*Destaque Hatches Hyundai Recalls Sedãs

Hyundai chama HB20 e HB20S para recall no Brasil

hyundai-hb20-2016 Hyundai chama HB20 e HB20S para recall no Brasil

A Hyundai anunciou hoje (quarta-feira, 11) um recall para os compactos HB20 e o HB20S no Brasil. São 3.109 unidades do hatch e do sedã envolvidas no chamado de segurança, todas equipadas com motor 1.0 litro e transmissão manual de cinco velocidades. De acordo com o fabricante, os exemplares convocados podem apresentar uma falha na junta homocinética do semieixo.



Foi identificado um lote de pistas do rolamento interno da junta homocinética do semieixo dianteiro com dureza abaixo do especificado. Esse defeito pode provocar ruído durante as manobras e/ou vibração na condução do veículo, devido ao desgaste prematuro. Utilizando o veículo nestas condições, poderá ocorrer a quebra da pista do rolamento interno da junta homocinética do semieixo, resultando na perda de tração do carro.

Segundo a Hyundai, essa perda de tração durante a condução poderá provocar acidentes, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros. Entretanto, apesar da perda de tração, os freios e a direção odo veículo continuam funcionando normalmente.

hyundai-hb20s-impress Hyundai chama HB20 e HB20S para recall no Brasil

Para reparar o problema, a Hyundai irá realizar a inspeção do veículo para identificação do lote de fabricação da junta homocinética do semieixo dianteiro. Feito isso, caso as peças inspecionadas estejam dentro do lote afetado ou que não seja possível identificar o lote das mesmas, a concessionária irá substituir as peças para que não haja risco de quebra do componente.

O reparo tem duração estimada de duas horas e será realizado de forma gratuita. O serviço já pode ser agendado em uma concessionária da marca.

As unidades envolvidas do HB20 e do HB20S foram fabricadas de 20 de abril de 2017 a 26 de maio de 2017, com os oito últimos dígitos do chassi de HP760125 a HP768013.

Para maiores informações, a Hyundai disponibiliza a a Central de Relacionamento Hyundai pelo telefone 0800-770-3355, de segunda à sexta-feira das 8h00 às 20h00 e aos sábado das 09h00 às 15h00.

  • xyzR2

    Boa iniciativa, mostra que tem mínimo de respeito pelo consumidor. Poderia fazer igual umas e outras aí, que não tem falhas no controle de qualidade pois simplesmente… não o controlam.

    • carroair30

      Alguem sabe se essa peça defeituosa foi feita no Brasil ou na Coreia ?

  • Marcus Mendes

    Só Perda de tração? Pode gerar um acidente grave. Ia comprar essa porcaria, comprei um Ford Fiesta.

    • Se for Powershift, podes ficar empenhado no meio do caminho, com imobilização repentina por travamento do câmbio… Vale frisar: apenas 3.109 unidades podem apresentar desvio de qualidade na homocinética, ou seja, nem dez dias de produção da fábrica e a marca optou por recall as claras, ao invés de recall branco.

      • Davi Millan

        Esse problemashift viu… Todo ano dizem que não da mais problema, mas só conheço mais pessoas que tem problemas com o cambio. o último era um 15/16

  • Lucas086

    Se fosse de um Fiat, ia dizer que não tem qualidade e tal e tal, que não presta, mas como Hyundai é “premium” tudo pode

    • Menos, né… Quando Fiat faz recall, quase sempre é pra bem mais de 10.000 carros, enquanto a Hyundai, em cinco anos de linha HB20, apenas dois recalls pequenos, um preventivo e outro corretivo, no caso este último, para apenas 3.109 unidades, ou seja, nem dez dias de produção… Poderiam ter feito recall branco, mas optaram por jogar limpo! Mérito deles e merecem o reconhecimento pelo respeito ao consumidor!

      • dogmarley

        20 de abril de 2017 a 26 de maio de 2017 as definições de 10 dias foram atualizadas

        • Retrato do Papai

          É que a fábrica da hyundai só funciona nos sábados e domingos, por isso mais de um mês deu apenas 10 dias de produção

        • Equivalência, senhor! A Hyundai produz cerca de 12.000 unidades da linha HB20 por mês, sendo o tanto que comercializa normalmente, sendo que até 4.000 unidades se equivaleria a um período máximo de dez dias de produção.

      • Retrato do Papai

        Afinal o que é bom: muitos ou poucos recalls? Se a montadora x faz muitos recalls ela tem qualidade lixo, se faz poucos é omissa… Se a montadora y faz muitos recalls ela respeita o consumidor, se faz poucos o controle de qualidade é top… Montadora não é time de futebol

        Vendo por outro ponto de vista, isso de que a fiat chama mais carros pode até insinuar que ela é mais precavida, enquanto a hyundai poderia ser considerada omissa pois faz poucos recalls chamando meia dúzia de veículos…

        • Recall é sempre bom, pois denota controle do processo… Ruim é quando deixam um problema se acumular na produção e/ou demoram muito tempo pra identificar e/ou resolver sanar algum desvio. A FCA e a GM pecam por esperar estourar quase sempre, bem como a Ford por não assumir necessidade de recall.

          • Cesar

            Mas e a vw? O gol G5 até hoje ela não trocou os mais de 400 mil motores defeituosos. O Fox nego ficou sem dedo.

      • Lucas086

        Olhando seus posts, vi que vc sempre defende a Hyundai, nem vale a pena a discussão. Abraço

        • Renault, Lifan, Hyundai, Kia, Peugeot, Chery, Chevrolet, SsangYong, Mahindra, Citröen e etc, até Fiat e Jeep… Já li tanto disso, que até cansei. Esses dias fui chamado de vendedor da JAC, da Lifan, da Chery, da Renault… Nenhuma novidade. Leia todos os meus comentários e veja que apenas defendo alguma marca, quando isso cabe a ela.

          • Ernesto

            Se fosse Fiat, o rapaz aí, Lucas086, dono de um Uno, estaria a defendendo.

    • Ander33x

      Lembra do Stilo “roda solta”, pelo que eu me lembre a FIAT não fez Recall do mesmo, e deu até Procon na parada.

      • leomix leo

        Teve que morrer gente para ela poder fazer recall .

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend