Coréia Elétricos Hyundai

Hyundai: IONIQ é a nova marca da coreana para atuar com elétricos

Hyundai: IONIQ é a nova marca da coreana para atuar com elétricos

A Hyundai quer direcionar seus carros elétricos “puros” e para isso, criou uma nova marca, IONIQ. Adotando o nome do principal rival do Toyota Prius, o Hyundai Ioniq, a sul-coreana agora terá essa bandeira para enfrentar a Volkswagen com sua linha ID.


Da mesma forma, os novos carros elétricos da IONIQ serão desenvolvidos apenas para utilizar a propulsão elétrica, com  design diferenciado e proposta premium, a princípio. Eles serão identificados por números, sendo que os três primeiros lançamentos ocorrerão a partir de 2021.

Hyundai: IONIQ é a nova marca da coreana para atuar com elétricos

Os primeiros serão os modelos IONIQ  5, IONIQ  6 e IONIQ 7, que foram divulgados pela Hyundai, sendo que o primeiro é o crossover elétrico derivado do conceito 45 e que roda há algum tempo em testes na Europa e Coreia do Sul. Esse produto aparentemente seria lançado como um Hyundai, mas os planos mudaram completamente.

O IONIQ 6 é a versão de produção do estiloso conceito Prophecy, que apostará no design para ser um diferencial no mercado de carros elétricos. Ele chega em 2022, mas o terceiro elemento, o IONIQ 7, vai demorar um pouco mais, surgindo em 2024.

Deste último, a única imagem que se tem é a de divulgação, com sua frente alta e dotada de LEDs verticais. Trata-se de um SUV que, pelo porte, deverá ter seis ou sete lugares, talvez até mais, imaginando o mercado americano.

Hyundai: IONIQ é a nova marca da coreana para atuar com elétricos

Todos os modelos da IONIQ são baseados na plataforma Electric Global Modular Platform (E-GMP), que é a promessa da Hyundai para o futuro, assim como a MEB é para a Volkswagen.

Pouco se sabe sobre os detalhes desses novos carros além dos conceitos. Tecnicamente, ainda é um mistério, assim como o alcance dos novos modelos, mas obviamente as células de energia não deverão oferecer um alcance abaixo da média, podendo assim esperamos entre 500 e 600 km no ciclo WLTP. A produção deve ser centrada na Coreia do Sul.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email