*Destaque *Featured Chevrolet Lançamentos Pickups Preços Test Drive

Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

chevrolet-s10-diesel-2018-25 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

A Chevrolet S10 2018 agora está com a gama completa. Até então, apenas a versão flex já estava como modelo 2018, enquanto a diesel permanecia na linha 2017. Com essa alteração, a GM introduziu – apenas nas versões automáticas – uma nova tecnologia para reduzir vibrações e ruídos, além de melhorar a resposta nas acelerações e retomadas, gerando assim também consumo mais baixo, da ordem de até 13%.



chevrolet-s10-diesel-2018-25 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

Visualmente, a S10 2018 na versão diesel adota novo padrão de identificação, com o nome do modelo nas portas e na esquerda da tampa da caçamba, enquanto versão e motorização ficam no lado direito. Há também nova opção de cor: Vermelho Edible Berries. Fora isso, nenhuma alteração em acabamento ou equipamentos, mas os preços são outros: R$ 153.990 para a LT, R$ 171.990 para a LTZ e R$ 181.590 na High Country. A GM não revelou os preços das versões com câmbio manual.

chevrolet-s10-diesel-2018-25 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

A novidade mesmo fica para o sistema CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), um dispositivo acoplado ao conversor de torque da caixa automática de seis marchas, que atenua vibrações e ruídos, além de permitir quase a eliminação do escorregamento entre motor e transmissão, garantindo assim melhor calibração do câmbio e consequentemente uma resposta mais suave e imediata.

chevrolet-s10-diesel-2018-25 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

Isso se traduz em menor tempo em acelerações e retomadas, bem como redução no consumo. Essa tecnologia já estava sendo utilizada na Chevrolet Colorado americana. Além isso, o propulsor turbo diesel 2.8 CDTI com seus 200 cv e 51 kgfm, agora dispõe e bicos injetores e cárter com isoladores, bem como cobertura metálica sobre a correia do comando de válvulas. Assim, mais silenciosa e com menos perdas, a S10 2018 em suas versões diesel automáticas, promete partir para cima de sua principal rival, a Toyota Hilux.

chevrolet-s10-diesel-2018-25 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

Impressões ao dirigir

O teste da Chevrolet S10 2018 ocorreu no Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba-SP. A primeira impressão, logo na saída, é de suavidade nas trocas de marchas, que ocorrem sem grandes oscilações. Nas acelerações, é possível notar um ânimo extra bem sutil na picape da GM, tendo boas respostas também em retomada. Na pista, conseguimos perceber o baixo nível de ruído, que já era característico do modelo anterior.

chevrolet-s10-diesel-2018-25 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

As boas respostas do motor e do câmbio às alterações de velocidade e condições da pista são bem perceptíveis. Com pisos diversos, a S10 2018 manteve o mesmo comportamento do modelo 2017, absorvendo bem as irregularidades e apresentando boa estabilidade. Em circuito fechado, é possível explorar mais as adversidades dos pavimentos e notamos que a picape da Chevrolet mantém o bom comportamento de antes. Em curvas bem fechadas, o ABS ativado pelo controle de estabilidade faz um ruído estridente no assoalho, mas cumpre bem seu papel, mantendo a picape de 5,34 m na trajetória correta.

chevrolet-s10-diesel-2018-25 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

Também pudemos andar – novamente – no circuito fora de estrada, onde os bons ângulos de entrada e saída permitem a transposição de muitos obstáculos. Mesmo em descida íngreme, o controle de descida nem precisou ser ativado. No 4×4 com reduzida, a capacidade de tração é operada no máximo e dá conta do recado. Mas, basta esquece-la ativada após um aumento da velocidade, para o sistema reclamar em forma de ruído sua ativação inapropriada. Para desligar, deve-se alinhar o volante, colocar em neutro e mudar para 4×4. Pronto, já se pode rodar com mais desenvoltura.

chevrolet-s10-diesel-2018-25 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

Rodando a 110 km/h, pouca alteração na rotação em sexta: 1.700 rpm. Tivemos o prazer de acessar outra das 16 pistas do campo de provas da GM, composta por duas curvas bem inclinadas e duas longas retas de 2,5 km. Nesse trecho, conseguimos levar a Chevrolet S10 High Country 2018 à velocidade máxima com 184 km/h no velocímetro.

chevrolet-s10-diesel-2018-25 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 2.8 Diesel 2018

Mesmo no limite (eletrônico), a picape se manteve bem estável e com ruído interno adequado, mesmo em redução de velocidade para contornar as curvas a 80 km/h. Lá também nós testamos aceleração e retomada do modelo. As mudanças, apesar de não serem vistas pelo consumidor, podem ser notadas durante a condução. E se ganho em performance e economia sempre é válido, então as alterações na Chevrolet S10 2018, nesta versão diesel automática, são bem-vindas.

Chevrolet S10 2018 – Galeria de fotos

Evento a convite da General Motors.

 

 

 

5.0

COMPARTILHAR:
  • Augusto Brum

    Parabéns para a GM, investir em tecnologia sempre é bom, fora que eu gosto muito desta S10.

  • Ailton Junior

    Muito bom, mas poderia ter uns airbag a mais

  • Danillo Barros

    Pelo que escuto essas melhorias deveriam ser focadas na Amarok pelo seu rodar, apesar da Hilux ser a pickup a ser batida, dizem que no asfalto a Amarok é a melhor…

  • Danilo Figueira

    so falta um xenon e uns airbags a mais nessa camionete que a amarok e hilux oferecem, de resto ta show.
    Prefiro uma S10 a uma Hilux.

  • Hater x Haters

    A GM poderia ter essa dedicação em tecnologia e segurança que tem na linha de entrada (Onix, Cobalt) igual tem na linha mais cara.

  • Deivid

    A S10 é uma grata surpresa da GMB. É como um vinho : Cada ano fica melhor! Sempre estão aprimorando ela

  • Lzu

    A Traiblazer 2018 foi lançada bem antes, a partir de maio. Pergunto, ela também compartilha das mesmas alterações?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email