EUA Hyundai Pickups Segredos-Flagras

Hyundai Santa Cruz é flagrada e lembra a Fiat Toro

Hyundai Santa Cruz é flagrada e lembra a Fiat Toro

A Hyundai está preparando uma picape para atuar diretamente no mercado americano, sendo esta baseada no conceito Santa Cruz. Até agora, o modelo final ainda não tinha sido visto, mas um flagrante recente, revela as formas desse produto, que tem potencial para chegar ao mercado brasileiro também.


Com bastante camuflagem na frente e atrás, a Hyundai Santa Cruz mostra que de fato utiliza partes da carroceria inspiradas num crossover, especialmente a cabine, cuja área envidraçada tem linha de cintura envolvente.

Hyundai Santa Cruz é flagrada e lembra a Fiat Toro

As colunas A e C curvadas também reforçam a proposta de uma picape menos focada no trabalho e mais no lazer. A frente é bem alta e, como podemos observar, apostará num conjunto ótico com faróis separados dos piscas e luzes diurnas, como no Hyundai Venue, por exemplo.


A caçamba não parece muito proeminente, mas a posição do eixo traseiro bem rente às portas traseiras, indica que o produto terá um entre eixos no mínimo igual ou menor que a da Fiat Toro, por exemplo. Visualmente, essa Hyundai Santa Cruz até parece maior que picape feito no Brasil.

Hyundai Santa Cruz é flagrada e lembra a Fiat Toro

Isso porque ela recebeu um código interno NX4 OB, sendo que NX4 é a identificação do Hyundai Tucson. Então, nesse caso, a plataforma será a mesma, mas com entre eixos pouco maior, comparando com imagens de flagrantes do SUV que circulam na internet.

O que se sabe sobre a Hyundai Santa Cruz é que ela foi mostrada numa convenção de concessionários nos EUA e que existe a suspeita que esteja sendo testada pela marca num campo de provas ao sul de Los Angeles, que é de difícil acesso para paparazzis.

Hyundai Santa Cruz é flagrada e lembra a Fiat Toro

Por ser uma picape e estar de olho no mercado americano, a Santa Cruz deve chegar com motores grandes, como o Theta II 2.4 GDi e talvez uma opção Nu 2.0 de 148 cavalos na linha de acesso. Câmbio automático de 8 marchas será mandatório, assim como versão AWD.

[Fonte: The Korean Car Blog]

Hyundai Santa Cruz é flagrada e lembra a Fiat Toro
Nota média 4.2 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Maycon Farias

    Parece promissor. Espero que não façam a frente um bagre igual os últimos lançamentos da marca.

  • Natán Barreto

    O conceito tá lindo, mas infelizmente já da sinais que irão colocar essa moda horrível de conjunto ótico separado

    • Wall André

      Moda horrível? Respeito sua opinião, mas é a primeira pessoa que “escuto” dizendo isso, um exemplo é a Toro, todos que conheço acham ela bonita.

      • Filipe Augustus

        Eu acho a Toro e o C4 Picasso bonito, agora outros carros como o Nissan Juke por exemplo, acho bem feio! O problema não é o conjunto ótico separado o problema é como separam ele! hahahaha

      • Natán Barreto

        Bom, o mundo não se resume as pessoas que você conhece.
        E aqui mesmo no NA e outros sites vejo o pessoal reclamando muito dessa tendência.

        A Toro é bonita mesmo, foi um acerto da FCA, mas no mesmo grupo um que micou pelo mesmo motivo foi o Cherokee (um dos precursores dessa moda).

        Sem vai haver gosto pra tudo. E tá tudo bem gostar ou não gostar

        • Wall André

          Eu não disse que se resume a pessoas que eu conheço, como falei ali, eu respeito sua opinião, e se eu disse “todo mundo que conheço” é apenas para usar como base, e se uma porcentagem “x” gosta então dá pra ter uma noção, não leve a mal.

  • Dod

    Se vier pra cá vai vender feito água.

  • RicLuthor

    Eu não gosto de picapes, exceto se forem usadas pra que se destinam, trabalho (no meio urbano e rural), passeio (no meio rural, nesse caso, um suv derivado de picape atende); mas esse conceito da Hyundai é belíssimo.

    Como a Hyundai tem mais status frente ao consumidor brasileiro do que GM, Ford, Toyota, Fiat, VW, Nissan, Mitsubishi e Renault, e beleza tem muita importância para o público, se o modelo vier para cá, sem nenhuma alteração no desenho em relação ao conceito, ou com algumas, mas que não estraguem a harmonia do conjunto, muito provavelmente se tornaria líder de mercado em pouco tempo.

    A marca só teria que se atentar a 3 fatores: preço, desempenho e durabilidade do conjunto (motor, câmbio e suspensões).

    • cepereira2006

      Tarde demais. Desenho alterado. Compare a porta traseira do desenho com a fotografada. O desenho das portas ficou tipo Renault Duster. Acabaram com o carro, game over.

    • Ernesto

      Não gosto de falar de status, mas de fama. E acho que a Hyundai tem sim melhor fama que GM, Ford, Fiat, VW, mas Toyota acho pouco provável ser superior. Nissan e Mitsubishi já não saberia dizer.

  • 😎.

    2.4 e 2.0 motores grandes? Nem no Brasil esses motores são considerados grandes para uma picape média. A Amarok por exemplo tem o 2.0 TDi mas é diesel e versão de entrada, na intermediária ele é equipado com 2 turbos e na topo com o V6.

    • th!nk.t4nk

      A Hyundai tem uma versão turbo do Theta II que gera 250-270 cv. Esse é mais respeitável. Mas quer ver como só vão oferecer versoes aspiradas? A versão aspirada mais forte do 2.4 gera só 22 kgfm de torque (acima de 4000 rpm), o que é pouco pra uma variante top de linha. Atenderia só o modelo de entrada, e olhe lá. Talvez a Hyundai esteja mesmo querendo fazer uma pickup bem de baixo custo, o que é uma pena considerando o visual do conceito.

      • Think, Você esqueceu que a Toro usa moto jurássico 1.8 da Strada e mesmo assim vende feito água?!

        • Ernesto

          Isso considerando mercado brasileiro. Se considerar que a Hyundai vai lançar essa pick up nos States, então esses motores 2.0 e 2.4 estão aquém do que o mercado de lá busca.

  • RKK

    O conceito é lindo !

  • Lukoh

    Camuflagem é tanta que nao tem cono afirmar semelhança nenhuma com a Toro… ou a intenção é promover o utilitário da Fiat???

    • Raimundo A.

      Semelhança não é um padrão que determina um mínimo de elementos para aplicar o termo. Você não deve ter notado que justamente a parte sem camuflagem lembra a lateral do Toro. Eu vejo semelhança no estilo do retrovisor com filete do repetidor de seta estreito; o corte do capô; aparente parte inferior da área do vidro com inclinação superior na porta traseira.
      Vou mais além com as rodas pintadas de preto quem lembra o desenho do Compass Trailhawk e caso você não saiba, eu já vi e tenho fotos do Toro tempo atrás em testes camuflado com rodas escurecidas do Compass. Já vi, também, em outra ocasião usando rodas do Renegade.
      Para quem não presta atenção nos detalhes só pode opinar quando ver o todo. Mas tem gente, já tive um colega, que não sabia identificar qual era o Corsa e o Celta. Confundia Hyundai com Honda. Ninguém é obrigado a entender detalhes de um veículo e como diferencia e parece com outro. Tem gente que não presta atenção nem os itens do veículo que tem e confunde com outro em estacionamento. Vou condenar essas? Não. Elas devem ter outras virtudes.

  • delvane sousa

    Assim como fizeram com o gol, certeza que levaram algumas toros p koreia, desmontaram….. o resto a gente já sabe, tai pra ver…

  • ChalMust

    Aparentemente está passando uma boa impressão no quesito design, sem falar nas rodas, que passam sensação de robustez!

  • Miguel

    Achei bonita, mas se sair desse jeito vai ser tão picape quanto o Veloster foi esportivo…kkkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email