Esportivos Europa Hyundai

Hyundai: Divisão N considera um rival para enfrentar a Porsche

Hyundai: Divisão N considera um rival para enfrentar a Porsche

A Hyundai sempre passou longe de qualquer proposta puramente esportiva, sendo que a versão R-Spec, famosa a bordo do Genesis Coupe, parecia o limite para a sul-coreana. Recentemente, com a divisão N, a empresa provou o gosto da alta performance e gostou.


Desenvolvendo variantes de desempenho para alguns de seus carros, especialmente na Europa, para enfrentar produtos como o Volkswagen Golf GTI, a Hyundai quer ir muito além e atingir a Porsche. Com Albert Biermann, a asiática já tem o principal ingrediente para uma nova receita de esportivos.

Biermann, ex-diretor da BMW M, disse que “não há limites” para a Hyundai N no desenvolvimento de esportivos e mais, afirmou também que não existe limitação de orçamento para a criação de novos produtos, porém, pondera que estes precisam ter preços sempre competitivos em relação aos rivais.

Hyundai: Divisão N considera um rival para enfrentar a Porsche

O executivo alemão considera um esportivo de motor intermediário, que no caso seria algo em torno de 2.0 litros, um propulsor turbinado com cerca de 400 cavalos ou mais. O protótipo RM19, que tem motor central com 390 cavalos, é um bom exemplo.

Este esportivo mencionado por Biermann, no entanto, teria como alvo um modelo da Porsche. Ele fala que as especificações de motor seriam um pouco diferentes do produto alemão, mas a performance seria equivalente. Sobre o que pode vir e qual o concorrente da marca germânica, o chefe da Hyundai N não vai adiante, pois, não tem permissão.

Hyundai: Divisão N considera um rival para enfrentar a Porsche

Por ora, o que se sabe oficialmente é que o i30 N terá melhoramentos, como câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas e a edição Project C terá apenas 600 unidades, todas com direção do lado esquerdo. Para buscar um Porsche, a Hyundai N poderia recorrer a um roadster para pegar o Boxster.

Seria interessante – com um aparente irmão da Kia – para fazer frente ao alemão, como nessa projeção de Yeonjoon Park, onde ele descreve um Hyundai N Roadster. Outra opção da coreana seria um SUV em estilo cupê para bater de frente com o Macan.

[Fonte: Carscoops/Projeção: Yeonjoon Park]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Feliphe Santos

    Piada de mau gosto em plena manhã de terça-feira

    • Edu

      Queria ter uma piada dessa na minha garagem.

  • Yamaha Mt-09

    Tá bonitinho e tal mas porsche é porsche.

  • 😎.

    Nestes segmentos acho a divisão de luxo Gênesis mais adequada para atuar

    • Redrum

      Bem lembrado, mas também antes do Gênesis virar uma marca mais independente, havia o Gênesis Coupé, com tração traseira, que ganhou vários comparativos contra Mustang e Camaro… então tem histórico de construir esportivos de qualidade sim…

  • El Gato!

    Me vem na cabeça aquele meme do Chris Evans tentando segurar o riso e explodindo numa gargalhada…

  • Mr. Pennybags

    Queria ter essa autoestima!

  • th!nk.t4nk

    Na Europa Hyundai e Kia são sinônimos de marcas de baixo custo. Achar que alguém vai ficar indeciso entre um Porsche e um coreano é ser estupidamente otimista. Quem tem grana pra isso vai considerar um AMG, ou M, ou um Tesla. Mas um Hyundai? 🤣

    • Retrato do Papai

      aqui no huezil o povo se sente no luxo andando de hb20 1.0, e com os vidros abertos pra não ligar o ar e economizar combustível hahaha

      • Edson Fernandes

        Até usa o ar, mas “descobriram” que para não gastar mto, não pode passar de 2500rpm. Na estrada postam consumos de 16km/l a 80km/h. Eu ficaria com vergonha num 1.0 ter tal consumo que é super baixo para tal velocidade.

        • Retrato do Papai

          hahahahaha eu faço mais ou menos isso aí com a velharia do ea111 1.6 8v… certa vez fiz 13,1km/l no etanol mais ou menos nessa velocidade aí, mas sem ar…

          • Edson Fernandes

            Olha que beleza qdo falamos de um motor mais atualizado… eu fiz num Uno a 120km/h (Bandeirantes) 14,7km/l de etanol. Fiquei impressionado com o Firefly.

            E foi o 3 cilindros mais redondo que dirigi. Preciso dirigir o ka, mas o Uno mal vibrava. E isso foi um elogio gigante junto de um motor extremamente silencioso. (e comparo ele a um HB20 que conseuge ser mais, mas como o Uno respondia, o HB20 não chegava perto… gostei mto e acho que o Argo seria um bom produto se fizer tal consumo).

            Detalhe no Uno: ar condicionado usado 100% do tempo.

            No Fluence? 10,5km/l…rs (andando na maioria do tempo entre 100 a 120)

    • Sino Weibo

      Depende muito de refinamento mecanico. A Mazda e a Nissan por ex. vendem muito bem esportivos por tem soluções muito bem acertadas em carros relativamente baratos. Até a Toyota já foi referência em carros esporte (quem diria). Então depende muito do público e das soluções que irão oferecer, mas não é difícil, tendo engenharia, grana, e boas ideias na cabeça.

  • Vai competir com a Porsche com aquele acabamento 100% plástico duro. Vai dar certo sim.

  • Carlos

    A escola Hyundai de design vai ter que evoluir muito para poder competir com os germânicos. E pelos últimos lançamentos com HB20 & cia…

    • Feliphe Santos

      Mas aí não é só design amigo, pra competir com Porsche tem que ser muito mais que apenas bonito

  • Caulazaro

    Se tivesse condições, eu não deixaria de comprar um Porsche para comprar um Hyundai

  • EMJ

    Pra começar o desempenho terá que ser equivalente e custar no máximo metade do valor do boxster equivalente (isso sendo bem generoso com a hyundai). Basicamente, no cenario atual, deveria custar mais barato que um Audi TT, ter desempenho de Boxster S, e ainda sim terá trabalho. Ah e de preferencia com outra nomenclatura de marca, pq Hyundai não dá….

  • Marcelo Martins

    Hyundai enfrentar Porsche !!! Fazia tempo que eu não ria tanto com uma notícia !!!

  • leitor

    O carro está bem legal, mas Porsche é outra história. Como já escrevi outra vez, o maior concorrente de um Porsche é outro Porsche, mesmo que existam outros melhores, pra quem gosta de Porsche não interessa. Boa sorte nas vendas, sucesso, o mercado tem espaço pra isso. Sonhar com Porsche é até inspirativo. Quem sabe um dia faz um que chame tanto a atenção e deixe seus clientes tão satisfeitos quanto. Mas a comparação dos carros é uma coisa meio que insana.

    • Vitor C

      Acho que o grupo já provou que pode ter carros excelentes, o kia Stinger foi um carro amoladamente elogiado pela sua dinâmica, se saindo melhor que muito carro mais caro em vários testes.

      O I30N é outro que também foi bem elogiado e andou na frente do Golf em muitos testes.

      Eles contrataram profissionais e peso e estão investindo muito em mecânica para elevar seu nível, obviamente a Porsche é um benchmark para toda a indústria em muita coisa, o que joga mais contra a Hyundai nesse caso é a falta de história, nome e experiência nessa categoria, algo que apenas o tempo dará.

      • 😎.

        Finalmente um comentário lúcido.

      • Sino Weibo

        A Hyundai não precisa de uma história como a da Porsche, e o que fizeram com a Tatra. Na verdade a maior parte das indústrias alemãs tem períodos bem podres, as pessoas ponderam pq veneram as marcas, mas se fosse qualquer outro país, falariam muito mal.

        • Marcelo Martins

          Como a Hyundai é santinha, nunca copiou nada, desenvolveu todos seus produtos sozinha !! se poucos anos atrás desmontou vários VW Gol para copiar seus pontos positivos e lançarem o HB20 no Brasil, imagine o que foi copiado qdo foi fundada !!

          • Sino Weibo

            Vamos concordar que não é difícil lançar um produto melhor que o Gol.

            • Marcelo Martins

              Na época o Gol era o carro mais vendido do Brasil o projeto do HB20 foi todo baseado no VW, parece que para a Hyundai não era uma coisa tão fácil assim fazer um carro melhor, precisou desmontar vários modelos para copiar !!!

              • Sino Weibo

                Ae nao e copiar ne, eles pegaram exatamente pra saber o que nao fazer, e fazer melhor, e deu certo, o HB20 deixou o Gol comendo poeira desde que foi lançado.

          • Sino Weibo

            Não sei qual dispositivo a Hyundai copiou do Gol, se praticamente tudo no carro é melhor e mais moderno que o veículo da VW. Os coreanos só usaram o modelo para saber o que não fazer para agradar o consumidor, e fizeram bem.

      • leitor

        Que a Hyumdai faça mesmo um supercarro e terá sua própria lenda. As lendas são como fantasias, cada uma com seu sonhador. Quem gosta do segmento vai curtir.

    • Sino Weibo

      Incrível como a história é engraçada, pq a Porsche mesmo começou como cópia de outra marca, a Tatra. A história do que houve entre os alemães e os tchecos nessa época é escabrosa, como eles invadiram o país pra acabar com a concorrente. Mas como diz a música: “the winner takes it all..”

  • leitor

    Pra quem gosta de Porsche não adianta vir nem Ferrari, nem Lamborghini, nem Mercedes AMG nem qualquer outro clássico. A Hyundai vende pra caramba. Mas tem que crescer em outra direção ainda. O carro é bom, muito, mas pra quem gosta de Porsche não adianta vir nem Ferrari, nem… muito menos sem ser clássico.

  • ezaquiel raiski

    É pretensioso querer chegar a um Porsche, fica nas merdas que os Brasileiros adoram que time que esta ganhado nao se meche vende HB20 a preço de Mercedes na Europa kkkkkkk

  • Augusto

    Melhor não comentar!
    Deixa minha Porsche quieta, PF!!!

  • zekinha71

    Pra quem tem Lentoster no currículo, vai ter que comer muito chucrute pra chegar na sombra da Porsche.

    • André Ricardo

      Concordo que a versão do veloster vendida por aqui foi uma piada de mal gosto para o consumidor brasileiro, mas os coreanos estão investindo muito na divisão N, é só dar uma olhada nos campeonatos de Rally que os i20 estão brigando na ponta e o WTCR que nos últimos dois anos o i30 levou. Eu acho difícil chegar na Porsche, mas que eles podem surpreender, isso eles podem.

      • leitor

        Poder qualquer marca pode. Ainda mais que os carros de competição são preparados diferentemente dos que chegam ao mercado.

  • G. de F.

    Hahahahahahahahahaha! Comemoração de fim de ano da Hyundai deve ter sido boa, hein? Pessoal tá “louco” até hoje…

  • Felipe Borges

    A propaganda maluca da Caoa estar subindo para Hyundai kkkkk Concorrer com Porsche fica difícil né.

    • radiobrasil

      Logo pinta um novo “Veloster” brasileiro… vamos ajudar o marketing da Caoa crianda novas frases para as campanhas: (leia, mas lembrando da voz do Ferreir Martins): Superior a todos os alemães, o verdadeiro esportivo puro sangue sul-coreano, agora no Brasil…. New Velooooooooster, 911 vezes melhor!

  • Jad Bal Ja

    Ta quase Hyundai, mas ainda não…

  • Eskarmory .

    Mas que ficou bacana, ficou!

  • Maciel Rei Junior

    Imagina o comercial aqui no Brasil: ¨O Melhor superesportivo do mundo!¨. Quem se lembra da propaganda da New Tucson: ¨O Melhor SUV do mundo¨.

  • Sino Weibo

    Olha não é difícil ganhar da Porsche. Assim como não é ganhar da Ferrari. Estas marcas só tem nome, e alguns entusiastas. O mundo real é outro. As pessoas compram sim muitos esportivos mundo afora de marcas variadas e não precisa ser caríssimo pra ser histórico e trazer soluções legais. Os japoneses demonstraram isso muito bem. Os americanos também. Então tem duas escolas ae para os coreanos beberem e criar seu produto.

    • th!nk.t4nk

      Eu entendo teu pensamento, mas não é tão simples assim. Ninguém investe mais em P&D de esportivos no mundo do que a Porsche. É força bruta financeira mesmo. Claro que os concorrentes podem fazer bons esportivos (pô a Tesla provou isso com Model S, que é basicamente um gran turismo fortíssimo), mas mesmo assim o conjunto fica atrás dos Porsche. E a Hyundai da ultima vez que chequei não se comparava com uma Tesla da vida, muito menos com uma Porsche. Mas enfim, eles que façam o produto e que tenham sorte. Concorrência é sempre bom.

      • Sino Weibo

        Acho que vc esqueceu de um chinês chamado NIO EP9, fez bonito em Nurburing. Como eu digo, se ate chineses conseguem, nao e difícil ganhar da Porsche.

    • leitor

      Pode-se ganhar da Porsche nas competições. Quem se lembra da Koenigsegg,
      vê uma marca quase esquecida, de pequeno histórico e não deve ser
      nenhuma potência financeira, fez um carrão que parece um jatinho no
      asfalto. Mas não tem o carisma da Porsche. Tem muito vinho ainda pra chegar no champanhe.

      • Sino Weibo

        Mas todo mundo sabe que a Porsche so ta vendendo bem pq quebrou o tradicionalismo e começou a fazer SUVs, alias muito antes de muitas marcas generalistas. Um sacrilégio para os puristas da marca, mas que deu certo.

        • leitor

          Pra você ver. A Porsche foi atrás de modelos que outros já faziam, até mesmo a Hyundai, Kia, Ford, GM, Jeep, Toyota, Honda… Mas não fez um SUV dizendo que iria competir com qualquer um desses. Se houve um sacrilégio ao fazer SUVs, se falasse em pensar em competir com aqueles haveria um sacrilégio blasfemológico colossal. Haveria suicídios por depressão, e também quem quisesse mandar o CEO da Porsche pro inferno.

    • Marcelo Martins

      É verdade essas marcas só tem nome, não tem nada de tecnologia de ponta e anos de história no desenvolvimento de carros super esportivos, são meras fabriquetas totalmente ultrapassadas, muito fácil para Hyundai lançar um carro e acabar com esses concorrentes.

      • Sino Weibo

        Sim, e que começou copiando na cara dura uma marca tcheca chamada Tatra.

        • Marcelo Martins

          Todo mundo copia todo mundo, no mundo industrial não existem santos !!! e todas as marcas mais novas como as asiáticas copiaram mais ainda para desenvolver seus produtos ..

          • Sino Weibo

            Copiar é uma coisa, agora invadir o país da marca original, e proibir ela de fazer seu próprio modelo? E ainda arquivar o processo por plágio? Foi isso que os alemães fizeram e hoje em dia ninguém nem comenta, e ainda idolatram a marca.

  • RKK

    Ao menos esse roadster não teve o design destruído…

    • 4lex5andro

      Esse hyundai roadster, lembra um veloster ”sem-teto”.

  • leitor

    Claro que se espera que alcance o objetivo. Mas também tem que apagar certas falhas comprometedoras e fazer valer o que se faz no trecho entre planejar e realizar.

  • 4lex5andro

    Um novo ”MX-5” trinta anos depois, mas dessa vez, o roadster oriental pra desbravar o mercado ocidental é sul-coreano.

  • radiobrasil

    Senta la Hyundai e vai esperando… que um dia eu troco um Porsche por isso.. huahuahauhauahuahuah

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email