Crossovers Hyundai Linha 2019

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

O Hyundai Santa Fe 2019 é  SUV topo de linha da marca sul-coreana no Brasil, liderando um portfólio que começa no Creta, feito pela Hyundai Motor Brasil em Piracicaba-SP, passando pelo vetusto Tucson Flex, o ainda interessante ix35 e o moderno New Tucson, com seu motor 1.6 T-GDI de 177 cv.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos


No caso do Hyundai Santa Fe 2019, o modelo é importado da Coreia do Sul e vem somente com motorização V6 3.3 com 270 cv, tendo um preço sugerido de R$ 196.702, bem distante dos demais utilitários esportivos da marca e, ainda assim, se trata da versão menor do modelo, que ainda tem o Grand Santa Fe, que saiu do mercado brasileiro.

Lançado em 2001, o Hyundai Santa Fe surgiu como uma alternativa compacta em relação ao grande Terracan.

Feito sobre a plataforma YP4 de desenvolvimento em conjunto com a Kia Motors, o SUV sul-coreano compartilhou sua base com os Hyundai Sonata e Trajet, além do Kia Sorento.


Com 4,50 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, o Santa Fe rapidamente caiu no gosto do consumidor americano, tendo demanda acima do esperado e isto levou ao sucesso da marca nos EUA.

Com linhas suaves, o crossover tinha faróis arredondados e grade proeminente, além de um bom porta-malas. Foi equipado com motores 2.4, V6 2.7, V6 3.5 e diesel 2.0 de origem VM Motori. Teve opção de câmbio automático de cinco marchas.

Apesar de ter saído de linha em 2006 na Coreia do Sul, o Hyundai Santa Fe continuou em produção na Rússia até 2009. Ele também foi feito no Egito e nas Filipinas. Porém, duas marcas chinesas utilizaram o modelo a partir dessa época.

Uma delas foi a JAC Motors, que renomeou o modelo como Rein. A outra foi a Hawtai, que teve parceria com a Hyundai até 2010, lançando uma versão própria do utilitário esportivo, que manteve o nome original.

Em 2007, estreou a segunda geração do Hyundai Santa Fe. Dotado de linhas mais fluídas e equilibradas, o utilitário esportivo ficou um pouco maior, mas manteve o entre-eixos da primeira geração.

Na mecânica, além dos motores já citados no primeiro modelo, chegaram um V6 3.3 a gasolina e um diesel 2.2 com três opções de potência, sendo 200 cv a mais alta. O câmbio automático passou ater seis marchas e uma versão híbrida surgiu com motor elétrico de 41 cv e bateria de polímero de lítio. Essa geração passou a ser feita em dois locais nos EUA.

No ano de 2013, a Hyundai apresentou a terceira geração do Santa Fe, a atual. Por conta do fim do Vera Cruz, pela primeira vez, o modelo ganhou uma versão maior. Esta foi chamada de Grand Santa Fe, Maxcruz ou simplesmente Santa Fe, sendo que a versão padrão ganhou o sobrenome de Sport.

Irmão do Kia Sorento, o SUV da Hyundai tem motores 2.4 GDI e V6 3.3, bem como 2.0 T-GDI, 2.2 litros e 2.2 a diesel.

Por ter um tamanho maior, o Grand Santa Fe – que media 4,90 m e 2,80 m – tinha espaço de sobra para sete passageiros e um ótimo porta-malas, mas aqui no Brasil, o alto preço afugentou os interessados e apreçou seu fim.

Já o modelo padrão (Santa Fe Sport lá fora) segue seu caminho no mercado brasileiro. Em 2017, o SUV emplacou 914 exemplares, tendo vendido 32 unidades em novembro e 48 vendidos. No ranking de 2017, em seu segmento, ele aparece em 36º lugar.

Quanto ao futuro, o Hyundai Santa Fe deve receber uma nova geração antes de 2020, mas esta provavelmente terá uma versão eletrificada, sendo híbrida plug-in ou comum, podendo acrescentar uma opção 100% elétrica após o fim da década.

Com a aposta da Hyundai em células de combustível, o SUV pode acabar recebendo essa tecnologia mais adiante e assim se tornar mais eficiente em termos ambientais. O crossover deve permanecer como topo de linha da marca, já que a Genesis terá seus próprios utilitários esportivos.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – detalhes

O Hyundai Santa Fe 2019 tem um estilo muito próximo daquele empregado no Creta, assim como também no New Tucson. Com 4,69 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,68 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, ele compartilha a mesma base do Elantra e chama atenção por ser bem largo.

Na frente, faróis com projetores e LEDs diurnos, grade hexagonal e três frisos cromados, para-chpque com faróis de neblina e luzes de conversão estática.

Com linha de cintura se elevando em direção às colunas D, o Hyundai Santa Fe 2019 tem maçanetas cromados, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, frisos cromados e rodas de liga leve aro 18 polegadas, que possuem estilo elegante.

O teto incorpora um vidro panorâmico com acionamento elétrico, bem como antena barbatana e defletor de ar sobre a tampa. As lanternas de LED dão um toque a mais de sofisticação. O Hyundai Santa Fe 2019 possui ainda escape duplo cromado e integrado ao para-choque.

Por dentro, o Hyundai Santa Fe 2019 apresenta um painel com desenho moderno, dotado de difusores de ar em formato de bumerangue e instrumentação com displays digitais dentro dos mostradores analógicos.

O ar-condicionado dual zone tem comando único e a multimídia tem tela de 8 polegadas. Tem ainda câmera de ré e navegador GPS.

O volante multifuncional em couro tem comandos de mídia, telefonia, piloto automático e computador de bordo.

O console tem elemento vazado e a alavanca de câmbio apresenta base com aquecimento dos bancos dianteiros, bem como Auto Hold (travamento dos freios com o veículo parado e engatado) e freio de estacionamento eletrônico. O assento do condutor tem ajustes elétricos, inclusive lombar.

Os bancos possuem revestimento em couro, sendo que o traseiro é bipartido e tem sistema Isofix, bem como apoios de cabeça e cintos de três pontos. Há difusores de ar para o ar-condicionado na traseira.

O Hyundai Santa Fe 2019 tem diversos porta-trecos, inclusive abaixo do assoalho do bagageiro. As janelas traseiras possuem cortinas embutidas para maior conforto e discrição de quem vai atrás. O porta-malas tem bom espaço, mas há dois assentos retráteis para crianças ou adultos de baixa estatura, tendo nessa posição apenas 178 litros disponíveis.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – novidades

Sem o Grand Santa Fe, que deixou de ser oferecido no mercado brasileiro, o Hyundai Santa Fe 2019 permanece como a única opção acima do New Tucson. É um moderno SUV, que agora tenta empurrar dois assentos extras em seu porta-malas.

Pelas dimensões, poderia não ter feito isso e excluído essa possibilidade.

O SUV médio da montadora sul-coreana adotou uma nova grade dianteira, com acabamento em aço escovado, faróis e lanternas com novo layout interno, para-choques redesenhados, luzes diurnas de LED, novas rodas e escapamento duplo integrado.

No interior do Hyundai Santa Fe 2019, há opções de acabamento que imitam madeira e alumínio no mercado internacional, além de um novo sistema de entretenimento, com os mais recentes recursos de conectividade e entretenimento, como CD e DVD.

A lista de equipamentos do Hyundai Santa Fe 2019 inclui ainda faróis adaptativos High Beam Assist, controle de cruzeiro inteligente, sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres, aviso de saída de faixa, câmera de ré no retrovisor interno, abertura das portas e partida do motor sem chave, Bluetooth, entre outros.

Na gama de motores, lá fora há um 2.4 litros de 190 cv, 2.0 litros de 250 cv e 3.3 litros V6 de 295 cv, todos com câmbio automático de seis marchas.

Porém, aqui o Hyundai Santa Fe 2019 utiliza o Lambda V6 3.3, mas como é de praxe na Hyundai-CAOA, a versão do propulsor sempre é a mais barata de todas e nesse caso, o motor nem tem injeção direta, assumindo 270 cv e apenas 32,4 kgfm, este último menos que qualquer motor 2.0 Turbo moderno.

Nos EUA, o Hyundai Santa Fe Sport 2018 (versão de cinco lugares) está disponível a partir de US$ 25.350, enquanto o Santa Fe 2019 (variante de sete assentos) tem preço inicial de US$ 30.800. Neste último, o preço em real atinge R$ 107.800, quase a metade do preço sugerido atualmente de R$ 197.702.

Em breve, porém, o Hyundai Santa Fe 2019 deve ganhar uma atualização visual na Coréia do Sul. O SUV asiático receberá faróis modificados, para-choques redesenhados e grade mais elevada e truncada, bem como as lanternas traseiras, maiores e mais vistosas. O veículo segue uma linha de estilo mais robusta e em harmonia com o Elantra 2019.

Como novidade, o Hyundai Santa Fe 2019 também apresenta sistemas de segurança inéditos no modelo, tais como sistema de condução semiautônoma, navegação em nuvem, assistente avançado de estacionamento com controle externo, luzes adaptativas de LED matrix, entre outros.

Por lá, o Hyundai Santa Fe 2019 deve manter os dois motores diesel, sendo um 2.0 CRDi de 186 cv e um 2.2 CRDi de 202 cv, ambos Euro 6.

Ainda, motor 1.6 T-GDI e 2.0 T-GDI devem sobrepujar a atual motorização aspirada, enquanto um 2.0 T-GDI mais forte pode substituir o V6 3.3 usado no momento, embora a Hyundai possa adotar um V6 3.0 GDI ou 3.3 GDI. A transmissão poderá ser manual ou de dupla embreagem.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – versões

  • Hyundai Santa Fé GLS 3.3 2018

Desde que perdeu o modelo Grand Santa Fe, o Hyundai Santa Fe 2019 ostenta apenas uma versão. Ela é até completa, mas faltam alguns itens importantes num carro de quase R$ 200 mil.

Por exemplo, a tampa do bagageiro não tem acionamento elétrico e muito menos abertura sem as mãos. O sistema de som é pobre, tendo apenas quatro alto-falantes e dois tweeters…

Além disso, deveria ter também Android Auto e Car Play, controle de cruzeiro adaptativo, airbags de joelho, alerta de faixa e colisão, alerta de ponto cego e tráfego traseiro, alerta de tráfego lateral, frenagem automática de emergência, assistente de emergência, TV Digital, estacionamento automático (Park Assist), bancos com ventilação (até o Creta tem isso) e cluster digital são alguns dos itens que poderiam rechear essa opção.

Por conta disso, um Chevrolet Equinox 2019 é muito superior, inclusive em performance.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – equipamentos

O Hyundai Santa Fe 2019 não tem opcionais, portanto, tudo o que é relacionado a seguir, vem de fábrica:

Ar-condicionado dual zone, modos de condução Eco/Normal/Sport, controles de tração e estabilidade, controle de frenagem em curva, controle de descida, seis airbags, assistente de frenagem de emergência, Isofix, cintos e apoios para todos, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 235/60 R18, faróis de xênon com facho alto automático, LEDs diurnos, lanternas em LED, repetidores de direção em LED nos retrovisores, retrovisores com aquecimento e rebatimento elétrico, tero solar panorâmico, sensor de estacionamento, piloto automático, câmera de ré, sensor de pressão dos pneus, entrada sem chave, partida por botão e freios com ABS e EBD.

Mas não para por aí, o Hyundai Santa Fe 2019 tem ainda:

Bancos revestidos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e duas memórias para o condutor, banco traseiro tripartido, assentos dianteiros com aquecimento, volante multifuncional e câmbio em couro, cluster Super Vision, multimídia com DVD/CD/GPS/Bluetooth e tela de 8 polegadas sensível ao toque, Auto Hold (travamento dos freios com o carro engatado e parado), freio de estacionamento eletrônico, entradas USB e auxiliar, luzes de leitura, cortinas nas janelas traseiras, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, alarme, trio elétrico, direção elétrica, porta-copos, porta-trecos diversos, ganchos para rede no porta-malas, cobertura de bagagem, luz no bagageiro, espelhos nos para-sóis com iluminação, colunas de direção ajustável em altura e profundidade, entre outros.

Hyundai Santa Fe 2019 – preços

  • Hyundai Santa Fé GLS 3.3 2018 – R$ 196.702

O preço está elevado para um SUV pouco equipado e dotado de tecnologia anterior em termos de mecânica.

Poderia custar, pelo menos, próximo de R$ 150 mil. O alto valor não compensa…

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – motor

O motor V6 3.3 faz parte da família Lambda, sendo o propulsor usado no Hyundai Santa Fe 2019 de segunda geração, ainda sem injeção direta de combustível, empregando a velha conhecida injeção sequencial.

Com esse volume, o propulsor com bloco, cárter e cabeçotes de alumínio foi utilizado também no Sonata e no Azera, mas nas gerações anteriores.

Entregando 270 cv e apenas 32,4 kgfm, o Lambda II 3.3 V6 MPi – como é conhecido internacionalmente – já está bem desatualizado, embora ainda seja produzido. Isso porque existe a versão GDI, que entrega até 294 cv com 35 kgfm, o que já faria um bem enorme para o Hyundai Santa Fe 2019, pois teria mais torque e economia.

O motor atual tem duplo comando de válvulas para amenizar os efeitos de um V6 aspirado.

A família Lambda ainda é composta no nível II pelos V6 3.0 de 250 cv, V6 3.5 com 290 cv e V6 3.8 com 287 cv. Na variante GDI, o propulsor é disponibilizado nas configurações V6 3.0 de 270 cv e V6 3.3 com 298 cv.

As versões RS MPi e RS GDi são oferecidos em modelos de tração traseira, sendo um 2.3 T-GDI de até 250 cv (com quatro cilindros) e V6 3.8 com 353 cv. O mais recente Lambda é o T-GDI, que é um V6 3.3 com 370 cv e 51 kgfm!

Este é o motor do Kia Stinger e dos sedãs da Genesis.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Hyundai Santa Fé GLS 3.3 2018 – 9,0 segundos e 200 km/h

Hyundai Santa Fe 2019 – consumo

Cidade 

  • Hyundai Santa Fé GLS 3.3 2018 – 7,1 km/litro de gasolina

Estrada

  • Hyundai Santa Fé GLS 3.3 2018 – 9,2 km/litro de gasolina

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – manutenção e revisão

O total de revisões até 60.000 km geram um custo de R$ 6.302 para o Hyundai Santa Fé 2018, o que é elevado, tendo-se em consideração que o valor sem mão de obra nas revisões, obrigando o cliente a pesquisar e muitas vezes pagar mais caro, dependendo da concessionária.

Sem falsa propaganda, os serviços de pós-venda da Hyundai-CAOA alcançaram a primeira posição no ranking de satisfação dos clientes da JD Power.

Com isso, a Hyundai-CAOA passou a Toyota pela primeira vez desde que o levantamento é realizado no Brasil, surpreendendo quem reclamava de falta de peças e demora na resolução dos problemas.

No Santa Fe 2019, assim como em outros modelos do portfólio, a Hyundai substitui nas revisões óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, filtro do ar-condicionado, velas de ignição e anel de vedação do cárter.

Dependendo da quilometragem, o tempo de serviço varia de 54 minutos a 72 minutos, sendo que o técnico indica os componentes de desgaste natural para eventual substituição, acrescendo mais em mão de obra e peças genuínas Hyundai.

Para clientes do Hyndai Santa Fe 2019, que possuem um poder aquisitivo alto, o CAOA Hyundai Service Premium permite maior comodidade na espera pela revisão ou em outros serviços, sempre feitos em 60 minutos, dentre eles reparos de freio, balanceamento, alinhamento e troca de óleo.

Outros serviços podem ser executados, entre eles cristalização, pintura,  funilaria, higienização, entre outros.

Com cinco anos de garantia, o Hyundai Santa Fe 2019 e os demais da marca tem cobertura 24 horas com assistência em todo o país, além de uma rede de mais de 200 pontos de venda e assistência.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 3.3 V6

10.000 km

R$ 763

20.000 km

R$ 1.012

30.000 km

R$ 1.084

40.000 km

R$ 1.012

50.000 km

R$ 1.043

60.000 km

R$ 1.388

Hyundai Santa Fe 2019 – ficha técnica

Motor

V6 3.3

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

6 em V

Cilindrada em cm3

3342

Válvulas

24

Taxa de compressão

10,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 270 cv @ 6400 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 32,4 kgfm @ 5300 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Pneus

235/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4690

Largura sem retrovisores (mm)

1885

Altura (mm)

1680

Distância entre os eixos (mm)

2700

Capacidades

Porta-malas (litros)

178 (7 lugares configurado)

Tanque (litros)

64

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1800

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

Hyundai Santa Fe 2019 – fotos

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos
Nota média 4 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email