Honda Prologue surge como primeiro com bateria Ultium

honda prologue ultium 1

A Honda mostrou nos EUA a primeira imagem do Prologue, uma proposta de crossover elétrico da marca japonesa com a plataforma Ultium da General Motors.


Trata-se de uma renderização do que será o crossover real, um produto que colocará a Honda no mercado de carros elétricos norte-americano.

Desenvolvido pelo Honda Design Studio, em Los Angeles, o Prologue será um utilitário esportivo elétrico aparentemente sem detalhes compartilhados com os carros da GM.

A essência do produto da Honda será o pacote de baterias Ultium e os propulsores, além é claro dos componentes que regem o funcionamento do sistema.

Mamadou Diallo, vice-presidente de vendas de automóveis da American Honda Motor Co. Ltd, disse:

“Anunciamos um plano há dois anos, posicionado como uma estratégia inteligente, para co-desenvolver um veículo elétrico com a GM. O resultado não é apenas um processo mais eficiente, mas um novo veículo com ótima aparência, o Honda Prologue”.

honda prologue ultium 2

Com produção esperada para 2024, o Honda Prologue terá um nome comercial diferente e fará parte de um time de carros elétricos que chegará a 30 membros até 2030.

Isso inclui não só a associação com a GM, mas também os modelos desenvolvidos na China com as sócias Dongfeng e Guangzhou Auto.

Na Honda, a plataforma do Prologue é chamada Honda e:Architecture e deve ser compartilhada com outros produtos futuros, que chegarão até 2027.

A partir dessa data, a Honda fará modelos mais baratos com as baterias Ultium, buscando ampliar as vendas de elétricos após o ponto de virada do mercado mundial.

Mesmo usando DNA da GM, a produção do Honda Prologue deve acontecer em plantas da própria marca, tal como no caso da Ford com a Volkswagen, lembrando da base MEB.

Ainda que tenha 30 modelos elétricos previstos até o fim da década, a Honda é conhecida por se posicionar contra esse tipo de carro como solução única para o futuro.

Ela defende a hibridização e também o hidrogênio como combustível do futuro.

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.