Hyundai Linha 2018 SUVs

Hyundai Tucson 2018: versões, fotos, preços, motor, equipamentos

tucson-turbo-2018 Hyundai Tucson 2018: versões, fotos, preços, motor, equipamentos

Hyundai Tucson 2018 é um dos poucos carros no mundo que se pode dar ao luxo de ter pelo menos três de suas gerações em produção num mesmo lugar e sendo vendidas ao mesmo tempo. Na base de entrada, a primeira geração é vendida na versão GLS por R$ 74.990. Na intermediária, ele é conhecido como ix35 e tem uma descrição em separado (confira aqui as novidades e detalhes do modelo 2018).



No topo de linha, o utilitário esportivo é conhecido como Hyundai New Tucson 2018 e custa entre R$ 138.900 e R$ 159.600. Com as três em produção, pelo menos uma delas dirá adeus em 2018, segundo rumores. Nesse caso, deverá ser a primeira, é claro. De janeiro a setembro, a dupla chamada Tucson vendeu 3.618 exemplares contra 7.515 do ix35 2018, mostrando que as vendas do modelo de entrada estão em baixa cada dia mais.

Em 2004, surgia SUV de porte menor da Hyundai – na época – evoluindo depois para uma segunda geração, que em alguns mercados e no Brasil, foi chamada de ix35, o que, além do próprio estilo e tamanho, o diferenciava do modelo anterior. O primeiro Tucson recebeu até um V6 2.7 com duas saídas de escape, bem como somente motores 2.0, na segunda os motores eram 1.6 a gasolina até 1.7 diesel. Aqui, prevaleceu o motor 2.0 Flex.

Por fim, o Hyundai New Tucson 2018 surgiu e adotou finalmente um motor 1.6 T-GDI de até 177 cv. Medindo agora 4,47 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, seu tamanho ficou bem maior em relação ao primeiro e ao segundo também. Atualmente, o crossover fica posicionado abaixo do Novo Santa Fé na gama de produtos da CAOA. Mas de volta ao Hyundai Tucson 2018, o desafio dele é bater de frente com o Jeep Compass, uma batalha desigual, já que existem três gerações e duas delas já estão bem cansadas.

E o futuro? O Hyundai Tucson 2018 já não dá conta de competir no segmento de SUV compacto, apesar de ser médio. Além disso, há o fogo amigo produzido pelo irmão Creta, que ocupa uma faixa estratégica. A única alternativa para enterrar tanto o Tucson Flex quanto o ix35 é uma saída chinesa, solução encontrada naquele país para atualizar o produto e ampliar o mercado.

O chamado Hyundai All-New Tucson surgiu na China. Volumosa, robusta e quadradona, a carroceria é bem diferente da leve e fluida segunda geração. Ainda não se sabe o entre-eixos, mas provavelmente será mantido, a fim de reduzir os custos de desenvolvimento de um novo carro, mas o SUV tem 4,43 m de comprimento, sendo 2 cm mais longo. Na largura, passou de 1,82 para 1,85 m.

O Hyundai All-New Tucson terá motor 1.4 T-GDI ou 2.0 aspirado, o que poderia acontecer no Brasil, usando o motor 2.0 Flex do ix35. Sua produção na CAOA poderia favorecer a competição com a Jeep ao oferecer uma alternativa acima do Creta e abaixo do New Tucson. Adotando o mesmo motor, mas com câmbio de oito marchas, ele conseguiria balançar a posição do Compass, especialmente se viesse equipado com motor diesel e tração nas quatro rodas, mas o provável é tração dianteira e motor apenas a gasolina.

Hyundai-Tucson-GLS Hyundai Tucson 2018: versões, fotos, preços, motor, equipamentos

Hyundai Tucson 2018 – detalhes

O Hyundai Tucson 2018 é muito antiquado em sua primeira geração. O SUV sul-coreano feito em Anápolis-GO mantém o velho estilo de frente alta e saias de rodas elevadas, tendo bons ângulos de entrada e saída, além de boa altura livre do solo. Os faróis grandes de lente simples já foram atualizados, assim como grade e para-choque.

O utilitário esportivo chegou a ter pintura em dois tons quando virou Flex. Os faróis de neblina são elevados, enquanto as lanternas grandes possuem luzes de neblina duplicadas, assim como as de ré. As rodas ainda são as antigas com aro 16 polegadas e pneus 235/60 R16. São mais largos que no New Tucson. O Hyundai Tucson 2018 vem ainda com a característica vigia traseira basculante, que permite acessar o porta-malas em espaços apertados. Os retrovisores de tamanho correto e barras no teto completam o visual.

Por dentro, o ambiente é antiquado e emprega tonalizada cinza. O quadro de instrumentos do Hyundai Tucson 2018 é analógico, porém, completo, enquanto a parte central tem ar-condicionado digital e multimídia com GPS, DVD, Bluetooth, entre outros. É bem completa e ainda tem câmera de ré. Em fim de carreira, o velho Tucson precisa oferecer mais, por isso estes itens são de série. O câmbio automático tem alavanca bem avançada e próxima do painel.

O interior é pouco espaçoso, especialmente atrás. O volante tem ajuste apenas em altura e não há comandos satélites, enquanto os vidros elétricos estão nas portas. O banco traseiro é bipartido e o porta-luvas tem pouco espaço. O porta-malas com 644 litros na configuração com assentos recuados, é bom. A vigia basculante facilita o acesso em espaços onde não é possível abrir a tampa completamente. O Hyundai Tucson 2018 é um adequado para muitos perfis, mas que já não evolui mais.

Já o Hyundai New Tucson 2018 é bem diferente. O estilo está de acordo com o padrão global da Hyundai no momento, oferecendo grade hexagonal fosca ou cromada, rodas de liga leve aro 18 polegadas com pneus 225/55 R18, faróis de LED, LEDs diurnos, lanternas em LED com lentes enormes, carroceria com linhas bem fluidas, retrovisores com rebatimento e aquecimento elétricos, projeção de luz no solo, abertura automática da tampa traseira (com o pé), teto solar panorâmico e antena em estilo barbatana.

Por dentro, o Hyundai New Tucson 2018 apresenta um ambiente em tons escuros e muitos revestimentos em material soft, bem como couro sintético. Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos e podem contar também com aquecimento e resfriamento, dando ainda mais conforto aos ocupantes. O espaço geral é muito bom, o melhor entre as três gerações do modelo, tendo ainda a luminosidade do teto solar panorâmico.

O painel é o Super Cluster Vision com display de 4,2 polegadas, mais uma tela de sete polegadas para a multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play. Há também navegador GPS, DVD, câmera de ré, Bluetooth, entre outros. Na proteção, o modelo tem seis airbags e controles de tração e estabilidade, além de assistentes de partida em rampa e declives.

O ar-condicionado é dual zone e os passageiros traseiros também possuem difusores de ar. O freio de estacionamento é acionado com o pé e há bons espaços para copos e objetos diversos. Por fim, um bom porta-malas com banco traseiro bipartido e sistema de rebatimento dos encostos. O Hyundai New Tucson 2018 tem ainda Isofix, cintos completos e apoios de cabeça ativos (dianteiros). Monitoramento de ponto cego, luz de convergência estática e estacionamento automático fazem parte do pacote Limited.

New-Tucson_3 Hyundai Tucson 2018: versões, fotos, preços, motor, equipamentos

Hyundai Tucson 2018 – novidades

A novidade no Hyundai Tucson 2018 não existe. O velho SUV só aguarda seu fim derradeiro, que deve acontecer em 2018. Assim, ele deixa espaço para o ix35 ou o All-New Tucson chinês, se vier. No caso do New Tucson, o SUV de porte médio teve mudanças na versão GLS, que pode ter rodas de liga leve aro 17 polegadas. Mas, basicamente é oferecido apenas nas GL, GLS e Limited.

Espera-se que o Hyundai All-New Tucson venha aparecer no mercado brasileiro com um visual mais parrudo e uma proposta diferenciada, ficando entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Nessa faixa, ele substitui o ix35 2018 e o modelo velho, ampliando assim a gama da Hyundai, que perderia dois modelos de uma vez, mas teria dois novos nas linhas de montagem em Piracicaba-SP e Anápolis-GO. O motor poderia ser o mesmo 2.0 Flex do Elantra.

Hyundai Tucson 2018 – versões

  • Hyundai Tucson GLS 2.0 2018
  • Hyundai New Tucson GL 1.6 T-GDI 2018
  • Hyundai New Tucson GLS 1.6 T-GDI 2018
  • Hyundai New Tucson Limited 1.6 T-GDI 2018

New-Tucson_12 Hyundai Tucson 2018: versões, fotos, preços, motor, equipamentos

Hyundai Tucson 2018 – equipamentos

Hyundai Tucson GLS 2.0 2018 – Motor 2.0 Flex e câmbio automático de quatro marchas, mais ar-condicionado eletrônico com visor digital, direção hidráulica, retrovisores externos com comando elétrico, travamento e destravamento das portas a distância pelo key less, vidros elétricos nas quatro portas, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 235/60 R16, vidro traseiro basculante com desembaçador e lavador temporizado, câmera de ré, cintos de segurança dianteiros de 3 pontos retráteis com regulagem de altura, retrovisores rebatíveis eletricamente, faróis de neblina, sensor crepuscular, cintos de segurança traseiros laterais 3 pontos retráteis e central 2 pontos fixos, multimídia com GPS e DVD, Bluetooth e entrada para iPod/USB/Auxiliar, bancos com revestimento em couro sintético, banco traseiro bipartido, porta-luvas com chave e lâmpada, tomada 12V no porta malas, airbag duplo e freios ABS com EDB.

Hyundai New Tucson GL 1.6 T-GDI 2018 – Motor 1.6 T-GDI com câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Parte dos itens acima, mais rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 225/55 R18, grade hexagonal fosca, acesso ao veículo sem o uso da chave (Smart Entry), ar-condicionado Dual Zone, difusores de ar para a segunda fileira de bancos, direção elétrica, volante com ajuste de altura e profundidade manual, sensor crepuscular, sensor de chuva, encostos de cabeça ativos e com regulagem de altura, retrovisores elétricos com pisca em LED e rebatíveis automaticamente e bancos em couro.

Há também maçanetas na cor da carroceria, banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos, retrovisores com desembaçador, piloto automático, botão de partida, multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play, entradas para iPod/USB 2.0/auxiliar, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, para-sóis com espelho e iluminação, volante multifuncional em couro, banco do condutor com ajuste elétrico, bandeja traseira do porta malas, banco do passageiro com ajuste elétrico, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), Assistente de aclive e declive, painel com display TFT de 3,5 polegadas, seis airbags, freio de estacionamento por pedal, Isofix, alarme, entre outros.

Hyundai New Tucson GLS 1.6 T-GDI 2018 – Itens acima, mais painel Super Cluster Vision com display de 4,2 polegadas em TFT, faróis com LEDs diurnos, lanternas em LED, grade cromada, teto solar panorâmico, maçanetas cromadas, luzes de cortesia externas e estepe em alumínio.

Hyundai New Tucson Limited 1.6 T-GDI 2018 – Itens acima, mais abertura do porta-malas por aproximação, retrovisor eletrocrômico, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, faróis de LED, detector de ponto cego, assistente de estacionamento e luz direcional para curvas.

hyundai-tucson-2013-3 Hyundai Tucson 2018: versões, fotos, preços, motor, equipamentos

 

Hyundai Tucson 2018 – preços

  • Hyundai Tucson GLS 2.0 2018 – R$ 74.990
  • Hyundai New Tucson GL 1.6 T-GDI 2018 – R$ 138.900
  • Hyundai New Tucson GLS 1.6 T-GDI 2018 – R$ 140.970
  • Hyundai New Tucson Limited 1.6 T-GDI 2018 – R$ 159.600

Hyundai Tucson 2018 – motor

O Hyundai Tucson 2018 emprega basicamente dois motores, sendo um bem antiquado, o Beta 2.0, e o outro mais moderno, sendo este o Gamma 1.6 T-GDI. O primeiro é muito antigo e remonta aos anos 90. O propulsor tem bloco em ferro fundido, além de cabeçote em alumínio e cárter em aço. O motor emprega injeção indireta multiponto e nos últimos anos recebeu tecnologia Flex com partida a frio por injeção de gasolina através de tanque no cofre do motor.

Como se trata de um motor muito antigo, ele já não atenderá mais as normas de emissões no mercado internacional e nem no Brasil, dizendo adeus junto com o veículo que o sustenta. O Hyundai Beta 2.0 já foi muito popular no país, mas é gastão e pouco eficiente. Ele entrega 142 cv na gasolina e 146 cv no etanol, ambos a 6.000 rpm. Os torques são de 19,0 na gasolina e 19,6 kgfm no etanol, obtidos a 4.500 rpm. Nessa configuração, ele emprega um antigo câmbio automático de quatro marchas e opção de mudanças manuais na alavanca.

Já no Hyundai New Tucson 2018, o motor empregado é o moderno Gamma 1.6 T-GDI, um propulsor que há muito tempo os clientes da CAOA e o mercado desejava ver no país, a bordo de um carro nacional. O motivo é que se trata de um motor de quatro cilindros em linha com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, além de injeção direta de combustível, que no caso é apenas gasolina, bem como turbocompressor com intercooler. É atualmente empregado em vários modelos globais da Hyundai, especialmente na Europa.

Leve e potente, ele reúne o melhor dos dois mundos ao entregar performance excelente com economia de um propulsor menor. Assim, o Hyundai Gamma 1.6 T-GDI entrega 177 cv a 5.500 rpm e 27,0 kgfm, obtido a 1.500 rpm. Nessa configuração, ele emprega uma moderna caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas e opção de mudanças manuais na alavanca. Apesar disso, a tração é apenas dianteira. Espera-se que esse conjunto seja usado algum dia no Hyundai Elantra 2018 e no Hyundai i30 2018.

hyundai-tucson-2016-2 Hyundai Tucson 2018: versões, fotos, preços, motor, equipamentos

Hyundai Tucson 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Hyundai Tucson Flex 2018 – 11,3 segundos e 174 km/h
  • Hyundai New Tucson Turbo 2018 – 9,1 segundos e 201 km/h

Hyundai Tucson 2018 – consumo

Cidade

  • Hyundai Tucson Flex 2018 – 5,0 km/litro no etanol e 7,1 km/litro na gasolina
  • Hyundai New Tucson Turbo 2018 – 9,0 km/litro na gasolina

Estrada

  • Hyundai Tucson Flex 2018 – 5,9 km/litro no etanol e 8,3 km/litro na gasolina
  • Hyundai New Tucson Turbo 2018 – 12,0 km/litro na gasolina

Hyundai Tucson 2018 – manutenção e revisão

O custo total de revisões até 60.000 km de R$ 3.197,97 para o Hyundai Tucson 2018. No caso do New Tucson, o valor total é de apenas R$ 2.693,90, um valor muito competitivo, dado que se trata de um SUV médio a faixa de R$ 160.000, mas o valor é sem mão de obra, o que prejudica bastante os clientes, pois é necessário consultar um concessionário e cada um pode cobrar o que bem entender, forçando o consumidor a pesquisar e muitas vezes pagar mais caro.

Apesar desse enorme inconveniente, os serviços de pós-venda da Hyundai-CAOA alcançaram a primeira posição no ranking de satisfação dos clientes da JD Power (e não é propaganda falsa), passando a Toyota pela primeira vez desde que o levantamento é feito no Brasil. Boa parte da rede é da CAOA.

Nas revisões, a Hyundai substitui óleo do motor, anel de vedação do cárter, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas de ignição e filtro do ar-condicionado. O tempo de serviço varia de 54 minutos a 72 minutos, dependendo da revisão a ser feita (quilometragem).

A CAOA Hyundai Service Premium é um conceito de pós-venda mais sofisticado, que permite maior comodidade dos clientes na espera pela revisão ou outros serviços, sempre feito em 60 minutos, entre eles alinhamento, balanceamento, reparos de freio e troca de óleo por sistema aéreo. Outros serviços podem ser feitos, entre eles funilaria, pintura, cristalização, higienização, etc. Com cinco anos de garantia, o Hyundai Tucson 2018 e os demais da Hyundai tem cobertura 24 horas com assistência em todo o país.

Revisão 

Custo 

Custo 

Quilometragem Preços Tucson 2.0 Preços New Tucson 1.6 Turbo 
10.000 km R$ 336,80 R$ 253,71 
20.000 km R$ 456,34 R$ 467,23 
30.000 km R$ 419,64 R$ 519,25 
40.000 km R$ 990,58 R$ 467,23 
50.000 km R$ 455,43 R$ 253,71 
60.000 km  R$ 539,18 R$ 732,77 

Hyundai Tucson 2018 – ficha técnica

Motor 

2.0 Flex  

1.6 T-GDI 

Tipo Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina 
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 
Cilindrada em cm3 1975 1591 
Válvulas 16 16 
Taxa de compressão 10,3:1 10:1 
Injeção eletrônica de combustível Multiponto Direta 
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina: 142 cv @ 6000 rpm / Etanol: 146 cv @ 6000 rpm Gasolina: 177 cv @ 5500 rpm 
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)  Gasolina: 10,9 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 19,6 kgfm @ 4500 rpm Gasolina: 27 kgfm @ 1500 rpm  

Transmissão 

  
Tipo Automática 4 marchas Dupla embreagem 7 marchas 

Tração 

  
Tipo Dianteira Dianteira 

Freios 

  
Tipo Disco ventilado / Disco Disco ventilado / Disco 

Direção 

  
Tipo Hidráulica Elétrica 

Suspensão 

  
Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora McPherson, independente com barra estabilizadora 
Traseira Multilink Multilink 

Rodas e Pneus 

  
Rodas Liga leve aro 16 polegadas Liga Leve aro 18 polegadas 
Pneus 235/60 R16 225/55 R18 

Dimensões 

  
Comprimento total (mm) 4325 4475 
Largura sem retrovisores (mm) 1795 1850 
Altura (mm) 1680 1660 
Distância entre os eixos (mm) 2630 2670 

Capacidades 

  
Porta-malas (litros) 528 513 
Tanque (litros) 65 62 
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 558 486 
Peso em ordem de marcha (kg) 1550 1624 
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,32 0,33 

Hyundai Tucson 2018 – fotos

5.0

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend