América Latina Hatches Hyundai Sedãs

Hyundai HB20 inicia exportação para a Colômbia

Hyundai HB20 inicia exportação para a Colômbia

Através do Porto de Santos, a Hyundai iniciou a exportação da família HB20 para a Colômbia, um importante mercado na América do Sul. O primeiro lote com 303 carros embarcou recentemente para ao país andino, passando pelo canal do Panamá.


Eduardo Jin, presidente e CEO da Hyundai para a região das Américas Central e do Sul, diz: “O HB20 foi desenvolvido originalmente para o Brasil e, com base no sucesso de vendas local, passou a ser desejado por outros países. Temos quase a totalidade de nossa produção dedicada ao mercado doméstico, mas procuramos abrir novas fronteiras estrategicamente. Esta é a primeira vez que exportamos o HB20 para a Colômbia, que já recebe o SUV Creta desde 2018”.

O lote compreende os modelos HB20, HB20S e HB20X, todos equipados com motor Gamma 1.6 16V com gasolina, entregando assim 122 cavalos, além de transmissão manual ou automática de seis marchas. Também possuem multimídia com tela de 8 polegadas, rodas de liga leve, Bluetooth, USB, câmera de ré, entre outros.

Com esse pacote, a Hyundai espera que o trio de compactos da marca consiga boas vendas no mercado colombiano, contudo, 95% da produção da família HB20 está comprometida com o mercado brasileiro, para onde fora projetado originalmente.

A família HB20 não é a primeira da Hyundai brasileira a chegar ao país latino. O Creta já é exportado para a Colômbia desde 2018, tendo antes sido destinado ao Paraguai e Uruguai. Inaugurada em 2012, a fábrica de Piracicaba trabalha com um volume anual de 210.000 carros como capacidade instalada.

Contudo, antes da pandemia, a Hyundai já trabalhava próximo do limite, ainda mais com dois produtos que vendem muito, como HB20 e Creta.

Por ora, não existem planos conhecidos de ampliar a planta atual, porém, a Argentina surge como uma boa alternativa para ampliar a produção no futuro, como já parece se desenhar o cenário.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

        Quem somos

        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

        Notícias por email