Hyundai India Mercado SUVs

Hyundai Venue pode repetir sucesso do Creta na Índia – Brasil também?

Hyundai Venue pode repetir sucesso do Creta na Índia - Brasil também?

O Hyundai Venue é um sério candidato a repetir o sucesso do Creta na Índia. O SUV compacto de 3,99 m (por lá) está tendo seus primeiros dias após a estreia mundial (e local) com números surpreendentes de pedidos entre os consumidores de um dos mais importantes mercados do globo.


Com reservas abertas no dia 29 de maio, só na primeira hora teve 2.000 pedidos feitos. A Hyundai tinha previsão de receber até 15.000 reservas do Venue até julho, mas já acumula nada menos que 33.000 inscritos para ter o SUV compacto na garagem.

Hyundai Venue pode repetir sucesso do Creta na Índia - Brasil também?

O volume deve fazer com que a filial indiana trabalhe os primeiros meses apenas para atender encomendas anteriores à produção. Comenta-se que o Venue esteja gerando ordens de pedidos entre 8.000 e 9.000 por mês e isso pode durar pelo menos o primeiro ano de mercado na Índia.


Com tais números, já se fala em liderança do segmento de mercado, hoje nas mãos da Maruti Suzuki com o Vitara Brezza, um SUV desenvolvido localmente. No caso do Hyundai Venue, trata-se de um produto não só mais novo, mas global, o que pode influenciar muitos consumidores na hora da compra.

Hyundai Venue pode repetir sucesso do Creta na Índia - Brasil também?

Por lá, o Hyundai Venue tem motores Kappa 1.2 de 83 cavalos, Kappa 1.0 T-GDi com 120 cavalos e diesel CRDi 1.4 com 90 cavalos. O 1.0 T-GDi tem câmbio de dupla embreagem com sete marchas. Na Índia, o Creta logo de cara teve 14 mil reservas em apenas duas semanas e acumulou dezenas de milhares nos meses seguintes, fazendo com que a montadora tivesse de mudar os planos de produção do SUV.

Aqui, o Hyundai Creta repetiu o sucesso da Índia e liderou o segmento de SUVs compactos no Brasil em 2018, emplacando 48.976 unidades e ficando abaixo do Jeep Compass, que é de um segmento acima. E o Venue, uma vez no Brasil, repetirá o mesmo sucesso? É provável, dado a boa imagem do irmão maior.

Hyundai Venue pode repetir sucesso do Creta na Índia - Brasil também?

A questão, porém, seria o preço, o que poderia ser resolvido com a nova geração do Creta, cujo visual polêmico esconde um ambiente muito mais sofisticado, o que poderia levar seu preço mais para cima, comparando-se com o Honda HR-V e deixando espaço para o Venue.

[Fonte: Gaadi Waadi]

Hyundai Venue pode repetir sucesso do Creta na Índia – Brasil também?
Nota média 4.4 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Domenico Monteleone

    Torço pra que a HMB o traga, seria uma ótima opção.

  • Cesar

    Não. Não fará sucesso por uma questão simples: A fábrica não consegue produzir em quantidades satisfatórias para atender o mercado.

    • Samluzbh

      Se a Hyundai quiser é só tirar de linha as versões mais baratas do Creta e o HB20X, que teria espaço pro Venue, resta saber onde seria o maior lucro.

  • Annita Fingenberg

    Prefiro nosso Creta, tanto internamento quanto externamente. O que precisa melhor no Creta é o motor, um turbo seria muito bem vindo.

    • Hodney Fortuna

      Sinceramente! Um dia desses fui ver um Creta smart e digo: que interior ruim daquele carro! Não digo dos acessórios em si mas, na qualidade dos plásticos do painel! Não faz diferença de um carro popular.

  • Dod

    Se a HMB trouxer é sucesso na certa. Se o Creta perder as versões 1.6 mais baratas abriria um espaço bom para o Venue, que pelo porte poderia até substituir o HB20X. A questão é que a fábrica da HMB em Piracicaba já opera no limite com os três turnos, só não vendem mais porque não conseguem produzir, teriam que abrir outra ou dar uma boa ampliada na atual para conseguir atender a demanda.

    • MonHoe

      Só cancelar o HB20x e o Creta 1.6 e deixar o Venue no lugar dos 2

      • Hodney Fortuna

        Não adianta! O Venue jamais teria condições de substituir o HB20X. O Venue iria custar uns 85 mil na versão de entrada! Pelo menos o HB20X mais completo você consegue pagar 66 mil no modelo automático.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Claro que vai fazer sucesso, a onda vai ser ter SUV até 4 metros de comprimento. Tem a vista o Hyundai Venue, Peugeot 1008, VW T-Track e se a Renault for inteligente trás o Triber com apelo SUV com seus 7 lugares e 1.0 aspro ou turbo sce.

  • Hodney Fortuna

    Aqui seria mais um para entrar na casa dos 80 mil reais na versão de entrada!

  • Matheus Amorim

    O Venue é um modelo bem bacana, e para um SUV pequeno ficou com visual bastante atraente. Todavia, dada a capacidade de produção atual da HMB, não deverá vir. E a Hyundai não deve se apressar em investir na expansão da linha de montagem ou uma nova fábrica apenas para o modelo. O modelo de negócios da marca parece ser bastante lucrativo e eficiente atualmente, com uma linha enxuta e que agradou os consumidores. Quanto maior a operação, maiores os custos e dificuldades para gerenciar.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email