Finanças Governamental/Legal Mercado

Importação de pessoa física está isenta de IPI – mas é necessário entrar na justiça

Importar de forma independente nunca foi tão vantajoso a partir de agora. É possível fazer a importação de um veículo de forma legal e sem pagamento do IPI, seja ele com ou sem aumento.

Para isso, é necessário procurar uma importadora e fazer a compra via pessoa física, pois o STF garante desde 2006 a isenção de IPI para este tipo de compra, visto que o proprietário está adquirindo o bem para uso próprio e não para fins comerciais.

No entanto, para não pagar o IPI, é necessário entrar na justiça para não pagar o IPI. Com o aumento do IPI, se torna bastante vantajoso entrar com o processo por causa do aumento de 30% sobre as alíquotas vigentes.

Devemos lembrar que a importação independente não garante qualquer garantia do fabricante, estando o proprietário por conta própria.

Além disso, adquirir veículo usado no exterior e importá-lo como sendo novo é proibido e traz conseqüências bastante desagradáveis para os envolvidos. Nas imagens, valores dos veículos com ou sem IPI e em comparação com a tabela Fipe.

Abaixo, imagens com mais valores de veículos de importação via pessoa física:

Agradecimentos ao leitor Jorge Ribeiro pela dica.





  • REUSAN

    Necessito de uma X6!

    • rajkoothra

      Absurdos do Brasil…. a legislacao permite que se faca a importacao direta sem o IPI, mas o calvario a que se tem que submeter ate conseguir desanima qualquer um….

      Por isso o pais nao vai para a frente…. nem o proprio governo respeita as regras….

      • kikofar

        Mas quem tem que respeitar as regras somos nós, os bobocas, o governo tá aí para criá-las! Tipo… o "sistema" do filme Tropa de Elite? … Então…. o "sistema" é assim parceiro!

      • Cezarskinner

        Pra isso os ricos tem advogados, eles não vão ficar perdendo tempo com isso.Depois tem idiota que fala que FHC governou para os ricos e o PT governa para os pobres.Quanta hipocrisia!

        • Edson Roberto

          Cezar, na verdade tem uma parte disso que o PT ajudou. Mas essa parte foi feita sem muito pensamento. Pois que tem os "bolsa qualquer coisa", não abre mão desse beneficio. }Ou seja, a pessoa receberá a vida inteira por conta de que em muitos lugares se paga menos do que recebe o bolsa qualquer coisa.

  • REUSAN

    Cade o GT-R da Nissan?

    • Hbolivar

      Opel .. opel … opel …..

  • Doidim2011

    A DICA É IMPORTAR DO CHILE, onde os carros são muito mais baratos

    • eduardo82br

      Isso não pode ser feito. O carro deve ser importado do país onde ele é fabricado.

      O esquema é ter parente no Chile e pegar um carro "emprestado"… :D

      • crisburatto

        Não existe essa regra de importar do país onde é fabricado, basta que seja zero km e não tenha importação proibida (como carros de passeio diesel). Tempos atrás uma importadora do RS trazia Alfa Romeo da Argentina, por exemplo, mas quase tudo que vem de forma independente vem dos EUA, e lá não tem fábrica da Ferrari, Lamborghini…

        • lndnfsu2

          levando em consideracao o tanto de irregularidades que estao pegando em carro importado independente (carro usado, declarado como novo, por exemplo) nao da para garantir que eles sigam as regras certinho…. mas sim, existe uma regra falando que so pode importar carro 0km, no pais de origem dele, ou com mais de 30 anos e 80% original

        • danielGT

          Po cara pior é que agora tem mesmo. Acho que como eles soltaram mais as rédeas para pessoa física então é capaz de passar mais existe sim essa regra que diz que se o carro for importado de um país onde ele não é fabricado ele não pode sequer entrar no país.

          • crisburatto

            Mas essa regra veio junto do aumento do IPI? Pesquisei um pouco mas não achei nenhuma referência nesse sentido, inclusive entrei em sites de lojas e escritórios de importação e não vi nada assim. O que eu vi no no Decreto de aumento do IPI que o carro, para ter o desconto no tributo (ou seja, sem o 30%), tem que ter origem no país onde é fabricado. Por exemplo, se vc importar nos EUA um Nissan feito no México, vai pagar os 30% adicionais do IPI.

            • danielGT

              Não essa regra veio um pouco antes….meio que um preview do aumento do IPI. Pelo o que me lembro a PF (ou a receita naum lembro) achou alguns casos em que o povo importava carros usados como novos e de países que era ainda mais barato que EUA por exemplo, dai, com essa desculpa, veio esta regra ai. Não lembro direito o pano de fundo, mas é mais ou menos isso ai.

      • Cil

        Ou morar lá por um ano. Se não estou enganada, depois disso, você pode trazer suas tralhas todas sem pagar imposto.

  • Pedro Evandro

    Existem algumas aberrações nos preços. Ex: a Ferrari California chega aqui com o dobro do preço, fazendo dela mais cara que a 599 GTB Fiorano.

    Gostei muito da matéria, mas faltaram os preços de carros médios também, como os da Opel ou mesmo os da Ford e VW europeias.

    • giodoesitbetter

      Preciso de um Panda (Fiat, não Geely)!

  • hugogyn94

    Agora eu quero saber quem manda aumentar os preços o IPI ou dono da loja de carros ?,sera o dono da loja pode diminuir os preços se ele quiser ?,mas eu nao achei um bugatti,pagani,rolls royce que pena sao carros meu favoritos.

  • DOUGLAS_DANIEL

    A importação independente me parece uma ótima alternativa para fugir do lucro Brasil praticado pelas marcas aqui no Brasil, será se compensa importar um carro mais barato como um Cruze LTZ 1.4 turbo dos EUA?

    • Paulo_Aralde

      Essa ficou a minha dúvida também… Um Beetle 2.5 turbo completão por 74 mil (Calculando 60% de imposto de importação) é pra se pensar…

      • danielGT

        Respondendo aos dois, o preço do carro realmente cai muito, mas existe o frete de lá pra cá. Via Marítimo vc paga menos, mas demora cerca de 45~60 dias pra chegar. Agora tem o Aéreo, dos EUA (se o carro for a pronta entrega lá) deve chegar em duas semanas, mas o frete de um carro por avião (acho que as empresas cobram por kg) deve ser o preço da sua alma rsrsrsrsrs. Chega bem mais rápido, mas é proporcionalmente mais caro. Vc pode também usar uma empresa de logística integrada, que ja vai fazendo todo o desembaraço aduaneiro para vc. DHL na época em que trabalhei na Exxon era a que mais usava. Não lembro o valor dos fretes aéreos mas os pesos, quando se mandava via aéreo (por ser provavelmente amostras), era próximos a de um carro entre 1000 e 5000kg. Pode ser que tenha mudado de lá pra cá e também tem algumas empresas que acho que não trabalham com pessoa fisica. Tem um monte de coisinhas para se ver. Da muito trabalho, não sei se vale a pena por isso.

  • matheusdz

    To achando esses preços muito bons pra ser verdade…..

    • Herumor_

      to achando alguns preços ai meio gordos ainda…

  • matheustl

    vou comprar sem desconto porque sou brasileiro e AMO ser roubado

    • Wellsanto

      Concordo "mathuesti"…..e nossos GOVERNANTES seguem a regra do MacDonalds…"Amo muito tudo isso"

  • henrylandder

    Muita vantagem… tem que pagar o advogado, aguardar uns 8 anos para que o processo seja julgado definitivamente (se estiver com sorte) ai depois você compra…

    do contrário compra agora… e paga o IPI maior… ai quem sabe um dia, após ganhar a causa, o Estado te devolve por meio de um precatório..

    ah se fosse fácil assim…

  • VictorHugo

    Absurdo! Tem carro ali que sai a metade do preço!

    Haja imposto!

    • Cezarskinner

      No A8 a economia é de 232mil :o

      • danielGT

        Da Lambo Valentino Balboni é de 723 mil, e da Gallardo RWD Coupe é de 765mil !!!!! Praticamente da pra trazer as duas pelo preço de uma Balboni

  • johnsecret

    O que eu entendi vendo as imagens:

    Quer pagar o preço justo por carros de grande porte, compre carros americanos (principalmente Chrysler).
    Quer lucrar, ou economizar "muito" seu dinheiro, compre os italianos.

  • GarfieldMix

    Gostei da matéria, mas faltaram informações: como, de fato, importar?
    Compra lá fora, paga o frete e se resolve aqui? Quais impostos tem que pagar?

    Alguém que entenda por favor explique.

    • AlexandreCE

      Como?

      Você viaja para outro país ou passa procuração válida no país da compra para alguém comprar em seu nome e contratar uma empresa para enviar o veículo ao Brasil. Quando o veículo chegar na alfândega, você contrata um despachante para dar início ao processo de desembaraço aduaneiro e, ao mesmo tempo, quando for informado da necessidade de pagar o IPI, contrata uma advogado e solicita que o mesmo ingresse via judicial com um mandado de segurança com pedido de liminar, de modo que seja determinado ao fiscal aduaneiro que não exija o pagamento do IPI. Detalhe: falo em writ (MS) tendo em consideração que a decisão do STF garanta direito líquido e certo ao comprador.

      Depois de expedida a liminar, seu advogado entra em contato com o despachante informando da decisão e, tão logo a aduana seja intimada pelo oficial de justiça, o procedimento deve ser continuado com o pagamento do imposto de importação. Pago o imposto de importação e liberado o veículo, ele se achará como veículo livre para emplacamento e licenciamento no território nacional, o que deve ser feito no prazo legal.

      Pronto…. é isso….

      • Romulo_Max

        Ou então você pode simplesmente contratar uma Importadora de confiança. Muitas delas já estão fazendo esse tipo de serviço, no momento que você compra o carro já vem incluso no pacote todas as tarifas, transporte, gastos com o advogado e com a ação judicial para a importação como pessoa física, a importadora fica apenas como "intermediário".
        Obviamente ela vai ganhar algum à mais pra te livrar de toda a dor de cabeça burocrática, mas até que compensa caso a pessoa não tenha conhecimento nesses trâmites.

        • GarfieldMix

          Vc conhece alguma de confiança?
          Várias no RJ foram fechadas pelo rolo de importar carros usados, lavagem de dinheiro etc.

      • Wellsanto

        Agora sim….entendi !!!!!!!!

  • CanalhaRS

    Mesmo com a queda dos preços, eles ainda continuam abusivos…minha nossa!
    Sem contar que o tigrão fica sem garantia…

    • Romulo_Max

      Levando em conta que esses supercarros raramente apresentam defeito até que vale a pena o risco…
      Dependendo do defeito é só tacar o carro numa árvore e mandar pra seguradora cobrir. :p
      E por mais que não tenha a ampla garantia tenho quase certeza que o Código de Defesa do Consumidor protege o comprador em casos latentes de vícios do produto, ainda mais os que põe a segurança em risco.

    • giodoesitbetter

      La garantia soy yo. Dá para comprar 2 Jaguar XJ e usar as peças de um no outro.

  • kikofar

    Mas há algumas controvérsias. Alguns carros tem que ser "tropicalizados" para andar com essa águasolina que rodamos com ela, com seus absurdos 20 até 25% de álcool!!!!!!!!! Ou seja, é mais um gasto para o dono.

    • duduguazzi

      Só abastecer com a petrobras podium que é de qualidade impecavel, só que cara pra caramba.

      • Pedro_Rocha

        Mesmo a Podium possui 18% de álcool. Mas a maior octanagem dela serve de paliativo para os importados.

    • PauloPGomes

      Pode-se produzir gasolina pura a partir da nossa mijolina, sai relativamente caro mas não é impossivel. Como? Simplesmente misturando agua à Gasolina (fora do tanque obvio), a Gasolina não se mistura com a água, apenas o Álcool, e a mistura se tornara heteregonea, 1 Fase Gasolina PURA e a 2ª Fase Alcool Anidro + Agua.

      • Mark3dv

        Então pessoal, considerem o custo de ter um tanque em casa para fazer esse procedimento e mais um veículo equipado com tanque especial para compra da nossa "mijolina" (essa foi boa!) e posterior processamento em casa. Mas não é proibido estocar combustível em casa??? Se for, danou-se… :(
        Só porque eu ia comprar meu Dodge Viper!? Eh!, deixa pra lá…. vou andar com nosso super-esportivo Lentoster!

  • O_Corsario

    País irracional!
    Se uma empresa especializada importa para vender para alguém usar para "fins pessoais", bota-se uma tributação imensa.
    Agora, se a pessoa através de uma empresa especializada importar, a justiça isenta o tributo porque é para "fins pessoais"…
    É isso mesmo ou entendi errado?
    Realmente, o judiciário também anda aprontando das suas…

    • diegomfelipe

      Qual o problema?
      O IPI é imposto sobre produto industrializado, se eu não quero gerar lucro com esse veiculo eu tenho a isenção, agora se eu quero esse bem para vender, gerando lucro, eu devo pagar o imposto como toda a empresa comum.

      • Tripa-Seca

        Você não gera lucro, não gera emprego, não paga os impostos que uma empresa paga…E é beneficiado…

        • diegomfelipe

          Amigo, o fato gerador do IPI é a comercialização de um produto industrializado, com o objetivo de gerar lucro.
          Se eu não viso lucro como vou pagar um imposto que possui seu fato gerador na comercialização?

          E quem disse que não paga imposto? Paga II como qualquer pessoa, seja física ou juridica.

          Sobre os empregos, isso é fato, como qualquer carro importado não geraria empregos no Brasil, concorda?

          Isso vale a pena, mas somente para o mercado de luxo e alto luxo, ao que mora o problema, beneficia apenas pessoas com uma ótima condição financeira, do ponto de vista legal esta perfeito, agora se é justo ou não é outra história, visto que o conceito de justiça é amplo e dinâmico.

      • Leosena

        Mas desconfio que essa benesse não deve ser de graça. Falo isso porque, por exemplo, no caso dos deficientes físicos, que também têm isenção de IPI, não é possível vender o veículo dentro de um intervalo de 2 anos após a compra. Normalmente o governo dá com uma mão mas tira com a outra.

        • diegomfelipe

          O que eu entendo ser uma medida justa, caso exista esta contrapartida, para evitar abusos.

  • rogam2010

    impressionante o preço do CTS!

  • GarfieldMix

    Achei isso aqui explicando: http://www.wtimport.com/wt_veiculos.htm

  • R_4R3S

    O Judiciário aprontou mais uma das suas, tem muitos juízes que não concordam, mas como o STF sumulou não tem para onde correr. Fizeram um malabarismo interpretativo para chegar na conclusão que importação por pessoa física para uso próprio não incide IPI.

  • lesvoitures

    Teria receio de comprar um carro que não possui representante por aqui, como um Infiniti, por exemplo (que por sinal deve vender bem um SUV por aqui, porque vejo direto). Mas tendo concessionária, em muitos casos a economia provavelmente valeria a pena pra deixar como uma reserva pra gastar com manutenção, não?

    Minha principal dúvida é em relação às recalibrações que se fazem no motor pra receber o combustível brasileiro. Alguém sabe se é necessário e como são feitas?

    • Marciomaster

      Mecanicamente os motores são iguais, a diferença esta na calibração do modulo de injeção para trabalhar com combustivel (mistura) mais pobre, que é o caso do nosso combustivel. Porem se voçe comprar um carro americano que aceite o E85 o problema ja estara resolvido. A estorinha da corosão por causa dos 25% de alcool é para enganar os trouxas, pois todos os tanques de combustiveis assim como a tubulação e plastica e não sofre desgastes.

  • fip_mengo

    Com essas comparações, dá pra ver o quanto o governo lucra com impostos!!! É muito dinheiro "SUGADO" do bolso do brasileiro, impressionante!!

  • vini_B

    BMW Série 7, Audi A8, Jaguar XJ, Lexus LS, Porsche Panamera…por menos de 280 mill!!!!
    Mais as Ferraris e Lamborghinis se superaram em CxB.

    Ferrari 599 GTB Fiorano: economia de 1,4 milhões.

  • Marcus

    mas se eu entrar na justiça não teria gastos com um advogado?

    • Leosena

      Não só com o advogado, mas também com custas judiciais. De todo modo, diante da economia na compra do automóvel os gastos valerão a pena.

      • Marcus

        advogado+custas judicias+importadora, só valeria a pena em modelos muito caros como uma ferrari 458 ou tambem daria pra trazer uma alfinha como o mito que custa por volta de 20 mil euros?

    • Cil

      Mas aí depende do carro que se vai comprar para definir se vale ou não vale a pena. No caso da Ferrari Fiorano, com economia de 1,4 milhão, você paga o advogado, manda trazer de avião e, tenho certeza, ainda sobra grana para comprar uma cobertura aqui em Aracaju. Eheheheheheheheh

      Acredito que essa importação, não é pra "mortal comum": aquele tiozinho que compra carro pensando na revenda. Eheheheheheh

  • lbonventi

    As economias parecem ser boas mesmo, o Cadillac Escalade me surpreendeu um pouco, porém na minha opinião faltaram muitas comparações de carros menores e mais acessíveis, não há nenhum abaixo de 100 mil reais nas imagens!

  • ahotsuru

    cade o c250?

  • v_vinicius_v

    E então 30% do advogado ou 30% de ipi pra quem eu escolho entregar o meu dinheiro ?

    • brucampa

      advogado ou politicos….sei não hein, essa tá dificil….kkkkkkk

  • silvio_Brito

    Nao entendi bem, um camaro custa 20 e poucos mil dolares nos eua pq citam 125 mil?
    Qm importar um camaro diretamente (coisa que ainda farei um diaaaaa) vai pagar td proporcional ao valor de venda do veiculo.
    Posso simplesmente comprar ele numa loja qualquer nos eua desde zero. Certo!????
    A reportagem nao e clara o suficiente.
    ??????

    • brucampa

      a isenção é só do IPI amigo, mas infelizmente tem "alguns" outros impostos!!

      • silvio_Brito

        Sim mas o carro nao dobra de Preço.
        20 mil U$$ ele custaria menos de R$ 80 mil, acho q vc nao é obrigado a comprar da gm, pode ser qqr loja q tenha ele zero, dai a importação nao seria "oficial" e sairia mais em conta.

        SeraAAAA???

    • Marciomaster

      Não pode comprar em loja comum não. Somente lojas especializadas que vendem para exportação.

  • AlexandreCE

    Não diga isso… mandado de segurança questionando pagamento de IPI corre em vara da Justiça Federal e o pedido de liminar, salvo raríssimas exceções, é analisado com prioridade. Existindo o "fumus boni juris" e o "periculum in mora", não há por que demorar. A liminar sai rapidinho. O procedimento do MS é bem célere e por isso essa é a medida que os juristas comumente adotam.

    • silvio_Brito

      xiiii.
      Eu so posso dizer: SERAAAA?

  • markimtv

    Faz tempo que o NA vem falando muitan besteira em matérias e essa é mais uma: Não há isenção de IPi, mas pode-se entrar na justiça pedindo a mesma FAZENDO O DEPÓSITO DOS VALORES EM JUÍZO ATÉ O JULGAMENTO. Em outras palavras, o dinheiro sai do bolso do mesmo jeito, e a diferença é que TALVEZ, uns 5 anos depois da compra, você consiga reaver o dinheiro…

    • Mahiki

      Cara, antes mesmo de se importar já se entra com um mandado judicial pedindo o não pagamento de IPI.Esse mecanismo permite que a ação seja julgada com prioridade, e na maioria dos casos está sendo deferido rapidamente.

      Caso esse não seja deferido, você deposita o valor em juízo, as ações pelo que sei estão demorando em média 6 meses para ser julgadas, mesmo porque o STF já deu parecer favorável sobre a situação.

  • LucasVieiraa

    Despachante aduaneiro faturando…

  • XEi2009

    Agora sim… poderei comprar minha Ferrari… de R$1,4M por R$700k… ficou fácil…

  • brucampa

    que triste…mesmo sem IPI não posso comprar nenhum!!

  • Pe_no_freio

    Acho muito linda a E350 Wagon.

  • lndnfsu2

    cade a lista de importadoras que nao cobrem caro NA!!!?

  • danielGT

    Eu tinha dito isso a um tempo atrás em resposta a um user, mas ninguem acreditou….bem ta ai a confirmação.

    Como tinha dito antes dá pra pegar, realmente não paga, mas da muito trampo.

  • daniel_rs

    jeitinho brasileiro…

  • 01luks

    Ferrari 458 Itália por 750k *o*
    Isto está certo?
    :)

    • Mahiki

      Ferrari 458 Italia;

      Valor: R$442.493,00
      Impostos: R$417.507,00
      Valor + Impostos: R$860.000,00
      Valor – IPI: R$750.000,00

      Outra conclusão que chegamos é que os impostos pesam muito sim, mas as margens praticadas pelas autorizadas é surreal.Se você for pensar eles comprar o carro mais barato lá, ou seja, você quando compra já paga o lucro do revendor, eles não, compram "direto da fábrica", e mesmo pagando IPI, conseguem que o carro chegue aqui por um preço razoável.

      Não sei quanto está 458 na Via Itália hoje, mas acho que não menos que R$1.500.000, ou seja, temos no mínimo meros R$600.000 de ganho por cada venda.

  • Mahiki

    Pelo que eu sei de importação independente via pessoa física, só realmente vale a pena para carros acima USD 20.000, que é a faixa inicial do Camaro, e claro, quanto mais caro for o carro mais vantajoso é o negócio.

    Outra coisa, normalmente algumas importadoras já possuem uma equipe jurídica para representar o cliente, evitando assim o pagamento de mais honorários, ou seja, fornecem assessoria completa.

  • D7V5

    É ou não é uma coisa de malucos? Entrar na justiça para comprar um carro que já é totalmente inundado de impostos?

  • johnnyburanelo

    ufaaaa….. adorei este post….. e eu achando q eu nao iria conseguir comprar minha ferrari california este ano por causa deste ipi hahah affeee

  • L_u_c_a_s

    Necessito de um Camaro ZL1 tem como???

  • AmmmmmP

    Quando a Dilmá detectar um aumento de trocentos por cento da importaçao independente ela aumenta o imposto de importaçao….. e ipi vira cócegas na barrigona dela…

  • Sigma7

    Só queria importar um Cerato automático sem IPI e sem o lucro da Kia, como faço?

    • Mahiki

      Carros mais "baratos" e fabricados em países em que o Brasil possuí acordo não compensa trazer.

  • higojoseph

    dá pra trazer de lá e vender aqui a preços absurdos, isso é um bom negócio

    • Tranquinha

      aí você paga imposto!

      • higojoseph

        traz de pouco e só por encomenda

  • Tranquinha

    o Na podia melhorar um pouquinho o serviço, já que aqui temos inúmeros tipos de profissionais amantes de carro e poderiam colaborar com um passo-a-passo para importar um carro.
    Que tal?
    Isso eu iria fazer, se ganhasse um dinheirinho, a intenção de importar um Subaru WRX, que aqui sai por uns 120k mais ou menos, acho que cairia pra uns 90 ou 100k. E tiraria dinheiro daquela CAÔ-A.

  • Luaan

    Até onde eu sei oque ocorre na compra de importado como pessoa física não é a isenção do IPI, e sim a possível devolução do imposto acumulado, que seria a mesma coisa que juro sobre juro… conhecido também por efeito cascata.
    observem nessa estimativa que os 25% de IPI equivalem em R$ praticamente os mesmos 35% de I.I. Anteriores: http://www.importacarro.com.br/imagens/estimativa
    Nesse modelo o valor restituído seria em torno de 23.000 reais

  • ubiratamuniz

    Uma pergunta que ninguém pensou:

    no artigo é citado o seguinte:

    "Para isso, é necessário procurar uma importadora e fazer a compra via pessoa física, pois o STF garante desde 2006 a isenção de IPI para este tipo de compra, *** visto que o proprietário está adquirindo o bem para uso próprio e não para fins comerciais *** ."

    Imagino que nesse caso com a isenção venha alguma contrapartida, como manter o carro em seu nome por um período mínimo (suponho um prazo mínimo de 3 anos sem vender o veículo, como é na isenção de IPI para taxistas, deficientes físicos e afins), será?

    Claro que se eu fosse apelar para a importação independente com certeza ficaria mais de três anos com o carro… afinal ia comprar um carro decente e não uma porcaria qualquer, mas não custa perguntar né.

    e vale lembrar que isso só vale pra quem tá com bala na agulha, já que não vai rolar financiamento, consórcio ou outras formas de parcelamento.

    também acredito que vale pagar uma empresa conceituada pelo serviço de desembaraço, já que eles cuidam de tudo, inclusive homologação junto ao IBAMA (que é, acreditem, a parte mais trabalhosa do processo) e afins.

  • fbmj

    Meu Deus!!! Isso com o dolar a 2 reais imagina se fosse 1 para 1 um ferrari sairia por 300 mil. :(

  • feacomm

    Meus Deus entrar na justiça para poder comprar carro sem IPI? quando a justiça (lentíssima) der a autorização pra poder importar o carro; os carros já nem estarão mais rodando e sim voando… será que vale a pena esperar taaaaaaaaaaaaaaaaanto tempo.

    • Mahiki

      Tanto tempo?

      Velho, se você não tem conhecimento sobre o assunto é melhor nem postar.Os mandados de segurança são julgados com prioridade de liminar, ou seja, saem antes do carro chegar aqui no Brasil.

      De qualquer maneira, mesmo se o mandado não foi deferido, paga-se o IPI em juízo, e depois pede-se o reembolso, essa segunda ação costuma demorar mais um pouco, algo em torno de 6 MESES.



Send this to friend