Híbridos Hatches Hyundai Mercado

Hyundai Ioniq: híbrido chega ao Brasil em 2020 e pode ser flex

Hyundai Ioniq: híbrido chega ao Brasil em 2020 e pode ser flex

Ele já foi mostrado no Salão do Automóvel e, para quem viu de perto, percebeu uma abordagem um tanto familiar. O Hyundai Ioniq chega ao Brasil definitivamente em 2020, de acordo com o site Automotive Business, que confirmou a informação com o presidente da Hyundai para a região, Eduardo Jin.


O Hyundai Ioniq chegará como um produto importado da Coreia do Sul e pelas mãos da CAOA, que tem o contrato de exclusividade para importação de carros da marca, deixando a HMB operando no Brasil apenas com a produção do Novo HB20 e derivados, assim como do Creta.

Além disso, o Ioniq pode chegar ao mercado nacional com motor flex. Jin não confirmou a intenção, mas disse que era uma possibilidade, visto que a Hyundai produz na Coreia os propulsores flexíveis usados em alguns modelos importados para o Brasil, notadamente o Elantra e os próprios utilizados por HB20 e Creta.

Com isso, ficaria mais fácil introduzir a tecnologia no Ioniq, que já roda em testes pelo Brasil. O motivo pelo qual o motor flex pode ser vantajoso é que a importação de carros híbridos já teve a tarifa de entrada reduzida de 35% para algo entre 0% e 7%, dependendo da eficiência energética do veículo, que também leva em consideração o peso.


Hyundai Ioniq: híbrido chega ao Brasil em 2020 e pode ser flex

Usando motor flex, o Hyundai Ioniq conseguiria até um corte de 3% de IPI, o que ajudaria a oferecer um preço mais competitivo, lembrando que o Toyota Prius custa hoje R$ 128.530, uma referência importante para saber o quanto este coreano eletrificado custará aqui. Mas, por que o carro japonês como base de preço?

Como já citado no início do texto, quem viu de perto do Hyundai Ioniq sabe que ele é uma releitura coreana da proposta do Toyota Prius. As semelhanças entre eles vão bem além da carroceria liftback, mas diferente do japonês, tem uma versão 100% elétrica.

O motor usado é 1.6 na versão comum, mas da família Kappa (mesma dos 1.0 do HB20), tendo 105 cavalos, bem como um motor elétrico de 45 cavalos. Esta deve ser a versão a ser comercializada por aqui, pois, não depende de infraestrutura para recarga externa.

[Fonte: Automotive Business]

Hyundai Ioniq: híbrido chega ao Brasil em 2020 e pode ser flex
Nota média 4.7 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • hinotory O

    Que bom que estão lançando híbridos com cara de carro agora.

    • V12 for life

      Deve ter passado por facelift, porque quando foi lançado era tão feio quanto o Prius.

      • th!nk.t4nk

        Infelizmente ainda é o mesmo. É feio de doer ao vivo (procurem fotos da traseira). E o pior de tudo é que além de caro, é lento (0 a 100 km/h em 10,8 s). Imagina pagar uma fortuna pra ter desempenho de carro 1.0.

        • Aristênio Catanduva

          aqui o pessoal compra SUV 1.8 com desempenho de 1.0 dos anos 90 e consumo de V6

          • Josimar Genm Tavares

            1.6 tambem, Creta pagodinho! E “”””SUv””””” né.

        • Josimar Genm Tavares

          Em questão de desenho, não chega a doer os olhos, igual quando olhamos para um prius de qualquer ângulo, mas ainda é incomum. Seu diferencial poderia ser na eficiência ou potência, mas mas com esse powertrain aí, parece que não vai ser né…

    • Fellipe Z

      Isso é pq tu n viu a traseira

      • hinotory O

        Huahuahua

  • FFSB

    Vi muitos deste carro rodando em Londres, e particularmente não achei feio: pelo contrário, o desenho geral é agradável (bem mais do que o Prius). É um carro muito querido no Reino Unido.

    • Raimundo A.

      Ver híbrido em Londres é fácil, como há lugares muito fáceis de ver super máquinas também. Exemplo, entre as estações Hyde Park Corner e Knightsbridge. Há canais no YouTube mostrando vários flagras nesse trecho.
      Cansei de ver Toyota e Honda híbridos quando estive lá como diferente daqui, a maioria das carretas que vi lá, cavalo + semirreboque, o primeiro é trucado na configuração pusher (eixo de tração é último e o de apoio a frente rodado simples) e o segundo, três eixos com rodas super single e suspensão pneumática.
      Carros da polícia com veículos de marcas premium. Primeiro mundo é outra coisa.

  • Ducar Carros

    Será que o Elantra ainda vem? Nem consta mais no site da Hyundai (que tem o Azera e os SUVs New Tucson, Santa Fé e ix35). Acho que ficou meio sem sentido com o novo HB20S.

  • Josimar Genm Tavares

    Corolla Hybrid KILLER! Só que não.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email