_Destaque Tecnologia Veículos Comerciais

Hyperloop: cápsula de alta velocidade de Elon Musk pode chegar ao Brasil

hyperloop-cargo-1 Hyperloop: cápsula de alta velocidade de Elon Musk pode chegar ao Brasil

Elon Musk, CEO de Tesla, SpaceX e Solar City parece não parar de pensar em ideias para os mais diversos setores e isso inclui recentemente até a criação de uma empresa para gerir túneis para o trânsito autônomo de carros elétricos sob as grandes cidades do mundo, a The Boring. Mas, se esta ideia parece maluca – embora já esteja em sua execução – Musk tem crédito na praça (literalmente…) para emplacar qualquer outra inovação. E uma delas pode chegar ao Brasil já em 2018.



Ainda não será a chegada oficial da Tesla ao Brasil, mas um projeto ainda mais ambicioso, o Hyperloop. De acordo com o site Valor Econômico, a empresa Hyperloop Transportation Technologies (HTT) tem intensão de testar a tecnologia de cápsula de alta velocidade idealizada por Elon Musk, que por sua vez liberou gratuitamente os direitos de propriedade do projeto para que outras empresas pudessem tocar seu desenvolvimento.

A declaração de intenção da HTT foi confirmado por Bibop Gresta, co-fundador e presidente da empresa, que esteve reunido em Brasília com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. Além disso, o executivo se encontrou com empresas do setor de transporte. A intenção da empresa é criar um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, mas o projeto teria como ênfase o transporte de cargas em alta velocidade.

hyperloop-cargo-2 Hyperloop: cápsula de alta velocidade de Elon Musk pode chegar ao Brasil

O projeto parece estar indo em velocidade tão alta quanto à cápsula magnética, pois já teria atraído o interesse de três estados, sendo que pelo menos um deles é conhecido, Minas Gerais. As negociações em andamento já indicam até uma previsão da construção desse centro de pesquisa e desenvolvimento da HTT no Brasil: primeiro semestre de 2018. O investimento não é muito alto, em torno de US$ 5 milhões que serão bancados pela empresa americana, que também aceita um parceiro local como sócio.

Segundo Gresta, a tecnologia já está pronta e falta somente a iniciativa para sua construção, que demanda pelo menos 36 meses até o início das operações. Ao contrário do Brasil, onde a proposta da HTT é transportar cargas em altíssima velocidade, nos EUA a empresa trabalha junto com a Transpod para levar pessoas em cápsulas pressurizadas em um tubo magnetizado em velocidades de até 1.222 km/h, praticamente em velocidade do som. Um trecho de 1,6 km já foi construído na Califórnia para testes, que foram até agora bem-sucedidos.

hyperloop-4 Hyperloop: cápsula de alta velocidade de Elon Musk pode chegar ao Brasil

Essa velocidade é bem superior ao dos aviões, que cruzam os céus em velocidades mais baixas. Então, não é por acaso que o projeto chama tanta atenção para o transporte de passageiros, mas ele é ainda mais impressionante quando comparado ao Hyperloop Cargo projeto já existe e consiste em um pod com 21,4 m para o transporte de um contêiner de 40 pés (12,2 m), que pode transportar até pouco mais de 30 toneladas.

Tudo em apenas um pod, mas há opção para um maior, com capacidade para 2 contêineres de 40 pés e o dobro da tonelagem. Isso significa retirar da estrada uma carreta ou bitrem longo, cujo limite (legal) de velocidade é de 90 km/h. No Hyperloop Cargo, a velocidade não muda em relação ao veículo de passageiros. Ou seja, cruzará os túneis a mais de 1.200 km/h e com aceleração do zero até o limite em menos de um minuto! Se der certo, o custo do transporte deverá cair enormemente.

[Fonte: Exame via Gazeta do Povo]

Agradecimentos ao Luiz Carlos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend