Elétricos Hatches Honda Minivans

Honda terá novo compacto elétrico global derivado do Fit em 2020

Honda terá novo compacto elétrico global derivado do Fit em 2020

A Honda está preparando um carro elétrico compacto para atuação global. O projeto está sendo tocado na China, onde a montadora japonesa firmou uma parceria com empresa CATL de Ningde, que é conhecida fornecedora de baterias de lítio. O novo produto chegará ao mercado chinês em 2020, mas será vendido em outros países.


Pequeno e com preço competitivo, o compacto elétrico da Honda será derivado do Fit e terá autonomia de 300 km. Esse é o alcance mínimo aceitável atualmente, dada a evolução das baterias de lítio. No Japão, o novo carro custará em torno de 2 milhões de ienes ou cerca de R$ 66,9 mil. O modelo ainda não tem uma forma conhecida, podendo ser um crossover ou mesmo um hatch.

Honda terá novo compacto elétrico global derivado do Fit em 2020

Porém, algumas fontes dizem que o objetivo mesmo é fazer uma variante elétrica do Honda Fit com custo e complexidade mais baixa que o modelo anterior, que foi vendido na segunda geração do monovolume nos EUA. Fala-se que a cadência será de até 100.000 unidades por ano, sendo que a maior parte acabará sendo vendida na China.


Ainda tímida em carros elétricos, a Honda pretende ampliar rapidamente sua oferta de veículos movidos por energia, tendo fechado um mega acordo com Toyota e Nissan para reduzir os custos de desenvolvimento da chamada bateria de estado sólido, que promete triplicar a densidade energética das células e uma recarga bem mais rápida, reduzindo o tempo para cinco minutos apenas.

Honda terá novo compacto elétrico global derivado do Fit em 2020

Na atual gama, a Honda recentemente converteu o híbrido com células de combustível Clarity em carro elétrico, bem como num plug-in convencional, movido por gasolina. A marca ainda tem poucos modelos elétricos em sua gama global e a geração anterior do Fit, que teve elétrico nos EUA, deixou de ser oferecida.

Mas, a maior aposta da Honda, junto com o Fit EV 2020 ou modelo equivalente, é o Urban EV. Trata-se de uma releitura futurista e ecológica do pequeno N One, mas terá um porte pouco maior que o kei car. Por ora, o projeto ainda está muito focado no mercado japonês, mas será vendido também no Reino Unido.

Honda terá novo compacto elétrico global derivado do Fit em 2020

Com 3,895 m de comprimento, o conceito Urban EV foi apresentado em Frankfurt no ano passado e terá sua versão final exibida no Salão de Genebra, em 2019. Não se sabe sobre detalhes técnicos do produto, mas rumores falam em autonomia na casa de 250 km, porém, não se sabe se são declarados ou reais. Nesse último caso, as baterias poderão ser as mesmas do Fit elétrico, que por serem feitas na China, terão custo menor.

[Fonte: Nikkei]

Honda terá novo compacto elétrico global derivado do Fit em 2020
Nota média 3.7 de 3 votos

  • Cardoso (não aquele)

    Eu adoro a ideia de carros elétricos. Baixa emissão de poluentes, pesadas baterias abaixando o centro de gravidade do carro, torque instantâneo, poder recarregar em casa…

    Mas eu gosto de carros e parece que os carros elétricos tem todo o seu design interno e externo pensados para quem não liga para carros.

    Esse banco estilo sofá da casa da sogra por exemplo é horrível na minha opinião.

    • Louis

      Quando a tecnologia se popularizar, haverá estilos para todos os gostos.

    • pdias

      Puxa, temos um FIT 2007 aqui e achamos fantástico. Faz 11,8 km/l a 12,4 km/l na cidade já com 10 anos e 120 mil km rodados…. O sistema de rebatimento dos bancos é incrivelmente prático, já levamos armário, colchão de casal, em suma: fiz praticamente uma mudança com esse carro. A manutenção é só a básica…. Bom, eu não me importo muito com a aparência de sapinho “zoiudo” dele, mas se fizerem um FIT elétrico a preço acessível (menos de R$ 100 k), eu casaria com o carro por uns 10 anos fácil….

      • Unknown

        Este primeiro modelo do FIT é realmente excepcional!

    • Unknown

      Isto é só no conceito, pois este tipo de assento não atende nem mesmo as normas de segurança… imagine a pessoa fazendo uma cursa e o corpo sendo totalmente jogado para o lado…

  • octavio cesar godoy

    Prefiro um carro hibrido, com regarregamento igual o prius.
    Como vou parar o carro na garagem do meu predio e recarregar? eu acho o prius muito mais pratico

    • REDDINGTON

      Já disse isso aqui e quase apanhei.

    • Louis

      A coisa mais fácil do mundo é puxar um ponto saindo do relógio do seu apartamento. Um fio e uma tomadinha.

    • zekinha71

      É só instalar o ponto de recarga na garagem, já fui em vários prédios que tinham.

    • Ricardo

      O Brasil ainda não tem estrutura para a tecnologia de carros elétricos, mas essa tomada para recarregar elétricos será uma nova tendencia inclusive no Brasil, quem investir nisso pode ter certeza que vai ganhar muito dinheiro nisso.

      • Unknown

        Boa ideia! Como não tenho capital para abrir uma fábrica de tomadas, vou pensar com carinho na possibilidade de investir em ações de empresas elétricas que irão fabricar este artigo.

  • Emygdio Carlos

    Essa marca é muito lenta e conservadora! Entretanto, como conseguiu se tornar “premium” no Brasil, tem boas vendas. Em outros países, produz veículos mais modernos e atualizados com relação à parte mecânica.

  • SK15

    “””Global””” Brasil não incluso claro.

  • Luis Burro

    Este conceito me lembra o Honda Z,famoso no Jogo GT3 do ps2.
    Estranho a marca ñ investir tanto qnto sua concorrente Toyota q possui uma Gama mais variada de eletrificação.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email