Hyundai Montadoras/Fábricas

Hyundai: Produção em Piracicaba é ampliada para 210 mil ao ano

Hyundai: Produção em Piracicaba é ampliada para 210 mil ao ano

A Hyundai Motor Brasil estava operando perto do limite da capacidade que, de acordo com a empresa, gira em torno de 90%. Desde 2012, a montadora sul-coreana vem enfrentando limitações na produção dos modelos HB20, HB20X e HB20S, bem como do recente Creta.


Diante da grande demanda, especialmente pelo HB20, a Hyundai teve que ampliar a produção de 150.000 para 180.000 carros por ano. Mas, mesmo assim, o volume ainda estava abaixo do que o mercado demandava. Mesmo exportando 5% da produção, a empresa continuava com três turnos para dar conta do recado, mesmo com a crise no mercado nacional.

No ano passado, já com operação para 190.000 unidades, graças aos novos processos industrias, conseguiu produzir 3.000 carros a mais que a capacidade, alcançado 193.000 veículos. Agora, o volume subiu para 210.000 carros por ano, o que significa 60.000 unidades a mais que a capacidade inicial.

Hyundai: Produção em Piracicaba é ampliada para 210 mil ao ano


Com um investimento de R$ 125 milhões, a Hyundai deverá acrescentar mais robôs e equipamentos modernos para ampliar o volume de 36 para 42 carros por hora. Citando a Anfavea, a montadora explica que o volume adicional de 30.000 carros será direcionada ao mercado nacional, onde a previsão é de alta de 10% em 2019.

Eduardo Jin, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil, disse: “Nossa fábrica passou por melhorias em diversas áreas, principalmente nas estruturas de solda, pintura e montagem, o que torna possível esse aumento na produção e, consequentemente, maior capacidade total anual.”

Jin completa: “O volume adicional de 30 mil veículos vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo às perspectivas de crescimento do setor automotivo, que pode ultrapassar 10% em 2019, segundo a Anfavea. Com isso, a Hyundai poderá manter sua participação de mercado ao longo do ano”.

Para reforçar as vendas, a Hyundai deverá lançar a segunda geração do HB20, que é aguardada com expectativa, já que o modelo atual continua o mesmo desde 2012. Além disso, o Creta poderá brigar com mais folga no segmento de SUVs compactos, onde liderou em 2018, quando ultrapassou o Honda HR-V.

Hyundai: Produção em Piracicaba é ampliada para 210 mil ao ano
Nota média 4.4 de 10 votos

  • Baetatrip

    Qual novidade? Deixa eu achar….. Nem achei!
    Continua mesma coisa né?
    Creta é 1 carro bonitinho, só falta ficar show se estivesse AWD na versao 2.0!

    • Zaskia Gotik

      veja “Fighting with My Family” neste site! todos os filmes disponíveis !! copie o blog aqui: FAMILYSERIESHD.BLOGSPOT.COM

    • JOSE DO EGITO

      O que precisava mesmo de ampliaçao é o espaço interno desse carro! quem vai atras sofre!

      • pedro rt

        verdade, acho q so e maior q o mobi e QQ.. todos os outros hatches pequenos sao maiores q ele

        • HEnrique

          Não leu o que o cara escreveu, ele tava falando do Creta, não do HB

          • JOSE DO EGITO

            em relaçao ao espaço interno me refeiro ao HB20

  • Moisés Nunes

    Enquanto isso a Ford fecha fábrica….

    • Emanuel Schott

      Fecha fábrica de caminhões e do Fiesta que só dava prejuízo, assim, sobra mais dinheiro pra investir onde interessa: na fábrica de Camaçari.

      • Moisés Nunes

        Espero que de fato isso aconteça, mas tenho um pé atrás. Até quando Camaçari será considerada viável pela Ford?

        • pedro rt

          enquanto vender muito ka hatch/sedan e ecosport a fabrica sera muito viavel. agora a outra q fechou e so fazia o fiesta e caminhoes dava prejuizo pq o cliente preferia um carro mais barato, mais espaçoso e mais barato como o ka e sobre os caminhoes as empresas preferiam os da VW, mercedes e scania/volvo.

          • Moisés Nunes

            Concordo, mas a Ecosport não vende como antes e a Ford não trás novidades. Tem um monte de SUV lá fora e aqui nada.

        • Itamar

          Ainda faz muito sentido essa fabrica em Camaçari.
          A Ford praticamente manda no terminal de Aratu, muito mais comodo para eles importarem e exportarem veículos.

        • HEnrique

          Camaçari só vai ser saudável enquanto ainda tiver benefícios fiscais do Nordeste (que o Temer renovou no apagar das luzes)

      • TchauQueridos

        É oque sobrou neh!!!
        Vai investir onde mais???

  • SDS SP

    Aumento de produtividade é o caminho mais sensato. Não adianta sair ampliando o espaço físico da fábrica sendo que a incerteza econômica ainda persiste por nossas bandas.

    • Deadlock

      Aumento de produtividade é o caminho mais sensato, sempre.

    • Emanuel Schott

      Pensei que aumantar a capacidade de 36 carros pra 42 por hora fosse aumento de produtividade.

      • SDS SP

        Mas foi isso que eu disse: foi uma decisão sensata da Hyundai aumentar a produtividade de sua fábrica.

  • Nicolas

    Carros nessa faixa de preço do HB20 a lucratividade é baixa, comparada com os carros maiores. Estão até agora aumentando a eficiência para aumentar a produção, com poucos investimento. O Creta ajuda neste ponto, porém precisam resolver o dilema com a Caoa, para produzirem carros maiores que tem lucratividade maior. Ano passado a briga foi feia na justiça com a Caoa, não sei a conclusão, parece que chegaram a um meio acordo.

    • Deadlock

      A briga vai ser feia e quem não reduzir custos vai ficar pelo caminho (vide Ford, a GM também está numa encruzilhada, assim como os franceses da PSA e os chineses). A Hyundai já está produzindo o Creta, os SUVs tem maior lucratividade e por isso todas as montadoras estão lançando produtos nesse segmento.

      • Emanuel Schott

        A diferença da GM pra Hyundai é que o Onix depende muito de venda direta com descontos grandes (praticamente metade das vendas do carro). Já o HB20 vai muito bem no varejo (com preço cheio), isso contribui pra uma margem maior.

        • pedro rt

          no varejo o hb20 ainda e o 2° mais vendido. o onix vende bem mais q ele tmb.

          • Emanuel Schott

            Vende.. mas depende bem menos de venda direta que o Onix.

            O GM despenca caso pare de dar descontos (inclusive no varejo). O HB20 consegue praticar preços mais altos sem afetar seus números.

            • pedro rt

              o 3° mais vendido no varejo e o renault kwid. a chevrolet sempre foi boa de dar descontos e a diferença do onix por hb20 chega a mais de 10mil unidades e podera aumentar mais ainda com o novo onix plus

    • Ricardo

      Sim, lucram “só” uns 50% ao invés de 100%. Haha

      • Nicolas

        Lucratividade da Hyundai mundial em Q3/2018 foi de 1,1%.

        • T1000

          Mundial, não no Brasil.
          Pegue os números daqui amigo, com o mercado cartelizado.

        • Ricardo

          E vc acredita!

      • Emanuel Schott

        Ah se fosse tão fácil assim.

  • El Cabron

    Não quero gorar, mas pelas fotos que vi o HB20 novo vai ser uma coisa bem estranha… Sei nao, acho que vai sobrar capacidade logo logo

    • pedro rt

      duvido, e o segundo carro mais vendido do país e quem tem ama o carro e pelo q vejo so o argo e q pode tirar essa posicao dele

  • Eduardo Sad

    Linha de montagem na área do refeitório!

  • Claudio Fiorini

    Não será uma nova geração do HB 20 mas só um face lift.

  • Ricardo

    Será o suficiente para o HB20 chegar em primeiro?

    • Tosca16

      Aí teria que “piorar” o carro bastante na próxima geração kkk.

      • Emanuel Schott

        Nem tanto. Tem fila de espera gigante nas concessionárias da Hyundai, não vende mais porque não consegue produzir mais.

        • SDS SP

          Mais ou menos. Estou trocando de carro e ando pesquisando o HB20 que, normalmente, tem a pronta entrega em quase todas as versões. Aqui em SP ainda da para conseguir algum desconto sobre o preço tabelado.
          Com relação ao Creta, eu não sei direito, mas deve ser mais restrito.

          • Emanuel Schott

            Aqui só tem a Unique. As outras é preciso esperar mais de um mês. Se quiser a versão turbo então, pode esperar sentado.

            • pedro rt

              mais um motivo pro onix vender mais… por aki tanto o onix como o hb20 tem a pronta entrega todas as versoes e cores

            • Unknown

              Pode esperar sentado, que devem fabricar umas 10 unidades por mês, por isso a dificuldade de se comprar uma… kkkk

        • Unknown

          Não exagere!

    • Emanuel Schott

      Pra isso teria que dobrar a capacidade produtiva e todo o aumento teria que ser exclusivo para o HB20 (ainda tem HB20S e Creta). Ano passado foram vendidos 210 mil Onix e 105 mil HB20.

      O que certamente vai acontecer é o HB20 se firmar na vice liderança caso a Ford não invista no aumento de produção do Ka.

      • Vinícius

        Exatamente. O que pode acontecer também é o HB20 tirar vendas do Onix e se aproximar, mas passar não.

        • pedro rt

          duvido q o novo hb20 tire vendas do onix plus, se o onix atual vende muito imagina ele completamente novo e muito melhor…

      • pedro rt

        o unico q pode passar o hb20 em vendas e o argo, o ka duvido pq e do mesmo nivel do hb20 atual e somente melhor no espaço interno.

        • Emanuel Schott

          Pro Argo passar, a Fiat tem que aumentar a capacidade de produção do Firefly. Hoje está no limite, mas já há previsão de investimento na fábrica de Betim pra que ela se torne o centro de produção de motores da FCA.

    • pedro rt

      em primeiro duvido pq o onix plus vai ser bem melhor q ele mas vai ser pra segurar o segundo lugar q pode perder pro argo, o fiat e o unico q pode tirar esse lugar do hb20 pq e o melhor nesse momento abaixo dos 50mil

  • Rick76

    Eles tinham que investir na parte de pintura. Eita pintura “casquinha”. Descasca com qualquer batidinha, até pedriscos. Eu achava que era só no HB20 mas o Creta é a mesma porqueira.

    • T1000

      Ainda não arrumaram isso?
      Na minha opinião, o único ponto fraco.

    • Annita Fingenberg

      Realmente a pintura é uma bela de uma porcaria. Qualquer pedrinha chega a arrancar até o fundo, deixando a lata exposta e causando ferrugem.

    • Dod 2019 New Era

      Tenho um Creta e a pintura continua intacta.

      • Rick76

        Tive um HB20 e agora um Creta 2.0 metálico. Mesma porqueira. Descasca fácil. Tenho GM (Cruze 1.4 T), já tive outros GM (2), Mitsubishi, Toyota e Peugeot. Nunca tive um com pintura tao frágil como os Hyundai.

  • afonso200

    faz mais um pavilhao

  • afonso200

    se o novo hb20 for o da foto na internet,,,, nao vai vender tanto, kkkkk feio de doer

    • Vinícius

      Esse é o primeiro HB20 que foi lançado aqui e vendeu horrores.

    • pedro rt

      ta e por fora vc .. o hb20 sempre vendeu no limite de producao, e o carro mais valorizado do seu segmento na revenda, um dos mais amados do mercado e sempre teve boa fama de baixo preço na manutencao, otimo acabamento e excelente design

  • pedro rt

    210mil carros/ano ainda e pouco. nessa “nova geracao” se nao aumentarem pra uns 240mil ou 250mil vai ter fila grande de espera como foi em 2012..

  • vi.22

    um grande exemplo de competência e planejamento, a marca entra no pais, monta uma fabrica, planeja um carro no zero e o coloca ente os mais vendidos do pais…

  • Dod 2019 New Era

    Até que a expansão demorou, a Hyundai HMB só não vendia mais HB20 e Creta por não conseguir produzir mais unidades.
    Quem sabe faz como a HMB, que com carros de alta qualidade e um pós-venda primoroso conseguiu conquistar o público e vender bem apesar de qualquer crise que tenha existido. Já outras nadam em suas incompetências e ficam mendigando esmolas do governo dando faniquito dizendo que vai sair do Brasil ou acabam fechando fábricas.

  • Augustus do Aveiro

    Perguntinha rapida pra GM E HYUNDAI, se o Hb 20, carro de entrada 2 mais vendido dá lucro, pq onix, 1 colocado que vende por vezes o dobro da prejuízo?? Quem que ta mentindo?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email