Crossovers Honda India Mercado SUVs

Honda planeja SUV subcompacto com base no Amaze

honda vision xs 1 3 - Honda planeja SUV subcompacto com base no Amaze

Parece estranho a Honda pensar em mais um SUV abaixo de 4 metros se já tem o WR-V no mercado indiano. A marca japonesa projetou o derivado do Fit com vistas a atender essa demanda asiática com um produto que fica dentro dessa faixa de tamanho, que obtém incentivos fiscais do governo local para impulsionar as vendas de carros acessíveis.


Diante disso, as algumas marcas têm feito “milagres” para criar diversas categorias limitadas ao porte indiano, reproduzindo mais ou menos o que os japoneses tiveram que fazer para não tornar os carros kei apenas meras caixas quadradas com rodas e motor 0.66 litro. Mas cabe mais? De acordo com a Economic Times, a Honda pensa em ter mais um “suvinho” nesse porte.

honda vision xs 1 2 - Honda planeja SUV subcompacto com base no Amaze

Ao contrário do Honda WR-V, que em realidade é um Fit modificado, a montadora japonesa pretende usar a plataforma do sedã Amaze, que recentemente ganhou uma segunda geração, para desenvolver um novo utilitário esportivo, este sob o codinome 2UA. O interesse da Honda é tão grande nesse segmento que até congelou a próxima geração do Brio.


De acordo com Yoichiro Ueno, presidente da Honda Índia, a preferência da marca é pelos SUVs, que tem crescimento constante no mercado indiano e para atender a isso, estão estudando várias possibilidades de utilitários esportivos sobre a base do Amaze. Com crescimento de até 30% nos últimos anos, o segmento é bastante lucrativo e importante não só no cenário indiano, mas também mundial, onde o segmento participa com um quarto das vendas.

honda vision xs 1 5 - Honda planeja SUV subcompacto com base no Amaze

Quarta maior fabricante de veículos naquele país, a Honda ainda não tem uma gama muito grande de utilitários esportivos, destacando-se o quase exclusivo BR-V, que é feito sobre a base do Fit, mas com sete lugares. O HR-V, por exemplo, não é vendido lá e só agora o CR-V aparece no horizonte. Mas, o volume mesmo aparece abaixo de 4 metros, que é onde a marca quer dominar.

Ainda não se sabe como será o projeto 2UA, além de que será feito sobre o Amaze. Porém, a Honda já mostrou há algum tempo o conceito Vision XS-1 Compact, que é mais expressivo que o WR-V, claramente associado com o Fit, além de ter sido concebido para atuação na Índia e Sudeste Asiático, embora não faria feio se fosse vendido por aqui.

De qualquer forma, esse modelo não poderá bater de frente com a proposta atual, que mede 3,99 m. Isso significará um modelo menor, algo próximo do futuro SUV do Renault Kwid ou do que teria sido o Volkswagen Taigun se tivesse de fato entrado em produção, por exemplo. Mas, outra coisa é certa: não terá atuação fora da região.

Honda Vision XS-1 Compact – Galeria de fotos

[Fonte: Economic Times]

COMPARTILHAR:
  • Honda querendo ser a Volvo. Primeiro com o CR-V, e agora com esse conceito. “Inspirações” à parte, gostei do exterior, mas achei o interior bem estranho.

    • Filipe

      Muito melhor (em termos de design) que o wr-v

  • th!nk.t4nk

    O WR-V, que é só um Fit com suspensão elevada, já tem 4 metros. Não tem como fazer algo menor, a não que seja um sub-compacto tipo o Renault Kwid (com bancos curtíssimos e ergonoma muito prejudicada). Como disse a matéria, vão ter que fazer milagre, ou sacrificar totalmente o porta-malas.

  • ObservadorCWB

    Compacto….SUB-Compacto…..Mini-Compacto….Micro-Compacto……isso é bullying com as pessoas altas…kkkkk

  • Erivelton Freitas

    Nossa, o conceito é lindo, infelizmente, a versão final será bem mais feia e vai chegar aqui por R$ 80.000 na versão de Entrada ‘-‘

    • Handlay P.B.

      Conjecturo que esse carro conceito não é funcional, dado que a manopla do câmbio não está conectada na parte de baixo.

      • Erivelton Freitas

        Adoro a forma como você escreve <3

        • Handlay P.B.

          Então quiçá você poderá gostar do meu comentário sobre o novel Prisma Advantage que eu fiz em outro site. Sem querer ser entufado, mas acho que foi um dos comentários mais egrégios que eu já engendrei:

          “Absurdo pagar 52,95 salários mínimos paulistanos por um carro frugal e despiciendo com calotas… É mnemônico que 52,95 salários mínimos nos EUA (conjecturando que um americano ganhe US$ 1.276,00/mês) daria para comprar uma espaventosa BMW 530e iPerformance 2.0 turbo plug-in hybrid ficando mais de US$ 10 mil réliquos para locupletar o tanque com gasolina de qualidade e barata por assaz tempo. O governo brasileiro, mancomunado com os senhores do mundo, sobrepuja o povo brasileiro incauto com uma chusma de impostos. Destarte, assaz afã é fulcral para arrostar e elidir a tétrica insipiência idiossincrática de nossa plaga debelada pela elite do planeta.”

          • Erivelton Freitas

            A forma como você escreve é incrível! Eu escrevo alguns romances desde 2011, e venho trabalhando numa forma de escrita mais ‘rebuscada’, na tentativa de parecer mais atraente e madura a forma como escrevo, mas até então, venho usando pouco desse vocabulário tão vasto que se perdeu desde a Era de Ouro de Machado de Assis. Gosto muito da sua escrita, ela é apaixonante! Se quiser, me adiciona no facebook para a gente conversa: https://www.facebook.com/erivelton.freitas.33?ref=bookmarks

  • Júnior Nascimento

    Muito lindo o conceito. Deveria chegar logo para substituir o WR-V. Já que seria menor, poderia, ao menos, manter os preços do pseudo-suv.

  • leitor

    Pra que tanto modelo parecido com o Fit sem ser fit? Poderiam até ser modelos do mesmo. Quero ver um modelo perua baseado no City. Alguns não gostam mas outros iriam gostar. Temos no Brasil o Space Fox, Pálio Wekeend, além de outros que venderam bem. Em outros países modelos como VW Variant e outros da BMW, Mercedes, Renault, Nissan, Hyundai etc. com mercado certo. Ficaria bonito.

  • Roberto

    Estas portas deslizantes são sensacionais.

    • th!nk.t4nk

      Ainda mais com a abertura automática, por botão.

  • Handlay P.B.

    As marcas estão atulhando cada vez mais suas linhas com noveis SUVs, onde tiver uma brecha com previsões auspiciosas de vendas em alguma plaga, eles enxertam mais um. O Vision XS1 Compact é heteróclito, e conjecturo que ele não seja funcional, posto que a manopla da transmissão não está conectada na parte de baixo. Os SUVs, no porvir, podem sobrepujar o planeta.

  • Raul Pereira

    Eu que sou muito ignorante ou vocês também não conseguem entender o conceito de um SUV sub compacto? Não é um hatch subcompacto um pouco mais altinho no teto e com lanternas nas colunas pra dar a impressão de imponente?

  • Mauro Banqueiro

    Qualquer coisa que se mexa e que tenha emblema Toyota ou Honda, os manos podem colocar qualquer preço, que terá gente pagando a vista…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email