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Hyundai apresenta nova tecnologia de abertura de válvulas

Hyundai apresenta nova tecnologia de abertura de válvulas

Os carros elétricos ganham cada vez mais espaço nas engenharias das montadoras mundiais, mas ainda existe um esforço para defender o motor de combustão interna em vários níveis. A Hyundai é uma das marcas que apostam nesse caminho e apresenta uma nova tecnologia, chamada CVVD.


Ainda não é a desejada Homogeneous charge compression ignition (HCCI), que é a tecnologia de ignição por compressão, que converte um motor de ciclo Otto em um ciclo Diesel, mas sem usar o óleo combustível. Nesse caso, a Hyundai apostou em algo menos revolucionário, mas eficaz para seu propósito.

Trata-se da Continuously Variable Valve Duration, que é um sistema de abertura de válvulas continuamente variável em duração, que permite manter uma das válvulas de admissão aberta entre a metade e o fim do curso durante a compressão, reduzindo a resistência nessa fase e melhorando a eficiência energética.

Isso só se dá quando o carro está rodando em velocidade constante e com acelerador apenas mantendo. Assim, a Hyundai diz que o CVVD garante 12% menos emissões, 5% mais de economia e desempenho 4% acima. Para regimes onde o motor é exigido, a válvula fica fechada e permite máxima compressão e performance máxima. Ele pode operar tanto nos ciclos Otto quanto Atkinson.


Hyundai apresenta nova tecnologia de abertura de válvulas

O primeiro propulsor da Hyundai com o CVVD é o Gamma 1.6 T-GDi que equipará o Novo Sonata 2020, que entregará 180 cavalos e 26,8 kgfm. Haverá ainda um gerenciamento térmico eletrônico e sistema de recirculação de gases de escape (EGR).

“O desenvolvimento da tecnologia CVVD é um bom exemplo de como a Hyundai Motor Group está fortalecendo nossa tecnologia em seus trens de força. […] Continuaremos nossos esforços de inovação para alcançar mudanças de paradigma e garantir a sustentabilidade do nosso modelo de negócio”, diz Albert Biermann, diretor de pesquisa e desenvolvimento da montadora. 

Abaixo, vídeo que explica o funcionamento do CVVD da Hyundai:

Hyundai apresenta nova tecnologia de abertura de válvulas
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Mais ou menos o mesmo dos motores FIAT europeus, não? Quanto ao HCCI, a Mazda lançará em pouco tempo os Skyactive X, que usam esse princípio.

    • Allifen Marques

      Pensei a mesma coisa, parece ser a mesma ideia dos MultiAir da Fiat

    • Gabriel

      Tbm pensei nisso, mas como não deu mto detalhes técnicos na matéria não da para ter certeza.

    • dallebu

      A ideia é a mesma, porém o sistema Multiair permite um controle muito maior das válvulas, com múltiplas estratégias de abertura e fechamento pra diferentes cargas no acelerador, rotação etc, inclusive permitindo mais de uma abertura por ciclo.
      Obs. O sistema Multiair não existe somente na Europa mas também na Toro 2.4 e Fiat 500 Sport

      • Gabriel

        Complementando, o Multiar podia ser muito mais explorado pela Fiat, podia ser bem melhor de forma simples.

      • Flying Like a Bird

        Lembrando que o Multiair substitui a função da borboleta, a BMW tem o mesmo tipo de tecnologia, o Valvetronic.

    • Cromo

      Não tem nada a ver com o HCCI.

    • Flying Like a Bird

      O Firefly já tem simulação de ciclo Atkinson sob baixa carga, ele mantém a válvula admissão aberta pro um período na compressão pra diminuir as perdas.

  • Faheina

    Esse Led no capô é invocado 😈

  • Filipo

    5% de economia e 4% de desempenho são números meio frustrantes, mas considerando a paranoia europeia em relação a emissões, os 12% de melhoria em emissões representa uma melhora significativa, que poderá manter os propulsores a combustão por mais alguns anos. Boa, Hyundai!

    • Gabriel

      Não é frustrante, de pequeno em pequeno avanços que vão conseguindo grandes resultados.

      Não foi do dia para a noite com um único avanço que nasceu motores 4 cilindros pequenos mais potentes que os V8 de outrora.

  • Ricardo

    Boa!

  • Ricardo

    Sou ambientalista e aprovo, ambientalismo tem limites!

  • Alvarenga

    Decepcionante, pelo titulo da materia eu esperava algo bem mais inovador e nào apenas mais uma variação tecnica de algo ja existente. Apenas apelo de marketing pela montadora.

  • Rodrigo

    Desculpa a ignorância, mas esse não é equivalente ao I-VTEC da Honda?

    • Reginaldo Ferreira Campos

      Esse apresentado pela Hyundai é mais preciso.

  • Reginaldo Ferreira Campos

    As montadoras que ainda não tem verba o suficiente para encarar uma eletrificação maciça como os alemães, esticam a corda da tecnologia dos motores à combustão, que deve ter mais uns dois ou três truques guardados. E com isso os velhos queimadores de dinos conseguem chegar a ser menos poluentes na conta final do que os movidos a pilha, estes com o único benefício de não sujar a atmosfera local. Isso, ao menos, nos países do velho mundo dependentes de usinas termoelétricas à óleo combustível.

    • Cosi fan Tutti

      Verba suficiente? kk o grupo Hyundai-Kia tem vários elétricos e híbridos, inclusive à venda em países de 1º mundo. Mas eles ainda vendem muito a combustão, e sempre preocupam com economia, tanto que seus modelos já ganharam vários premios mundo afora por isso. E as montadoras que fizeram eletrificação maciça primeiro nao foram os alemães, e sim os japoneses, e as marcas americanas como a Tesla. Alemães estão fazendo tem pouco tempo, e tem poucos lançamentos.

  • Rbs

    Eu sinto prazer quando imagino essas coisa funcionando!

  • Lucas Ranfer

    Hyundai acaba de mostrar pra Honda como introduzir lanternas boomerang na traseira do carro de forma harmonica e com muito mais beleza

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