Etc Hyundai

Hyundai: a ditadura de cores da CAOA

hyundai-i30-2011-chega-sem-mudancas-e-custando-mais-caro Hyundai: a ditadura de cores da CAOA

Nos últimos anos a Hyundai, ao lado da Kia, se consagrou como uma das maiores marcas mundiais no mercado automotivo. No cenário nacional, passou de “mico” à marca de prestígio, cujos veículos estão atrelados a imagem e status.



Hoje, Hyundai e Kia figuram no topo do mercado de veículos brasileiro, tendo seus modelos entre os mais vendidos em suas categorias. Grande parte desse sucesso é atribuída ao grau de inovação e qualidade que estes veículos incorporaram, aliados a belos designs e à confiança transmitida (oferecendo 05 anos de garantia), passando por cima do preconceito existente entre os consumidores.

A fidelização dos clientes se deu de forma semelhante às montadoras japonesas, que possuem a imagem de que seus veículos são inquebráveis, pois prezam pela excelência em seus serviços de revisão e manutenção. Assim, aos poucos a Hyundai galgou sua subida ao topo do mercado brasileiro e agora assiste a briga de suas concorrentes para se modernizarem, com medo de perder mercado.

Porém, uma questão nunca ficou devidamente explicada em meio a essa onda de sucesso: qual razão faz com que a Hyundai ofereça apenas duas opções de cores – preto e prata – para seus modelos no Brasil? A questão é curiosa pelo fato de que absolutamente todas as demais marcas presentes no Brasil possuem ampla gama de cores para seus modelos, enquanto que a Hyundai possui somente estas duas, preto e prata.

Para ser mais específico, com a moda de carros brancos passou a existir a opção branca para a Santa-Fé 7 lugares Top-de-Linha, porém, o preço do carro aumenta em uma média de R$ 7.000,00 (sete mil reais), dependendo da concessionária, apenas por causa da cor e do teto solar, sem contar que a pintura é sólida, o que normalmente não acarreta custos extras na compra de um veículo.

Quando perguntados sobre a razão de não existirem outras opções de cores os vendedores costumam responder, de forma confusa, que faz parte da estratégia de marketing da Hyundai e que são pesquisas são as cores que o brasileiro mais gosta. Confesso que não entendo tal estratégia em uma marca que já se consolidou no mercado nacional. O medo de que seus carros fiquem encalhados no pátio não justifica a ausência de uma gama de cores, pois, no jargão popular, seus carros “vendem como água no deserto”.

Não quero dizer que a Hyundai deva oferecer carros verdes, amarelos, vermelhos e etc, que muitas vezes vendem menos. Queremos apenas opções, ainda que sóbrias, para poder transmitir a seus clientes uma ideia maior de exclusividade e sofisticação. A título de exemplo, importa demonstrar a variedade de cores apresentadas por algumas de suas concorrentes, que talvez sejam as marcas mais conservadoras nestes quesitos.

Com isso, não possui respaldo o argumento de “estratégia de marketing” passado por seus vendedores. A Honda disponibiliza 08 (oito) cores para o CIVIC e 09 (nove) cores para o Fit, além de 07 (sete) cores para o CITY. A Toyota possui 07 (sete) cores para o COROLLA, enquanto que a Kia, maior concorrente da Hyundai e talvez uma das mais conservadoras neste sentido, possui 04 (quatro) cores para o CERATO, 05 (cinco) cores para a SPORTAGE e 05 (cinco) cores para o SORENTO. A Ford possui 06 (seis) cores tanto para FUSION e FOCUS, além de outras 06 (seis) cores para FIESTA.

Estes exemplos visam apenas demonstrar que as principais marcas do mercado nacional não tem receio de proporcionar escolha aos seus clientes. Não se trata de colocar cores vibrantes em seu showroom, mas sim de apenas proporcionar outras opções que fujam da ditadura de preto e prata. Outros vendedores, alegam que esta é a tendência entre as marcas “premium” importadas, uma vez que seus clientes “têm preferencia pela sobriedade”.

Pobre Hyundai, deveria treinar melhor seus vendedores para conhecer o mercado como um todo e não apenas a própria marca. Vamos mais uma vez aos fatos: A Mercedes oferece nada menos que 11 (onze) cores para a CLASSE C e 13 (treze) cores para a CLASSE E. Já a BMW possui 12 (doze) opções para a SÉRIE 3, 10 (dez) para SERIE 5 e 12 (doze) para a linha X1. A Volvo possui 12 (doze) para a linha C30, 14 (quatorze) para S60 e 12 (doze) para XC60. Isso sem falar na Audi, que oferece incríveis 16 (dezesseis) opções para a linha A3, 17 (dezessete) para a linha A4 e 13 (treze) para Q5 e Q7.

Todos devem se lembrar da primeira propaganda do Hyundai Azera, que pregava ser o carro “mais potente que um Mercedes Classe C, mais admirado que um Lexus 350, mais espaço interno que um BMW Série 7, e o mais impressionante: o preço”. Não restam dúvidas sobre o mérito da Hyundai, pois o carro é sensacional, porém, chega a ser vergonhoso para uma marca que se comparava aos importados “premium” em seu próprio slogan, proporcionar apenas 02 (duas) opções de cores aos seus clientes, justamente pelo fato de que os clientes destas marcas prezam muito pela exclusividade.

Conheço muitos relatos, principalmente na época em que Tucson e Sportage eram praticamente o mesmo carro, de pessoas que deixaram de comprar o Hyundai para comprar um concorrente apenas pelo fato de que não queriam um carro preto ou prata. Até hoje, determinadas pessoas evitam a compra de modelos Hyundai pela falta de opções de cores em seus modelos.

Esta ditadura de cores ao “estilo Henry Ford” está ultrapassada com o avanço da tecnologia de produção, de forma que ao prender seus potenciais compradores a estas únicas opções, a Hyundai corre o risco de perder consumidores em um mercado tão competitivo. Não acho provável que a Hyundai pare de crescer, porém, é de fundamental importância deixar de lado esta estratégia e passar, urgentemente, a proporcionar outras opções a seus clientes, os quais estão, cada vez mais, se tornando fiéis a marca.

Diversas pesquisas publicadas em revistas e sites especializados já demonstraram que o brasileiro está mudando sua concepção de que preto e prata são as únicas opções de cores a considerar. Com o lançamento do “Veloster”, que vem sendo apresentado na cor vermelha em suas propagandas, espera-se que a marca supra esta lacuna e comece a oferecer opções não apenas para este modelo, mas para toda sua linha. Caso contrário, além de decepcionar inúmeros clientes em potencial pode vir perder mercado lentamente para suas concorrentes, que estão avançando cada vez mais em qualidade, tecnologia e confiabilidade.

Espero que a Hyundai dê mais este passo em sua trajetória vitoriosa. A imposição destas únicas opções de cores para seus clientes não combina com o caráter inovador e confiança transmitida pela marca. Em breve a Hyundai apresentará inúmeros lançamentos no mercado e espero que essas novidades sejam acompanhadas de algo que não deveria ser esperado como inovação, e sim como característica da marca desde o começo: liberdade de escolha para seus clientes.

Por Pietro Gasparetto

  • Robson Iecker

    Eu msm comprei um Bravo Branco. Pq a Hyundai não tem I30 da msm cor.

    Nota: Que Por sinal é um Otimo carro.

    • Entendo. Mas no caso da Hyundai (CAOA) deve ser politica de capital de giro. Quanto menos tempo o carro ficar no estoque, maior será o capital de giro. E pra lembrar, a reportagem diz sobre outros modelos como Focus que dispoe de varias cores, mas na pratica não é assim. Cor disponivel só no site, pois na pratica inexiste, ou voce terá que esperar 3 meses e olhe lá. Sem falar que as cores prata e preto tem desconto maiores, pois são cores mais vendidas e vire e meche tem promoção pra desovar o estoque das concessionarias.

      • AndreyDKS

        Ao meu ver a história é muitos mais simples de ser explicada e tem apenas uma razão: STATUS.

        A Hyundai conseguiu, através de suas propagandas (polêmicas), inserir na cabeça do brasileiro que Hyundai = Status. O brasileiro da classe “m*rdia”, que escolhe carro não por necessidade mas sim para ter destaque social, comprou essa idéia pois ter um japonês (Honda ou Toyota) DAVA status, mas então começaram a ficar muito “populares”. Uma nova marca de “produtos de prestígio” (Hyundai) seria a solução para o brasileirinho egocêntrico de baixa-estima se auto-afirmar socialmente, então começaram a comprar Hyundai. A marca percebeu isso lá no seu princípio com o velho Tucson e fortaleceu ainda mais essa relação.

        As cores prata e preto só vieram a ajudar a Hyundai: sim, elas são preferidas da população brasileirinha porque, além de “não sujarem”, elas historicamente (limosines e alemães) transmitem, na cabeça do povinho, mais status do que as “cores coloridas”. E, de quebra, facilita DEMAIS a logística de importação e estocagem da Hyundai. Isso caiu como tesoura para essa empresa e, novamente percebendo tal situação, a estimulava ainda mais. E o brasileirinho caía cada vez mais.

        Simples. Parabéns CAOA, sabendo enganar trouxas como ninguém. Porque simplesmente o brasileiro adora ser trouxa mesmo.

        • LuizVieira

          Não sei aonde a CAOA engana alguém nisso. Que eu saiba ela não vende outra cor e entrega prata ou preto. Quem não quer Prata ou Preto que compre outro carro, simples assim.

          • PauloECosta

            Como nos tempos da ditadura ufanista: "Brasil ame-o ou deixe-o" simples assim.

          • AndreyDKS

            "Enganar" não na cor, mas na estratégia de "imagem de status".

        • Preto não suja? Avisa meu carro lá, pq ele vive imundo… Dá até raiva, acabo de lavar e já tá todo empoeirado. Nunca mais compro carro preto na vida, fora que risca mais que qualquer outra cor! E prata, é cor b#nda, pq todo mundo tem. A paisagem brasileira é totalmente monótona para um país que se diz festeiro e carnavalesco…

          • rafa_marcao

            Preto não suja é ótimo…uaha Aliás é a cor que mais suja.

            • radiobrasilcombr

              Concordo, carro preto nunca mais.. suja pra kct rsss

              • AutoIng

                Tive meu primeiro e último preto… Risca só de olhar e vive sujo, parecendo cinza!

      • Robson Iecker

        A parte engraçada da historia é que quando eu fui comprar o bravo, O vendedor me disse '' Nos so temos tres opções de cores'' eu perguntei claro eram elas Branco, Azul metalico e Vermelho.

        • AutoIng

          Se fosse um Gol, e não fosse preto ou branco, as 3 cores seriam cinza claro, cinza médio e cinza escuro xD

      • Robson Iecker

        ''Está chegando: Leitor flagra Hyundai Veloster em caminhão cegonha''
        Titulo de uma materia que saiu agora pouco no Carlace!

        Quais as cores do flagra Prata e Preto.

      • O_Corsario

        Exatamente.
        Não adianta ficar fuçando em site e concluir que existe enorme cartela de cores. Normalmente elas só vem sob encomenda, e nestes casos com pouco ou nenhum desconto.
        O problema é que os fabricantes não oferecem cores, e os consumidores raramente exigem cores.

      • RicardoBH

        É verdade que na pratica é diferente quando se quer um carro a pronta entrega, porque iguais aos carros que entraram na comparação na matéria, quem compra uma Mercedes ou uma BMW não tem pressa para retirar o veículo, podendo esperar pelos 3 meses que vão lhe render um carro único, exclusivo. E mesmo quem puder esperar um pouco para retirar o carro 0KM com certeza preferiria esperar 2/3 meses para um carro de uma cor que o diferencie! Eu esperei pelo meu…

    • wilsinhorp

      Fiz o mesmo… mas comprei um Focus Hatch

    • Romulo_Max

      Acho que uma boa saida pra qm qr um carro de cor diferenciada seria a plotagem, com uma empresa séria, que faça um serviço de qualidade o resultado pode ser mto bom. Preserva a pintura e vc fica com um carro bem diferenciado, o único inconveniente é ter que fazer a alteração do documento do carro.
      Conheci uma moça que fez uma plotagem vermelho fosco no i30 dela, ficou mto bonito. Acho que tbm deve ser possivel fazer um branco ou azul, por exemplo.

      • radiobrasilcombr

        A plotagem nao danifica a pintura?

        • EuMeSmObYmYsElF

          só danifica se "os mano" da oficina, quando cortarem o adesivo, riscarem o carro com o estilete… fora isso, só protege…

    • mmcinza

      Ontem finalmente vi um i30 branco aqui em SP. Me chamou mais atenção pela cor inédita neste carro, do que o carro em si.

    • alexnicolini

      Eu comprei um Focus vinho perolizado, porque se eu vou gastar 60 mil num carro ninguém vai me dizer em qual cor ele virá…

    • Marcelo_Machado

      Eu ja comprei o meu Bravo Prata mesmo, gosto da cor. Não comprei o i30 pq não gostei do carro mesmo.
      Apesar de gostar da cor Prata na maioria dos carros, acho que só 2 cores é falta de respeito ao consumidor. Fora que vc olha na rua e vê um monte de carro tudo igual, Apesar da propaganda dizer que o i30 vendido esse ano tem mais de 50 itens novos, eu não vejo diferença alguma entre eles, ainda mais por causa da cor quase única que é a Prata que vende mais.
      Só dá para diferenciar pelo numero da placa.

      • AutoIng

        Meu carro atual é prata e detesto… Parece carro de frota. Só peguei prata porque a fila de espera pra outras cores era imensa. Como precisava do carro logo, foi prata mesmo. Ah se arrependimento matasse!

    • joaopbezerra

      Tô nesse time também. A Hyundai vem com a palhaçada de cobrar caríssimo por um carro branco. No meu caso, desisti da Santa Fé por cobrarem R$6.000 a mais pela cor e interior bege, enquanto deveria ser mais barato. E fui de Sorento top, e digo mais: foi a melhor coisa que eu fiz.

    • RenePOA

      A Hyundai já disponibilizou branco para Santa Fé, Vera Cruz e ix35.
      A Old Tucson tem um cinza grafite muito bonito.
      O que não se sabe é se a quantidade é suficiente.
      Aqui em casa trocamos 2 carros prata por 2 Kia brancos.
      O que não pode é cobrar a mais por uma cor sólida.

  • mzmaximo

    o amarelo, o vermelho e o verde do veloster sao cores mt bonitas, combinam com o carro, mais do q o preto ou prata. quem vai querer comprar um carro "esporte" sobrio??

    • Marcel

      Prata não, mas preto em carros sport não fica nada mal.

    • vini_B

      se eu ñ me engano existe algumas unidades do i30 na cor azul mais é quase extinta essa cor no i30, a hyundai deveria disponibilizar o branco pro i30 e pro azera, e um vermelho pro Santa fé, o veloster eu nem preciso dizer deveria vir todas as cores pra cá nem q seja por encomenda, se o equus um dia vier pro brasil deverá ser só o preto e o Genesis no prata.

      • Vini,
        A Cor azul foi uma desova da versão "antiga" do i30 que ainda é vendido aqui.

        Inclusive ele tinha preço da versão automatica com ar digital, só que somente o preço, pois esse tem ar condicionado manual e cambio manual.

        O pior que foram apenas 50 unidades e essas foram vendidas em menos de 1 semana. Isso poderia ter sido uma forma da CAOA se ligar que o pessoa queria cores diferentes. Mas não, sobretaxam tudo que se diferencia do mundo "CAOA" de ser.

        • vini_B

          uma pena pq o azul combinou bem com o i30.

    • Wikle

      Pois é, pensei o mesmo. Veloster somente em preto e prata é de lascar. Um vermelho ou verde kawa iria arrasar.

      Nossas ruas estão ficando uma chatice com tanto preto e prata, ainda bem que o branco "pegou" e está ajudando a variar o cenário.

  • jeremias88

    Concordo Plenamente!

    chega de Preto e Prata nas ruas, e cobrar R$7.000 a mais por um carro Branco é simplesmente uma PIADA!

    acorda CAOA

    • PauloECosta

      Por que acordar quando o sonho é bom,(ela pede e o povo paga). Quem tem que acordar é o consumidor e chacoalhar a CAOA!

    • pauloferrer

      Acorda CAOA? Acorda consumidor Brasileiro que da moral a uma marca que não da moral nenhuma ao Brasil ou ao brasileiro são bons carros sim, mas carissimos e não acredito nesse status e solidez toda quero ver o q vão ser desses carros daqui uns 10 anos, valerão menos que um mille de mesma idade concerteza!!! rs…

  • AndredeAzambuja

    O mais engraçado é o Veloster de todas as propagandas ser vermelho e simplesmente não dá pra comprar vermelho…haha

    • diegotietz

      Pois é. E o Veloster é expressamente um carro esportivo, categoria normalmente associada a cores vibrantes. Baita estratégia essa, oferecer um esportivo onde todas as 3 (!) opções de cores são sóbrias… Até a opcional.

      • AndreyDKS

        Não é esportivo: é um coupé conceitual médio. Esportivo é Impreza WRX, por exemplo.

        • diegotietz

          Tudo bem, podemos estar falando de um 'esportivo de butique', mas não acham que a cor é um bom fator aí?

    • EEQ1100

      é simples, isso é para manter a tradição de propagandas mentirosas…

      tem alguém ainda que acredita?

      • Robson Iecker

        CONAR.

        • bruno1905

          Pra que conar? Concerteza em alguma parte do comercial deve estar escrito Imagens meramente ilustrativas.

          • EEQ1100

            o conar não serve para nada… é órgão meramente adminstrativo, não tem poder nenhum e outra coisa, ele é formado por um conselho de pessoas ligadas às agências de publicidade…

            praticamente colocar o lobo para cuidar do galinheiro

          • radiobrasilcombr

            Na propaganda da Montana que passa no CQC da Band, vemos a expressão: ESSA COR NÃO ESTA DISPONIVEL PARA VENDA. Uma pena, um verde mosca varejeira que combina com a "beleza" do carro

            • DiMais

              pior é a outra propaganda onde a criança fala que o Agile é um carro bonito!!

              • lucasrs2

                hahah é verdade, o carrinho feio

    • Jr_Jr

      Essa coisa de fazer vontade nào é de hoje, no lançamento da ix35, a hyundai tinha carros de test drive branco e com central multimidia originais, mas quem queria a sua daquela forma não conseguia, apenas preto e prata e sem central!

    • rarvor

      Veloster vai ter o vermelho sim
      https://www.noticiasautomotivas.com.br/hyundai-vel

      Mas reparem que o resto é prata e preto, horroroso o prata neste carro. Feio.

  • BlueGopher

    Com esta política, se otimizam os lucros e se reduzem estoques.
    Se mesmo oferecendo, digamos, 10 cores, o prata e o preto respondem por estimados 94% das vendas, é mais barato juntar argumentos e convencer os outros 6% de interessados a comprar destas cores (desvaloriza menos! é mais fácil revender! ninguém quer outra cor!) do que manter no pátio estoques de baixo giro.
    Se outra cor entrar na moda, (branco?) aí é só testar o mercado, cobrando mais, e depois, se der certo, importar em altos volumes.
    O objetivo sempre é o lucro.

    • OKPotter

      Exemplo é o Veloster!!
      Na propaganda o vermelho usado é lindo…só que não consigo realmente ver este carro preto ou prata!!
      E quer o branco?? Larga 5 mil dilmas a mais pra ter o exclusivo branco na garagem!!!

      Agora nos demais, aff, é só o I30 continuar sendo o mais vendido na categoria, que vai continuar só tento preto e prata!!!

      • DiMais

        quer um branco? o vendedor fala: "temos aqui senhor, o H100"

    • Ai fica simples… se eles mandam importar, qual o problema de pegar em uma leva outra cor? Afinal, se dispoem do carro para o mundo inteiro, qual o problema de fazer isso para o Brasil?

      Se os vendedores fossem honestos e a CAOA honesta, poderiam até botar na cabeça do consumidor uma espera de pelo menos 90 dias pagando um valor a mais na cor diferenciada que brasileiro espera. Nesse caso, explicaria sobre todo o processo de trazer o carro para o Brasil.

      Para mim, pensaria em um carro com a disponibilidade maior de cores, porém seria um forte argumento para quem deseja um carro especifico.

  • ubiratamuniz

    Gosto dos carros da hyundai, mas não aguento mais preto nem prata!!!! enquanto não tiverem outras opções a preços razoáveis (pagar 5 mil reais a mais no i30 pra levá-lo na cor branca não dá), não compro.
    http://worldwide.hyundai.com/showroom/passenger-c… (simulação) http://worldwide.hyundai.com/showroom/passenger-c… (fotos da galeria)

    Aqui pode-se ver o i30 em outras opções de cores. Até eu que não gosto de carro vermelho achei que essa cor fica muito bem nele.

    O mesmo vale para o Sonata.

    • pablo

      Vermelho e azul seriam bem-vindas.

  • AndredeAzambuja

    De qualquer maneira, o fato da Hyundai disponibilizar apenas 2 cores não isenta de culpa outras marcas, que disponibilizam 5, 7, 10…pra mim é pouco. Deveriam ter em estoque as cores mais vendidas e, como opção, uma gama de dezenas de cores diferentes, sob encomenda do cliente, que deverá esperar alguns dias pela escolha alternativa (e pagar um extra).

  • NatalRN

    A Caoa é muito cara-de-pau e safada, pois o I30 é líder da categoria e mesmo assim só tem 2 cores. O Kia Soul por exemplo tem 9 opções de cores, ponto para a Kia.

    • O_Corsario

      Mas vc mesmo ressaltou a ironia da questão: ela oferecendo duas cores é líder…

      • EuMeSmObYmYsElF

        se oferecessem mais cores matavam a pau!… muita gente desiste de comprar Hyundai por que só tem essas duas cores…

        • DiMais

          quem sabe entrava no Top10..

  • EEQ1100

    Muito bom texto… apesar de que eu discordo em algumas partes. Na minha opinião Hyundai continua sendo mico. Enquanto for vendida no Brasil pelo CAOA, suas propagandas mentirosas e sua falta de escrúpulos, vai ser mico. Os carros podem ter qualidade e vender a garantia de cinco anos, mas os cinco anos amarrados às oficinas CAOA são caríssimos, revisões que valem ouro e contradizem outra propaganda (mentirosa) do valor fixo de revisão. Hyundai é mico também no índice de nacionalização das peças e do baixo estoque nas concessionárias. O carro pode ter qualidade e não quebrar, mas certos acidentes acontecem. Conheço gente que ficou com Tucson parado 3 meses por falta de capô do motor e paralamas, isso em São Paulo capital. Na enorme garagem do prédio que eu trabalho é fácil de encontrar santafé com retrovisor preso com silver tape, ou lanternas quebradas… parece desleixo do dono? Na verdade é falta de peças mesmo… e esses remendos feitos muitas vezes na própria concessionária fogem do padrão de qualidade que eles tanto falam…

    • cristian_sp

      pois é ….o tópico era sobre cores, mas parei de ler exatamente nesse parágrafo:

      "A fidelização dos clientes se deu de forma semelhante às montadoras japonesas, que possuem a imagem de que seus veículos são inquebráveis, pois prezam pela excelência em seus serviços de revisão e manutenção. "

      Estão falando da mesma empresa que coloca óleo de nivel inferior na revisão para economizar $10 que são 5% ou menos do valor pago pelo cliente? …rs…..sem comentários!!!!!

      • EEQ1100

        é isso mesmo amigo…! certeza que quem escreveu esse texto nunca entrou numa concessionária CAOA

  • EEQ1100

    Com relação às cores, a Hyundai só vende preto e prata por dois motivos… carros para o Brasil são refugos com ítens mínimos de nacionalização e enquanto o mercado brasileiro continuar comprando só preto e prata e pagando os altíssimos preços praticados pelo CAOA, vamos continuar com preto e prata por muito tempo.

  • lucasfs87

    CAOA = Caô! simplesmente basta não comprar, mas o pessoal quer se mostrar pro vizinho, pro chefe, pra sei lá mais quem…

  • GABRIELFLORIPA

    Atualmente a Hyundai tb oferece Santa Fé na cor cinza. Muito bonito!

    • Ela também oferece na cor azul, mas para tirar essa informação da concessionário, só falta bater nele.

  • Castle_Bravo

    A CAOA só quer economizar, mas por outro lado não dá para culpar completamente ela, o brasileiro em geral procura carros dessas cores, por acreditar que desvalorizam menos quando do momento da revenda.

    Ela está apenas "jogando para torcida", uma carro que outro que o vendedor não conseguir convencer os poucos que questionam isso, ainda não farão diferença nas vantagens do modelo "Henry Ford" de negócio.

  • Tcalmon

    Acho engraçado esse tipo de reclamação, já pensaram qual seria a vantagem pra CAOA de vender mais cores?

    Certamente ela esta satisfeita com suas opções e o retorno que esta obtendo do mercado, seja por questões de lucratividade, capital de giro, ou quaisquer outras razões.

    De qualquer forma, o ponto importante, e o que de fato faria a CAOA disponibilizar outras cores seria enxergar vantagens nisso. Se ela não as vê, não vai sair nunca do preto e prata e com razão. Ou será que nós, se fossemos os representantes, disponibilizaríamos mais cores só para sermos "bem vistos" pela crítica?

    • A irmã KIA oferece e faz muito sucesso. No Rio de Janeiro inclusive, o Kia Cerato por exemplo, a cor Vinho corresponde por mais de 60% das vendas do modelo… é consideravel certo?

      Portanto, pensar grande faz bem, para no final a diferença de preço de um carro "colorido" para o monocromatico, ser infima para o vendedor, em contrapartida para o consumidor final ser ao menos R$1000.

  • Gutovectragt

    Eu mesmo sou um exemplo de pessoa que a hyundai ou a caoa como preferirem, perdeu como cliente.
    Quando lançaram o i30, eu só não comprei pq me nego a ter um carro prata ou preto. Ano passado eu queria comprar uma Santa Fé, não comprei pelo mesmo motivo, preferi pegar uma Outlander Branca perolizada no lugar.
    Vou confessar que estou louco pra comprar o Veloster, achei incrivel o carro, mas me nego a comprar um carro esportivo prata.
    É ridiculo isso. E pagar 5mil a mais pelo branco é sacanagem neh, ainda se fosse um amarelo versão especial, tudo bem.

  • RobertoBW

    Não entendo esse pessoal , vivem reclamando de certas cores dizendo que é fria pq desvaloriza muito o carro, que branco é furada pq é carro de empresa e que cor de carro tem que ser Prata ou Preto. Agora reclamam que Hyundai só vende Preto e Prata. Vai entender.

  • W12

    Vejo como culpa dos dois lados, o consumidor, que aderiu a falacia de 3 cores (preto/prata e agora branco) como sendo o supra sumo da revenda, não risca, não suja e mil e uma desculpas.

    E nisso as montadores, CSS viram que é mais facil ter pouca variedade de carros e ter um giro maior do que ter vários carros no estoque, e demorar mais para vender, fica mais pratico poucas cores, e mais mil e uma desculpas.

    E os que querem cores diferentes, nunca tem a um prazo de entrega razoavel, e alem de cobrar os olhos da cara. ai acaba desistimulando a compra de outra cor.

    Ai juntou o consumidor e a montadora e temos o que tem no mercado hoje 95% de carros preto, prata e branco.

    Ainda bem que tenho um carro vermelho.

    • Corvo

      Concordo mas quem instalaram essa ''ditadura das cores'' foram as próprias montadoras para não ficarem com estoque no pátio eles não arriscam nem um pouco, ademais de facilitar as peças de reposição. É simplesmente ir a qualquer concessionária de qualquer marca que voce vai comprar uma cor X, azul por exemplo, e geralmente não tem em estoque a cor desejada ou acabam te cobrando mais caro com isso. Resultado: Consumidor não tem escolha, leva pra casa a cor disponível

  • Antonio De Julio

    Na boa, gente…. Se a CAOA é tão malvadinha sim, porque a Hyundai não faz algo?

    Tá vendendo horrores, trouxas, desculpem, consumidores comprando… De quem é a verdadeira culpa?

    • Pensando pelo lado do consumidor, o proprio consumidor se deixa levar por vendedor que diz a velha desculpa de sempre… "carro prata e preto tem melhor revenda".

      Pelo lado corporativo, se tivesse um pouco que fosse de cada cor (digamos que 50 modelos mensais de cada cor do i30), pode ter certeza que seria o suficiente para a marca se sustentar com cores coloridas (assim conquistando consumidores que optassem por não querer as cores padrão) e ao mesmo tempo continuar suprindo as cores de sucesso. Ou seja, eles ganhariam mais do quejá ganham por aumetnar a faixa de atuação do mercado, não acha?

      • Antonio De Julio

        Pra eles, deve estar de bom tamanho. Coloca um balde de tinta de uma cor só, produz em série, enche um navio e manda pra cá, que vende tudo.

        Se tivesse ruim, teriam feito alguma coisa com CAOA ou sem CAOA

    • O_Corsario

      Tbm não aguento mais esta "teoria da conspiração CAOA"… COmo se a Hyundai fosse uma empresa ingênua que está sendo pervertida pelo gênio do mal CAOA… A CAOA faz vender, e vende muito bem, por que sabe como a cabeça do brasileiro funciona. A CAOA transformou uma marca que era sinônimo de mico em status no Brasil… Fez a Hyundai se tornar o novo "sonho da classe média" e conseguir vender carros por valores enormes aqui, basta comparar com o mercado mundial… E a Hyundai certamente está a par de todas as etapas deste processo, e os endossa.

  • jersaosp

    Não só a hyundai mas é ridículo como aqui no brasil o processo de fabricação dos carros são precários e ultrapassados em qualquer lugar do mundo além de uma vasta gama de opções de cores externas vc pode escolher várias opções de cores internas tb!

  • MuriloSoares

    Não entendo o pq de tanto sucesso dessa marca, quando vejo um Hyundai na Rua, não consigo entender pq são tão badalados hoje em dia, Marcas Asiáticas são muito parecidas, e os Hyundais estão parecendo Et's, Design recortado, que logo logo cansa, do jeito que vão, logo logo seus carros serão parecidos com insetos.

    • JuniorCeara

      Amigo, isso é simples ! NOVELA DA GLOBO mostrando GALÃS de novela usando CERATO, usando um i30, usando um ix-35 ! é assim que funciona no BRASIL =D eu fico dando minhas risadas =D

  • victorweslley

    Por isso e por outras eu prefiro a Kia (no Brasil). Um absurdo pregar sobre exclusividade se não tem nem opção de cores…

  • Além de tudo, quem compra Hyundai paga caro… Ow marca que gosta de cobrar caro pelo que vende…

  • MM_

    – As cores "da moda" são ciclicas. Já foi azul, já foi vermelho. Hoje é preto/prata, mas logo isso muda.

    – A Hyundai só oferece essas cores pq são as mais compradas. Já vi cliente em uma CCS Ford querendo saber quanto era o desconto pra levar um Fiesta que tinha lá, já que "carro vermelho ninguém quer".

    – A maioria das CCS só oferecem preto/prata para pronta entrega pq o consumidor engole. Se ninguém comprasse, isso não acontecia. Eu mesmo quando comprei meu carro, levei o que não queria. Adoro carro preto, mas decidi mudar. Perguntei do vermelho: a vendedora me mostrou uma foto. O Azul também, só em fotos. E quanto tempo pra entregar? Preto e Prata, pronta entrega. Azul ou vermelho: 90 dias.

    • O_Corsario

      É bem isso. Nem todo mundo pode esperar 90 dias, principalmente quando está dando um usado na troca. Até porque encomendar carro normalmente resulta em descontos menores, por exemplo.

      • ubiratamuniz

        Ué, justamente quem tá dando um usado na troca é que pode se dar ao luxo de esperar. Você só entrega o usado quando seu carro zero km chega (pelo menos todas as poucas vezes que usei do artifício de entregar o carro usado na negociação foi assim).
        Tá lascado pra esperar 90 dias quem vende o carro no particular e fica a pé até o carro novo chegar, isso sim. De qualquer forma, o prazo é abusivo, 90 dias pra entregar um carro só porque não quer preto e prata? É… o pessoal acaba comprando por falta de opção mesmo… dizem depois que "prata e preto vende mais, por isso que só oferecem nessa cor", mas será que não vende mais só porque só oferecem nessa cor a pronta entrega? É igual tostines…vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?
        Na real, carro preto e prata eu NÃO COMPRO MAIS, depois de quase vinte anos comprando só carro preto e prata eu já enjoei dessas cores.

  • TopEngine

    Hyundai é o que o Brasil espelha,

    pode apostar que metade das coisas que ela faz ela aprendeu com o NOSSO própio mercado, ela deixou-se influenciar, agora, tem coisas que é própria dela como as propagandas mentirosas(totalmente) e o K.O da Garantia,

    por isso eu falo, entre Kia e Hyundai, sou muito mais a Kia, mesmo sabendo que usam quase o mesmo carro e a mesma plataforma, a Kia não é "malandra" igual a Hyundai..

    e é engraçado brasileiro falando de Hyundai = Status, a marca em outros lugares dá ideia de TOTALMENTE ao contrário, uma marca que há tempos roubava tecnologia, plataformas etc, só agora que parece que está tomando jeito..

  • FernandoVW

    Tá aqui o site da Hyundai mundial; olhem na última página e verão que o i30 é oferecido em 12 cores diferentes para compradores "decentes". http://worldwide.hyundai.com/e_brochure/i30/HMC_1
    Discordo de alguns pontos do texto quando tece loas e enche a bola da Hyundai (menos, por favor) e fala sobre a "ampla gama de cores das outras marcas"; veja o Gol da VW: para ser um dos mais vendidos no país, tem apenas preto, branco, vermelho, prata e 3 tons de cinza (q chamam de spectrus, urano e vulcan, meio esverdeado, mas tá valendo), ou seja, na prática 4 cores. Uma vergonha…

  • PKuster

    É ridícula essa história que carro só possui "status" e vende bem se for nas côres prêta ou prata, por causa disso a paisagem brasileira está monótona e cinzenta (prêto + prata). Não comprei o i30 porque só o oferecem nessas surradas côres (gosto do vermelho) e, certamente, não comprarei o Veloster pelo mesmo motivo – apesar das propagandas enganosas o mostrarem em várias côres, já sabemos quais as que virão. Quando será mesmo que a Hyundai dará as contas da horrorosa CAOLHA ?

  • O_Corsario

    Não vejo ditadura nenhuma, não vejo o porque do título sensacionalista que banaliza uma palavra tão forte.
    Se está insatisfeito, não compre, escolha outro modelo que ofereça mais cores como muitos relataram.
    A Hyundai já sacou que o brasileiro abre mão facilmente da cor do carro, ainda mais facilmente se ele oferecer outras coisas que os concorrentes não tem. Portanto, para que trazer carros de cores diferentes? Para correr o risco de ficar com eles no estoque? Para agradar uma centena de entusiastas?
    Além do mais, quanto mais raros os carros coloridos se tornam, mais se pode cobrar por eles. Lembra do i30 azul que veio como "série especial"? Agora trazem o branco com custo extra… Ou seja, cria-se a falta de cores para poder ganhar ainda mais em cima dos poucos coloridos.
    Já até vejo gente fazendo questão de pagar cinco paus a mais no Veloster branco só para poder dizer que comprou o "mais top de todos"…

    • PKuster

      Amigo, não entendí o que você quis dizer, fala uma coisa e se contradiz lá na frente. Usa argumentos "gerados" pela própria CAOA para defender seu ponto de vista ? Posições como a sua é que fazem com que as coisas continuem como estão. Risco de ficar com o carro no estoque todas tem, o importador da Kia que traz outras côres nunca reclamou disso e não é para agradar apenas "uma centena de intusiastas" como você pode achar. E o carro colorido só é "raro" na própria CAOA e isto não dá a ela o direito(?) de cobrar a mais por outras côres – isso é roubo puro, entendeu ?

      • O_Corsario

        Calma amigo… Acho que vc não entendeu meu comentário.
        Não estou defendendo a Hyundai, apenas considerando, no meu ponto de vista, o que faz ela oferecer poucas cores.
        Se ela, oferecendo apenas duas cores, consegue ser líder da categoria, caso do i30, porque ela iria querer oferecer outras? Não acho isso bom, mas é a realidade, e prova que a imensa maioria das pessoas não deixaria de comprar um carro por causa da oferta maior de cor.
        Cada caso é um caso, e cada empresa tem um posicionamento diferente. A Kia acha que vale a pena trazer cores. A Hyundai acha que não. Quem quer cor que compre Kia, ou somos obrigados a ter Hyundais? Vários membros aqui no fórum relataram ter desistido do i30 pela falta de cores. Outros compradores não se importam de ter carro preto ou prata, e é neles que a Hyundai-CAOA mira.
        Outra coisa, a Hyundai-CAOA tem o "direito" de cobrar o que quiser, só paga quem quer. "Roubo" seria se ela apontasse uma arma para vc. Afinal, ela só cobra pq tem quem pague. O nome disso não é "roubo puro", é "marketing puro", entendeu?

        • PKuster

          Não. Um Marketing muito ruim para todos nós, amigo. Continuo sem entender seu posicionamento e repito: como você como consumidor pode usar argumentos gerados pelo próprio marketing nefasto da CAOLHA, que só traz prejuízos ao consumidor ? E nem falo das propagandas mais que enganosas, veiculadas à exaustão na mídia. Não, não acho que ela "tenha o direito de cobrar o que quiser" e o fato de ter quem pague não justifica esse "assalto a mão desarmada". O que você chama de "não vale a pena trazer côres"(?), traduza-se por desrespeito ao consumidor brasileiro, desinformado e sem muitas opções de mercado. A esperança que temos é que a Hyundai assuma totalmente suas operações no Brasil, em cima dos veículos importados da marca ou fabricados no Brasil. Tome tenência, amigo …

          • O_Corsario

            Meu caro, a Hyundai-CAOA é uma empresa, e adota os preços que quer.
            Quem achar que vale a pena, compre. Quem não achar, não compre.
            Se você, como eu, acha que cobrar R$ 5000 pela cor branca é assalto à mão "desarmada", faça como eu: não compre.
            Se você, como eu, gostaria de ter uma cor além do preto e prata, é simples também: não compre Hyundai.
            Garanto que não faltam opções no mercado. Se bobear, até mais baratas e / ou melhores.
            QUalquer mercado livre funciona assim, o preço é dado pelo que os consumidores aceitam pagar. E no Brasil tá cheio de gente louca para pagar caro, para mostrar pro vizinho. A Hyundai-CAOA só juntou a fome com a vontade de comer.
            Não defendo a Hyundai-CAOA, ao contrário, não gosto nem de suas propagandas, nem de seus produtos. Mas pior ainda é o brasileiro, que compra motivado pelo marketing sem nenhum senso critico.
            Acho que vc não entendeu que não estou defendendo a Hyundai-CAOA, mas sim criticando o consumidor brasileiro que não sabe comprar, e aceita todo tipo de idiotice, como por exemplo pagar uma fortuna pela "cor-branca-pq-está-na-moda".
            E por favor, evite acabar seu comentário com coisas tipo "tome tenência", não agrega nada à discussão e soa muito pretensioso.

            • MM_

              Exatamente. Trazer 2 cores é um "desrespeito" ao consumidor, entretanto nesse caso o consumidor adora ser desrespeitado, pois Hyundai tá vendendo que nem pão quente. Ou seja, COMPRA QUEM QUER.

            • PKuster

              Desculpe o jeito, amigo, mas seu ponto de vista é curioso: você critica o consumidor brasileiro defendendo o importador da Hyundai – que ela pode tudo. Não estou discutindo o que pode ou não pode o livre mercado. Estou falando de um posicionamento condenável de uma empresa ao longo dos anos, que por ser a única importadora de alguns bons produtos – até mesmo pela defasagem do nosso mercado – trata a nós consumidores como se fôssemos retardados mentais, a partir de propagandas enganosas (melhor do mundo, incomparável, superior à BMW e Mercedes, "tudo novo", etc.), culminando com a inexplicável ditadura do "prêto e prata" – na base do que "se quiser é assim". Se o consumidor brasileiro é mal-informado e tem vícios, vamos alertá-lo e orientá-lo e não exaltar ou defender um "marketing" (?) danoso a todos nós ou o "só compra quem quer" ou "vai procurar outro".
              Desculpe-me pelo "tome tenência", não quero baixar o nível, até mesmo porque percebe-se o seu bom nível de esclarecimento ao bem expor suas idéias. Mas que está equivocado desta vez, certamente está.

              • O_Corsario

                Pelo seu comentário, estamos falando a mesma coisa mas com palavras diferentes.
                Eu critico o consumidor brasileiro que, como vc mesmo disse, aceita tudo, seja por ser mal-informado, cheio de vícios ou mesmo pq está mais preocupado com o vizinho e revenda do que com sua satisfação pessoal. Acho que ambos estamos aqui justamente por desejarmos uma mudança neste perfil.
                E não defendo o MKT da Hyundai, ao contrário. Por mim poderia até ter os melhores produtos de nosso mercado, mas sua propaganda é tão antiética e forçada que "queima" a marca para mim. Porém, mesmo assim, como sabemos, ela vende muito bem e virou objeto de desejo.
                Uma coisa é entender as estratégias de MKT da CAOA-Hyundai. Outra é defendê-la. Eu fiz uma análise para entender porque ela faz a "ditadura", e talvez tenha me explicado mal, levando vc a achar que a defendia. Acho que a confusão foi gerada por isso.
                Abraços!

  • O_Corsario

    Mas este é um caso engraçado…
    Pois o "cinza" vulcan nada mais é que verde, e o "cinza" urano nada mais é que uma espécie de marrom escuro…
    Só que se vendessem como "verde" e "marrom" ninguém comprava.
    Aí quando dão um "nome fantasia" e batizam de cinza, as pessoas perdem o medo, este "cinza vulcan" (verde) vende muito bem, e é muito bonito.
    Mas se der nome aos bois… Encalha!

  • Focusman

    Pessoal,

    A ditadura não é da CAOA, é do mercado.

    Deixem de comprar carros prata pedindo que tragam rosa, que vão atende-los.

    A propósito, em qualquer setor, quem manda sempre é o cliente e os produtos oferecidos no mercado é o reflexo dos anseios dos mesmos.

    Lembram da década de 1990, quando Collor criticou a indústria e o povo passou a olhar para os carros como carroças?

    Tivemos a década com mais carros bons da história do país.

    Agora, parece que estamos vivenciando a era da internet. Daqui a pouco o cenário muda e todo mundo vai ter carro bom de novo.

  • Cil

    E quem se importa????? Não há muito o que discutir no caso Hyundai-CAOA. Ou você leva preto ou prata… ou vai pro concorrente… e eu prefiro os concorrentes em todos os segmentos onde a Hyundai-CAOA está inserida.

    Isso sem contar que eu jamais comprarei um Hyundai, nem mesmo o HB que é um hatch pequeno bem ao meu gosto. Então pra mim tanto faz ela oferecer preto, prata, vermelho, amarelo "uno" limão, azul "picanto" calcinha, vermelho ferrari…

    Concordo com o texto no sentido de que é bom ter variedade de cores e cabe ao consumidor decidir se vai levar a cor "maria vai com as outras" ou vai esperar até aparecer o modelo que você quer. Ambos os carros que comprei, vermelhos por sinal, esperei um mês para eles chegaram. E em ambos os casos fiquei satisfeita e não me importei nem um pouco de ter que esperar.

    • fvlino

      Ontem cruzei com nada menos que 17 carretas cheias de Veloster, na estrada Brasília-Goiânia. TODOS nas cores preto e prata.

    • mandabala

      Nossa, vi um bravo vermelho ontem incrível! Sou fã do azul metálico, mas o vermelhão é uma ótima opção também!

  • Kenny_

    "A fidelização dos clientes se deu de forma semelhante às montadoras japonesas, que possuem a imagem de que seus veículos são inquebráveis, pois prezam pela excelência em seus serviços de revisão e manutenção. Assim, aos poucos a Hyundai galgou sua subida ao topo do mercado brasileiro e agora assiste a briga de suas concorrentes para se modernizarem, com medo de perder mercado."

    Não concordo com esse paragrafo. Excelencia em manutenção e revisão!!!!????

    Eles não tavam colocando oleo barato pra economizar uns trocos nas revisões dos I30??? E eles tambem não tem uma falta tremenda de peças pra praticamente toda a linha. A Hyundai ganhou mercado por colocar carros bem equipados por preços um pouco mais baixos do que a concorrencia. (e umas propagandas megalomaniacas que foram interditadas pelo CONAR)

    • cristian_sp

      acabei de observar exatamente o mesmo, e comentar mais para cima ..rs…parei de ler o tópico ai para ver a choradeira dos comentários e torias da conspiração ..rs….que é mais divertido….

  • rogerio201060

    Literal…ponham-se palavras na minha boca!
    -O revendedor 'cria' um mercado comodo, pensando na recompra (!??!) ou formação o mercado!
    O carro esta deixando de ser investimento para ser 'commoditie', e talvez seja a hora de os brasileiros 'curtirem cores' vivas como o país propala em festas populares, cores fortes em times de futebol, os sulinos com suas raizes européias – que pela falta de sol podem compensar com carros amarelos, laranjas abertos…etc.

    Reparei em uma estada no sul a imensa frota vermelha pelo time de lá o Internacional .
    Mas ainda o preto, prata, chumbo (cinzas e seus variantes) e branco são as cores que mais aparecem na 'palheta'!

  • mandabala

    Amo carros na cor azul, a ford tem uma bele pintura azul no focus, e as BMW azuis são incríveis. Realmente ver um Veloster prata é muito broxante. Essa propaganda não deve vir ao Brasil http://www.youtube.com/watch?v=EPP7OmUklx4&fe

    • jaderf

      propaganda Show ! pena que só o "white crystal" e "phantom black" ….hahaha mas azul vermelho e aquele cinza, ficaram muito bonitos mesmo!

  • rhrg32

    Ando no meu Hyundai Tiburon vermelho lindo e otimo carro ainda bem q foi importacao por fora pela caoa so preto e prata a culpa nao e da hyundai e da Caoa amigos

  • ARISTEU

    Acho que a CAOA ta certa em disponibilizar somente o PRETO e o PRATA. Brasileiro prefere essas cores então eles só devem ter essa cor pra comprar. Por mim poderia tirar até o PRETO ai ficaria perfeito, só carro PRATA!
    Depois dizem que brasileiro gosta de carro… haha

  • CarrosOrientais

    Será que custa tanto disponibilzar mais cores?

    • mandabala

      Diz que a cor branca sai 5 mil a mais.

  • x60

    Qualquer cor, desde que seja preto !!!

    .

  • EricoKutz

    Meu pai desistiu de um i30 justamente por isso…. Ele já teve vários carros pretos e cansou, pois p/ deixar "limpo" dá muito trabalho. Não quis prata pq todo mundo tem…..

    Acabou pegando um Cadenza grafite!! lol

    +1 ponto p/ Kia

  • granrs78

    Seu não me engano o Tucson já possui outras cores no modelo 2012, mais o pior é os concessionarios Hyundai quererem cobrar R$ 5.000,00 por um carro branco sólido. Isso para mim é total falta de respeito com os consumidores brasileiros, pois lá fora a Hyundai tem uma ampla variedades de cores para seus modelos e por aqui só preto e prata.

  • AmmmmmP

    "possuem a imagem de que seus veículos são inquebráveis, pois prezam pela excelência em seus serviços de revisão e manutenção."

    Vai lá naquele site famoso de reclamações e veja o que 650 pessoas abandonadas pela Hyundai estão dizendo….

  • JHerzévRN

    A cor é o menor dos problemas dos Hyundai/CAOA.

  • AutoIng

    Preto não fica bom em qualquer carro não. É uma cor ótima em sedãs mais classudos e alguns hatchs, mas fica esquisita em carrinhos. Acho feio pra caramba Gol preto, por exemplo. Já num Focus fica muito interessante, tem classe suficiente pra que a cor o destaque. Em compactos o carro fica parecendo menor do que já é, além de esconder linhas (que são poucas/curtas num carro pequeno). Compactos deveriam sempre ser em cores mais alegres, como vermelho, azul, etc.

  • t75

    só falta dizer "… nas 2 melhores cores do mundo!".

  • gusctba

    Eu também fiquei na Dúvida entre um i30 e um Vectra GTX, que custavam praticamente a mesma coisa na época.

    Optei pelo Vectra vermelho e estou muito feliz com minha escolha.

    • jaderf

      sou mais 1…vai dizer o q vermelho nao é lindo!! hehe

  • Phineas_Gage

    8 cores para o Civic ? Parece muito, mas se você considerar que 5 delas poderiam ser vistas em um filme preto-e-branco…aí só sobram 2 tons de verde e dourado, só que é mais fácil ver Civic Si do que o comum nessas cores!

  • Toni_Prado

    O interessante foi a propaganda na Veja da semana passada: Veloster vermelho lindão!
    esta semana na Veja: Veloster branco! eca… e pior a MESMA propaganda e visivelmente alterada por computador para branco.
    palhaçada isso.

  • lcac123

    É a mais pura verdade. A Hyundai, ou melhor, o grupo CAOA, precisa acordar para tal fato. Oferecer apenas carros nas cores preto e prata em um mercado em ascensão como o brasileiro é uma estratégia de "marketing ao contrário", uma vez que não irá ajudar nas vendas de seus carros.

  • LuisRenatoJoia

    Para que a hyundai vai trazer carros de outras cores!O povo só pede prata e preto mesmo.

  • GuhRike

    TEXTO HORRÍVEL ! Com muitas informações equivocadas, o aumento de preço para o Santa Fe branco é de R$2.000 e não de R$7.000, como dito no texto, e além de Santa Fe branco esta disponível o cinza nas autorizadas da marca, além dele existe Tucson branca, bege e cinza; Ix35 branca e cinza; Veracruz branca e cinza, além do Veloster que também tem como opção a cor branca. Sendo assim, os únicos modelos disponíveis apenas em prata e preto são o I30, I30CW e Sonata( Azera não conta pois na nova geração será oferecido branco).

    • RussianWolf

      Mesmo assim, a diferença de cores não é muita. E, independente de ser R$7.000,00 ou R$2.000,00 o aumento de preço para o Santa Fe branco, continua sendo um aumento de preço para uma cor que é uma das mais básicas e que vem de graça. A situação ainda não muda muito não.

      • GuhRike

        O preço da cor branca perolizada é de R$2.799 na Ford para modelos como Fusion, não acho R$2.000 muito diferente do padrão brasileiro, sendo que o branco da Hyundai brasileira não é sólido e sim perolizada !

  • Mak73

    Eu nunca tive carro preto ou prata,e acho que nunca vou ter carro preto.

  • Arcidez

    Enquanto esse cidadão arrogante que faz o que quer com o consumidor, sem respeito e ética nenhum, for representante dessa excelente marca, eu não compro nenhum automóvel Hyundai. Até porque mesmo se eu fosse trouxa, não tem Veloster vermelho pra vender….

    • RussianWolf

      Já eu, não compro esse carro nem vermelho, muito menos na linda cor "Verde de Inveja", disponível para o Dodge Challenger top de linha.
      Aliás, tô fora de Hyundai… Eu hein…

  • mjprio

    A verdade é que a CAOA/Hyundai está seguindo o que o consumidor quer. Alguns comentários que vi aqui soam meio que hipócritas. Afinal o mesmo consumidor que critica a Hyundai por esta postura, ridiculariza aquele que compra UNO amarelo "destaca-texto(não é critica, é como chamam o carro), palio cor de telha, Stilo Amarelo- Indianápolis etc. Eu por exemplo ADORO o Azera preto, mas não compraria nessa cor; e o prata, não combina com o carro, nem com o I30. Hoje acho que compraria o Kia Cerato na cor Azul perolizada, mesmo sabendo que perderia na revenda. Hoje tenho um carro prata e detestei. Na funilaria o prata tem que "esticar a pintura' e dá diferença até pela inclinação que se dá na pistola. Se as condições do ambiente não forem boas, ele fica alaranjado etc. Hoje, já começo a gostar dos automóveis brancos.

  • meyerbro

    Parece que tem alguém do NA querendo comprar um Hyundai de outra cor, toda hora sai post disso aqui… Não gostou, não compre, é simples!

  • DonVitor

    BMW, Volvo e Audi apresentam algo que realmente pode ser chamado de ampla gama de cores, 4 ou 5 cores definitivamente não pode ser chamado de amplo :P

  • lucca

    No mercado em que se vendem Kombi 1960, Gol 1980, Uno 194 e Golf e Astra 1998, acho que a Hyundai não vai perder clientes por falta de cores. Infelizmente.

  • fjmeskta

    Não tem oque falar de bom desta estrategia adotada pela caoa, muitos clientes não compraram seus produtos por este motivo não tenho duvidas nenhuma.

  • Hbolivar

    Vão na onda de carro POPULAR preto e prata. Não é caso dos seus dona CAOA.
    Muitos dos que investem em seus carros querem opções e, principalmente, não pensam em primeiro lugar na revenda.
    Acho mesmo que a hyundai deve dar desconto para eles nessas cores, compras em lotes. Simples assim.
    O veloster (dizem) está abaixo da expectativa de vendas lá fora. Boa opção para CAOA, claro que ainda mais se for preto e prata em carro conceito…. Descontão. Ridículo.

  • Luis Felipe CD

    N Uruguay, já vi Sportage, Tucson (a nova Tucson, não essa daqui), ix35, i30 e etc, em verde, azul, vermelho, e bordô.

  • naoseidenada

    No resto do Brasil eu não sei, mas aqui em Brasólia só tem carro cinza e preto mesmo (no plano piloto garagem é artigo mais do que raro e supõe-se que a pintura colorida não aguenta o sol ) então nem dá pra censurar tanto a Caoa… Eu mesmo tenho um Palio vermelho e sou um alienígena entre meus amigos… Vou enumerar alguns aqui: F – Um Aglie preto , R – Um Fit Cinza (ou seja prata escuro), E – Um Civic Cinza, M – Um Astra Cinza, MS – Um Palio cinza, J – Um Pailo Cinza, S – Um Fox Cinza, E – Um Focus cinza, J – Um C3 preto. Meus outros amigos (uns 5 ou 6) tem i30s…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend