_Destaque Honda Lançamentos Motos

Honda PCX 2017 chega com novas cores e preços mais em conta

honda-pcx-2017-1

Modelo mais vendido da categoria, a Honda PCX 150 acaba de receber pequenas novidades para a linha 2017. O scooter intermediário da linha da montadora japonesa agora oferece novas opções de cores. Além disso, o modelo está mais em conta, agora disponível por R$ 10.300 na versão de entrada Standard e R$ 10.800 na topo de linha DLX, o que representa uma redução de R$ 514 e R$ 434, respectivamente.

As alterações chegam para dar ares de novidades e também manter a PCX no topo do ranking, sobretudo após a chegada da rival Yamaha NMax, que estreou em março deste ano tendo como vantagem o motor maior (de 160 cc) e freios ABS de série. A concorrente está disponível no mercado nacional por R$ 11.690.

Honda PCX 2017 – Visual

Trata-se da segunda mudança introduzida pela Honda na PCX neste ano. Em janeiro deste ano, o scooter recebeu suas primeiras mudanças visuais. Se alinhando com a versão oferecida no mercado europeu, o modelo produzido em Manaus (AM) ganhou formas mais modernas, com direito a um novo conjunto óptico dianteiro com sistema de iluminação com LEDs, nova bolha frontal, lanterna traseira redesenhada com piscas individuais (também em LED), novas alças para o garupa com suporte para baú integrado, entre outros.

A PCX ganhou ainda um novo painel de instrumentos, com direito a um mostrador central com velocímetro analógico com ponteiro do tipo flutuante, que acompanha a borda do marcador, e uma pequena tela digital que exibe informações como hodômetro total, medidor de combustível, relógio e um computador de bordo que informa o consumo médio, além de luzes-espia da injeção eletrônica e do sistema de parada automática.

O modelo recebeu também um novo assento, com novo formato e textura. Nas demais novidades, a linha 2016 trouxe porta-objetos mais espaçoso, tomada 12 volts para adaptar carregadores de celular ou utilizar um GPS, por exemplo, pisca-alerta para indicar uma parada emergencial, entre outros.

Já a Honda PCX 2017, a novidade fica por conta da introdução da tonalidade Prata Fosco na versão Standard, além do Marrom Perolizado na DLX. Nesta última cor, há ainda banco e detalhes da carenagem com pintura contrastante em um tom de marrom mais claro. O modelo oferece ainda a opção de cor Cinza Metálico na configuração mais barata. Adesivo com o nome do modelo estampado logo acima do farol dianteiro é outra novidade do scooter.

Nas medidas, a Honda apresenta 1.931 mm de comprimento, 737 mm de largura e 1.103 mm de altura, com distância entre-eixos de 1.315 mm e altura do assento de 760 mm. O peso seco de 125 kg.

honda-pcx-2017-6

Honda PCX 2017 – Equipamentos

Além do conjunto óptico com lâmpadas em LED para o farol, lanterna e indicadores de direção, a Honda PCX 2017 é equipada de série com itens como o sistema “Idling Stop”, uma espécie de start/stop presente nos automóveis, que permite o desligamento automático do motor, por exemplo, em paradas de semáforo, e com funcionamento automático após o acelerador ser acionado. O recurso monitora ainda o nível de carga da bateria, desligando-se automaticamente em caso de uso excessivo da tomada 12V.

Outro item oferecido pela Honda PCX 2017 é o sistema CBS (Combined Brake System) de freios combinados, que permite o acionamento simultâneo dos freios. Com este recurso, ao acionar o manete direito, o sistema aciona 70% do freio traseiro e 30% do dianteiro. Já ao aciona o manete esquerdo, o sistema freia apenas a roda dianteira.

honda-pcx-2017-4

Honda PCX 2017 – Mecânica

O motor que equipa a Honda PCX 2017 é um monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), arrefecido a líquido, de 149,3 cm³, que consegue entregar 13,1 cavalos de potência, a 8.500 rpm, e 1,36 kgfm de torque, a 5.250 rpm. Junto a este propulsor está uma transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic).

Na linha 2016, o bloco passou por mudanças, adotando uma capacidade volumétrica ligeiramente menor (de 152,9 cm³ para 149,3 cm³), para atender os padrões de emissões de poluentes exigidos pela segunda fase do Promot 4, que passou a vigorar no início deste ano. O módulo de injeção eletrônica (ECU) também foi ajustado, com sensível melhora na economia de combustível.

O scooter recebeu ainda novos amortecedores traseiros, redimensionados, que oferecem maior resistência a impactos com mais conforto e suavidade ao piloto e garupa. O tanque de combustível também passou por mudanças, com maior capacidade, agora de 8 litros (contra os 5,9 l da linha anterior).

O modelo tem chassi do tipo monobloco (underbone). Na suspensão, há garfo telescópico com curso de 100 mm na dianteira e sistema de duplo amortecimento e curso de 85 mm na traseira. As rodas têm 14 polegadas e são calçadas com pneus 90/90-14M/C 46P na frente e 100/90-14M/C 57P atrás. Quanto aos freios, a PCX usa disco simples de 220 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm na traseira.

honda-pcx-2017-2

Honda PCX 2017 – Preços

Confira os preços da nova linha da Honda PCX:

Honda PCX STD 2017: R$ 10.300
Honda PCX DLX 2017: R$ 10.800

O modelo estará disponível nas concessionárias a partir da segunda quinzena de outubro, com garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.

honda-pcx-2017-3

Honda PCX 2017 – Mercado

Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Honda PCX conseguiu emplacar 14.257 unidades entre janeiro e agosto no mercado brasileiro. Para efeito de comparação, a Yamaha NMax 160 vendeu 2.777 exemplares no mesmo período – no entanto, vale lembrar que o modelo foi lançado em março. Em agosto, a PCX registrou 1.766 vendas, enquanto a NMax teve 764 unidades emplacadas.

Com esses números, a Honda PCX conseguiu assegurar participação de 5,9% no mercado nacional, ao passo que a Yamaha NMax teve participação de 1,15% no acumulado do ano.

Outro modelo da categoria é a Dafra Cityclass 200i, oferecida por R$ 10.990. Este modelo é dotado de um propulsor capaz de entregar 13,86 cavalos de potência e 1,41 kgfm de torque e oferece ainda freios a disco com acionamento combinado FH-CBS, tomada USB para carregar aparelhos GPS e smartphones e assoalho plano.

honda-pcx-2017-5

Honda PCX 2017 – Ficha técnica

Honda PCX 2017
MOTOR
Tipo OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada 149,3
Torque máximo 1,36 kgfm a 5000 rpm
Potência máxima 13,1 CV a 8500 rpm
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica, PGM FI
Transmissão Tipo V-MATIC
Sistema de partida Elétrico
Combustível Gasolina
DIMENSÕES
Comprimento x largura x altura 1931 x 737 x 1103 mm
Distância entre-eixos 1315 mm
Distância mínima do solo 138 mm
Altura do assento 761 mm
Peso seco 125 kg
CAPACIDADE
Tanque de combustível 8 litros
Óleo do motor 0,9 litro
SISTEMA ELÉTRICO
Injeção Eletrônica
Bateria 12V – 5 Ah
Farol LED
CHASSI
Tipo Monobloco (underbone)
Suspensão dianteira x curso Garfo telescópico / 100 / 89 mm
Suspensão traseira x curso Dois amortecedores / 85 / 79 mm
Freio dianteiro / diâmetro A disco / 180,6 mm / 220 mm
Freio traseiro / diâmetro A tambor / 130 mm
Pneu dianteiro 90/90 – 14M/C 46P
Pneu traseiro 100/90-14M/C 57P







Send this to friend