Hyundai terá fábrica de motores em Piracicaba

Hyundai terá fábrica de motores em Piracicaba

A Hyundai confirmou ao site Automotive Business, que terá uma planta de produção de motores em Piracicaba, o que deve ocorrer em 2022.

O objetivo é expandir a operação da montadora no país, onde comercializa os modelos HB20, HB20S e Novo Creta, lançado ontem (24). Por agora, a HMB quer finalizar o processo de ampliação industrial de sua instalação paulista, visando aumento da cadência diária.

Em segundo plano, a linha de motores operará inicialmente num regime CKD para posteriormente ter todos os processos de fabricação, incluindo usinagem de blocos e cabeçotes, bem como a montagem dos propulsores.

Segundo o site, a Hyundai ainda está definindo quais motores serão produzidos no Brasil, mas a julgar pela presença em destaque no Novo Creta, assim como nos novos HB20 e HB20S, o Kappa 1.0 TGDi tem mais chances de ser nacionalizado.

Com três cilindros em linha, o pequeno da Hyundai tem injeção direta de combustível e turbocompressor com intercooler, entregando 120 cavalos a 6.000 rpm e 17,5 kgfm a 1.500 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol.

Como acabou de lançar o Novo Creta com motor Smartstream 2.0, pode ser que o mesmo seja nacionalizado, porém, ele só equiparia o SUV compacto a princípio, dado que é grande demais para as pretensões do HB20 e derivados.

Ainda assim, se o Alcazar for produzido localmente, o que pode acontecer com a expansão da planta, o 2.0 Flex teria sua produção com maior volume, justificando sua localização.

Por fim, o Kappa 1.0 MPi é fundamental para manter parte do volume dos compactos da marca. Ele tem até 82 cavalos e atua nas versões mais baratas de HB20 e HB20S. Já o Gamma 1.6 Flex parece que já deu o que tinha de dar.

Um dos motores mais antigos ainda em uso pela marca, o Gamma 1.6 tem até 130 cavalos, mas já foi preterido para o Novo Creta, um possível sinal de que mais adiante saia da linha HB20. Vamos ver…

[Fonte: AB]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.