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Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho

Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho
Hyundai HB20X

O Hyundai HB20X é um dos modelos compactos que vendem uma imagem de serem aventureiros.

Não é de hoje que estes compactos pseudo-aventureiros atraem os olhares dos consumidores brasileiros.


Com traje diferenciado para passar a impressão de ser mais robusto, esse tipo de carro é um verdadeiro sucesso – e até foi mais, antes da avalanche dos SUVs compactos. O Hyundai HB20X é um excelente exemplo disso.

Tudo começou no fim da década de 1990 com o Fiat Palio Weekend Adventure.

Hoje esse segmento é representado por modelos como Chevrolet Onix Activ, Volkswagen up! Xtreme, Ford Ka Trail, Fiat Argo Trekking, Fiat Mobi e Uno Way, Renault Sandero Stepway, além do protagonista desta matéria, o Hyundai HB20X.


Lançado meses depois do HB20 convencional, o HB20X nada mais é que o compacto da Hyundai de salto alto e com maquiagem diferenciada.

Há plásticos para todos os lados para se assemelhar a um SUV, além de uma suspensão mais firme e elevada para encarar as ruas do nosso País.

Veja abaixo os principais detalhes do HB20X no Brasil:

Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho

Hyundai HB20X – detalhes

Mesmo com o Hyundai Creta em linha, o HB20X segue como parte da linha da Hyundai. São carros totalmente diferentes, mas que miram em públicos relativamente iguais – ou que ao menos anseiam as mesmas coisas.

O compacto aparece como alternativa para quem procura um SUV, mas que não precisa de tanto espaço e não pretende desembolsar mais de R$ 70 mil ou R$ 80 mil num carro do tipo.

Se você gosta do HB20, provavelmente vai gostar do Hyundai HB20X. Até porque ambos são o mesmo carro.

A diferença é que o segundo tem um visual mais parrudo e suspensão mais alta. Entre os diferenciais, o aventureiro conta com uma grade dianteira exclusiva com formato hexagonal e moldura cromada, para-choques exclusivos e rodas de liga-leve com novo desenho.

Oferece também moldura plástica nas caixas de roda, aplique em plástico preto na parte inferior das portas, barras longitudinais de teto, entre outros. O interior é praticamente o mesmo do HB20 “civil”.

Um dos destaques do HB20X é a altura livre do solo de 20,6 centímetros, ou 4 cm a mais que o HB20. Este número é maior até que o do próprio Creta, que tem 19 cm.

Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho

Por conta disso, o Hyundai HB20X consegue passar com certa facilidade por obstáculos do dia a dia, como valetas, lombadas e até mesmo buracos.

Entretanto, acaba perdendo na estabilidade, ainda mais pelo fato de que o modelo não tem controle eletrônico de estabilidade nem como opcional.

Ainda entre as exclusividades, o aventureiro é o único modelo da gama que sai de fábrica com direção elétrica de série tanto na versão Style como na topo de linha Premium. O HB20 e o HB20S usam direção hidráulica.

Isso não traz uma diferença gritante na dirigibilidade, visto que a direção hidráulica do carro é bastante leve, mas o sistema elétrico ajuda num menor consumo de combustível.

A respeito dos equipamentos, o Hyundai HB20X não surpreende, mas também não decepciona tanto. Fica devendo airbags de cortina, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.

Mas, na versão topo de linha, dispõe de recursos como ar-condicionado digital, sensor de luz e de estacionamento, retrovisores externos com rebatimento elétrico, bancos em couro marrom, entre outros.

O problema é que, quando bem equipado, o HB20X custa R$ 72,6 mil. Para efeito de comparação, o Creta Attitude 1.6 manual tem preço de R$ 81 mil.

O Ford EcoSport SE 1.5 manual, que já vem bem equipado de série, parte de R$ 72 mil.

Hyundai HB20X – história

Lançamento do HB20X em 2013

Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho

O HB20X foi anunciado no mercado brasileiro em janeiro de 2013. O hatch aventureiro nacional estreou com preços a partir de R$ 48.755, podendo chegar a R$ 54.455 na configuração mais completa com câmbio automático.

Apesar do visual mais robusto e da suspensão mais alta, o Hyundai HB20X não chegou com qualquer vocação para o fora-de-estrada.

Tanto é que não utilizava nem pneus de uso misto – de acordo com a Hyundai, o público do carro buscava por uma posição de dirigir mais alta e a capacidade de passar por buracos sem tanto impacto.

Naquela época, o HB20X fazia frente a modelos como Volkswagen CrossFox e Renault Sandero Stepway, com preços a partir de R$ 46 mil e R$ 42 mil, respectivamente.

HB20X perde versão topo automática em 2014

A primeira “novidade” na linha HB20X foi anunciada em janeiro de 2014. Na ocasião, o compacto pseudo-aventureiro parou de ser comercializado na versão HB20X Premium manual.

A partir dali, a configuração topo de linha podia ser encontrada somente com transmissão automática. O câmbio manual ficou restrito ao HB20X Style, modelo de entrada da gama, por a partir de R$ 49.325.

Hyundai lança HB20X reestilizado em 2015

Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho

Já em outubro de 2015, a Hyundai lançou o HB20X 2016. O hatch compacto aventureiro passou por sua primeira reestilização, seguindo o mesmo nível de mudanças do HB20 convencional. Ele adotou mudanças profundas na dianteira e outros retoques na traseira e no interior.

Entre as novidades, o HB20X ganhou uma nova grade frontal com formato hexagonal e moldura cromada, para-choque redesenhado, faróis com novo layout interno e projetores e guias em LED na versão topo de linha, novas rodas de liga-leve, lanternas traseiras com padrão “Clear Type” de iluminação e novo para-choque traseiro.

Por dentro, a novidade ficou por conta de uma nova padronagem de tecido para os bancos.

Além disso, o HB20X reestilizado adotou um novo câmbio manual ou automático, agora ambos com seis velocidades. A direção passou a ser elétrica.

Os preços do novo HB20X variavam de R$ 55.395 a R$ 66.485.

HB20X Premium com central multimídia de série em 2017

A Hyundai anunciou a chegada do HB20X 2018 em julho de 2017 com direito a central multimídia de série.

A novidade ficou restrita ao modelo topo de linha HB20X Premium, que antes contava com o sistema blueMedia como opcional. Para o HB20X Style, o recurso seguiu sendo ofertado a parte por R$ 1.600 extras.

Novas rodas para o HB20X em 2018

Enquanto os modelos HB20 e HB20S ganharam uma nova grade frontal em maio de 2018, o HB20X recebeu apenas novos recursos.

O modelo passou a dispor de novas rodas de liga-leve de 16 polegadas com acabamento diamantado e detalhes em preto.

Além disso, o HB20X Premium passou a contar com central multimídia blueMedia com TV digital, recurso que antes era ofertado somente no modelo da série especial Copa do Mundo FIFA. Os preços partiam de R$ 63.100 a R$ 71.700.

Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho

Hyundai HB20X – versões

A atual gama do HB20X 2019 está disponível no mercado brasileiro nas seguintes versões:

  • Hyundai HB20X Style 1.6 MT 2019
  • Hyundai HB20X Style 1.6 AT 2019
  • Hyundai HB20X Premium 1.6 AT 2019

Hyundai HB20X – equipamentos

Hyundai HB20X Style 2019

Segurança: airbags frontais, freios ABS com EBD, fixação Isofix com Top Tether para cadeirinhas infantis, coluna de direção colapsável, alarme perimétrico, repetidores de seta nos retrovisores, faróis de neblina com projetor, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos com one touch para subida e descida e antiesmagamento, chave tipo canivete, retrovisores elétricos, travas elétricas, volante ajustável em altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, porta-óculos no console de teto, entre outros.

Visual e acabamento: faróis com máscara cromada e contornos em preto, lanternas Clear Type, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, barras longitudinais de teto, rodas de liga-leve aro 16, pedaleiras em alumínio, bancos em tecido preto com detalhes verde, maçanetas internas cromadas, entre outros.

Tecnologia: central multimídia blueMedia com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, TV digital, Android Auto, Apple CarPlay, conexão Bluetooth e entradas USB e auxiliar, volante multifuncional e computador de bordo com oito funções (autonomia, consumo médio em km/l, consumo instantâneo em km/l, tempo de viagem, hodômetro total e parcial, aviso de revisão e velocidade instantânea).

Hyundai HB20X Premium 2019

Segurança: recebe airbags laterais, faróis com projetor e guias em LED, alarme volumétrico com sensor de inclinação, entre outros.

Conforto: traz ar-condicionado automático digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático, apoio de braço para o motorista, entre outros.

Visual e acabamento: agrega maçanetas externas cromadas, frisos cromados nos vidros laterais, volante e alavanca de câmbio em couro, bancos, painéis de porta e alavanca de câmbio em couro marrom, entre outros.

Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho

Hyundai HB20X – preços

Veja abaixo os preços praticados pela Hyundai na linha HB20X no mercado brasileiro:

  • Hyundai HB20X Style 1.6 MT 2019: R$ 63.990
  • Hyundai HB20X Style 1.6 AT 2019: R$ 67.990
  • Hyundai HB20X Premium 1.6 AT 2019: R$ 72.590

Hyundai HB20X – motor

Debaixo do capô, o HB20X 2019 é equipado com o mesmo motor das demais versões topo de linha do HB20 hatch e do HB20X em configurações “civis”.

Trata-se de um 1.6 litro flex, de 16 válvulas e quatro cilindros em linha, da família Gamma.

Este propulsor é um DOHC (duplo comando de válvulas) e CVVT (comando de válvulas variável), com direito ainda a tecnologia bicombustível (flex), bloco e cabeçote em alumínio e transmissão final por corrente.

Tal unidade consegue desenvolver 122 cavalos de potência com gasolina e 128 cv com etanol, a 6.000 rpm, e 16 kgfm de torque com gasolina e 16,5 kgfm com etanol, a 5.000 rpm.

A transmissão é uma manual de cinco velocidades com embreagem monodisco a seco no caso do HB20X Style ou automática de seis marchas com conversor de torque no caso do HB20X Style (opcional) e de série no HB20X Premium.

Até a linha reestilizada, em 2015, o HB20X usava um câmbio manual de cinco marchas ou um câmbio automático de quatro velocidades.

Vale ressaltar que o Hyundai HB20X 2019 é o único modelo da atual linha HB20 que dispõe de direção elétrica – os demais usam direção hidráulica convencional. Este sistema foi implantado no hatch aventureiro em sua linha reestilizada lançada em 2015.

De resto, o HB20X se difere dos demais apenas pela suspensão mais rígida, para enfrentar melhor as ruas esburacadas e com valetas do nosso País, o que deixou o Hyundai mais firme ao dirigir. Além disso, ele é cerca de 4 cm mais alto em relação ao solo que o HB20 convencional.

Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho

Hyundai HB20X – consumo e desempenho

Confira abaixo os números de consumo e desempenho do HB20X com câmbio manual ou automático:

Hyundai HB20X 1.6 manual

  • Consumo de 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,6 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada com gasolina;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos;
  • Velocidade máxima de 183 km/h.

Hyundai HB20X 1.6 automático

  • Consumo de 7,1 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,1 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com gasolina;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos;
  • Velocidade máxima de 185 km/h.

Hyundai HB20X – revisões e manutenção

Veja os custos das revisões do HB20X conforme os preços divulgados pela Hyundai:

  • Revisão de 10.000 km: R$ 227,18
  • Revisão de 20.000 km: R$ 485,37
  • Revisão de 30.000 km: R$ 472,62
  • Revisão de 40.000 km: R$ 630,13
  • Revisão de 50.000 km: R$ 445,35
  • Revisão de 60.000 km: R$ 621,72
  • Revisão de 70.000 km: R$ 472,62
  • Revisão de 80.000 km: R$ 630,13
  • Revisão de 90.000 km: R$ 472,62
  • Revisão de 100.000 km: R$ 940,89

Sendo assim, as seis primeiras revisões do HB20X totalizam um valor de R$ 2.882,37. Já as 10 revisões do carro até os 100.000 km rodados custam um total de R$ 5.398,63.

Todas as revisões do carro incluem lavagem como cortesia e a troca ide itens como óleo do motor, anel de vedação, filtro de óleo e filtro de combustível. O tempo de operação varia de 0,7 hora a 1,2 hora.

A Hyundai vende o HB20X com garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro. A garantia para vidros é de 90 dias, para bateria, 12 meses ou 20 mil km, e para o rádio, 36 meses sem limite de quilometragem.

Hyundai HB20X – ficha técnica

Motor

1.6 Gamma

Tipo

Dianteiro, transversal e bicombustível (etanol e/ou gasolina)

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.591

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

122 cv com gasolina e 128 cv com etanol a 6.000 rpm

Torque Máximo

16 kgfm com gasolina e 16,5 kgfm com etanol a 5.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 6 marchas ou automático de 6 marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 16 polegadas

Pneus

195/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.940

Largura (mm)

1.710

Altura (mm)

1.550

Distância entre os eixos (mm)

2.500

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

472

Tanque (litros)

50

Porta-malas (litros)

300

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

 1.058

Hyundai HB20X – fotos

Hyundai HB20X: detalhes, versões, equipamentos, consumo, desempenho
Nota média 4.3 de 3 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • MonHoe

    Bebe mais que um opala

    • fabio

      Mais apertado que um KWID

    • Nelson Oliveira

      Concordo. Pra você ter ideia, tenho a versão 1.0, 3cc que devia ser bem economica, mas é um carro com péssima autonomia (acredite, sem transito, andando leve com ar ligado, pois é impossivel andar sem no calor de São Luis – MA) faz uma media de 8km/l, coisa que carro V6 faz

      • Annita Fingenberg

        Seu carro deve tá com algum problema ou a gasolina tá “batizada”.
        Andava em um e fazia 10 com facilidade, isso que a cidade era pequena e cheia de lombadas.

        • Adrian

          Pior que o consumo é esse mesmo ando em um sedã 1.0 e ele faz 6 na cidade na gasolina com trânsito.

      • Lincoln Bento

        tenho um 1.0 também, não é econômico mesmo, mas não é tão ruim assim na cidade faz uns 9/10 no etanol, engraçado que tive um 1.6 2013 e era mais econômico tanto na cidade quanto na estrada.

      • d59

        Tem algo errado. Faço entre 10,5 e 11,2 km/l de gasolina com AR ligado no trânsito infernal de Recife. Medição na bomba e andando sozinho no carro.

      • MonHoe

        Eu moro em São Luís também, entendemos bem, tenho um amigo que tem um 1.6 automático e tá fazendo entre 6-6,5km/l com ar ligado e 7km/l com ar desligado

        • Diego E

          Tenho um hb20x automático em São Luís do MA e faço 8,5~9km/l. Meu pai faz 10,5km/l.
          Consumo é questão de pé e roteiro. Sempre vai variar bastante de pessoa pra pessoa.
          Maaaaaaaas o hb20 em todas as versões é mais beberrão do que outros carros de mesmo porte e powertrain de mesma cilindrada.

    • Annita Fingenberg

      Pior que o 1.6 bebe mesmo, bebe igual um sedan médio. Passo longe desse motor.

  • afonso200

    na estrada bebe mais que meu Azera e minha CRV

  • th!nk.t4nk

    Que Pokemon é esse?

  • Augusto

    Tive um premium 1.6 AT4 e bebia demais

  • duhehe

    Tive uma porcaria dessa por longos 18 meses, que arrependimento de ter comprado, Deus do ceu.
    Bebe demais, não anda, cambio mal calibrado ( passa as marchas muito precocemente e não reduz quando precisa), ar condicionado não gelava, suspensão ruim (instável demais em curvas e na rodovia), posição de dirigir horrível, sistema de som fraquissimo.
    Unico ponto positivo é o acabamento que na versão premium é otimo.

    • MonHoe

      To na mesma com o Argo 1.3, o carro é manco demais, a imprensa fala de desempenho bom e não é, o carro se arrasta na gasolina, no etanol é outro carro, mas aí a autonomia pra mim não compensa pelo preço do etanol x gasolina, com menos de um ano vou passar essa bomba pra frente, vive dando vários pequenos defeitos, ar que não gela, central multimídia que trava, o motor de arranque às vezes faz uma zoada e não liga o carro de jeito nenhum, parece um calhambeque engasgado, câmbio ruim, acelerador eletrônico péssimo, bonitinho mas ordinário, dificilmente volto a marca

      • duhehe

        Dureza, já passei raiva com Fiat tbm. Fiat e Renault, 2 marcas que estão riscadas na minha lista.

  • marcosCAR

    Tabela ideal para o Hyundai na linha HB20X seria:

    Hyundai HB20X Style 1.6 MT 2019: R$49.990
    Hyundai HB20X Style 1.6 AT 2019: R$55.990
    Hyundai HB20X Premium 1.6 AT 2019: R$59.990

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