O Honda ZR-V foi confirmado para o mercado europeu e chegará híbrido ao continente, numa configuração conhecida como e:HEV.
O ZR-V é a designação da Honda para o HR-V americano e deverá ser usada também aqui no Brasil no próximo ano.
Na Europa, o Honda ZR-V e:HEV terá mecânica com motor R 2.0 de ciclo Atkinson e injeção direta de combustível, trabalhando com dois motores elétricos numa caixa transaxle CVT.
Com 184 cavalos e 32 kgfm, o conjunto híbrido do Honda ZR-V e:HEV promete obter maior eficiência e também prover um desempenho bom.
O conjunto será alimentado por bateria de lítio, que ampliará a economia e o alcance num modo elétrico.
O Honda ZR-V e:HEV tem potencial para chegar até a praça brasileira, mas apenas após a Honda mudar seu plano estratégico atual, que é ter três modelos híbridos importados.
Enquanto isso, não espere por um ZR-V e:HEV, uma vez que o Accord e:HEV já foi lançado, bem como a Honda confirmou o Civic e:HEV e o CR-V e:HEV em 2023.
Assim, nacional ou importado, o Honda ZR-V estreará provavelmente com motor 1.5 Turbo Flex usado pelo Novo HR-V brasileiro, seguindo assim o caminho da VW em compartilhamento de motores.
Nos states, o ZR-V terá motor 2.0 de 160 cavalos e obviamente também o 1.5 Turbo de 183 cavalos, mas o e:HEV apresentado na Europa será questão de tempo.
A Honda deve ainda apresentar um ZR-V e:HEV 1.5, que teria 131 cavalos e 25,8 kgfm, já usado no HR-V japonês. Com isso, rivalizaria com o Corolla Cross Hybrid.
Pelos custos mais altos após a pandemia e na atual crise dos chips, dificilmente a Honda investirá em produção de híbridos no Brasil pelos próximos anos.
O que pode ocorrer é a iniciativa se iniciar a partir de 2025, seguindo assim os fabricantes para fomentar um mercado de híbridos flex, a aposta da maioria das marcas para o mercado brasileiro adiante.