Honda PCX (2013-2023): scooter mais vendido no Brasil

Honda PCX 2023
Honda PCX 2023

O sucesso da Honda Biz fez a fabricante japonesa expandir sua presença no segmento de scooters e motonetas no mercado brasileiro com outros modelos inéditos, como é o caso da Honda Lead 110 e da Honda PCX 150.

A Honda PCX 2023 é a scooter mais vendida do mercado nacional e agrega, além de um visual sofisticado, também uma arquitetura moderna com soluções para reduzir o consumo e muito conforto.

O modelo é bem tradicional no mercado e chega com novidades na linha 2023, mantendo sempre a atualização em dia do produto, que é cada vez mais apreciado por pessoas que buscam um transporte ágil para a cidade.

Aerodinâmica, a PCX também reúne um aspecto premium, se posicionando bem numa faixa de preço de rivais com visual e acabamento comuns, destacando ainda mais a scooter da Honda.

Honda PCX – novidades

Lançamento em abril de 2013

O lançamento da Honda PCX 150 no mercado brasileiro aconteceu em abril de 2013, com chegada à rede de concessionárias prevista para maio do mesmo ano. O modelo foi comercializado com preço inicial de R$ 7.990.

Já no seu primeiro mês cheio, em junho, a Honda PCX conseguiu se posicionar como o scooter mais vendido do segmento. Na época, seu concorrente mais próximo era o Dafra Citycom 300 (veja aqui Dafra Citycom 300i 2022 ganha tapa no visual e custa R$ 22.990), um modelo maior, mais potente e que custava quase o dobro do preço do Honda, saindo por R$ 14.190.

O Honda PCX é fabricado na unidade da Honda em Manaus, no estado do Amazonas. Todavia, a produção é feita via CKD (Completely Knock-Down), com componentes importados da Tailândia, como o motor, transmissão, pneus, sistemas de iluminação e painel de instrumentos.

Nova versão Honda PCX 150 DLX em 2014

Em outubro de 2014, a Honda passou a oferecer a nova versão DLX na gama da PCX 150. O scooter na nova configuração se diferenciava pela pintura em preto fosco, formando contraste com as rodas de liga-leve com pintura dourada, além dos logotipos prateados e vermelhos.

A PCX 150 DLX tinha preço sugerido de R$ 8.990, o que representava uma diferença de R$ 390 em relação à versão Standard nas cores branco e preto perolizados, disponíveis naquele ano por R$ 8.600.

Essa foi a primeira novidade do scooter após o seu lançamento no país.

Facelift e outras novidades em 2015 e 2016

Honda PCX 2016
Honda PCX 2016

Em outubro de 2015, a Honda PCX 150 produzido no território nacional recebeu suas primeiras novidades.

O scooter adotou um visual alinhado com o modelo comercializado no mercado europeu, com direito a um novo farol dianteiro com formato redesenhado e iluminação em LED, perdendo o friso superior cromado e a estrutura que avançava sob a bolha dianteira.

Ainda entre as novidades, a Honda PCX 2016 passou a contar com painel de instrumentos redesenhado, computador de bordo, pisca-alerta, tomada 12V para carregar celulares e outros equipamentos eletrônicos e assento com novo formato sem a divisão entre o piloto e o garupa.

O Honda passou também por alterações mecânicas, com amortecedores traseiros mais resistentes aos impactos e motor menor, passando de 152,9 cm³ para 149,3 cm³, enquanto a potência foi de 13,6 cv para 13,1 cv e o torque de 1,36 kgfm para 1,41 kgfm.

O aparato manteve o câmbio automático do tipo CVT, bem como o sistema start/stop e os freios CBS de frenagem combinada.

Além disso, a Honda PCX ganhou um tanque de combustível maior, passando de 5,9 litros para 8 litros de capacidade.

Na ocasião, a Honda PCX 150 ficou mais caro. A versão Standard subiu de R$ 9.267 para R$ 10.299 e a DLX de R$ 9.687 para R$ 10.699.

Novas cores e preços mais baixos em 2017

A linha 2017 da Honda PCX fez a sua estreia nas concessionárias em outubro de 2016. Porém, como de praxe entre as motocicletas da marca japonesa, o modelo recebeu somente novas opções de cores.

A partir daí, o scooter passou a contar com as tonalidades prata fosco e cinza metálico na configuração Standard. Já a topo de linha PCX DLX assumiu um papel mais refinado na gama, com pintura em tom de marrom perolizado, formando contrastante com o couro do banco e parte da carenagem em um tom mais claro.

Porém, essas mudanças não aumentaram os preços do Honda. Pelo contrário, ele ficou mais em conta para acirrar ainda mais a briga com o novo concorrente Yamaha NMAX (confira aqui Yamaha NMAX 160 2022 tem edição Homem-Aranha), também dotado de um motor 150 cc.

A Honda PCX passou a ser comercializado por R$ 10,3 mil na versão de entrada e R$ 10,8 mil na topo de linha. Essas cifras representaram uma redução de cerca de R$ 300 frente à tabela anterior.

Inédita versão PCX Sport

Embora a Honda PCX 150 seja uma motocicleta assumidamente urbana e voltada ao conforto e praticidade, a Honda resolveu oferecê-lo em uma versão com apelo “esportivo”. Batizado de PCX Sport, o modelo estreou em novembro de 2017.

Por R$ 11 mil (ou R$ 500 a mais que a versão Standard), a nova configuração da Honda PCX se diferencia pela combinação de cores, composta por um cinza fosco e detalhes em vermelho e branco nas carenagens. O vermelho estava presente em frisos e também nas alças para o garupa.

Segundo a fabricante japonesa, essa novidade foi anunciada para atender consumidores que buscavam por um modelo mais personalizado, além de clientes proprietários de motocicletas de alta cilindrada, como uma motocicleta para ser usada no dia a dia.

Linha 2018 com novas cores

As próximas mudanças na gama da Honda PCX aconteceram em setembro de 2017. A linha 2018 do scooter foi anunciado somente com novidades da paleta de cores, com direito à nova tonalidade Azul Escuro Perolizado para o modelo Standard.

Além dele, o modelo conta com o Prata Fosco também na configuração de entrada. Já o DLX, que segundo a marca é indicado “para aqueles que buscam um modelo com mais exclusividade e sofisticação”, manteve a pintura Marrom Perolizado em dois tons “devido a sua boa aceitação no mercado”.

A nova linha da Honda PCX 2018 tinha preço inicial de R$ 10,3 mil, podendo chegar a R$ 10,8 mil na variante DLX.

Visual renovado na linha 2019

O começo de 2019 trouxe importantes mudanças para a linha da Honda PCX, incluindo mudanças visuais, mais equipamentos e nível de segurança superior.

Na parte visual, a PCX 2019 recebeu farol de LED com luzes diurnas e lanternas redesenhadas, também com LEDs e setas integradas. Olhando para o scooter, era possível perceber suas novas dimensões, com 1,92 m de comprimento e 74,5 cm de largura.

O condutor agora tinha uma painel de LCD totalmente digital, nova suspensão, pneus 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira e rodas com novo desenho e 8 raios.

Em sua lista de equipamentos, a linha 2019 ainda trouxe chave presencial para as versões mais caras DLX e Sport, além de um porta-objetos com tampa e tomada 12V. A parte mecânica não teve alterações.

Com todas essas novidades, os preços da PCX 2019 partiam de R$ 11.620 para a opção de entrada CBS e chegavam a R$ 12.990 nas configurações DLX ABS e Sport ABS.

Mais segurança na linha 2020

PCX 2020
PCX 2020

Em outubro de 2019, a Honda anunciou a linha 2020 com novidades importantes no quesito segurança. Depois de apresentar toda a linha com freios ABS no ano anterior, agora o scooter tinha uma versão mais barata com esse item.

Além da opção de entrada 150 CBS (que custava R$ 11.990), a linha tinha a nova configuração 150 ABS (R$ 13.190), dando ao cliente essa segurança superior com preços mais baixos, já que as versões Sport e DLX partiam de R$ 13.590.

Com tantas novidades no ano anterior, o visual e a parte mecânica não foram alterados.

PCX 2020
PCX 2020

Linha 2022 com mudanças discretas

Com ótimas vendas no mercado brasileiro, a Honda decidiu mexer de forma bem leve na PCX 2022, anunciada em agosto de 2021. As únicas novidades estavam na paleta de cores de cada versão.

A versão mais barata PCX CBS 2022 é vendida sempre na cor Azul Perolizado (custando R$ 13.510), enquanto a opção intermediária PCX ABS 2022 tem a cor Cinza Metálico (R$ 14.990).

PCX 2022
PCX 2022

Já as versões topo de linha DLX 2022 e Sport 2022 tem, respectivamente, as cores Prata Metálico e Branco Fosco com detalhes azuis, custando R$ 15.390.

PCX 2023 com novo motor

Entre as novidades da Honda PCX 2023, um novo motor maior foi adicionado à scooter, que passou de 150 para 160 cilindradas, dispondo ainda de um novo quadro, 760 g mais leve, para sustentar o propulsor.

O motor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração líquida passou de 149 cm³ para 156,9 cm³, subindo de 13,2 cavalos para 16 cavalos, enquanto o torque passou de 1,38 kgfm para 1,50 kgfm.

PCX 2023
PCX 2023

Com o aumento do diâmetro e do curso do pistão, a taxa de compressão passou de 10:1 para 12:1, mas o combustível continuou apenas na gasolina.

Tal como o antigo, o novo motor tem o sistema Idling Stop, o desligamento automático ao se parar no semáforo com o freio acionado.

Outras mudanças foram feitas, com a inversão da posição dos amortecedores traseiros, ganhando ainda novos cursos nas duas suspensões, com a roda traseira reduzida em tamanho de 14 para 13 polegadas.

Os pneus de baixa resistência à rolagem foram adicionados para ampliar a eficiência energética, enquanto o sistema de escape ganhou um silencioso maior.

Painel da PCX 2023
Painel da PCX 2023

Com a revisão do visual, agregando nova portinha para acesso ao tanque de combustível, assim como foi adicionado um painel digital revisado, de melhor leitura.

Já o bagageiro interno passou de 28 para 30 litros, garantindo bom espaço para capacetes, enquanto o escudo dianteiro foi revisado e com tampa estanque guardando uma fonte de recarga agora em formato USB.

A PCX 2023 também adicionou alarme de série em todas as versões, que possuem ainda a Smart Key, ou seja, a chave presencial para acesso à partida e outras funções.

Por fim, a PCX 2023 disponibiliza ainda controle de tração, que utiliza sensores nas duas rodas para medir a velocidade e, diante da diferença, corta-se a aceleração para evitar patinar a roda traseira.

Na versão PCX CBS, a scooter tem pintura cinza metálico, enquanto a PCX ABS dispõe de cor branca perolizada, enquanto a PCX DLX tem pintura azul metálica com detalhes em bronze.

Honda PCX – versões

  • Honda PCX CBS 2023
  • Honda PCX ABS 2023
  • Honda PCX DLX ABS 2023

Honda PCX – preços

  • Honda PCX 150 Standard e PCX 150 DLX: de R$ 8.755 (2013) a R$ 17.948 (2021)
  • Honda PCX CBS – R$ 16.230 (0km)
  • Honda PCX ABS – R$ 17.850 (0km)
  • Honda PCX DLX ABS – R$ 18.270 (0km)

Honda PCX – motor e câmbio

O motor monocilíndrico da PCX 2023 tem 4 tempos com refrigeração líquida e 2 válvulas no cabeçote (OHC), mais injeção eletrônica e sistema Start&Stop.

Com 156,9 cm³, ele tem 12:1 de taxa de compressão, entregando 16 cavalos a 8.500 rpm e 1,5 kgfm a 6.500 rpm.

O câmbio CVT tem transmissão direta com correia variável de tração.

honda pcx 150 2014 2

Honda PCX – manutenção e revisões

A manutenção da Honda PCX é bastante descomplicada, seguindo o padrão das outras motocicletas da linha da Honda. As peças podem ser encontradas com facilidade, bem como um mecânico apto a reparar algum defeito do scooter.

Para manter a garantia de três anos, a Honda solicita que o proprietário faça as revisões periódicas do modelo. Há fornecimento gratuito de óleo genuíno da marca em sete revisões, neste caso a partir da terceira revisão.

PCX 2023 – desempenho

  • Honda PCX – 0 a 100 km/h – ND
  • Honda PCX – velocidade máxima – 111 km/h

PCX 2023 – consumo

  • Honda PCX – urbano – 44,5 km/l
  • Honda PCX – rodoviário – 32,3 km/l

PCX 2023 – ficha técnica

Motor 160
Tipo
Número de cilindros 1 em linha
Cilindrada em cm3 156,9
Válvulas 2
Taxa de compressão 12:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 16,0 cv a 8.500 rpm (gasolina)
Torque máximo 1,50 kgfm a 6.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo CVT
Tração
Tipo Correia
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiro e traseiro de 220 mm e tambor traseiro com 130 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico
Traseira Balança convencional
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 14 polegadas na frente e liga leve aro 13 polegadas atrás
Pneus 110/70-14 na frente e 130/70-13 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 1.935
Largura (mm) 0.742
Altura (mm) 1.108
Entre eixos (mm) 1.313
Capacidades
Bagageiro (L) ND
Tanque de combustível (L) 8,0
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 124 (CBS), 126 (ABS)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND

Honda PCX – galeria de fotos

Fonte Honda Motos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.