Honda SUV RS virá ou não?

honda rs suv 1

A Honda anunciou nesta quarta (20) seu plano de lançamentos para o mercado brasileiro até 2023. Entre os produtos, algumas surpresas, como o Novo HR-V americano e o Civic Type R.


Também revelou detalhes do Novo HR-V nacional e falou sobre a chegada dos híbridos Civic e:HEV e CR-V e:HEV, que deverão desembarcar aqui entre 2022 e 2023.

Contudo, no pacotão da Honda, não veio o que muitos esperavam, a versão de produção do conceito SUV RS, apresentado no último Salão de Jacarta, na Indonésia.

honda rs suv 7

O pequenino SUV da Honda apareceu como um protótipo pronto para produção, inclusive com vidros escurecidos para não revelar seu interior.

Com supostos 4,00 m de comprimento, o Honda SUV RS – que pode ganhar a designação de ZR-V, que também pode ir para a versão internacional do HR-V americano – é literalmente um anti-Pulse.

Sem o WR-V, que também será substituído na Índia, a Honda acrescentou duas versões do Novo HR-V com motor L15B 1.5 i-VTEC DOHC com 126 cavalos e 15,8 kgfm para o produto.

honda rs suv 2

Note que, mesmo na primeira geração, a Honda manteve somente o motor 1.8 i-VTEC nas versões comuns, sendo este com 140 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, o único flex conhecido nessa configuração.

Com mesmo porte que o anterior, o Novo HR-V terá de cobrir a lacuna deixada pelo WR-V, quando pela lógica do mercado, o SUV RS surge como opção ideal para ocupar a vaga.

Nesse caso, a introdução do pequeno SUV se daria com essa mesma mecânica, sempre com transmissão CVT e proposta semelhante à do WR-V, porém, com a versão RS como diferencial.

honda rs suv 5

Ela seria mais estética que funcional, mas isso chamaria a atenção dos consumidores numa faixa de entrada da Honda, não necessariamente mais barata que o Fiat Pulse, pelo contrário.

Dividindo a linha com os novos City e HR-V, este último apenas com motor 1.5 Turbo Flex para dar combate ao Renegade, a Honda teria um quarto produto nacional.

honda rs suv 6

Com potencial de ocupar bem a fábrica de Itirapina-SP, que ficou anos fechada devido ao encolhimento do mercado, o SUV RS colocaria a Honda de volta no jogo dos SUVs e em dose dupla.

Aliás, dependendo do que pretenda fazer com o Novo HR-V americano por aqui, a Honda teria assim três produtos para se impor no mercado com boas vendas.

O que você acha? Seria bom ou não, o SUV RS no Brasil?

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.