Hyundai Segredos-Flagras Veículos Comerciais

Hyundai HD-80 é flagrado no interior de Goiás

hyundai-hd-80-flagra-5 Hyundai HD-80 é flagrado no interior de Goiás

O leitor Claudiomir Justino Gonçalves flagrou o novo caminhão da Hyundai, o modelo HD-80 em testes pelas ruas de Anápolis, cidade no interior de Goiás, onde a Hyundai-CAOA possui sua planta de produção de veículos e até pouco tempo atrás fabricava no país o modelo anterior, que era conhecido como HD-78.



De acordo com o site Automotive Business, cuja matéria foi reproduzida pelo NA, o Hyundai HD-80 substituirá o HD-78 na gama da CAOA. A informação é de 2015 e, na ocasião, a publicação já falava em atraso de quatro anos para que o produto adotasse a norma de emissão Proconve P7. Na época, Anselmo Borgheti – diretor de marketing, rede e pós-venda – revelou que o novo caminhão teria capacidade para “8 toneladas e freios a ar”.

hyundai-hd-80-flagra-4 Hyundai HD-80 é flagrado no interior de Goiás

Assim como mencionado anteriormente, o HD-80 terá a mesma cabine do HD-78, conforme pode ser visto nas imagens. Esse caminhão leve da Hyundai utiliza motor diesel 3.0 Biturbo com sistema EGR (recirculação de gases de escape), dispensando assim o uso do ARLA 32. O caminhão chegou a ser exposto na Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que foi realizada em maio na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

hyundai-hd-80-flagra-1 Hyundai HD-80 é flagrado no interior de Goiás

O antigo Hyundai HD-78 era equipado com motor diesel 3.0 com injeção de combustível Common-Rail, entregando 155 cv e 40 kgfm a partir de 1.600 rpm, mas alcançando até 2.000 rpm. O câmbio era manual de cinco marchas e a tração era 4×2 com rodado duplo traseiro. Medindo 6,81 m de comprimento, 2,00 m de largura, 2,21 m de altura e 3,75 m de entre eixos, o caminhão leve tinha um peso bruto total (PBT) de 7,8 toneladas com 5,2 toneladas de capacidade de carga (com cabine incluída), mas não era considerado um VUC (Veículo Urbano de Carga).

hyundai-hd-80-flagra-2 Hyundai HD-80 é flagrado no interior de Goiás

Equipado com cabine basculante e assentada sobre amortecedores hidráulicos e coxins, o Hyundai HD-78 vinha com direção hidráulica, cintos de segurança de três pontos para os três ocupantes, rádio com MP3 e USB, faróis de neblina, entre outros. Seu preço sugerido era de R$ 95.000.

hyundai-hd-80-flagra-3 Hyundai HD-80 é flagrado no interior de Goiás

Além do “novo” HD-80, que em breve deve entrar na gama de produtos da CAOA, a Hyundai conta ainda com o versátil HR, caminhão leve de menor porte e com capacidade para 3.400 kg de carga, sendo equipado com motor turbo diesel 2.5 de 130 cv a 3.800 rpm e 26,0 kgfm a 1.500 rpm, tendo ainda câmbio manual de seis marchas, direção hidráulica, freios com ABS e EBD, airbag duplo, faróis de neblina, bancos em tecido, entre outros. O preço atualmente é de R$ 73.720 e, ao contrário do HD-78/80, é considerado um VUC, estando assim isento de rodízio e de regiões onde há proibição na circulação de caminhões.

[Fonte: Automotive Business/Blog do Caminhoneiro]

Agradecimentos ao Claudiomir.

  • Tosca16

    Mais uma opção no mercado, entretanto quem tem feito um bom trabalho nessa linha de VUC’s e caminhões leves é a gigante chinesa Foton, com a nacionalização de modelos e excelente trabalho de marketing. E este já chega com aspecto de velho e se for ver com itens de conforto e acabamento inferiores a concorrência, visto que até a cabine foi reaproveitada.

    • Mr. Pug

      Foton é caminhão para quem não entende nada de caminhões. Tem que ser muito inexperiente pra cair no conto do vigário dos caminhões xing-lings.

      • Malvino Jose Moreira Junior

        Concordo vejo o sucesso com os Bongos e HR , mas tempo no mercado! Sabemos que precisa de tempo para ir melhorando o produto e só lembrar do kia ceres e os primeiros bongos , ate chegar nos modelos atuais. A Foton vai ter que investir muito para ganhar confiança no mercado , manchada por chana , cn auto , effa , lifan que sacanearam muita gente!

        • Tosca16

          Comparar os Foton com estes é piada né ? Foton começou certo, focando no pós-vendas e não números expressivos. Agora montando na Agrale, com nacionalização de modelos e acesso as linhas de crédito irão decolar. Vê o marketing deles no Facebook, empresa tem investido e não foi pouco.

          • Malvino Jose Moreira Junior

            Não é piada amigo , acontece a mesma coisa com os franceses se outras marcas queima o filme e a imagem do Pais, repito vai ter sim que rebolar muito e investir muito. Não vejo nenhum comercial em tv , a Jac investi nisso e vai trazer um vuc em breve . Se ficar no facebook vai atingir produtor rural e de pequenas cidades como kkkk

            • Tosca16

              Melhor comercial deste tipo de produto é o atendimento nas revendas e mídia especializada, e nisso a Foton tem feito; pegue revistas do ramo, catálogos de peças e etc…

            • Tosca16

              As vendas da Foton não decolavam por não ter acesso ao FINAME, agora com a linha nacional e crédito as vendas irão mais que triplicar em pouco tempo.

      • Tosca16

        Cara deixa de coisa, Foton é líder mundial em volume de produção e vendas, todos caminhões são equipados com eixo Dana, motor Cummins, caixa ZF. Marcas consagradas, nada fora do que a concorrência traz em seus modelos. Relação custo-benefício imbatível, agora com financiamento vão vender bem . *Eixo Dana nos modelos nacionalizados.

        • Rbs

          O povo não ta pesquisando sobre caminhão.

          • Tosca16

            E quem compra esse tipo de veículo vai sempre em mídia especializada, não em sites como o NA, não tirando é lógico o mérito e qualidade do site mas tá longe de ser uma mídia com esse foco em veículos pesados ou de trabalho.

      • mjprio

        Poxa mesmo tendo mecânica Cummins?

        • Tosca16

          Caixa ZF, eixo Dana, sistema de freio Knorr-Bremse…

      • jkpops

        Antes um Agrale que uma bomba igual a esse HD-tranca ou foton.. Effa etc…

        • Tosca16

          Agrale que tá montando os Foton, quer dizer, o principal concorrente na faixa de preço…

        • Tosca16

          Cara não coloca os Foton no mesmo bolo de Effa, CN Auto e etc não cara, vamos com calma.

    • jkpops

      Vale lembrar que esse HD-78 são um lixo a Braspress comprou uns 100 desses e se arrependeu já está colocando-os a venda

      • Tosca16

        Não sei a quanto tempo pararam de fabricar, bem provável que estejam vendendo pelo tempo de uso também.

  • Mário Dourado

    Apenas uma correção, este ano aumentaram os limites de VUC e o HD78/80 se encaixa na categoria

  • CharlesAle

    Se não me engano, o powertrain desse caminhão Hyundai é da FPT(Iveco/Fiat)…

    • Ziliontec

      Não está enganado não. Motor F1C feito na CNH em Sete Lagoas. Eu tenho uma peça aplicada no escapamento desse veículo para manter a temperatura dos gases até a Gas Box e fazer o sistema EGR funcionar corretamente.

    • Antunes

      É o mesmo motor da daily

    • jkpops

      É sim e o câmbio com as marchas iguais as do 608-D uma bosta…

  • Felipe

    Só precisa perder esse design “genérico” de caminhões e utilitários orientais e assumir uma identidade própria no desenho.

  • Tochio

    Tenho pra min, que em menos de 10 anos a Hyundai vai ser a campeã de vendas no brasil na soma total por marca !!

    • ObservadorCWB

      O que pode impedir isto são dois fatores: 1- políticas governamentais e 2- defasagem tecnológica. Até 2011 os produtos daqui seguiam os mundiais. De lá para cá, principalmente nos importados, foram trazendo artigos de segunda linha. Explico melhor: ausência de turbo e injeção direta, ausência de park assist e piloto automático adaptativo dentre outros.

      • Malvino Jose Moreira Junior

        Mas para o seguimento aonde o custo conta muito , vide orfas da KOMBI isso esta de bom tamanho. Somos terceiro mundo , infelizmente as pessoas não pensam em tecnologia e segurança no Brasil vide onix lider. E só olhar quanto caminhão pequeno antigo tem rodando. Com a restrição de veículos maiores em grande parte das cidade, Isso é o que tem de melhor ! Quanto a tecnologia vc está certíssimo!

    • thi

      EU ACHO Q A VW VEM MUITO FORTE

  • thi

    nunca mais vi um , acho q não aguentavam o batente pesado… os unicos velhos dos pequenos e guerreiros ainda são vw e mercedez ..se ver muito mesmo bem velho ainda valente

  • thi

    qt mais opçãp no mercado melhor, e N.A a vw tb vai lançar ,acho q mesm q vem ,a nova cara dos pequenos dela ..projeto phevos.

  • Dyeimys Aguiar

    KKK HR é uma piada de caminhão, até 2012 quando vinha com motor de L-200 tava tranquilo, não era nenhuma belezura não mas o custo era justificável, do modelo 2012 da kia 2500 e modelo 2013 da HR que já são Euro V, o carro é um pesadelo, sistema de injeção extremamente frágil, e custa um absurdo pra se reparar, eu sei pq eu trabalho com isso, é muito mais caro consertar uma HR do que um Scania 124 440cv KKKKKK.
    Já esses HD na minhao região nem tem então não posso falar deles.

    • Lucio Adriano Mendonça

      Pelo que sei mudaram pra injeçao Delphi e deu problema mesmo.

      • Dyeimys Aguiar

        Exato, todos os carros com sistema Common Rail Delphi são problemáticos, a Delphi é uma excelente fabricante mas os Common Rail deles são muito frágeis, o restante mecânico ou eletrônico são muito bons, muitas vezes melhores que os Bosch.

    • Antunes

      Tenho uma HR euro V deu pau em bomba e bico com 40 mil rodados, suei pra arrumarem na garantia, 13 mil de orçamento

      • Dyeimys Aguiar

        O pior é que na hora de arrumar a Delphi só vende o kit com bico e válvula, quando geralmente o que estraga é só a válvula e o bico ainda esta perfeito.

        • Antunes

          Sorte que estava na garantia, agora esta com 120mil km, sem problemas, so a sexta marcha que estava voltando, trocaram as engrenagens em garantia tb, quando acabar a garantia tem que vender essa bomba kkkkk

  • Augusto Brum

    Em materia de VUC, a Kia e a Hyundai dominam!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend