Honda XRE 300 2022: novas cores e grafismo a partir de R$ 20.390

Honda XRE 300 2022: novas cores e grafismo a partir de R$ 20.390

Lançada em 2009, a Honda XRE chega à linha 2022 com novas cores e grafismo nas três versões disponíveis, sendo elas a opção de acesso XRE 300 ABS por R$ 20.390, XRE 300 Adventure e XRE 300 Rally, ambas por R$ 20.890.


Trail aventureira e urbana, a Honda XRE 2022 mantém um padrão visual com “três as opções de cor/grafismo para o modelo: XRE 300 ABS, XRE 300 Adventure e XRE 300 Rally, cujas especificações técnicas são idênticas entre si, e inalteradas em relação à versão anterior”.

Com última atualização de estilo há dois anos, a Honda XRE 2022 tem um conjunto motriz bem dimensionado para sua proposta, centrando a força no motor monocilíndrico 4 tempos DOHC de 291,6 cm3 e arrefecido a ar.

Honda XRE 300 2022: novas cores e grafismo a partir de R$ 20.390

Ele é alimentado por injeção eletrônica PGM-FI, é dotado de partida elétrica e conta com a tecnologia FlexOne, permitindo assim partidas rápidas tanto com álcool quanto com gasolina.

No primeiro, a potência máxima alcança 25,6 cavalos, enquanto o derivado de petróleo produz 25,4 cavalos, ambos a 7.500 rpm. O torque máximo com etanol é de 2,80 kgfm, entregando assim 2,76 kgfm com gasolina, os dois obtidos a 6.000 rpm.

Com câmbio tendo cinco marchas e a embreagem é multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico, a Honda XRE 300 tem uma proposta de robustez e versatilidade, rodando bem tanto no asfalto quanto fora dele.

Honda XRE 300 2022: novas cores e grafismo a partir de R$ 20.390

Não conhecendo buracos e lombadas, a XRE 2022 vem com chassi tubular de aço semi-duplo, oferecendo rigidez e resistência à usos extremos.

Já a suspensão dianteira tem garfo tipo telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso, sustentando uma roda aro 21 polegadas em alumínio e pneu 90/90.

Na traseira, a suspensão tem balança de alumínio Pro-Link, com mola-amortecedor com regulagem na carga da mola. Ela tem curso de 225 mm e a roda de alumínio tem aro 18 polegadas com pneus 120/80.

A XRE 2022 tem freios a disco dianteiro de 256 mm com pinça de pistão duplo e disco traseiro com 220 mm e pistão simples na pinça, tendo ainda sistema ABS.

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.