Honda ZR-V e:HEV é confirmado na Europa com 184 cv

honda zr v 2

O Honda ZR-V foi confirmado para o mercado europeu e chegará híbrido ao continente, numa configuração conhecida como e:HEV.


O ZR-V é a designação da Honda para o HR-V americano e deverá ser usada também aqui no Brasil no próximo ano.

Na Europa, o Honda ZR-V e:HEV terá mecânica com motor R 2.0 de ciclo Atkinson e injeção direta de combustível, trabalhando com dois motores elétricos numa caixa transaxle CVT.

honda zr v 3 1

Com 184 cavalos e 32 kgfm, o conjunto híbrido do Honda ZR-V e:HEV promete obter maior eficiência e também prover um desempenho bom.

O conjunto será alimentado por bateria de lítio, que ampliará a economia e o alcance num modo elétrico.

O Honda ZR-V e:HEV tem potencial para chegar até a praça brasileira, mas apenas após a Honda mudar seu plano estratégico atual, que é ter três modelos híbridos importados.

honda zr v 4 1

Enquanto isso, não espere por um ZR-V e:HEV, uma vez que o Accord e:HEV já foi lançado, bem como a Honda confirmou o Civic e:HEV e o CR-V e:HEV em 2023.

Assim, nacional ou importado, o Honda ZR-V estreará provavelmente com motor 1.5 Turbo Flex usado pelo Novo HR-V brasileiro, seguindo assim o caminho da VW em compartilhamento de motores.

Nos states, o ZR-V terá motor 2.0 de 160 cavalos e obviamente também o 1.5 Turbo de 183 cavalos, mas o e:HEV apresentado na Europa será questão de tempo.

honda zr v 1 1

A Honda deve ainda apresentar um ZR-V e:HEV 1.5, que teria 131 cavalos e 25,8 kgfm, já usado no HR-V japonês. Com isso, rivalizaria com o Corolla Cross Hybrid.

Pelos custos mais altos após a pandemia e na atual crise dos chips, dificilmente a Honda investirá em produção de híbridos no Brasil pelos próximos anos.

O que pode ocorrer é a iniciativa se iniciar a partir de 2025, seguindo assim os fabricantes para fomentar um mercado de híbridos flex, a aposta da maioria das marcas para o mercado brasileiro adiante.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.