Honda ZR-V é o novo HR-V americano que chega em 2023

honda zr v 1 1

ZR-V ou Z Runabout Vehicle. Esse é o nome oficial do novo HR-V americano, que chega ao Brasil em 2023 para ser o anti-Compass da Honda.


O nome confirma o que rumores já diziam sobre um novo SUV da Honda, porém, houve confusão diante de uma segunda proposta, que podemos agora considerar como sendo um novo WR-V.

Este último é o SUV RS indonésio, que pelo jeito não vem tão cedo, ainda que seja uma proposta atraente para tomar o lugar do WR-V antigo, que saiu de cena.

honda zr v 2

De qualquer forma, a questão aqui é o Honda ZR-V, que chega no próximo ano e provavelmente obrigará uma produção nacional, dada a proposta.

Revelado na China, o Honda ZR-V é exatamente igual ao HR-V americano e terá foco nos mercados ao redor do mundo, com produção esperada para Japão, Sudeste Asiático (Índia, Indonésia e Tailândia) e Europa.

Neste último caso, provavelmente a origem será asiática por conta dos custos. Na China, o Honda ZR-V se apresenta com motor 1.5 Turbo de 183 cavalos e 24,5 kgfm.

honda zr v 3 1

Isso reforça a ideia de que aqui, o Novo Honda ZR-V terá a mesma calibração, porém, com adição de etanol, chegando assim a 188 cavalos, pelo menos.

Com isso, o Honda ZR-V teria certa vantagem sobre os rivais, mas ainda lhe faltaria uma proposta híbrida para conter o Toyota Corolla Cross, que será de fato seu maior concorrente.

A Honda tem a resposta para isso, tanto com motor 1.5 (131 cavalos) quanto com 2.0 (192 cavalos), ambos com câmbio de dupla embreagem.

Contudo, a receita 1.5 Turbo Flex com CVT de sete ou oito marchas simuladas já será um ganho enorme.

honda zr v 4 1

Nos EUA, o HR-V deve ser produzido em Indiana, reforçando assim a presença nacional da Honda, pois, não há movimentação no México para isso e nem no Canadá.

Aqui, mesmo sem o Civic, a Honda pode (e deve) nacionalizar o ZR-V com conjunto mecânico localizado (CVT vem de Itajaí-SC), gerando assim um quarto produto da marca no país.

Isso daria à Honda uma resposta mais rápida às mudanças de mercado e atendimento à demanda pelo ZR-V, que sem dúvidas não será pequena.

Honda ZR-V 2023 – Galeria de fotos

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.