Crossovers Hyundai Linha 2020

Hyundai Santa Fe 2020: preço, consumo,revisão (detalhes e fotos)

Hyundai Santa Fe 2020: preço, consumo,revisão (detalhes e fotos)

Assim como acontece em outras marcas, a gama da Hyundai é composta em grande parte por crossovers e SUVs. E o mais caro deles é o Hyundai Santa Fe 2020, que ostenta também as maiores dimensões e o motor mais potente da gama.


Importado da Coreia do Sul, o Santa Fe 2020 pode ser encontrado em versão única de acabamento, com preço de R$ 299.300. Esta configuração sai de fábrica com um motor 3.5 V6 a gasolina, que rende até 280 cavalos de potência, com câmbio automático e tração 4WD.

Por este preço, o Hyundai Santa Fe 2020 compete com concorrentes do trio Audi, BMW e Mercedes-Benz, além do Volvo XC60 híbrido. Todavia, o modelo da Hyundai acaba saindo em grande desvantagem por pela lista de equipamentos bem menos recheada.

Hyundai Santa Fe 2020 – história

Lançado em 2001, o Hyundai Santa Fe surgiu como uma alternativa compacta em relação ao grande Terracan.

Feito sobre a plataforma YP4 de desenvolvimento em conjunto com a Kia Motors, o SUV sul-coreano compartilhou sua base com os Hyundai Sonata e Trajet, além do Kia Sorento.

Com 4,50 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, o Santa Fe rapidamente caiu no gosto do consumidor americano, tendo demanda acima do esperado e isto levou ao sucesso da marca nos EUA.

Com linhas suaves, o crossover tinha faróis arredondados e grade proeminente, além de um bom porta-malas. Foi equipado com motores 2.4, V6 2.7, V6 3.5 e diesel 2.0 de origem VM Motori. Teve opção de câmbio automático de cinco marchas.

Apesar de ter saído de linha em 2006 na Coreia do Sul, o Hyundai Santa Fe continuou em produção na Rússia até 2009. Ele também foi feito no Egito e nas Filipinas. Porém, duas marcas chinesas utilizaram o modelo a partir dessa época.

Uma delas foi a JAC Motors, que renomeou o modelo como Rein. A outra foi a Hawtai, que teve parceria com a Hyundai até 2010, lançando uma versão própria do utilitário esportivo, que manteve o nome original.

Em 2007, estreou a segunda geração do Hyundai Santa Fe. Dotado de linhas mais fluídas e equilibradas, o utilitário esportivo ficou um pouco maior, mas manteve o entre-eixos da primeira geração.

Na mecânica, além dos motores já citados no primeiro modelo, chegaram um V6 3.3 a gasolina e um diesel 2.2 com três opções de potência, sendo 200 cv a mais alta. O câmbio automático passou ater seis marchas e uma versão híbrida surgiu com motor elétrico de 41 cv e bateria de polímero de lítio. Essa geração passou a ser feita em dois locais nos EUA.

No ano de 2013, a Hyundai apresentou a terceira geração do Santa Fe, a atual. Por conta do fim do Vera Cruz, pela primeira vez, o modelo ganhou uma versão maior. Esta foi chamada de Grand Santa Fe, Maxcruz ou simplesmente Santa Fe, sendo que a versão padrão ganhou o sobrenome de Sport.

Irmão do Kia Sorento, o SUV da Hyundai tem motores 2.4 GDI e V6 3.3, bem como 2.0 T-GDI, 2.2 litros e 2.2 a diesel.

Por ter um tamanho maior, o Grand Santa Fe – que media 4,90 m e 2,80 m – tinha espaço de sobra para sete passageiros e um ótimo porta-malas, mas aqui no Brasil, o alto preço afugentou os interessados e apreçou seu fim.

Já o modelo padrão (Santa Fe Sport lá fora) segue seu caminho no mercado brasileiro. Em 2017, o SUV emplacou 914 exemplares, tendo vendido 32 unidades em novembro e 48 vendidos. No ranking de 2017, em seu segmento, ele aparece em 36º lugar.

Quanto ao futuro, o Hyundai Santa Fe já teve sua nova geração lançada lá fora, e ela deve chegar ao Brasil em 2021.

Hyundai Santa Fe 2020 – detalhes

O Hyundai Santa Fe 2020 tem um estilo diferente da geração anterior, mas que melhorou muito no próximo modelo que teremos por aqui no ano que vem. Com 4,77 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,76 m de entre-eixos, ele oferece um bom espaço em seu interior, levando até sete passageiros.

Na frente, faróis com projetores e LEDs diurnos, grade em formato de colmeia e frisos cromados, para-choque com faróis de neblina e luzes de conversão estática.

Com linha de cintura se elevando em direção às colunas D, o Hyundai Santa Fe 2020 tem maçanetas cromados, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, frisos cromados e rodas de liga leve aro 19 polegadas, que possuem estilo elegante.

O teto incorpora um vidro panorâmico com acionamento elétrico, bem como antena barbatana e defletor de ar sobre a tampa. As lanternas de LED dão um toque a mais de sofisticação. O Hyundai Santa Fe 2020 possui ainda escape cromado e integrado ao para-choque.

Por dentro, o Hyundai Santa Fe 2020 apresenta um painel com desenho moderno, tendo sua instrumentação com displays digitais dentro dos mostradores analógicos.

O ar-condicionado dual zone tem comando único e a multimídia tem tela de 8 polegadas. Tem ainda câmera de ré e navegador GPS.

O volante multifuncional em couro tem comandos de mídia, telefonia, piloto automático e computador de bordo.

O console tem elemento vazado e a alavanca de câmbio apresenta base com aquecimento dos bancos dianteiros, bem como Auto Hold (travamento dos freios com o veículo parado e engatado) e freio de estacionamento eletrônico. O assento do condutor tem ajustes elétricos, inclusive lombar.

Os bancos possuem revestimento em couro, sendo que o traseiro é bipartido e tem sistema Isofix, bem como apoios de cabeça e cintos de três pontos. Há difusores de ar para o ar-condicionado na traseira.

O Hyundai Santa Fe 2020 tem diversos porta-trecos, inclusive abaixo do assoalho do bagageiro. O porta-malas tem bom espaço, mas há dois assentos retráteis para crianças ou adultos de baixa estatura, tendo nessa posição apenas 150 litros disponíveis.

Sem o Grand Santa Fe, que deixou de ser oferecido no mercado brasileiro, o Hyundai Santa Fe 2020 permanece como a única opção acima do New Tucson. É um moderno SUV, que agora tenta empurrar dois assentos extras em seu porta-malas.

Pelas dimensões, poderia não ter feito isso e excluído essa possibilidade.

O SUV médio da montadora sul-coreana adotou uma nova grade dianteira, com acabamento em aço escovado, faróis e lanternas com novo layout interno, para-choques redesenhados, luzes diurnas de LED, novas rodas e escapamento duplo integrado.

No interior do Hyundai Santa Fe 2020, há opções de acabamento que imitam madeira e alumínio no mercado internacional, além de um novo sistema de entretenimento, com os mais recentes recursos de conectividade e entretenimento, como CD e DVD.

Na gama de motores, lá fora há um 2.4 litros de 190 cv, 2.0 litros de 250 cv e 3.3 litros V6 de 295 cv, todos com câmbio automático de seis marchas.

Porém, aqui o Hyundai Santa Fe 2020 utiliza o Lambda V6 3.5, mas como é de praxe na Hyundai-CAOA, a versão do propulsor sempre é a mais barata de todas e nesse caso, assumindo 280 cv e apenas 34,3 kgfm, este último menos que qualquer motor 2.0 turbo moderno.

Hyundai Santa Fe 2020: preço, consumo,revisão (detalhes e fotos)

Hyundai Santa Fe 2020 – novidades

O Santa Fe 2020 apresentou algumas novidades no mercado brasileiro, como um conjunto ótico totalmente em LED, visual renovado, rodas maiores e alguns equipamentos a mais que seu antecessor.

Nesse modelo, todas as luzes são de LED, incluindo os repetidores de direção. As rodas subiram de 18 para 19 polegadas, dando um estilo mais imponente para o SUV. Por fora, ele pode ser comprado nas cores prata, branco, cinza ou preto, sendo que seu interior pode ter acabamento em preto ou bege.

O painel não é totalmente digital, mas tem uma tela de 7 polegadas. Já a central multimídia segue com suas 8 polegadas, com conexão Android Auto e Apple Carplay. O sistema de som é da Infinity e conta com 10 alto-falantes, incluindo dois estéreos e um amplificador.

Mesmo bem equipado, o Hyundai Santa Fe 2020 tem dois pontos que acabam sendo negativos. O primeiro é seu preço, que já beira os R$ 300 mil, sendo que o modelo anterior era vendido por menos de R$ 180 mil. Não há melhorias que justifiquem um aumento desse.

Além disso, a concorrência é pesada e oferece opções melhores, como Audi Q5 (R$ 289.990) e Mercedes-Benz GLB (R$ 299.900), além do Volvo XC60 Hybrid, que já está na casa dos R$ 380 mil, mas oferece muito mais em termos de tecnologia e condução semi-autônoma.

Hyundai Santa Fe 2020: preço, consumo,revisão (detalhes e fotos)

Hyundai Santa Fe 2020 – versões

  • Hyundai Santa Fé 3.5 V6 2020

Hyundai Santa Fe 2020 – equipamentos

Hyundai Santa Fe 3.5 V6 AT 2020

Conforto e conveniência: Carroceria tipo SUV Premium 7 Lugares, Abertura do porta-malas por aproximação e sistema antiesmagamento, Carregador de celular sem fio (wireless charger), Acendimento automático dos faróis, Ar Condicionado eletrônico com visor digital (Dual Zone), Cruise Control (Piloto Automático), Auxílio de saída em aclive, Botão de Partida (Smart Key), Botão DRIVE MODE SELECT, Câmera 360°, Central de Entretenimento 8″com touch screen com conectividade Android Auto, Apple Car Play, Coluna de direção com ajuste manual de altura e profundidade, Comandos no volante, Computador de bordo, Console central com compartimento e apoio de braço, Entrada no veículo por proximidade da chave (keyless entry), Entradas para USB e Auxiliar, Aviso de cinto desatado (Somente motorista), Memória de posição dos retrovisores, Painel de instrumentos Supervision 7″ TFT LCD, Retrovisor Interno Eletrôcromico com Bússola, Sensor de chuva, Sensor de estacionamento, Sistema de som Infinity com 4 alto falantes + 2 tweeters dianteiros + 2 auto falantes stéreo + 1 central + 1 Subwoofer, Troca de marchas no volante (Paddle Shifter), Volante e manopla com revestimento em couro, Entrada de carregamento USB para 1ª fileira, Saída de ar para 2ª e 3ª fileiras, Para-sol com espelho e iluminação, Freio de estacionamento eletrônico (EPB), Porta óculos no teto e Teto solar panorâmico elétrico.

Interior: Banco do condutor com ajustes de posições elétrico, Banco do condutor com memórias de posição, Banco do condutor com extensor de assento, Banco do passageiro com ajuste de posições elétrico, Banco traseiro 3a fileira rebatível separadamente 50/50, Banco traseiro com apoio de braço e porta copos, Banco traseiro rebatível separadamente 60/40, Bancos dianteiros com três níveis de ventilação, Bancos dianteiros com três níveis de aquecimento e Encostos de cabeça com regulagem de altura.

Exterior: Aerofólio traseiro com brake light integrado, Faróis alto e baixo em LED, DRL (Daytime Running Light) em LED, Lanternas traseiras em LED, Para-choques na cor da carroceria, Rack de Teto, Retrovisores externos com comando elétrico, Retrovisores externos com indicadores de direção em LED, Retrovisores externos na cor da carroceria e Retrovisores rebatíveis eletricamente.

Segurança: ABS, Auto Hold (Freio de parada com acionamento automático), Airbag de cortina, Airbag do condutor, Airbag do passageiro, Airbag lateral nos bancos dianteiros, Célula de sobrevivência, Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e regulagem de altura, Cintos de segurança traseiros laterais 3 pontos retráteis, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Desembaçador do vidro traseiro, Detector de ponto cego, ISOFIX, Encostos de cabeça com regulagem de altura, Travas de segurança automática para crianças nas portas traseiras e Vidro do motorista com anti esmagamento.

Hyundai Santa Fe 2020 – preços

  • Hyundai Santa Fé 3.5 V6 2020 – R$ 299.300.

Hyundai Santa Fe 2020: preço, consumo,revisão (detalhes e fotos)

Hyundai Santa Fe 2020 – motor

O motor V6 3.5 faz parte da família Lambda, sendo o propulsor usado no Hyundai Santa Fe 2020. Com esse volume, o propulsor com bloco, cárter e cabeçotes de alumínio foi utilizado também no Sonata e no Azera, mas nas gerações anteriores.

Entregando 280 cv e apenas 34,3 kgfm, esse motor já está bem desatualizado, embora ainda seja produzido. Isso porque existe a versão GDI, que entrega até 294 cv com 35 kgfm, o que já faria um bem enorme para o Hyundai Santa Fe, pois teria mais torque e economia.

O motor atual tem duplo comando de válvulas para amenizar os efeitos de um V6 aspirado.

A família Lambda ainda é composta no nível II pelos V6 3.0 de 250 cv, V6 3.5 com 290 cv e V6 3.8 com 287 cv. Na variante GDI, o propulsor é disponibilizado nas configurações V6 3.0 de 270 cv e V6 3.3 com 298 cv.

As versões RS MPi e RS GDi são oferecidos em modelos de tração traseira, sendo um 2.3 T-GDI de até 250 cv (com quatro cilindros) e V6 3.8 com 353 cv. O mais recente Lambda é o T-GDI, que é um V6 3.3 com 370 cv e 51 kgfm!

Este é o motor do Kia Stinger e dos sedãs da Genesis.

Hyundai Santa Fe 2020: preço, consumo,revisão (detalhes e fotos)

Hyundai Santa Fe 2020 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Hyundai Santa Fé 3.5 V6 2020 – 7,8 segundos e 210 km/h

Hyundai Santa Fe 2020 – consumo

Cidade 

  • Hyundai Santa Fé 3.5 V6 2020 – 6,7 km/litro de gasolina

Estrada

  • Hyundai Santa Fé 3.5 V6 2020 – 9,2 km/litro de gasolina

Hyundai Santa Fe 2020: preço, consumo,revisão (detalhes e fotos)

Hyundai Santa Fe 2020 – manutenção e revisão

O total de revisões até 60.000 km geram um custo de R$ 5.623,61 para o Hyundai Santa Fé 2020, o que é elevado, tendo-se em consideração que o valor sem mão de obra nas revisões, obrigando o cliente a pesquisar e muitas vezes pagar mais caro, dependendo da concessionária.

Sem falsa propaganda, os serviços de pós-venda da Hyundai-CAOA alcançaram a primeira posição no ranking de satisfação dos clientes da JD Power.

Com isso, a Hyundai-CAOA passou a Toyota pela primeira vez desde que o levantamento é realizado no Brasil, surpreendendo quem reclamava de falta de peças e demora na resolução dos problemas.

No Santa Fe 2020, assim como em outros modelos do portfólio, a Hyundai substitui nas revisões óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, filtro do ar-condicionado, velas de ignição e anel de vedação do cárter.

Dependendo da quilometragem, o tempo de serviço varia de 54 minutos a 72 minutos, sendo que o técnico indica os componentes de desgaste natural para eventual substituição, acrescendo mais em mão de obra e peças genuínas Hyundai.

Para clientes do Hyndai Santa Fe 2020, que possuem um poder aquisitivo alto, o CAOA Hyundai Service Premium permite maior comodidade na espera pela revisão ou em outros serviços, sempre feitos em 60 minutos, dentre eles reparos de freio, balanceamento, alinhamento e troca de óleo.

Outros serviços podem ser executados, entre eles cristalização, pintura,  funilaria, higienização, entre outros.

Com cinco anos de garantia, o Hyundai Santa Fe 2020 e os demais da marca tem cobertura 24 horas com assistência em todo o país, além de uma rede de mais de 200 pontos de venda e assistência.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 3.3 V6

10.000 km

R$ 664,60

20.000 km

R$ 951,43

30.000 km

R$ 915,64

40.000 km

R$ 951,43

50.000 km

R$ 938,04

60.000 km

R$ 1.202,47

Hyundai Santa Fe 2020 – ficha técnica

Motor

V6 3.5

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

6 em V

Cilindrada em cm3

3470

Válvulas

24

Taxa de compressão

10,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 280 cv @ 6300 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 34,3 kgfm @ 5000 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 8 marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco sólido

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Independente multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 19 polegadas

Pneus

235/55 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4770

Largura sem retrovisores (mm)

1890

Altura (mm)

1680

Distância entre os eixos (mm)

2765

Capacidades

Porta-malas (litros)

150 (7 lugares), 440 litros (5 lugares)

Tanque (litros)

71

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1950

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

Hyundai Santa Fe 2020 – fotos

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email