610

Capacidades

Porta-malas (litros)

437

Tanque (litros)

51

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

470

Peso em ordem de marcha (kg)

1276

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Honda HRV 2018 – fotos

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