Crossovers Hyundai Linha 2019

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos
Hyundai Santa Fe 2019

Assim como acontece em outras marcas, a gama da Hyundai é composta em grande parte por crossovers e SUVs. E o mais caro deles é o Hyundai Santa Fe 2019, que ostenta também as maiores dimensões e o motor mais potente da gama.

Importado da Coreia do Sul, o Santa Fe 2019 pode ser encontrado em versão única de acabamento, com preço de R$ 179.990. Esta configuração sai de fábrica com um motor 3.3 V6 a gasolina, que rende até 270 cavalos de potência, com câmbio automático e tração 4WD.


Por este preço, o Hyundai Santa Fe 2019 compete com modelos como Chevrolet Equinox e Volkswagen Tiguan Allspace. Todavia, o modelo da Hyundai acaba saindo em grande desvantagem por pela lista de equipamentos bem menos recheada.

Hyundai Santa Fe 2019 – história

Lançado em 2001, o Hyundai Santa Fe surgiu como uma alternativa compacta em relação ao grande Terracan.


Feito sobre a plataforma YP4 de desenvolvimento em conjunto com a Kia Motors, o SUV sul-coreano compartilhou sua base com os Hyundai Sonata e Trajet, além do Kia Sorento.

Com 4,50 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, o Santa Fe rapidamente caiu no gosto do consumidor americano, tendo demanda acima do esperado e isto levou ao sucesso da marca nos EUA.

Com linhas suaves, o crossover tinha faróis arredondados e grade proeminente, além de um bom porta-malas. Foi equipado com motores 2.4, V6 2.7, V6 3.5 e diesel 2.0 de origem VM Motori. Teve opção de câmbio automático de cinco marchas.

Apesar de ter saído de linha em 2006 na Coreia do Sul, o Hyundai Santa Fe continuou em produção na Rússia até 2009. Ele também foi feito no Egito e nas Filipinas. Porém, duas marcas chinesas utilizaram o modelo a partir dessa época.

Uma delas foi a JAC Motors, que renomeou o modelo como Rein. A outra foi a Hawtai, que teve parceria com a Hyundai até 2010, lançando uma versão própria do utilitário esportivo, que manteve o nome original.

Em 2007, estreou a segunda geração do Hyundai Santa Fe. Dotado de linhas mais fluídas e equilibradas, o utilitário esportivo ficou um pouco maior, mas manteve o entre-eixos da primeira geração.

Na mecânica, além dos motores já citados no primeiro modelo, chegaram um V6 3.3 a gasolina e um diesel 2.2 com três opções de potência, sendo 200 cv a mais alta. O câmbio automático passou ater seis marchas e uma versão híbrida surgiu com motor elétrico de 41 cv e bateria de polímero de lítio. Essa geração passou a ser feita em dois locais nos EUA.

No ano de 2013, a Hyundai apresentou a terceira geração do Santa Fe, a atual. Por conta do fim do Vera Cruz, pela primeira vez, o modelo ganhou uma versão maior. Esta foi chamada de Grand Santa Fe, Maxcruz ou simplesmente Santa Fe, sendo que a versão padrão ganhou o sobrenome de Sport.

Irmão do Kia Sorento, o SUV da Hyundai tem motores 2.4 GDI e V6 3.3, bem como 2.0 T-GDI, 2.2 litros e 2.2 a diesel.

Por ter um tamanho maior, o Grand Santa Fe – que media 4,90 m e 2,80 m – tinha espaço de sobra para sete passageiros e um ótimo porta-malas, mas aqui no Brasil, o alto preço afugentou os interessados e apreçou seu fim.

Já o modelo padrão (Santa Fe Sport lá fora) segue seu caminho no mercado brasileiro. Em 2017, o SUV emplacou 914 exemplares, tendo vendido 32 unidades em novembro e 48 vendidos. No ranking de 2017, em seu segmento, ele aparece em 36º lugar.

Quanto ao futuro, o Hyundai Santa Fe deve receber uma nova geração antes de 2020, mas esta provavelmente terá uma versão eletrificada, sendo híbrida plug-in ou comum, podendo acrescentar uma opção 100% elétrica após o fim da década.

Com a aposta da Hyundai em células de combustível, o SUV pode acabar recebendo essa tecnologia mais adiante e assim se tornar mais eficiente em termos ambientais. O crossover deve permanecer como topo de linha da marca, já que a Genesis terá seus próprios utilitários esportivos.

Hyundai Santa Fe 2019 – detalhes

O Hyundai Santa Fe 2019 tem um estilo muito próximo daquele empregado no Creta, assim como também no New Tucson. Com 4,69 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,68 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, ele compartilha a mesma base do Elantra e chama atenção por ser bem largo.

Na frente, faróis com projetores e LEDs diurnos, grade hexagonal e três frisos cromados, para-chpque com faróis de neblina e luzes de conversão estática.

Com linha de cintura se elevando em direção às colunas D, o Hyundai Santa Fe 2019 tem maçanetas cromados, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, frisos cromados e rodas de liga leve aro 18 polegadas, que possuem estilo elegante.

O teto incorpora um vidro panorâmico com acionamento elétrico, bem como antena barbatana e defletor de ar sobre a tampa. As lanternas de LED dão um toque a mais de sofisticação. O Hyundai Santa Fe 2019 possui ainda escape duplo cromado e integrado ao para-choque.

Por dentro, o Hyundai Santa Fe 2019 apresenta um painel com desenho moderno, dotado de difusores de ar em formato de bumerangue e instrumentação com displays digitais dentro dos mostradores analógicos.

O ar-condicionado dual zone tem comando único e a multimídia tem tela de 8 polegadas. Tem ainda câmera de ré e navegador GPS.

O volante multifuncional em couro tem comandos de mídia, telefonia, piloto automático e computador de bordo.

O console tem elemento vazado e a alavanca de câmbio apresenta base com aquecimento dos bancos dianteiros, bem como Auto Hold (travamento dos freios com o veículo parado e engatado) e freio de estacionamento eletrônico. O assento do condutor tem ajustes elétricos, inclusive lombar.

Os bancos possuem revestimento em couro, sendo que o traseiro é bipartido e tem sistema Isofix, bem como apoios de cabeça e cintos de três pontos. Há difusores de ar para o ar-condicionado na traseira.

O Hyundai Santa Fe 2019 tem diversos porta-trecos, inclusive abaixo do assoalho do bagageiro. As janelas traseiras possuem cortinas embutidas para maior conforto e discrição de quem vai atrás. O porta-malas tem bom espaço, mas há dois assentos retráteis para crianças ou adultos de baixa estatura, tendo nessa posição apenas 178 litros disponíveis.

Sem o Grand Santa Fe, que deixou de ser oferecido no mercado brasileiro, o Hyundai Santa Fe 2019 permanece como a única opção acima do New Tucson. É um moderno SUV, que agora tenta empurrar dois assentos extras em seu porta-malas.

Pelas dimensões, poderia não ter feito isso e excluído essa possibilidade.

O SUV médio da montadora sul-coreana adotou uma nova grade dianteira, com acabamento em aço escovado, faróis e lanternas com novo layout interno, para-choques redesenhados, luzes diurnas de LED, novas rodas e escapamento duplo integrado.

No interior do Hyundai Santa Fe 2019, há opções de acabamento que imitam madeira e alumínio no mercado internacional, além de um novo sistema de entretenimento, com os mais recentes recursos de conectividade e entretenimento, como CD e DVD.

Na gama de motores, lá fora há um 2.4 litros de 190 cv, 2.0 litros de 250 cv e 3.3 litros V6 de 295 cv, todos com câmbio automático de seis marchas.

Porém, aqui o Hyundai Santa Fe 2019 utiliza o Lambda V6 3.3, mas como é de praxe na Hyundai-CAOA, a versão do propulsor sempre é a mais barata de todas e nesse caso, o motor nem tem injeção direta, assumindo 270 cv e apenas 32,4 kgfm, este último menos que qualquer motor 2.0 Turbo moderno.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – novidades

O Santa Fe 2019 segue sendo comercializado sem grandes novidades no mercado brasileiro. Porém, lá fora a marca já oferece a nova geração do SUV, que inclusive foi uma das atrações no Salão do Automóvel 2018 e deve chegar ao Brasil em meados de 2019.

A nova geração do Santa Fe evoluiu em visual e acabamento. O design está mais moderno e jovial, marcado pela dianteira com conjunto óptico duplo, ampla grade com barra superior cromada, laterais com vincos marcantes e linha de cintura elevada e lanternas traseiras horizontais em LED.

Além disso, ele cresceu em tamanho. Agora são 4,77 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,68 m de altura, com distância entre-eixos de 2,76 m. Isso representa um aumento de 7 cm no comprimento, 10 cm na largura e 6,5 cm no entre-eixos.

No interior, há novos recursos como central multimídia com tela de oito polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, câmera com visão 360 graus, sensor de presença que alerta caso alguém seja esquecido na cabine, entre outros.

A lista de equipamentos inclui também seis airbags, porta-malas com abertura elétrica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de ponto cego e de tráfego cruzado, entre outros.

O motor será um 2.4 litros de quatro cilindros, que rende 172 cv e 22,9 kgfm, com uma transmissão automática de seis marchas, ou um 2.2 turbodiesel, de 200 cv e 44,9 kgfm. A linha dispõe ainda de um 2.4 turbo GDI de 185 cv e outro 2.0 turbo de 232 cv.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – versões

  • Hyundai Santa Fé 3.3 V6 2019

Desde que perdeu o modelo Grand Santa Fe, o Hyundai Santa Fe 2019 ostenta apenas uma versão. Ela é até completa, mas faltam alguns itens importantes num carro de quase R$ 180 mil.

Por exemplo, a tampa do bagageiro não tem acionamento elétrico e muito menos abertura sem as mãos. O sistema de som é pobre, tendo apenas quatro alto-falantes e dois tweeters…

Além disso, deveria ter também Android Auto e Car Play, controle de cruzeiro adaptativo, airbags de joelho, alerta de faixa e colisão, alerta de ponto cego e tráfego traseiro, alerta de tráfego lateral, frenagem automática de emergência, assistente de emergência, TV Digital, estacionamento automático (Park Assist), bancos com ventilação (até o Creta tem isso) e cluster digital são alguns dos itens que poderiam rechear essa opção.

Por conta disso, um Chevrolet Equinox 2019 é muito superior, inclusive em performance.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – equipamentos

Hyundai Santa Fe 3.3 V6 AT 2019

Segurança: conta com airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, feios ABS com EBD, controle do freio em curvas, auxilio de frenagem de emergência, controle de tração, controle de frenagem em subidas, teto solar com antiesmagamento, sensor de estacionamento, Isofix, sensor de chuva, encostos de cabeça dianteiros ativos, entre outros.

Conforto: oferece destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado eletrônico com visor digital de duas zonas, piloto automático, computador de bordo, volante multifuncional de quatro raios em dois tons com ajustes de altura e profundidade, botão Drive Mode Select, porta-luvas climatizado, freio de estacionamento eletrônico, vidros das portas traseiras com cortinas retráteis, entre outros.

Visual: possui teto solar panorâmico elétrico com cortina deslizante, faróis de xênon auto direcionais, lanternas dianteiras e traseiras em LED, retrovisores externos elétricos com rebatimento elétrico, indicadores de direção em LED e capa na cor da carroceria, maçanetas das portas cromadas, grade frontal e cinza fosco, rodas de liga-leve de 18 polegadas, entre outros.

Interior: equipado com bancos revestidos em couro preto ou terracota, banco do motorista com duas memórias de posição, bancos dianteiros com três níveis de aquecimento e ajustes elétricos, bancos traseiros rebatíveis, reclináveis e com dois níveis de aquecimento, apoio de braço traseiro com porta-copos, bolsas atrás dos bancos dianteiros, volante e manopla de câmbio revestidos em couro, entre outros.

Tecnologia: conta com sistema multimídia com tela sensível ao toque, DVD player, MP3 player, CD player, navegador GPS, conexão Bluetooth e câmera de ré, painel de instrumentos Supervision, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

Hyundai Santa Fe 2019 – preços

A única versão do Santa Fe 2019 é a GLS com motor 3.3 V6 e câmbio automático de seis marchas e tração 4WD. Esta configuração pode ser encontrada com preço sugerido de R$ 179.990.

Todavia, a Hyundai costuma promover promoções frequentes, onde o preço do Santa Fe 2019 cai para R$ 169.990. Trata-se de um valor ainda bastante elevado, mas ainda assim, um pouco mais “aceitável”.

Para efeito de comparação, o Tiguan Allspace 2019, da Volkswagen, custa os mesmos R$ 179.990 em sua versão R-Line 350 TSI, com 220 cv, e oferece ainda recursos extras como ar-condicionado de três zonas, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, painel de instrumentos totalmente digital, sistema de reconhecimento de pedestre, entre outros.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – motor

O motor V6 3.3 faz parte da família Lambda, sendo o propulsor usado no Hyundai Santa Fe 2019 de segunda geração, ainda sem injeção direta de combustível, empregando a velha conhecida injeção sequencial.

Com esse volume, o propulsor com bloco, cárter e cabeçotes de alumínio foi utilizado também no Sonata e no Azera, mas nas gerações anteriores.

Entregando 270 cv e apenas 32,4 kgfm, o Lambda II 3.3 V6 MPi – como é conhecido internacionalmente – já está bem desatualizado, embora ainda seja produzido. Isso porque existe a versão GDI, que entrega até 294 cv com 35 kgfm, o que já faria um bem enorme para o Hyundai Santa Fe 2019, pois teria mais torque e economia.

O motor atual tem duplo comando de válvulas para amenizar os efeitos de um V6 aspirado.

A família Lambda ainda é composta no nível II pelos V6 3.0 de 250 cv, V6 3.5 com 290 cv e V6 3.8 com 287 cv. Na variante GDI, o propulsor é disponibilizado nas configurações V6 3.0 de 270 cv e V6 3.3 com 298 cv.

As versões RS MPi e RS GDi são oferecidos em modelos de tração traseira, sendo um 2.3 T-GDI de até 250 cv (com quatro cilindros) e V6 3.8 com 353 cv. O mais recente Lambda é o T-GDI, que é um V6 3.3 com 370 cv e 51 kgfm!

Este é o motor do Kia Stinger e dos sedãs da Genesis.

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Hyundai Santa Fé GLS 3.3 V6 2019 – 9,0 segundos e 200 km/h

Hyundai Santa Fe 2019 – consumo

Cidade 

  • Hyundai Santa Fé GLS 3.3 V6 2019 – 7,1 km/litro de gasolina

Estrada

  • Hyundai Santa Fé GLS 3.3 V6 2019 – 9,2 km/litro de gasolina

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos

Hyundai Santa Fe 2019 – manutenção e revisão

O total de revisões até 60.000 km geram um custo de R$ 6.302 para o Hyundai Santa Fé 2019, o que é elevado, tendo-se em consideração que o valor sem mão de obra nas revisões, obrigando o cliente a pesquisar e muitas vezes pagar mais caro, dependendo da concessionária.

Sem falsa propaganda, os serviços de pós-venda da Hyundai-CAOA alcançaram a primeira posição no ranking de satisfação dos clientes da JD Power.

Com isso, a Hyundai-CAOA passou a Toyota pela primeira vez desde que o levantamento é realizado no Brasil, surpreendendo quem reclamava de falta de peças e demora na resolução dos problemas.

No Santa Fe 2019, assim como em outros modelos do portfólio, a Hyundai substitui nas revisões óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, filtro do ar-condicionado, velas de ignição e anel de vedação do cárter.

Dependendo da quilometragem, o tempo de serviço varia de 54 minutos a 72 minutos, sendo que o técnico indica os componentes de desgaste natural para eventual substituição, acrescendo mais em mão de obra e peças genuínas Hyundai.

Para clientes do Hyndai Santa Fe 2019, que possuem um poder aquisitivo alto, o CAOA Hyundai Service Premium permite maior comodidade na espera pela revisão ou em outros serviços, sempre feitos em 60 minutos, dentre eles reparos de freio, balanceamento, alinhamento e troca de óleo.

Outros serviços podem ser executados, entre eles cristalização, pintura,  funilaria, higienização, entre outros.

Com cinco anos de garantia, o Hyundai Santa Fe 2019 e os demais da marca tem cobertura 24 horas com assistência em todo o país, além de uma rede de mais de 200 pontos de venda e assistência.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 3.3 V6

10.000 km

R$ 763

20.000 km

R$ 1.012

30.000 km

R$ 1.084

40.000 km

R$ 1.012

50.000 km

R$ 1.043

60.000 km

R$ 1.388

Hyundai Santa Fe 2019 – ficha técnica

Motor

V6 3.3

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

6 em V

Cilindrada em cm3

3342

Válvulas

24

Taxa de compressão

10,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 270 cv @ 6400 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 32,4 kgfm @ 5300 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Pneus

235/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4690

Largura sem retrovisores (mm)

1885

Altura (mm)

1680

Distância entre os eixos (mm)

2700

Capacidades

Porta-malas (litros)

178 (7 lugares configurado)

Tanque (litros)

64

Carga útil (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1800

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

Hyundai Santa Fe 2019 – fotos

Hyundai Santa Fe 2019: preço, consumo,revisão, detalhes, fotos
Nota média 4 de 3 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email