Etc

Iluminação adequada para estradas com neblina

farois-neblina-milha-4 Iluminação adequada para estradas com neblina

Por definição, a neblina acontece quando há condensação do vapor de água e aí forma-se um nevoeiro de pouca intensidade onde a visibilidade é menor que mil metros. A incidência do fenômeno climatológico é frequente nessa época e uma preocupação a mais para motoristas que vivem nas estradas ou saem muito cedo de casa.



Nesta época, quando as manhãs são mais nebulosas, há a necessidade de atenção redobrada, e a iluminação dos faróis deve estar de acordo, pois podem atrapalhar a visualização das vias. O gerente de desenvolvimento da Nino Faróis, Lázaro Moraes, empresa fabricante de produtos para iluminação automotiva, explica que nos dias de nevoeiro muito baixo, para veículos que não contam com o auxílio dos faróis de neblina, o ideal é manter acesos o facho baixo do farol principal.

Isso melhora a visibilidade dos demais veículos e da via. “Tão importante quanto ver é ser visto! A percepção do movimento em conjunto com a luz, torna o veículo melhor visto e evita acidentes”, afirma o engenheiro. Já para os veículos que possuem os faróis de neblina, o correto é mantê-los acesos juntamente com as lanternas. A névoa fica suspensa e não toca a pista, e como o facho de neblina é projetado por baixo da densidade da massa de ar nebulosa – e não sobre ela – o motorista vê a pista iluminada, auxiliando a condução. “O importante é nunca utilizar o facho alto durante o nevoeiro, porque ele reflete na neblina e prejudica a visão”, aconselha Lázaro.

Confusão: Milha ou neblina?

Muitos proprietários de veículos acreditam que os faróis auxiliares de neblina e milha são os mesmos ou têm a mesma função, mas não. “No Brasil, usamos como medida de distância quilômetro e não milha, portanto o nome correto do acessório é farol de longo alcance”, afirma Moraes. Outra, e principal diferença, é o uso.

Farol de neblina ilumina para baixo e próximo ao veículo e o de longo alcance para frente e longas distâncias. Os donos de carros no Brasil acreditam que os faróis embutidos no para-choque do automóvel são de longo alcance.

A maioria dos automóveis fabricados no Brasil, especialmente aqueles que já saem da montadora com o acessório, possuem apenas o farol auxiliar de neblina instalado a cerca de 40 centímetros do chão. Já o farol de longo alcance, raramente vem de fábrica, e fica localizado junto com os faróis principais, às vezes no mesmo bloco óptico ou, no caso das off-roads, junto com o acessório quebra-mato e, eventualmente, nas pick-ups no santo antônio.

  • seven7ly

    É aceitável colocar xenon nos faróis de neblina como alguns fazem ou é, como eu suspeito, por "estética"?

    • O_Corsario

      É estética. O xenon inclusive atrapalha na neblina, se não me engano, daí alguns carros terem luz amarela nos neblinas.

      • jpcasella

        Não generalize, exsite kits com lâmpadas xenon de 3000k, que é perfeito para esses casos.
        Quando se há serração ou neblina, o uso do farol de neblina é o mais indicado por estar baixo e a neblia não fica próximo ao chão, fazendo este, uma iluminação melhor, já que o mesmo ilumina próximo aos bordos da pista e bem proximo ao veículo.
        A utilização de Xenon nos faróis de neblina não atrapalham em nada a sua eficiência e muito menos atrapalha o outro motorista.
        Continuando sobre o Xenon, o mesmo ofusca da mesma forma que um farol com lâmpada halogênia mal regulado, ou seja, se o mesmo for instalado e feito uma regulagem, o xenon não ofusca o outro condutor.
        Infelizmente, pagamos pelos zés, que instalam os seus kits da 25 de março no fim de semana, depois do "churrascão na lagi" no seu Passat 79 pra dar um rolê com os vida loka a noite.

        • O_Corsario

          Sem dúvida que com cerração ou neblina deve-se usar farol baixo e neblina. Tbm acho que o farol de neblina não atrapalha, etc.
          Só não tenho certeza se o xenon no neblina ajuda alguma coisa, vide comentário abaixo.

          • Skiegaard

            xenon ate 3000K ajuda bastante na visibilidade,acima disso apenas atrapalha q vem de encontro em outros carros.

            • DCald

              O que atrapalha não é a temperatura de cor, mas sim o foco que fica completamente zuado qdo usa-se lampada diferente da especificação original definida pelo fabricante do farol….

              • jpcasella

                Usando o KIT CORRETO (CARO) não há problema algum, agora usar esses Kits da 25 de março, não tem como mesmo

        • DCald

          jpcasella, esta correta a parte da temperatura de cor…

          A questão da lampada xenon é que, em farois projetados para lampadas halogenas, ele não vai funcionar corretamente, pois o "ponto focal" de uma lampada xenon é diferente do ponto focal de uma lampada halogena…. com o agravante de a lampada xenon ser muito mais intensa… ou seja USE AS LAMPADAS ORIGINAIS E FAROIS ORIGINAIS (as vezes na hora de repor um farol avariado o cara coloca de uma marca de qualidade inferior) REGULE E SEJA FELIZ…

          Por mais que vc compre um kit xenon de 2000 reais, se o farol não foi projetado pra ele, vai dar zica!

        • _biolog_

          Nunca vi xenon amarelado nos "neblinas". Neguinho põe azul, mesmo…

        • _biolog_

          Quanto a eficiência, voltamos ao mesmo problema dos faróis principais: os faróis de neblina do seu carro foram projetados para suportar o xenon? Há implicações desde ofuscamento até parte elétrica!

      • PauloECosta

        Pelo contrário. Quanto mais avermelhada a luz (maior comprimento de onda), mais ela tende a sofrer refração e dispersar o facho de luz, diminuindo a visibilidade do farol em meio as gotículas suspensas no ar. É preferivel o Xenon mais "azulado" que por sofrer menos refração, acaba penetrando mais longe na cobertura da névoa. Esse princípio é o mesmo usado nos Blu-Rays que permitem um volume de gravação 6 vezes maior no mesmo espaço de um DVD, justamente por usarem um laser com menor comprimento de onda (cor azul) e permitirem um volume muito maior de dados no mesmo espaço. O ideal seria um farol de Xenon da frente e uma luz de freio (ou de neblina) azul na parte de tras.

        • DCald

          Luz branca ou azulada + neblina = paredão branco!

          O ideal para neblina é usar lampada (halogena pra farol convencional e xenon pra farol projetado pra xenon) com temperatura de cor entre 2500 e 3500K

    • Xenon é só de fabrica, se fosse bom ter xenon no farol de neblina já vinha de fabrica… Xenon precisa de lentes especiais, mesmo que você ponte o farol de neblina para baixo parte da luz vai para cima…

      O grande problema é que tem gente que mete isofilme hiper escuro no carro, quando sai para dar um role a noite o infeliz não consegue ver nada por conta do isofilme escuro, daí vem o xarxunxo… Coloca xênon hiper forte no carro para poder ver algo, assim cegando os outros motoristas e transformando seu carro em “carro alegórico”…

      • DCald

        Exatamente!

        Abaixo o xenon (não original), lampadas super-seiladasquantas e o insulfilm!!!

        • Helder Rueda MK3

          em relação ao xenon concordo
          mas insufilm não tiro do meu carro nem a pau
          não me sinto bem com todos me vendo dentro do meu carro

      • _biolog_

        Gozado que nem BMW, Mercedes, dentre outras TOP-TOP-TOP incluem lampadas xenon nos faróis de neblina… Por que será? ;)

    • UaDaFak

      quanto mais amarela a luz, melhor a eficiência de iluminação em meio ao nevoeiro… basta ver que os carros do WRC, provas de Endurance na Europa, utilizam a lente do farol de neblina bem amarela….

      • vdisco

        Pode ser xenon de 3000k. Pq acima disso o reflexo da luz na neblina e na água da chuva ofusca o próprio motorista.

        • UaDaFak

          na verdade seria a de 2600K… que é idêntica às lentes amareladas…

          • DCald

            entre 2500 e 3500 K o farol de neblina funciona beleza… as halogenas originais tem entre 2600 e 2800K

  • MattTr00

    pelo que sei só pode ser utilizado com farol alto..

    • silasrana

      tanto que os faróis dos pseudo-aventureiros que os possuem, só podem ser acionados depois do farol alto já estar ligado.

      • Infelizmente na Strada Adventure, esse farol (de milha, pois possui o de neblina também) pode ser acionado individualmente. Já vi nego besta ligando farol de neblina e milha juntos e mantendo o farol na posição de lanterna. Ou seja, estava "esfolando" os outros na iluminação mas para ele "estava apavorando".

        • silasrana

          Bom, o que disse acima, foi com relação ao farol de milha da Strada Adventure que meu padrinho possui. Pelo menos na dele, tenho certeza que o farol de MILHA só é acionado depois do farol alto já estar ligado. O de neblina sim, pode ser acionado somente com a lanterna. Não sei se é geral isto. Porém, na que ando frequentemente, é assim.

    • vdisco

      É isso mesmo!
      Tanto que na Palio Adventure e outros veículos com visual aventureiro com farol de milha, ele apenas liga se o farol alto também estiver ligado.

      • vigamax

        Exatamente… Meu CrossFox só acende quando liga o farol alto… e como ilumina! Dá uma bruta diferença na estrada a noite…

        • O_Corsario

          Espero que seja uma estrada VAZIA à noite! rs

          • vigamax

            Lógico! É questão de respeito com o motorista que vem em sua direção e com quem está na sua frente abaixar o farol… Mas sempre tem pessoas mal educadas que insistem em cegar o próximo!

            • Romulo_Max

              Pena que vejo mta gnt que não tem a consciência que vc tem!
              O fato do farol de longo alcance só poder ser ativado com o farol alto acaba é piorando as coisas… tem mta gnt que pra "rodar bUnito nos seus Aventureiros durante a noite" lasca o farol alto e o "de milha" sem dó de quem tá na frente.

    • Armando_Perez

      agora o que tem de crossfox que andam com os farois de milha aceso não está escrito,
      dá vontade de dá uma paulada.
      esse fds passei por isso.. nunca fiquei com tanta raiva de um carro e da policia, estava andando e tinha uma mulher com um crossfox atrás de mim com tudo no alto e a milha ligada. , esperei ela passar, dei luz alta pra ela,
      tinha uma blitz na frente mandaram ela só baixar a luz alta, e me deram multa por eu estar com luz alta. é mole?

      • EEQ1100

        isso é um inferno mesmo… costumo viajar sempre para o litoral norte de SP pela Rio-Santos que é de mão dupla… a toda hora você cruza com um adventure e seus 5 pares de faróis acesos… e atrás do volante vai um motorista que, por falta de informação atrapalha todos no sentido contrário.

      • BlueGopher

        Se você estivesse de minissaia e peruca loira, também escapava da multa…eheh

        • Armando_Perez

          acho q vou começar a andar assim hahaha

          • Armando_Perez

            apartir de hj soh a minha mulher dirige.. hahah

      • Fredxyz

        talvez pq ela tava na frente entao ja podia usar farol alto e vc tava atras entao nao poderia. mas essa foi f… mesmo.

  • silasrana

    Vale lembrar que, apesar do farol de neblina (o dianteiro) apesar do nome, muita gente utiliza-o constantemente. Fato é que, o dianteiro, não incomoda em espécie alguma quem vem no sentido contrário, por ter seu facho voltar bem para o chão (justamente para ser usado em neblinas). Porém, a LANTERNA de neblina (a traseira) atrapalha e MUITO quem vem atrás e usa este equipamento desnecessariamente. Este tipo de lanterna traseira possui uma luz de forte intensidade, que pode ser em uma unidade (do lado esquerdo do carro) ou em ambos os lados.
    Portanto galera, LANTERNA DE NEBLINA TRASEIRA, apagada sempre (a menos que seja uma neblina).

    • worldliner

      Exatamente o que eu ia falar. Tem gente que sai ligando tudo quanto é botão do carro sem nem saber o que é, e a lanterna traseira atrapalha MUITO quem ta indo atrás quando usada incorretamente!

  • vonask

    Aqui no brasil, devia ser obrigatorio o uso de acendimento automatico do farol. Visto que a maioria dos "jovens babacas" e até alguns "tios" não sabem a diferença entre luz de sinalização (farolete) e farol baixo. O cara usa farolete e farol de neblina e acha que os outros veem ele acaba se envolvendo em acidente e ainda pergunta se o outro não viu… Dia destes vi um 207 batendo em um carro parado, por este motivo.Já vi no FIAT500 ele não tem a opção farolete, ou farol baixo esta aceso ou esta tudo desligado. Quanto a materia, alem de neblina, podemos citar poeira de estradas em terra, ou em reforma quando se anda neste tipo de condição, o uso de farol alto piora tanto para quem acionou quanto para os outros, já que fica tudo branco e se perde noção de onde a estrada está. Uma pena que a policia rodoviaria e os Strans, mesmo sabendo que podem multar quem anda com a iluminaçao errada não o fazem.

    • Marcelo_Machado

      O que vc chama de farolete, tb chamado de lanterna, o 1º estagio do farol só deve ser usado durante o dia com chuva/neblina. Do entardecer ao amanhecer deve-se SEMPRE usar farol baixo(2º estagio). Mas como vc disse tá cheio de Zé Mané que por "estetica" usa lanterna/farolete e neblina à noite, ou pior troca a lampada da lanterna/farolete por uma azul de abajour bem fraquinha e acha lindo.
      O farol é para ajudar a ver, mas tb para ser visto. Mesmo que a pessoa enxergue só com a lanterna/farolete, com o farol baixo ela é vista muita mais fácil, evitando varios acidentes.

      • Pedro_Lourenco

        Lanterna? Eu conhecia como luz de posição.

      • Fredxyz

        mas com chuva neblina vc bota logo o farol baixo, mais seguro. eu uso o farolete só quando a visibilidade é boa ainda mas quero adicionar um toque a mais de visibilidade ao meu carro.

      • DCald

        o recomendavel é usar SEMPRE o farol baixo…

        a "lanterna" é luz de posição e deve ser usada qdo se estaciona em algum lugar escuro ou no desembarque;embarque de passageiros (sabe aquele cara que para e fica 3horas se despedindo da mina? entao, nessa hora ele tem que deixar na luz de posi;cao e nao com o farol aceso…)

      • crisburatto

        Está errado, farolete ( meia-luz, luz de posição ou lanterna) é para ser usado quando estaciona o carro em local escuro, para evitar acidentes. Ele não substitui os faróis baixos em nenhuma situação, nem deviam funcionar com o motor ligado, muito menos para fazer "bonito", andando com ele ligado em conjunto com o farol de neblina.
        E a pérola: "Já para os veículos que possuem os faróis de neblina, o correto é mantê-los acesos juntamente com as lanternas.". Se está se referindo a luz de posição, está totamente errada a matéria, deve estar acionada em conjunto com o farol baixo. Se está falando da luz traseira de neblina (que tem gente que chama de lanterna), até pode ser, mas nem todo carro tem. Mas sempre com farol baixo junto.

  • PKuster

    Na foto da matéria, vemos o saudoso Gol GTI, na época em que a Volkswagen tinha alguma consideração pelo mercado brasileiro. Hoje, a versão ainda existe, mas é apenas exportada. Será que ainda há algum veículo nacional que sai hoje de fábrica com faróis de milha ? Algum desses pseudos fora de estrada ?

    • vdisco

      Palio Weekend Adventure, Cross Fox, Strada Adventure, Idea Adevnture e creio que a nova Space Cross também virá.

      • lucasfs87

        em comparação com o Gol… quanta M.. entrou com esse acessório!

    • Marcelo_Machado

      Consideração com o mercado brasileiro!!!!!! Era um Golzinho com injeção eletronica, acessórios "esportivos" e suspenção dura. Enquanto ela vendia o Golf no mundo todo ela empurrava esse Gol de projeto super antigo, motor na longitudinal, coluna da direção torta, com muita maquiagem e injeção eletronica que era novidade por aqui.
      Não tenho nenhuma saudade desse Gol.

      • PKuster

        Falei apenas pelo aspecto da diversificação da linha Gol, lembrando que foi nosso primeiro carro com injeção eletrônica, primazia que a Volkswagen de hoje não conseguiria, por estar parada no tempo e no espaço no nosso País. Claro que ela deveria fabricar por aqui seus produtos mundiais atualizados – Golf VI ou VII e o novo Polo, pelo menos. Já que a empresa quer ser conhecida apenas como a vendedora de Gol – infelizmente, a Volkswagen bem que poderia criar uma nova versão GTI para o seu carro, com uma nova e moderna motorização. Se o Gol fôsse um produto da Fiat, certamente ela saberia trabalhar melhor seu mix de vendas e uma versão esporte existiria.

  • andreHHX

    No Brasil quase ninguém sabe a diferença entre os dois. E não é só isso, a maioria também não sabe usar corretamente o farol de neblina. A maior parte dos motoristas liga meia -luz com farol de neblina quando tá começando a anoitecer ou, em muitos casos também, na cidade quando já anoiteceu.

    Isso é ridículo porque para o motorista não oferece iluminação adequada e para os outros (motoristas, pedestres, ciclistas, motoqueiros) porque não permite que o carro seja visto corretamente, muitas vezes podendo passar a impressão de que está mais longe do que realmente está.

    Nem o farol baixo, os motoristas brasileiros sabem usar direito, já que muitos o deixam desligado quando deveriam ligar não para facilitar a visão, mas para poderem ser vistos mais rapidamente.

    • MeyerCafe

      No Brasil ninguém sabe diferenciar nada.. quanto mais farol de milha/neblina.

    • Marcelo_Machado

      Falou tudo, o farol baixo tb é importante para o carro ser visto. Só que tem um monte de gente tacanha que não sabe disso e pior, tem os que andam como vc falou, com lanterna e farol de neblina por "estética". Alguém falou que andar com o carro assim é bonito, é bacana…….
      Depois falam que vão multar que tiver xenon irregular, não multam nem quem desrespeita a obrigatoriedade do uso do farol baixo, vão multar quem dá com xenon gambiarra!!!!!!

  • ARISTEU

    auto escola não ensinam nem como trocar um pneu

  • RafaelRabeloo

    Cara uma vez conversei com um advogado ele disse que pode sim, pois o farol de neblina é um opicional,segundo ele !

    • DCald

      cara, essas duvidas vc deve tirar com um engenheiro, nao com um advogado! Advogado soh vai te dar dica de tirar bandido da cadeia e arrancar sua grana (algumas excessoes existem)…

      Qdo vc fala de carro, sistemas de iluminacao e seguranca, pergunte para um engenheiro! POR FAVOR! (ja nao basta politico tomando decisao que deveriam ser de engenheiro, humoristas e jogadores de futebol discutindo leis….)

      E, tem mais… esse "a-de-vo-ga-do" esta equivocado… pois usar xenon pode ser caracterizado como alteracao de caracteristicas do veiculo e NAO PODE!

  • jnasser

    a quantidade de boys que eu vejo usando farol de neblina sem neblina é brincadeira…..

  • Filipe_GTS

    Na minha cidade, há algum tempo, policiais faziam blitz em algumas avenidas parando os motoristas com os farois de neblina ligados desnecessariamente. Entretanto, não cabe nenhuma multa prevista no CTB, caso os farois baixos estejam ligados e os de neblina também. Também não há problema em utilizar apenas as luzes de neblina (obrigatoriamente com os pingos dos farois) antes de escurecer e sem que haja necessidade dos farois baixos. Ja os farois de milha e altos não podem ser utilizados em vias providas de iluminação pública. Portanto, vai da consciência de cada um respeitar os outros motoristas ou não

  • O_Corsario

    É engraçado tantas dúvidas quanto o NOME é perfeitamente claro!
    Farol de NEBLINA = usar com neblina.
    Lanterna de NEBLINA = usar com neblina
    Porém a maioria acha que é farol / lanterna de "andar sempre acesa no xenon para abafar e bancar o tigrão". Afffff…
    Gente, pelamor de Deus, vamos ter consciência e usar os equipamentos de iluminação apenas quando forem necessários! Você não detonaria seu airbag só para mostrar que tem, então pq anda com tanta luz acesa? Para atrapalhar os demais?

    • Marcelo_Machado

      O pior nem é tanta luz acesa. São os que ficam só com a lanterna/farolete e neblina, o que atrapalha a visualização dos carros em cruzamentos por exemplo. Fora os que colocam uma lampada azul bem fraquinha que mais parece um abajour, é como se o cidadão estivesse de farol apagado.
      Usar o farol de neblina sem neblina, mas com o farol baixo tb ligado não atrapalha. Agora usar a lanterna de neblina sem neblina aí atrapalha e muito, principalmente na estrada, parece que tem sempre alguém freiando na sua frente.

      • O_Corsario

        Sim, e vale lembrar que "lanterna de neblina" NÃO É lanterna de chuva!!! Uma dessas acesa numa chuva dificulta e muito a visão do carro que vem atrás.

        • pfcmacedo

          Acho que o problema é o portugues mesmo, o pessoal não sabe o que significa Farol de Neblina, Lanterna de Neblina, farol de Milha e nem que chuva é diferente de tudo isso. Como falou acima o nome diz tudo, pq a duvida??? Se a duvida for tonalidade de cor, temperatura etc até procede mas a não sabem usar.
          Sem falar no fator educação, muitos sabem usar porem não tem a minima educação e bom senso, só querem saber do seu lado e não se preocupam se vão atrapalhar os outros

        • andreHHX

          Devido ao costume inexplicável dos motoristas aqui, acho que deviam então mudar o nome pra farol chuva, rs.

  • henrylandder

    agora fiquei na duvida… o da Tucson é milha ou longo alcance ? pq a 40cm do chão ele nao fica mesmo!

  • RSM

    Já tive palio adventure da 2ª geração e aquela milha iluminava muito mesmo, era ótimo pra pegar estradas desertas a noite me sentia muito mais seguro. agora têm uns carros que os faróis de neblina e nada é a mesma coisa, do alio atual é mó ruim, não ilumina nem quebramolas pq fica muito pra baixo e é como se não tivesse nada alí, só diferença mesmo pros lados, a frente não.

    • Marcelo_Machado

      A função do neblina é justamente essa, iluminar bem próximo ao carro e mais dos lados para poder ver melhor as faixas da pista e poder seguir dentro dela mesmo com forte neblina.

      • RSM

        Eu sei mas mesmo assim meu pai têm um siena, eu já tive palio adventure da 2ª geração, nem se compara o do palio com do siena atual, se não pega nem o quebra molas a frente, imagine numa situação de neblina…

  • No Brasil muita gente segue uma regra básica… Tudo que é farol é farol de milha, coloca xenon nos farois, aponta todos para cima e sai para dar um role em sua caranga "invocada"…

  • lucasfs87

    sabendo usar a neblina ela tem grande utilidade! ja peguei serra com neblina pesada, e meu carro com neblina traseira foi quem marcou caminho para os outros que vinham atras

  • UaDaFak

    o Farol de milha só pode ser acionado juntamente com o farol alto e deve ser desligado juntamente com o mesmo, quem já teve carro que tinha esse farol, sabe que quando ele está ligado, o farol alto acende e apaga ele…

  • mikaelbrian

    nem sabia dessa achei q neblina e milha era a msm coisa

  • Fredxyz

    nesse caso a única explicacao pra só vc ter sido multado é a do cara que falou da minisaia.

  • JADERSONLEMAO

    Na duvida ligue até a lampada de teto do carro.

    • CRW_09

      e o pisca-alerta

  • Giba009

    Tenho no meu Fiesta de fabrica uso junto com as pequenas lampadas de posição que dizem que é proibido, e quando não enxergo nada na rua com os faróis baixos, não uso por estética e sim para desviar dos malditos buracos em que sofremos nesse Brasil

  • Outra coisa horrivel é qdo o nego poe o farol de neblina traseiro sem precisar. Apenas "por estetica". Como tenho visto pessoas de Fox, Vectra e Peugeot (familia 207) com eles acesos em dias sem qualquer nublado. Eu fico revoltado.

    Eu tenho em meu carro mas só uso em nublado extremo.

  • Ah Armando, sei que as vezes ficamos mto ferrados, mas vc deu farol alto pq ficou bravo.

    É até compreensivel que vc tenha ficado assim, mas infelizmente acabou agindo errado. E como no Brasil, mini-saia e cabelo longo fazem uma enorme diferença… vc sabe para quem sobra. Infelizmente o Brasil é o país do "jeitinho", se fosse nos EUA, a pessoa que estivesse com a luz incorreta acesa poderia até ter o carro apreendido! Independe de mulher ou homem. Mas no Brasil nada disso funciona.

  • Bem, já que comentei a respeito de usabilidade, voucomentar a respeito de algo dessa noticia: Especificadamente desse modelo de Gol GTI: Azul com faixa prata!!! meu sonho de consumo! Se é um dos unicos carros que tenho um enorme carinho do passado é esse Gol nessa versão e cor.

    Eu quase cheguei a comprar um marrom GTI dessa versão. Infelizmente qdo estive pronto para comprar o modelo, o cara vendeu cerca de 3 dias antes.

    Infelizmente os atuais são absurdamente maltratados. Tanto que já encontrei alguns modelos desse por R$4000 obviamente detonado. E os inteiros, agora deixam de ser minha vontade, afinal quero um carro de viagens e com um Gol desses seria mais obcessão do que viagem…rs

  • mho

    Pois é, milhões sonham com um Gol GTI com câmbio e motor alemão e a VW faz o Gol Rallye que é muito mais caro do que um Gol Power e só é mais alto, nem airbags são de série…
    Outros milhões sonham com um Uno Turbo com câmbio e motor italiano mas a Fiat faz um Uno Sporting que é mais lento do que o Uno 1.4, e os airbags são opcionais…

    Conclusão, é mais rápido estudar e gastar um dinheiro para montar seu próprio carro, afinal um nacional esportivo de verdade irá demorar uns 256 anos para sair do forno.

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