Honda HR-V 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, etc

O Honda HR-V 2018 chegou ao mercado naquele ano com algumas novidades importantes, recebendo um retoque visual, agregando mais itens e eliminando um tipo de transmissão.

Com três anos de mercado e já tendo sido líder, o Honda HR-V pedia uma atualização para manter seu desempenho, embora já não fosse o mesmo de sua estreia.


Feitos ajustes na dirigibilidade e no conforto a bordo, o crossover da Honda tornou-se um carro ainda melhor para se guiar e mais silencioso, bem como também conectado.

Entre as mudanças feitas no campeão da Honda, encontravam-se alterações na calibração da suspensão, que ficou mais firme. Esse novo ajuste em molas e amortecedores foi acompanhado ainda de modificações na direção.

O sistema de assistência elétrica ficou mais direto e firme, mesmo em manobras, dando mais controle e precisão durante a condução. Com handling aprimorado, o Honda HR-V 2018 recebeu ainda modificações no CVT.

A transmissão continuamente variável recebeu uma calibração para ficar mais curta nas saídas, dando uma resposta melhor nas acelerações iniciais, ampliando a agilidade no trânsito sem depor contra a economia e o conforto.

A Honda faria o mesmo com o Civic posteriormente, sendo um recurso importante para tornar a CVT mais ágil no dia adia do trânsito urbano.

O HR-V não ganhou apenas modificações mecânicas nesses itens. O isolamento acústico foi ampliado com a adição de batentes mais suaves na suspensão, bem como revestimentos mais espessos em partes importantes da carroceria.

Com isso, o crossover da Honda passou a ter um rodar mais suave e silencioso, mesmo com ampliação da estabilidade, trazida também com a introdução de apenas rodas aro 17 polegadas com pneus 215/55 R17.

Além disso, o SUV compacto recebeu também mudanças no visual, adicionando um novo para-choque dianteiro, que recebera ainda faróis de neblina circulares.

Os faróis também tiveram alterações, ganhando projetores diferenciados e assinatura visual em LED. A grade cresceu, assim como a barra cromada que a sobrepõe.

O Honda HR-V 2018 também adicionou rodas de estilo mais sofisticado, assim como lanternas traseiras com assinatura em LED e lentes escurecidas.

No interior, as novidades se concentraram nos assentos, que ficaram mais firmes e envolventes, console em preto brilhante e porta-copos redesenhados. O cluster foi modificado com arcos iluminados.

A multimídia com tela de 7 polegadas ganhou os sistemas Android Auto e CarPlay. O HR-V teve remanejamento de equipamentos entre as versões, que perderam a LX manual e a Touring.

Assim, o crossover ficou apenas com transmissão CVT, mantendo seu motor 1.8 i-VTEC FlexOne com a inusitada configuração de potência, inédita no mundo: a potência é maior na gasolina que no álcool.

Mais fraco no etanol, esse motor tem 140 cavalos na gasolina e 139 no combustível vegetal, seguindo o mesmo com o torque. Isso se deu porque um dos focos do HR-V é a economia.

Compartilhando a plataforma com Honda Fit e City, o Honda HR-V é um carro que reúne as mesmas peculiaridades destes, tais como tanque central (sob os assentos dianteiros) e sistema de articulação do banco traseiro (ULTraSeat).

Isso sem contar o motor com arrefecimento selado e tecnologia VTEC de abertura e fechamento de válvulas usando um único comando, que permite manter apenas 8 das 16 válvulas operando em baixa rotação, por exemplo.

Honda HR-V 2018 – detalhes

Honda HR-V 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, etc

O Honda HR-V 2018 é um crossover compacto com visual atraente, mesmo tendo já cinco anos de mercado nacional. Com linhas fluidas, chama atenção por seu porte compacto e bem esculpido.

Volumoso, o SUV chama atenção pelos faróis duplos com parábolas destacadas e luzes diurnas em LED. A barra cromada com o logotipo da Honda é outro destaque, assim como a nova grade inferior, mais ampla e equilibrada.

Já o para-choque agrega faróis de neblina circulares com molduras estilísticas, tendo ainda grade inferior ampla e pequenos spoilers.

Com saias de rodas e laterais com molduras plásticas e pretas, o HR-V traz ainda rodas de liga leve aro 17 polegadas com cinco raios diamantados com fundo em cinza escuro. Elas são calçadas com pneus 215/55 R17.

Os retrovisores são bem aerodinâmicos e possuem repetidores de direção, enquanto as barras longitudinais no teto apresentam acabamento escurecido. Característica do HR-V, as portas traseiras possuem maçanetas embutidas.

Na traseira, a tampa do porta-malas possuem um grande defletor de ar sobre a vigia, que é bem ampla. As lanternas escurecidas possuem feixes de LED.

O para-choque, integrado ao desenho da tampa, traz a parte inferior com acabamento preto e refletores. No teto, apenas uma antena pouco proeminente.

Dentro, o Honda HR-V 2018 tem um ambiente bem aconchegante e amplo, com materiais escurecidos na parte inferior, mas com colunas e teto claros.

O painel tinha cluster analógico com velocímetro e conta-giros, além de display digital com nível de combustível e temperatura da água, bem como computador de bordo. O modelo ganhou iluminação diferenciada.

No conjunto frontal, a nova multimídia com tela de 7 polegadas veio com sistemas Apple CarPlay e Google Android Auto, sendo assim possível utilizar os apps Waze, Google Maps, Spotify, entre outros.

Tem ainda câmera de ré e hotspot Wi-Fi, permitindo utilizar a internet do smartphone. Com difusor de ar contínuo no lado do passageiro, o HR-V tem ar condicionado manual ou automático digital touchscreen, dependendo da versão.

O crossover tem ainda console central elevado com acabamento preto brilhante, que era novidade, assim como freio de estacionamento eletrônico, função Brake Hold e alavanca de mudanças sem opção de mudança manual.

Esta última era feita por paddle shifts no volante, que podia ter revestimento em couro e comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático. A coluna de direção era ajustada em altura e profundidade.

No elemento vazado do console central, entradas USB e auxiliar se apresentavam, apesar da retirada da porta HDMI. Do outro lado, porta-copos ajustáveis se apresentavam.

As portas tinham acabamento em couro apenas nos apoios de braço, tendo ainda vidros elétricos one touch (apenas os dianteiros, sendo isso novidade) e comandos dos retrovisores.

Os bancos ganharam nova padronagem, sendo que os dianteiros eram novos, admitindo espuma de densidade mais densa e abas elevadas no assento e encosto, segurança melhor o corpo.

Atrás, o assento bipartido tem o sistema ULTraSeat, que permite o ingresso de objetos verticais e longitudinais dentro do habitáculo com o rebatimento de assentos ou encostos.

Todos os lugares possuem cintos de segurança de três pontos e também apoios de cabeça, além de Isofix no banco traseiro. O porta-malas do Honda HR-V tem 437 litros, além de iluminação e estepe sob o assoalho.

Honda HR-V 2018 – versões

Honda HR-V 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, etc

O Honda HR-V 2018 é oferecido em uma gama de versões, já que a LX manual fora retirada e a Touring dava uma pausa de meses até o ano seguinte, quando chegaria a versão turbinada.

A oferta de versões foi bem enxuta para promover o WR-V e assim manter a dupla em um nível de preço elevado, oferecendo um conjunto parecido.

Embora as três versões tenham conteúdo diferente, todas apresentam um visual muito parecido, especialmente com o emprego de um único modelo de roda. Assim, o Honda HR-V 2018 acaba parecendo um produto de versão única.

  • Honda HR-V LX
  • Honda HR-V EX
  • Honda HR-V EXL

Equipamentos

Honda HR-V LX – Motor 1.8 com transmissão CVT, mais ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, travamento central elétrico, chave canivete com controle remoto, alarme, freios a discos nas quatro rodas, freios com ABS e EDB, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, Brake Hold, VSA (ESP+direção), airbag duplo, Isofix, freio de estacionamento eletrônico, faróis de neblina, piloto automático, entre outros.

Honda HR-V EX – Itens acima, mais ar condicionado digital, volante em couro, paddle shifts, airbags laterais e CVT com simulação de sete marchas.

Honda HR-V EXL – Itens acima, mais acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bancos em couro, airbags de cortina, retrovisores com rebatimento elétrico e tilt down e detalhes internos cromados.

Preços

Honda HR-V 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, etc

Os preços do Honda HR-V 2018 estava em uma faixa de preço que ainda hoje é considerada alta, posicionando-se cada vez mais próximo dos SUVs maiores maiores, como o Jeep Compass.

Isso influi diretamente no valor de revenda do produto, cuja desvalorização é uma das mais baixas do mercado, devido à confiabilidade mecânica, que torna o crossover um dos carros mais duráveis do mercado, mesmo com revisão básica.

Além disso, a Honda mantém preços altos para o HR-V como forma de manter a imagem do produto, bem recebido no mercado desde o lançamento, embora sofrendo de forte concorrência posteriormente.

Com preços em elevação, o HR-V deve subir de nível na próxima geração, reforçado pela chegada de um novo crossover, que será chamado ZR-V.

  • Honda HR-V LX – R$ 92.500
  • Honda HR-V EX – R$ 98.700
  • Honda HR-V EXL – R$ 108.500

Honda HR-V 2018 – motor

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O Honda HR-V 2018 é equipado com motor 1.8 i-VTEC FlexOne e tem bloco de alumínio com cabeçote de 16 válvulas, acionadas por um comando único variável, que permite alterar o funcionamento das válvulas de acordo com a rotação.

Comumente em giro baixo, apenas oito válvulas abrem e fecham nos tempos de funcionamento do motor, buscando assim mais torque em baixas rotações. Em alta, todas as válvulas ficam abertas, garantindo mais potência e desempenho.

Acionado por corrente, o comando do VTEC garante o funcionamento do motor com taxa de compressão de 10,6:1 e potencia de 140 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, ambos a 6.300 rpm.

O torque é de 17,4 kgfm no derivado de petróleo e de 17,3 kgfm no vegetal, ambos a elevados 5.000 rpm. Esse propulsor funciona bem com gasolina, mas é gastão com álcool.

Ele tem ainda injeção eletrônica multiponto com bobinas individuais e sistema de arrefecimento selado, onde a troca do fluido (um galão) é feita em dezenas de anos, não necessitando medidor de temperatura e lavagem do sistema.

Já o câmbio CVT tem dupla correia de aço e duas polias variáveis, tendo programação eletrônica e um novo software que permitiu um ajuste melhor nas saídas, encurtando a relação para ganhar mais impulso no anda-e-para das cidades.

Ele tem ainda um modo Sport e Low, para subidas bem íngremes. Nas versões EX e EXL, há simulação de sete velocidades, controladas manualmente pelos paddle shifts no volante, mas não pela alavanca de marchas no console.

Desempenho

Honda HR-V 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, etc

O Honda HR-V 2018 tem um desempenho suficiente com motor 1.8 i-VTEC, cuja calibração é exclusiva do modelo, diferindo daquela que foi usada no Civic anterior.

O propulsor foi escolhido para oferecer um desempenho equilibrado para a proposta do crossover, utilizando o motor que era usado no Civic em detrimento de utilizar um menor, que no caso era o 1.5 i-VTEC dos Fit e City.

Embora com rotação alta, o motor geralmente trabalha em giros mais baixos por conta da transmissão continuamente variável (CVT), que utiliza relações infinitas para manter uma rotação adequada em velocidades diversas.

No Honda HR-V, a condução é suave por conta disso, onde o motor não é usado constantemente em giros elevados, sendo forçado a trabalhar no limite pára oferecer desempenho.

Com ele, pode-se manter 1.500 rpm por um bom tempo, mesmo acelerando, uma característica que só o CVT possui. As alterações feitas no Honda HR-V 2018 foram importantes para manter uma dirigibilidade agradável.

Assim, com câmbio CVT, ele faz de 0 a 100 km/h e tem velocidade final de:

  • Honda HR-V 1.8 CVT – 11,2 segundos e 175 km/h

Consumo

Honda HR-V 2018: preços, versões, equipamentos, motor, consumo, etc

Apesar do foco na economia, com o uso da transmissão CVT, o Honda HR-V 2018 é um carro com peso mediano, tendo mais de 100 kg acima do peso do rival Nissan Kicks, por exemplo.

Então, seu motor 1.8 i-VTEC FlexOne não confere exatamente um consumo excelente, mas apenas bom para sua proposta, tendo médias de cidade/estrada com etanol e gasolina.

Como a maioria dos motores japoneses, o i-VTEC não se dá bem com o álcool, rendendo mais na gasolina, o que é um fator importante na hora de abastecer, ainda que considerando o preço do mesmo.

O CVT ajuda, mas o ideal para um consumo realmente bom seria o emprego de um motor menor, com turbocompressor e injeção direta de combustível, permitindo assim ter melhor desempenho e economia.

Isso só deve acontecer na próxima geração, embora o Honda HR-V Touring de 2019 tenha motor 1.5 VTC Turbo com 173 cavalos e 22,4 kgfm, este é muito potente e cobra em consumo essa característica, embora seja mais eficiente que o 1.8.

  • Honda HR-V 1.8 CVT – 7,7/8,6 km/l e 11,0/12,3 km/l

Honda HR-V 2018 – manutenção e revisão

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O Honda HR-V 2018 tem preços de revisão variando de acordo com a concessionária, infelizmente. Trata-se de uma política arcaica da marca japonesa, que deixa o cliente “refém” dos preços praticados pelas revendas.

Embora algumas tenham valores próximos, a falta de um preço tabelado em nível nacional, depõe contra o pós-venda da Honda e contra a própria imagem da marca.

Os preços abaixo são de uma revenda de São Paulo Capital e revelou um custo alto até 60.000 km. O SUV compacto tem ainda intervalos de troca de fluídos a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro.

No caso da Honda, é sempre bom ficar de olho no programa de revisões estabelecidas para ver se, especialmente, a troca de líquido de arrefecimento e complementação de lubrificantes do CVT estejam em dia.

Confiável, o Honda HR-V 2018 é um produto que, se levado em manutenção regular, pode durar muitos anos sem apresentar defeitos graves, assim como outros produtos da marca japonesa, daí outro ponto que reforça seu valor.

Embora o serviço de pós-venda da Honda não seja padronizado em preço, pelo menos cumpre a maioria dos requisitos para manutenção e reparação dos veículos da marca.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.8 i-VTECR$ 313,78R$ 507,37R$ 537,78R$ 1.214,90R$ 537,78R$ 1.527,33R$ 4.638,94

Honda HR-V 2018 – ficha técnica

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O Honda HR-V 2018 tem porte compacto, medindo 4,294 m de comprimento e tendo 2,610 m de entre eixos. O crossover é conhecido por seu bom espaço interno, especialmente no banco traseiro, que ainda possui o sistema ULTraSeat.

Seu bagageiro de 437 litros está mais do que dentro da proposta desse tipo de veículo no Brasil, podendo ainda ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro.

Ele também se destaca pelo motor 1.8 i-VTEC com calibração para favorecer potência e torque maiores com gasolina, em vez do álcool, que então ficou relegado a segundo plano. Esse arranjo é único no mundo.

O CVT tem relações infinitas na versão LX, mas pode muda-las no volante nas versões EX e EXL, ambas com paddle shift e simulação de 7 marchas. Levando cinco pessoas, o Honda HR-V 2018 chega a ter 1.276 kg e capacidade de carga 470 kg.

Com suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás, o HR-V é um carro com um conjunto bem equilibrado em estabilidade e conforto, tendo boa largura e altura: 1,772 m e 1,586 m, respectivamente.

Motor1.8 i-VTEC
Tipo
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31799
Válvulas16
Taxa de compressão10,6:1
Injeção eletrônicaIndireta Flex
Potência máxima140/139 cv a 6.300 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo17,4/17,3 kgfm a 5.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoCVT de 7 marchas
Tração
TipoDianteira
Direção
TipoElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPherson
TraseiraEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasLiga leve, aro 17 polegadas
Pneus215/55 R17
Dimensões
Comprimento (mm)4.294
Largura (mm)1.772
Altura (mm)1.586
Entre eixos (mm)2.610
Capacidades
Porta-malas (L)437
Tanque de combustível (L)51
Carga (Kg)470
Peso em ordem de marcha (Kg)1.276
Coeficiente aerodinâmico (cx)ND

Honda HR-V 2018 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.