HR-V Touring: detalhes, equipamentos, preço, motor e consumo

HR-V Touring: detalhes, equipamentos, preço, motor e consumo

Os motores turbos estão dominando o segmento de SUVs compactos. Modelos como Tracker, T-Cross, C4 Cactus, 2008, S-Cross e Vitara já usam motores menores com turbocompressor.


Depois deles, foi a vez do Honda HR-V Touring chegar ao nosso mercado, que é o SUV compacto mais caro entre os modelos flex ou gasolina. Ele custa a bagatela de R$ 157,1 mil, sendo mais caro que concorrentes maiores e de categoria superior.

Além do motor turbo de 173 cavalos, ele tenta chamar a atenção do público no acabamento mais sofisticado e na lista de equipamentos mais recheada.

Saiba agora tudo sobre o modelo:

Honda HR-V Touring – história

Lançamento do HR-V Touring 1.8 em 2017

Na tentativa de ser o mais sofisticado da gama, o HR-V Touring chegou no fim de 2016 durante o Salão de São Paulo e começou a ser vendido em abril de 2017. Tinha preço inicial de R$ 105.900.

Entre as diferenças, trazia apenas airbags laterais do tipo cortina, faróis de LED, lanternas traseiras em LED, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de estacionamento traseiro. Tudo isso por R$ 4,5 mil a mais frente ao HR-V EXL.

Honda HR-V fica mais caro em julho de 2017

Dois meses após ter sido lançado, o HR-V Touring ficou mais caro juntamente com todas as outras versões da gama. Ele passou a ser comercializado por R$ 109,1 mil, o que se traduz num aumento expressivo de R$ 3,2 mil.

HR-V Touring: detalhes, equipamentos, preço, motor e consumo

HR-V Touring com novos reajustes em 2018

No ano de 2018, o primeiro HR-V Touring teve dois reajustes de preços. O primeiro, em abril, deixou o SUVzinho compacto mais caro em R$ 1 mil. A configuração topo de linha do carro passou a custar R$ 108.900.

Já o segundo foi aplicado em agosto do mesmo ano. Na ocasião, o modelo teve um reajuste de R$ 1.600. Com isso, seu preço subiu para R$ 110.500.

Versão Touring sai de linha no fim de 2018

A Honda anunciou a chegada do HR-V reestilizado em outubro de 2018. Além do visual mais atual, melhorias no acabamento interno, aprimoramentos na mecânica e novos equipamentos, o crossover compacto deixou de oferecer a versão Touring 1.8 flex.

Ele estreou somente nas configurações LX, EX e EXL, com preços entre R$ 92,5 mil e R$ 108,5 mil, sempre com o motor 1.8 flex e câmbio CVT. A versão Touring foi reservada para estrear com o inédito motor 1.5 Turbo do Civic, que chegara oito meses depois.

Honda HR-V Touring retorna com motor turbo em 2019

Em maio de 2019, o HR-V, enfim, estreou a configuração Touring. O modelo passou a usar o motor 1.5 Turbo e uma série de equipamentos exclusivos pela bagatela de R$ 139.900, uma diferença de expressivos R$ 28 mil frente ao HR-V EXL.

Com essa cifra, o HR-V Touring passou a ser um dos SUVs compactos mais caros da categoria. Perde somente para o Jeep Renegade Trailhawk diesel, mas este com todos os opcionais disponíveis.

Linha 2021 traz discretas novidades

No final de 2020, a Honda anunciou a chegada do HR-V Touring 2021. Enquanto o restante da linha recebeu diversos equipamentos, como multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, seis airbags, sensor crepuscular e faróis com regulagem de altura como itens de série, a versão topo de linha foi mais discreta.

Apenas o as rodas de 17 polegadas com novo desenho e os faróis neblina horizontais em LED é que apareceram como novidades. Além disso, a versão manteve seu motor 1.5 turbo de 173 cv.

Honda HR-V Touring – detalhes

O Touring é como qualquer outro HR-V. Tem 4,33 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,65 m de altura, com entre-eixos de 2,61 m.

O porta-malas tem capacidade para levar até 393 litros de bagagens, chegando a 980 l com o banco traseiro rebatível – este, inclusive, é o único ponto que o HR-V turbo se diferencia dos demais, devido ao sistema de escape duplo, com 44 litros a menos.

Quem conhece o HR-V vai perceber logo de cara os faróis de LED, faróis de neblina também em LED, saída dupla de escape na traseira, grade frontal com detalhes em preto brilhante e o teto solar elétrico panorâmico.

Há também uma pequena câmera no retrovisor do lado do passageiro, que exibe uma imagem na tela da central multimídia ao acionar a seta para a direita (melhorando a visibilidade).

Por dentro, pode receber revestimento em couro claro no painel, apoios de braço nas portas, bancos e console central, mas dependendo da cor da carroceria. Ele tem ainda bancos com costuras duplas. Fica devendo, contudo, ajustes elétricos para o banco do motorista.

Oferece outros recursos exclusivos como sensor de estacionamento dianteiro, chave presencial, partida por botão, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Em relação ao Civic Touring, ele não tem banco do motorista com ajustes elétricos, saída de ar traseira, painel de instrumentos digital, ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução no painel, sistema de som com 10 alto-falantes e subwoofer, entre outros. Tudo isso por apenas R$ 300 a mais.

Honda HR-V Touring – equipamentos

Segurança: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois laterais do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, sistema LaneWatch para redução de ponto cego (com câmera no retrovisor), sistema AHA (Agile Handling Assist) de assistente de dirigibilidade ágil, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Isofix, alarme, alerta de frenagem de emergência, luzes diurnas de LED, faróis de neblina em LED, entre outros.

Conforto: ar-condicionado digital com comandos sensíveis ao toque, direção elétrica, partida do motor por botão, chave inteligente com sensor de presença para destravamento automático das portas, piloto automático, retrovisores externos com rebatimento elétrico e função Tilt-Down no lado do passageiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor interno eletrocrômico, teto solar elétrico panorâmico, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista ajustável em altura, apoio para os pés, sistema Honda Magic Seat de configuração dos bancos, sensor de luminosidade, sensor de chuva, entre outros.

Visual e acabamento: faróis full LED, lanternas traseiras em LED, faróis de neblina horizontais em LED, etrovisores externos na cor da carroceria com repetidores de seta, escapamento duplo cromado, rodas de liga-leve de 17 polegadas, grade frontal cromada com acabamento em preto brilhante, rack de teto, antena de teto tipo shark, console central com acabamento superior em preto brilhante, revestimento em couro no volante, manopla de câmbio, console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas, detalhes internos cromados, porta-copos emborrachados, entre outros.

Tecnologia: freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, sistema de som AM/FM com quatro alto-falantes e dois tweeters, volante multifuncional, central multimídia com tela sensível de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

Honda HR-V Touring – preços

Disponível em somente uma configuração, sem opcionais, o HR-V Touring 2021 0 km é vendido pelo seguinte preço:

  • Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021 – R$ 157.100 (exceto SP)

A seguir, o preço do modelo no mercado de seminovos e usados, de acordo com a Tabela Fipe:

  • Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021 – R$ 151.215
  • Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2020 – R$ 141.479
  • Honda HR-V Touring 1.8 Flex CVT 2018 – R$ 98.972
  • Honda HR-V Touring 1.8 Flex CVT 2017 – R$ 93.259

Honda HR-V Touring – cores

O Honda HR-V Touring está disponível em uma opção de cor sólida, três cores metálicas e três perolizadas. Veja abaixo:

  • Azul Cósmico metálico
  • Branco Estelar perolizado
  • Branco Tafetá sólido
  • Cinza Barium metálico
  • Prata Platinum metálico
  • Preto Cristal perolizado
  • Vermelho Mercúrio perolizado

Vale ressaltar que, quando ele sai com carroceria pintada na cor Branco Estelar, Cinza Barium ou Azul Cósmico, o interior dispõe de acabamento do painel, painéis de porta, bancos e console central com couro na cor cinza claro.

As demais tonalidades oferecem acabamento interno predominantemente preto.

Honda HR-V Touring – motor

O motor usado pelo HR-V topo de linha é o mesmo do Civic na mesma versão de acabamento.

Trata-se do moderno e eficiente 1.5 Turbo de quatro cilindros em linha a gasolina, que além do turbocompressor, usa ainda injeção direta de combustível, comando de válvulas variável na admissão e escape, válvula de alívio eletrônica do turbocompressor, turbo com interresfriador e pressão de 1,1 bar, comando no cabeçote acionado por corrente e bloco e cabeçote de alumínio.

Ele consegue desenvolver 173 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 22,4 kgfm de torque, disponível entre 1.700 e 5.500 giros.

Tal unidade não recebeu mudanças para se tornar flex e beber etanol e/ou gasolina por conta da falta de potencial desta configuração no Brasil. De acordo com a Honda, as versões Touring têm baixo potencial de compra e, por isso, o custo de desenvolvimento local de um 1.5 Turbo Flex se tornaria inviável.

Vale ressaltar que este motor é importado do Japão – no caso do Civic Touring, o motor turbo é trazido do Canadá. Esse pode ser um dos motivos de o HR-V turbo custar tão caro assim.

Junto a este propulsor está o câmbio automático do tipo CVT que simula até sete marchas. Ele dispõe ainda do modo “S” esportivo e trocas de marchas sequenciais por meio de paddle shifts (ou “borboletas”, como preferir) atrás do volante.

Em relação ao CVT do HR-V 1.8 flex, a caixa do modelo turbo tem calibração exclusiva para dar conta das maiores doses de potência e torque entregues pelo motor.

A tração é sempre dianteira.

Além do motor e câmbio exclusivos, o HR-V Touring 2021 também oferece uma suspensão diferente.

Ele traz conjunto McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas com calibração exclusiva dos componentes e barra estabilizadora dianteira com 1 milímetro a mais no diâmetro.

Honda HR-V Touring – consumo

De acordo com os dados do Inmetro, os números de consumo do HR-V Touring são os seguintes:

  • Consumo de 11,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.

Honda HR-V Touring – desempenho

A Honda informa os seguintes números de desempenho do HR-V com motor turbo:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 210 km/h com gasolina.

Honda HR-V Touring – garantia e revisões

A Honda comercializa a linha HR-V com garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Além disso, a marca dispõe do serviço de assistência 24 horas por dois anos a partir da compra de um carro 0 km, em caso de acidente, furto, roubo ou pane elétrica ou mecânica, com cobertura no Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Chile.

As revisões têm preços tabelados e divulgados no site da marca. Veja abaixo os preços das revisões do Honda HR-V 2021:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 354,52
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 581,52
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 598,82
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 1.737,24
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 598,82
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 1.740,38
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 598,82
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 1.897,50

Honda HR-V Touring – concorrentes

Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI AT + opcionais – R$ 153.700

HR-V Touring: detalhes, equipamentos, preço, motor e consumo

O primeiro rival mais próximo do HR-V Touring é o T-Cross em sua versão Highline, a mais cara, com motor 1.4 TSI turbo flex de até 150 cv e 25,5 kgfm, com transmissão Tiptronic de seis velocidades. Mesmo com todos os opcionais, ele é mais de R$ 3,4 mil mais em conta que o Honda.

Esta configuração traz painel totalmente digital, chave presencial, ar-condicionado digital, retrovisor interno eletrocrômico, seis airbags, detector de fadiga do motorista, retrovisor interno eletrocrômico, rodas aro 17, teto solar panorâmico, central multimídia com navegador GPS, faróis full LED, Park Assist, sistema de som Beats e farol alto automático.

Jeep Compass Longitude 1.3 Turbo Flex AT – R$ 154.990

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Por R$ 155 mil, dá para levar o Compass Longitude com motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm, com transmissão automática de seis marchas.

Vem equipado de fábrica com seis airbags, ar-condicionado automático de duas zonas, painel de instrumentos digital, sensores de luz e chuva, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico, central multimídia com tela de 8,4 polegadas, rodas de liga-leve aro 18, entre outros.

Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel AT 4×4 – R$ 160.590

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Com seu motor 2.0 turbodiesel de até 170 cv e 35,7 kgfm, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4, o Renegade Longitude pode ser seu por R$ 160 mil.

Tem itens de série como ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré, faróis full LED, lanternas em LED, central multimídia com tela de 8,4 polegadas, seletor para quatro tipos de terreno, rodas de liga-leve aro 18, entre outros.

Com sete airbags, salta para R$ 164.680.

Hyundai New Tucson GLS 1.6 Turbo AT – R$ 171.990

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Hyundai Tucson

O último modelo da lista é o New Tucson, modelo de categoria superior, mas que ainda assim custa exatamente o mesmo que o Honda. Ele oferece um motor 1.6 Turbo GDI, com injeção direta, que entrega até 177 cv e 27 kgfm, com câmbio de seis marchas e dupla embreagem.

Tem seis airbags, bancos em couro, chave presencial, partida por botão, central multimídia com tela de sete polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas aro 17, ar-condicionado de duas zonas, sensores de luz e chuva, entre outros.

Honda HR-V Touring – ficha técnica

Motor

1.5 Turbo

Tipo

Dianteiro, transversal, gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.498

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

10,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

173 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

22,4 kgfm a 1.700 rpm

Transmissão

Tipo

Automático CVT de sete marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 17 polegadas

Pneus

215/55 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.294

Largura (mm)

1.772

Altura (mm)

1.586

Distância entre os eixos (mm)

2.610

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

470

Tanque (litros)

51

Porta-malas (litros)

393

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.380

Honda HR-V Touring – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.