Honda XRE 300 (2009-2023): uma das trails mais vendidas

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Sobretudo nos segmentos de motos mais baratas, a Honda domina no mercado brasileiro. E entre as trails a situação não é diferente. A Honda XRE 300 chegou ao Brasil em junho de 2009 e, desde então, se posiciona como uma das mais vendidas em sua categoria.

Mesmo com a fama do motor problemático, a trail japonesa conquistou os olhares dos consumidores locais.

Passados longos 13 anos, a Honda XRE 300 segue praticamente a mesma moto, com o mesmo projeto. Todavia, nesse período a trail recebeu três reestilizações, sendo a última delas anunciada no fim de 2018 e a mais expressiva de toda a história da motocicleta.

Conheça abaixo todos os detalhes e os principais pontos da história da Honda XRE 300 2023:

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Honda XRE 300 – defeitos

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O motor da Honda XRE 300 tem a fama de ser frágil demais. Logo nos primeiros exemplares, muitos proprietários da motocicleta e também da CB 300R (que usa o mesmo propulsor) reclamaram de problema de trincas e vazamento de óleo no cabeçote.

A própria Honda admite que esse motor da CB 300R (e também da XRE) é praticamente o mesmo das antigas Tornado e Twister 250. Porém, foram dimensionados de 249 cc para 291 cc.

Como parte disso e também para atender às exigências de emissões de poluentes, esse propulsor recebeu injeção eletrônica com foco na eficiência e alterações no sistema de mistura ar/combustível.

Isso aumentou a entrada de ar em relação à de combustível, deixando a mistura pobre para atender ao Promot. Além disso, tem óleo inadequado e um sistema de escape que retém os gases mais quentes, dificultando o escoamento sobre pressão.

As alterações incluíam ainda o aumento das válvulas de admissão e escape, implicando numa menor espessura das paredes do cabeçote onde as velas ficam alojadas.

Honda XRE 300 2015 traz novas cores e preços maiores

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Tudo isso acaba gerando apagões, superaquecimento e outros problemas no conjunto. As trincas no cabeçote são frequentes e podem gerar a saída indevida dos gases no momento da explosão interna, com vazamentos de óleo.

Por conta disso, muitas oficinas especializadas passaram a disponibilizar um mapeamento do módulo de injeção, para enriquecer a mistura de ar/combustível.

A Honda atendia às motocicletas defeituosas quando em garantia, mas com uma enorme burocracia para sanar o problema.

Ela considera que são defeitos pontuais, principalmente em motocicletas que são usadas de forma extrema, e recomenda que sejam feitas inspeções a cada 4.000 km para verificação e possível ajuste da folga da válvula.

Contudo, a Honda garante que a XRE 300 não trinca mais o cabeçote desde os exemplares de 2016.

Honda XRE 300 – versões

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A nova XRE 300 2023 está disponível em três versões, sendo que as diferenças ficam por conta das opções de cores e também pelos grafismos.

O modelo mais em conta, chamado apenas de XRE 300 ABS, tem visual mais pacato e pode ser encontrado na cor Cinza Metálico.

Já a variante intermediária é a XRE 300 Adventure, que tem uma aparência um pouco mais ousada para remeter ao fora de estrada. Ela tem adesivos nas cores laranja, cinza e preto e a inscrição “Adventure” na rabeta. Pode ser encontrada apenas na tonalidade Cinza Fosco.

Por último, a XRE 300 Rally tem visual inspirado na CRF 1000L Africa Twin, a trail topo de linha da Honda. Os grafismos são diferentes e ela é pintada exclusivamente na cor vermelha com detalhes em preto e branco.

Honda XRE 300 – preços

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Confira abaixo a tabela de preços praticada pela Honda na atual linha XRE 300 2023:

  • Honda XRE 300 ABS 2023 – R$ 23.810
  • Honda XRE 300 Adventure 2023 – R$ 24.350
  • Honda XRE 300 Rally 2023 – R$ 24.350

Vale lembrar que esse preço público é sugerido para São Paulo e não inclui frete. Então, você dificilmente irá conseguir encontrar a trail pelo preço de tabela.

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Honda XRE 300 – motor

O motor flex de 291,6 cc quase não mudou desde que a XRE 300 chegou ao Brasil. Em mais de 10 anos, ele recebeu a tecnologia flex e, depois, algumas alterações para atender aos novos padrões de emissões de poluentes.

A atual linha da Honda XRE 300 é equipada com um motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar.

Ele consegue desenvolver 25,4 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 25,6 cv com etanol, a 7.500 rpm. Já o torque é de 2,76 e 2,80 kgfm, respectivamente, a 6.000 rpm.

Junto a esse propulsor está um câmbio manual de cinco marchas e transmissão final por corrente.

Honda XRE 300 – consumo e desempenho

Ao contrário do que acontece no segmento de carros, as marcas de motocicletas não divulgam dados de desempenho de suas motocicletas (como o tempo necessário para acelerar de 0 a 100 km/h).

Porém, segundo testes externos, a trail pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos. Sua velocidade máxima beira os 130 km/h.

Já em relação ao consumo, a Honda XRE 300 entrega médias que variam de 25 km/l a 28 km/l quando abastecida com gasolina. Essa média de consumo pode proporcionar uma autonomia de mais de 350 km com um tanque de combustível.

Honda XRE 300 – ficha técnica

Motor
Tipo OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 291,6 cc
Potência máxima 25,4 cv (gasolina) e 25,6 cv (etanol) a 7.500 rpm
Torque máximo 2,76 kgfm (gasolina) e 2,80 kgfm (etanol) a 6.000 rpm
Transmissão Manual de 5 marchas
Sistema de partida Elétrico
Diâmetro x curso 79 mm x 59,5 mm
Relação de compressão 9,0:1
Sistema de alimentação Injeção eletrônica PGM-FI
Combustível Gasolina e/ou etanol
Sistema elétrico
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 6 Ah
Farol LED
Capacidades
Tanque de combustível/reserva 13,8 litros
Óleo do motor 2,0 litro
Dimensões
Comprimento x largura x altura 2.195 x 838 x 1.215 mm
Distância entre-eixos 1.417 mm
Distância mínima do solo 259 mm
Altura do assento 860 mm
Peso seco 148 kg
Chassi
Tipo Berço semi duplo
Suspensão dianteira/curso Garfo telescópico/245 mm
Suspensão traseira/curso Pro-Link/225 mm
Freio dianteiro/diâmetro Disco simples ventilado com pinça de 2 pistões/256 mm
Freio traseiro/diâmetro A disco ventilado com pinça de 1 pistão/220 mm
Pneu dianteiro 90/90 – R21 sem câmara
Pneu traseiro 120/80 – R18 sem câmara

Honda XRE 300 – galeria de fotos

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leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.